Chronicles of a Hitman #3 - Road to Victory


O "card" para este evento não é dos melhores do ano, mas temos tido algumas surpresas "onde" menos esperamos, no que à TNA diz respeito. Daqui até domingo, ainda pode ser acrescentado mais alguma coisa, mas o alinhamento do "card" e a situação actual da companhia dão para "distinguir" alguns "tópicos", relativos à companhia de Dixie Carter:
- Rhino perdeu, definitivamente, o seu "lugar" na TNA
O "War Machine" passou de "main eventer" e de figura de proa dos TNA Frontline (no início do "angle" com os Main Event Mafia) para o "anonimato" ou, quando muito, o lugar de "opener" (nos pay-per-views). Esta situação já se vem arrastando há alguns meses e, apesar de todos terem o seu "tempo", é com alguma pena que se assiste a uma "queda" destas. Um dos wrestlers mais intensos dentro do ring, último ECW Undisputed Champion (ECW Champion e ECW Television Champion - à data oficial de falência da companhia), Rhino acaba por não ser aproveitado como outros veteranos, como Scott Steiner ou Kevin Nash; estatutos diferentes, certamente, mas ainda conseguia "dar" mais do que estes dois, dentro do "hexágono". Será que não há mesmo "ponta por onde pegar" em Rhino?
- "Card" menos fascinante do que o habitual
Algo que ainda está sujeito a alterações, mas que não deixa de surpreender, é a falta de nomes como Jay Lethal, os Motorcity Machine Guns, os Team 3D, os LAX, Tara, Angelina Love ou Jeff Jarrett no evento. Ainda faltam 2 dias até o "Victory Road 09" e não seria nenhuma surpresa aparecerem novos combates, no alinhamento; mas, "storylines" à parte, não deixa de ser estranho alguns destes nomes não constarem no "card inicial" que foi destacado, para este domingo. Poderam estar em desenvolvimento novos rumos para alguns destes atletas, como Jarrett, Sabin, Shelley ou Lethal? Uma mudança, se for bem feita, será sempre bem-vinda, mas a TNA não prima por ser "rainha" neste "campo"...
- TNA Legends Championship tarda em ganhar reputação
AJ Styles é um digno campeão, seja de que título for. Tem carisma, habilidade e "mic skills" para ser um wrestler de topo, em qualquer companhia. No entanto, vemo-lo a "carregar" este título há 5 meses, com combates, na sua maioria (se não totalidade), contra membros dos Main Event Mafia; Booker T e Kevin Nash têm sido os seus "alvos" preferenciais e, não só não conseguem alcançar este título, como representam o restrito grupo de wrestlers que se pode incluir na disputa deste título, devido ao seu nome - ao contrário de outros títulos, não se pode esperar que haja "espaço" para os "mais novos" alcançarem este "accolade". "Legends" pressupõe que os que o carregam sejam lendas/nomes de "peso" da modalidade ou, quando muito (e nas palavras do próprio AJ), "TNA Originals". A solução? Acabar com o título pode parecer a mais "tentadora", mas, com tão pouco tempo de existência, poderia ser um grande golpe para a TNA. Resta, assim sendo, a "deslocação" dos "contenders" de um título para o outro - nomes como Jarrett ou Sting poderiam ser "movidos" para a "Legends Division", enquanto outros como Matt Morgan passariam a ter a sua oportunidade no topo da "food chain" da TNA.
- Fim de carreira de Sting novamente "adiado"
Com mais este "turn of events" na sua "main storyline", Sting parece continuar a "ganhar" oportunidades de se manter no "main event" - e ao mais alto nível. Mais uma rivalidade com Samoa Joe, depois do seu ingresso nos Main Event Mafia, pode ser o caminho ideal para (continuar a) elevar a personagem de Joe e provar que Sting ainda está aí "para as curvas". Já se sabe que nenhum "nome" é eterno, mas, numa altura em que também se fala no destino da carreira de Undertaker, num futuro próximo, o "medo" de "perder" Sting também se tem sentido pelos fãs; mas, aparentemente, um dos "Fenómenos" não parece disposto a abandonar a sua longa carreira de quase 25 anos para já - e "faz questão" de demonstrar isso mesmo.
- Matt Morgan cada vez mais um nome a reter
Depois de um grande desempenho frente ao "Icon", no "Slammiversary", Morgan volta a enfrentar um dos maiores nomes do panorama mundial do wrestling: o "Fallen Angel" Christopher Daniels. Não tem o "peso" nem o porte atlético de Sting, mas é um nome incontornável desta década (no Pro Wrestling e na TNA em si), bem como um dos mais talentosos no "squared circle". Este combate marca, definitivamente, o reconhecimento que a TNA tem por Matt Morgan, dando-lhe mais uma oportunidade de provar que não é apenas mais um "powerhouse". Mas estou curioso para ver qual será o seu desfecho: a vitória confirma esse reconhecimento que mencionei, mas uma derrota pode evidenciar alguma falta de crença dos bookers na capacidade de Morgan nos "grandes momentos" - ou a sua (dos bookers) já reconhecida incompetência, simplesmente. O "Blueprint" parece-me, definitivamente, um nome que será capaz de levar a TNA "às costas", dentro de uns meses; será esta a altura de "lançar as bases" para isso acontecer?
- TNA afirma-se como mais do que o "depósito de lixo" da WWE
Quando surgiu a TNA, vimos nomes como Kevin Nash, Curt Hennig (Mr. Perfect) ou Scott Hall como rostos da nova companhia - nomes que seriam, quase sem hesitar, colocados na lista de "has beens" do wrestling. Ao longo dos anos, com algumas apostas ganhas em Jeff Hardy ou Rhino, temos visto um maior cuidado na selecção de novos membros para o roster, provenientes da WWE. Tara traz algo de novo (apesar de ser uma "velha conhecida") à divisão feminina, Kurt Angle e Booker T marcaram uma nova era na companhia, Mick Foley surpreendeu tudo e todos com o que ainda tinha para oferecer, dentro do ring, e as contratações de Mr. Kennedy (quase a confirmar-se) e de Bobby Lashley darão outro leque de opções para o futuro. Basicamente, continuam a ser aproveitados os "desperdícios" de Vince McMahon, continua a existir a imagem de "sucateiros" da WWE. A diferença? A WWE já não prescinde de "ferro-velho" mas de pessoal que, por "esta" ou "aquela" razão, não se incere nas suas políticas, apesar do seu talento - e quem "esfrega as mãos de contente" com isso é a TNA.
Esta semana, é tudo. Espero que disfrutem do evento, no próximo domingo, "brought to you" pela que será considerada (ao que tudo indica) a melhor "promotion" de 2009.
- Vash
Team3D.mp3 -