Embora hoje fosse dia da minha crónica , foi-me pedido que fizesse uma Biografia de mais uma lenda deste meio que faleceu recentemente e que conseguiu o ano passado entrar no grupo restrito que é o «Hall of Fame» da Wwe .
Embora não conheça muito o passado de Sherri Martel como Lutadora pois não a vi combater , sei o passado que teve nesse aspecto conquistando mesmo o Título Feminino da Wwe e da Awa e ajudando vários wrestlers a subirem para o estrelato nomes como Ted DiBiase , «Macho Man» Randy Savage e especialmente Shawn Michaels .
É esse passado que vos vou tentar dar a conhecer e é esta a homenagem devida á «Sensational One» Sherri Martel por parte do Wrestling Noticías .
Começemos pelos dados pessoais :
Nome Verdadeiro : Sherri Russel
Data de Nascimento : 8 de Fevereiro de 195
Data de Óbito : 15 de Junho de 2007
Nome Ringue :Sherri Martel ( Awa e Ecw) ; Sensational Sherri ; Sensational Queen Sherri ; Peggy Sue (Wwf) ; Sensuous Sherri ; Sister Sherri (Wcw)
Cidade Natal : New Orleans , Louisiana
Local de Óbito :Birmingham , Alabama
Altura : 1,70
Peso : 63 Kg
Treinada por : Butch Moore ; Donna Christanello ; The Fabulous Moolah
Estreia como profissional : 1980
Finisher:Sleeper Hold
Move Set :
- Backbreaker Rack
- Flying Splash
- Elbow SmashBody Slam
- Wrestlers de quem foi Manager :
- Ted Di Biase
- Marty Janetty
- Honky Tonk Man
- Shane Douglas
- Shawn Michaels
- Tatanka
- Zeus
- Ric Flair
- «Macho King» Randy Savage
- Harlem Heat (Booker T & Stevie Ray)
- Jake «The Snake» Roberts
- Dave Sullivan
- Kevin Sullivan
- Terry Funk
- Kevin Kelly
- Tracy Smothers
- Buddy Rose
- Doug Somers
- Ian Rotten
Managers : Jim Cornette
Historial de Títulos :
Campeã Mundial Feminina da Awa ( 4 vezes)
Campeã Mundial Feminina da Wwf (1 vez) ;
Induzida no Hall of Fame em 2006
American Wrestling Association
Depois de ter sido treinada pela Fabulous Moolah , Sherri estreou-se em 1980 na então AWA(American Wrestling Association) e cerca de 5 anos mais tarde no dia 28 de Setembro de 1985 conquistou o seu primeiro Título Mundial Feminino da AWA no Ppv SuperClash derrotando Candi Devine . Mais tarde nesse mesmo ano , Sherri perdeu o Título para Devine mas Martel voltaria a vencer o Título desta vez no dia 17 de Outubro de 1985 .

No dia 20 de Abril de 1986, Sherri Martel venceu uma Battle Royal no Ppv BattleRock 86 derrotando outras 8 lutadoras . Deu um preciosa ajuda para que Buddy Rose e Doug Somers a vencer os Títulos Mundiais de Tag Team da Awa. Depois de o Título Feminino ter ficado vago , Sherri voltou a ganhá-lo pela Terceira vez e novamente contra a sua maior rival Devine , no dia 28 de 1986 . Na Primavera de 1987 , Sherri começou a servir de manager a Kevin Kelly . O seu momento mais memorável ocorreu quando interferiu num combate de braço de ferro entre o seu «protegido» e Tommy Rich.
World Wrestling Federation
No dia 24 de Julho , Sherri Martel fez a sua estreia na Wwf e logo da melhor maneira derrotando Fabulous Moolah pelo Título Feminino da Wwf tendo ainda na sua posse o Título Mundial da Awa perdendo-o três dias depois . Isto fez com que fosse detentora de um record que perdura até aos dias de hoje , sendo Sherri a única mulher ou wrestler a deter dois titulos importantes de duas federações simultaneamente .

Como Campeã Feminina , Sherri reinou durante uns largos 15 meses mas perdeu finalmente o Título para uma favorita dos fãs , Rockin Robbin . No inicío de 1988 . Sherri interpretou o papel de Peggy Sue , a manager do Honky Tonk Man mas continuando a aparecer como Sensational Sherri , a razão pela qual isto acontecia era porque a personagem Peggy Sue utilizava um disfarce não sendo reconhecível que fosse Sherri por baixo do disfarce . Mas pouco tempo depois a Wwf decidiu pôr um fim á divisão feminina e então Sherri virou as suas atenções para servir de manager aos Wrestlers masculinos .

O primeiro nome a beneficiar da gerência de Sherri foi Randy Savage que na altura andava em «feud» com Hulk Hogan que tinha como manager , Miss Elizabeth , a partir da Wrestlemania V Sherri Martel iniciou uma rivalidade com Miss Elizabeth . Depois desta rivalidade, Sherri teve também uma mudança de «Gimmick» passando a ser conhecida por «Sensational Queen Sherri» e passando agora para uma faceta mais «heel» . Mas a relação com Randy Savage teria o seu fim depois de Savage ter perdido um combate contra o Ultimate Warrior na Wrestlemania VII onde o derrotado teria que pôr termo á carreira profissional . Depois do combate , Martel atacou Savage e anunciou que iria ser a manager do «Million Dollar Man» Ted DiBiase .

Esta relação teve a duração até 1992 até Sherri anunciar que estava apaixonada por um novato na indústria de seu nome Shawn Michaels e que iria abandonar DiBiase para passar a gerir a carreira do «HeartBreak Kid» , começando inclusivamente por dar voz á canção de entrada de Shawn Michaels de seu nome «HeartBum» sendo depois o nome da música alterado para «Sexy Boy» mas sempre com a voz de Sherri lá presente . Sherri acompanhou Michaels durante as rivalidades deste com Rick Martel e Bret Hart . Até que numa noite , Marty Janetty , antigo companheiro de Tag Team de Michaels ao tentar atingir Shawn Michaels com um espelho inadvertidamente atingiu Sherri depois de Michaels a ter usado como escudo . Seguiu-se uma ausência durante algum tempo mas Martel voltaria á Wwf na Royal Rumble de 1993 .

Nesse ano tivemos um combate entre Marty Janetty e Shawn Michaels com Sherri perto do ringue mas a assumir uma posição neutral até que Sherri decidiu agredir com uma lambada Hbk . Mas antes do final do combate , Sherri tentou atingir Michaels com o seu sapato mas Michaels desviou-se fazendo com que Sherri atingisse Janetty e desse a Michaels a vitória . Algum tempo depois Michaels confrontou Sherri nos bastidores mas esta foi salva por Marty Janetty . A partir daqui Sherri passou a gerir Janetty mas antes que a relação pudesse ser duradoura, Janetty abandonou a Wwf . Sherri passou então a fazer de manager a alguns wrestlers menos conhecidos em House Shows . Mas os caminhos de Sherri e Shawn Michaels voltariam a cruzar-se desta vez na Wrestlemania IX onde Sherri acompanhou Tatanka no combate deste contra Michaels pelo Título Intercontinental de Michaels que se fez acompanhar por Luna Vachon .

No final do combate Sherri foi atacada por Luna Vachon o que deu inicío a uma rivalidade entre as duas , que juntou também á confusão o protegido de Sherri , Tatanka e o protegido de Luna Vachon que era Bam Bam Bigelow que já se encontravam em rivalidade um com o outro . Até ficar marcado um Combate misto de Tag Team no Summerslam de 1993 que iria opôr Tatanka e Sherri Martel contra Bam Bam Bigelow mas Sherri deixou a Wwe para ir para a Escola de Cosmetologia deitando assim por terra a realização deste combate .
National Wrestling Alliance

Sherri reapareceu na promoção Smoky Mountain Wrestling no final de 1993 e teve uma rivalidade com Tammy Stych. Sherri apareceu também na promoção independente de nome Nwa (National Wrestling Alliance) . Aí Sherri foi manager de uma lenda do Wrestling chamada Terry Funk mas pouco tempo depois Sherri Martel voltava a desaparecer do mapa para reaparecer de forma «extrema» .
Extreme Championship Wrestling

Sherri reapareceu na Ecw de Paul Heyman durante o Outono de 1993 e cedo levou «The Franchise» Shane Douglas até ao Título Mundial da Ecw . A Ecw projectou uma rivalidade entre Medusa e Sherri Martel marcando um combate entre as duas para o Ppv November to Remember . Mas entretanto Medusa assinou contrato com a Wwf por isso Sherri acabou por enfrentar Malia Hosaka . Mas o facto de não ter contrato exclusivo com a Ecw possibilitava a Sherri aparecer na Wcw algumas vezes mas sempre sem relevo .

No dia 5 de Fvereiro de 1994 , Sherri acompanhou Shane Douglas no seu combate Triple Threat contra Terry Funk e Sabu . Depois disso Sherri fez algumas aparições nos shows da AAA no México acompanhando Jake Roberts na sua rivalidade com Konnan e também efectuando combates contra várias Wrestlers Mexcianas como Vicky Carranza, Sexi Boom e Martha Villalobos . Voltou então á Ecw para voltar a gerir Shane Douglas em combates contra Masato Tanaka e Paul Diamond , mas acabando por oficializar o seu contrato com a Wcw em Maio de 1994 .
World Championship Wrestling

Sherri Martel apareceu na Wcw em 1994 com o nome de «Sensuous Sherry» . Aparecendo no Slamboree , Sherri afirmou estar a pesquisar novos clientes e que iria ser a manager da maior estrela da Wcw .
No Ppv Clash of The Champions XXVII , enquanto o combate entre Ric Flair e Sting decorria , Sherri veio até ao ringue usando a mesma pintura na face que Sting e parecendo estar a torcer para que Sting vencesse Flair . No momento em que Sting se preparava para atingir Flair fora do ringue , Flair puxou Martel para a sua frente , isto causou que Sting durante o resto do combate se distraisse demasiado com Sherri e isto fez com que Ric Flair conseguisse um Pin ilegal á boa maneira do «Dirtiest Player in The Game» ao puxar os cordoes a Sting para se tornar Campeão Mundial da Wcw . Sherri dirigiu-se ao ringue e abraçou Flair . Sherri e o seu aparente novo «cliente» começaram a atacar Sting até Hulk Hogan pôr termo ao ataque . Sherri passou então a ajudar Flair nas suas feuds com Sting e Hulk Hogan .
Contudo depois de Flair perder um combate carreira com Hogan , a associação chegou ao fim , havendo depois vários rumores de que Sherri iria ser a manager de Steve Austin mas este estava de saída da Wcw e tal não aconteceu , depois supostamente Sherri iria ser a manager de Ron Simmons mas devido ao caso Oj Simpson , os responsáveis da Wcw acharam que seria arriscado , por isso Sherri começou a acompanhar para o ringue , os Harlem Heat (Booker T e Stevie Ray) tendo o nome de Sister Sherri .
Mais tarde Sherri foi protagonista do primeiro combate feminino de sempre na história da Wcw contra uma velha conhecida Medusa . Mas em 1996 a carreira de Sherri Martel conheceu o seu pior momento com Sherri a ser despedida devido ao abuso de analgésicos tendo sido enviada para desintoxicação , tendo voltado á Wcw para voltar a ser manager dos Harlem Heat e tendo também uma breve rivalidade com Debra .
Circuito Independente
Depois da Wcw , Sherri andou perdida pelos circuitos independentes , e foi durante este período que lhe foi atribuído o Título Feminino Hononário por parte da Promoção onde Sherri começou a AWA .
World Championship Wrestling ( Regresso)
No ano 2000 Sherri voltou á Wcw para defrontar Medusa e Mona numa fraca tentaviva da Wcw ter á semelhança da concorrente WWf uma divisão Feminina . Mas este regresso estava previsto Sherri servir de manager á nova versão dos Harlem Heat mas tal não foi possível e a Wcw pensou já que tinha Sherri nos bastidores fizeram-a combater Medusa numa edição do Wcw Thunder . Mas tudo não passou disto já que novamente, Sherri foi despedida por Eric Bischoff voltando a aparecer apenas nos circuitos independentes , chegando a aparecer na OVW tendo rivalidades com Victoria e servindo de manager a Rob Conway .
World Wrestling Entertainment
Em 2005 Sherri estava de lua de mel no Japão quando foi contactada pela Wwe para fazer parte da storyline que antecedia o combate na Wrestlemania 21 entre Shawn Michaels e Kurt Angle . E assim se deu o regresso á Wwe , num Smackdown onde Sherri se juntou a Angle ridicularizando a música de entrada de Shawn Michaels mas enquanto passava no Titantron um vídeo a recordar a carreira de Hbk o que «emocionou» Sherri , o que fez com que Kurt Angle lhe aplicasse o Ankle Lock .
Depois disto Sherri foi induzida no Hall of Fame da Wwe o ano passado em Chicago por Ted DiBiase pasando a fazer parte da História do Wrestling .

Total Nonstop Action
Sherri apareceu ainda em 2006 na Tna para oferecer os seus serviços ao então «free agent» Robert Roode .
Infelizmente gostaria de ter feito esta biografia em situações melhores já que há pouco ficámos a saber a noticía da morte de Sherri Martel , as circunstâncias da sua morte são ainda desconhecidas continuando as investigações sobre o que terá levado á morte de Sherri Martel com a idade de 49 anos .
Sherri Martel foi uma pioneira no panorama do wrestling feminino , abrindo caminho ás divas de hoje e foi uma das melhores managers de sempre .
Fonte : Wikipédia