Historically Speaking – Torres Gémeas e Mega-Poderosos
Boas,como sabem não houve a postagem da edição do Historically Speaking da semana passada por minha parte, mas isso aconteceu simplesmente porque não houve nenhuma edição do HS na semana passada, sendo que o seu autor original não a colocou no site do Pulse Wrestling por andar neste momento envolvido em outros projectos que, de certo, lhe ocuparão um tempo considerável. Deixo na mesma aqui as minhas desculpas, mas foi uma situação que me foi completamente alheia. No entanto, aqui está a crónica referente a esta semana desta "histórica" rúbrica de Mark Allen. Espero que gostem.
Cumprimentos,
Castrum
Cumprimentos,
Castrum

“Nada possível de ser memorizado é história.” – R.G. Collingwood
O Capítulo de Abertura
Quando temos apenas cinco anos, provavelmente não nos lembramos de grande coisa. Sendo também somos bastante impressionáveis nessa idade. Assim sendo, quando eu tinha cinco anos dei de caras com a acção da WWF, numa noite de Fevereiro em 1989, ficando imediatamente intrigado com o que via. Foi a primeira amostra de wrestling em que eu pus os olhos, que eu me lembre. Fiquei colado. Mais tarde concluí que estava a ver um especial da WWF, no horário nobre da NBC, denominado “The Main Event”.
Dezanove anos mais tarde eu continuo a ser um fã de wrestling profissional. O meu amor pelo wrestling tem apenas crescido com o passar dos anos, quando a minha família e amigos assumiram que era apenas uma “panca” e que depois acabaria por me passar. E aqui estou eu, dezanove anos mais tarde, para vos contar tudo sobre esse evento.
The Main Event
O que eu estava a ver era Hulk Hogan e “The Macho Man” Randy Savage a defrontarem Akeem & The Big Boosman. Era aparentemente os mega-poderosos contra as torres gémeas, respectivamente. Uma linda mulher chamada Miss Elizabeth estava no canto de Hogan e Savage, e um negro franzino chamado Slick estava no canto oposto, dando apoio a Akeem e a Boosman. Savage era o campeão da WWF naquele tempo.
O contexto era que Hogan e Savage tinham sido os melhores amigos e companheiros por um bom tempo, mas tinham começado a envolver-se em picardias, não estando propriamente bem um com o outro naquela altura. Isto acabou por ser a sua explosão e o que viria a dar forma ao seu colossal combate na Wrestlemania V.
Do que eu me lembro da primeira vez que vi o combate é que as torres gémeas estavam a controlar o combate, acabando por atirar Randy Savage para fora do ringue, tendo este caído acidentalmente em cima de Miss Elizabeth. Savage voltou ao ringue para continuar o combate enquanto Hogan foi para o lado do ringue ajudar Elizabeth. Ele acabou por transportá-la para os bastidores de forma a que esta recebesse cuidados médicos, enquanto Savage continuava no ringue a sofrer às mãos de Akeem e Boosman. Hogan acabaria por voltar pouco depois para tentar ajudar o seu parceiro. Quando Savage recuperou alguma compostura, dirigiu-se ao canto para efectuar a tag. Ele deu uma chapada na cara de Hogan e retirou-se. Isto deixou Hogan em fúria, a qual acabou por servir para arrumar com os dois oponentes. Eu lembro-me de o ver fazer um Bodyslam aos dois, o que era incrível tendo em conta o seu tamanho e a minha mente impressionável, arrecadando por fim a vitória.
Mas isto foi apenas o inicio da história. Depois do combate, Hogan foi para a àrea dos bastidores onde Elizabeth estava a ser tratada. Savage também lá se encontrava, acusando Hulk de tentar roubar-lhe Elizabeth. Os dois envolveram-se então numa luta pelos bastidores, saindo Savage por cima. Estes acontecimentos marcaram o retorno oficial de Savage a heel, e originou um ângulo imensamente rentável para ambos os protagonistas.
Aparentemente o que restava do programa dessa noite era um combate entre Hercules e o “Million Dollar Man” Ted DiBiase, combate que teria sido originado pela tentativa de DiBiase de comprar Hercules como seu “escravo”. Parece que foi DiBiase a ganhar o combate, e no fundo a feud. Não me recordo de ver nada disso, mas os eventos que antecederam este combate continuam gravados na minha mente.

Os Desenvolvimentos
Nesta altura a WWF continuava a lucrar muito da popularidade causada dois anos antes pela “Rock`n´Wrestling Era”, o que a fez caí nas boas graças da NBC. Desta forma foi-lhe permitida a realização de um “Satuday Night`s Main Event” mensal como substituto para o “Saturday Night Live” e estes Main Events das sextas-feiras que eram transmitidos em intervalos aleatórios.
Olhando para trás, este programa também contou com alguns elementos que raramente eram usados pela World Wrestling Federation naquele tempo. Até àquele ponto, Miss Elizabeth nunca se tinha envolvido fisicamente na acção. Ela era sempre apenas uma bela visão que ficava fora do ringue e que acompanhava o “Macho Man” em cada acontecimento. Por isso, foi um acontecimento importante quando ela foi derrubada por Savage. Ela não era uma wrestler profissional e não era tratada como tal. Isso era o que a destinguia das outras mulheres e managers da WWF naquela altura.
Depois, quando eles mostraram Hogan e Savage à pancada no backstage, introduziu-se outra novidade na WWF. Sem contar com algumas entrevistas antes dos combates, os fãs nunca tinham tido a possibilidade de ver qualquer tipo de àrea dos bastidores. Por isso ver os dois lutadores mais populares da altura a “desancarem-se” mutuamente num sitio tão estranho e diferente, fez com que esse momento se destacasse como um momento especial. Hoje em dia não se consegue ver nenhuma transmissão de um programa de wrestling sem qualquer tipo de acção no backstage, mas naqueles tempos isso era uma regalia. Este tipo de envolvimentos entre lutadores era apenas usado em ocasiões especias quando se tratava do top card, para que não perdesse o seu interesse. Talvez seja essa a razão para que seja tão memorável.
Desde este programa inicial, as carreiras de Hogan e Savage ficariam intrinsecamente ligadas, havendo entre eles uma relação de amor-ódio, não apenas na televisão mas, pelos vistos, também na vida real. Mesmo actualmente, as pessoas continuam a falar na rivalidade Hogan-Savage que aparentemente continua a ferver.
A Perspectiva
Este combate e este ângulo despontaram uma rivalidade gigantesca. Era este tipo de atracções em termos monetários e de grandeza pelas quais a WWF e a Wrestlemania se tornaram conhecidas. Havia um rumor de que Vince McMahon fazia o booking do top card da Wrestlemania num ano, e que no ano seguinte fazia um booking semelhante mas invertendo os seus vencedores. Neste tipo de situação é fácil ver o fundamento dessa teoria. Desde o momento em que Randy Savage conquistou o título da WWF na Wrestlemania IV, as raízes para um embate entre Hogan e Savage no ano seguinte pareciam ter sido criadas.
Hoje é praticamente impossível realizar esse tipo de bookings devido à abundância dos meios de comunicação, pay-per-views e acontecimentos que se vão sucedendo ao longo do ano. Quer dizer, já se anda a falar num combate entre Randy Orton e Triple H há quatro anos, e este combate ainda não aconteceu.
Quem diria que a primeira vez que vi wrestling coincidiria com uma noite que teve um impacto tão profundo no negócio da altura, produzindo efeitos que ainda são verificáveis nos dias de hoje. No próximo ano será o vigésimo aniversário deste histórico combate e ângulo. Poderiamos nós ver um embate entre Hogan e Savage na Wrestlemania XXV, vinte anos após tudo ter começado? Oooh yeaahh!!
Por esta semana o cofre está fechado...
Link para a crónica original AQUI