Panteão dos Imortais : Top 5 : Lutadores que nunca foram Campeões da WWE -( Nº 5)
O primeiro nome deste «Top» é um dos lutadores mais relembrados pela Comunidade Mundial de Wrestling , tendo o 10 º aniversário da sua trágica morte acontecido ainda há bem pouco tempo , foi um dos melhores lutadores dos anos 90 ,embora sempre longe das excentricidades e irreverências da chamada «Attitude Era» , optando por permanecer discreto . A curta carreira de Owen Hart marcou de forma indelével , a WWF , tendo este conseguido uma grande legião de fãs que o guardaram e guardam na sua memória incondicionalmente .

Owen James Hart nasceu em 1965 , em Calgary , Alberta , no Canadá , como o mais novo de 12 filhos de Stu e Helen Hart .
Nascido no seio de uma das mais importantes familías do Wrestling Profissional , não será certamente de estranhar que Owen tenha decidido seguir as pisadas do pai e dos irmãos Bruce , Keith e Bret , tendo feito a sua estreia como lutador profissional em 1986 na promoção gerida pelo pai , a Stampede Wrestling e um ano após a sua estreia foi eleito «Rookie do ano» pela Pro Wrestling Illustrated , tendo de seguida viajado para terras do Sol Nascente , mais concretamente para a NJPW onde após grandes combates primeiro com Keichi Yamada e mais tarde com o mesmo Yamada mas com este na posse da personagem Jushin «Thunder» Liger , venceu o IWGP Junior-Heavyweight Championship derrotando Hiroshi Hase , sendo um dos 2 únicos canadianos a vencerem o prestigiado título , ( o outro foi Chris Benoit) e apesar do seu reinado ter sido de apenas um mês , este reflecte a confiança que a New Japan tinha nele e nas suas capacidades , pois nem todos os «gaijins» que lutam ou lutaram na New Japan têm a honra de conquistar aquele Título .
Owen Hart vs Jushin Liger (NJPW)
O sucesso de Owen no Japão e a parceria entre Stu Hart e Vince McMahon conduziram Owen Hart á principal promotora da América do Norte , a WWF , estávamos em 1988 . Em vez de publicitar Owen da maneira mais convencional ou seja como filho de Stu Hart e irmão de Bret Hart , a WWF decidiu criar um lutador mascarado com personalidade de super-herói , chamado The Blue Blazer , tendo desde logo captado a atenção do público com as suas manobras aéreas e com o seu visual fora do comum . Contudo e apesar do sucesso junto do público , a personagem do Blue Blazer não conseguiu muito sucesso , tendo somado derrotas , uma delas frente ao Mr.Perfect na Wrestlemania V .

The Blue Blazer vs El Canek (UWA : Mask Vs Mask)
Após as experiências além-fronteiras e de uma passagem relâmpago pela WCW , Owen regressou á WWF em 1991 , onde faria parte de várias Tag-Teams com membros tão distintos como Koko.B.Ware ou Jim«The Anvil»Neidhart , sendo que todas estas uniões foram infrutíferas já que durariam pouco tempo , tendo Owen Hart permanecido no «low-midcard» da WWF até por volta de 1993 , altura em que começa a ser envolvido na rivalidade do seu irmão Bret com Jerry Lawler , sendo esta a acendalha que viria a inflamar o «feudo» entre Bret e Owen Hart , nomeada rivalidade do ano de 1994 pela PWI .
A premissa desta rivalidade era bastante simples , um Owen Hart cansado de viver na sombra do seu irmão revolta-se e decide tomar as luzes da ribalta á força , Owen e Bret teriam 3 combates um contra o outro , e se na maior parte das vezes é o combate entre ambos na Wrestlemania X que recebe a maior parte da atenção , é o combate Steel Cage no Summerslam de 1994 que alcançou a excelência , tendo mesmo recebido a cotação de 5 estrelas por parte de Dave Meltzer do Wrestling Observer e é pessoalmente o meu combate preferido da história do Summerslam .
O ano de 1994 terá sido porventura o melhor ano da carreira de Owen Hart , já que depois da vitória sobre o irmão em plena Wrestlemania , foi condecorado com o Título de King of the Ring , tendo Owen Hart passado a intitular-se «The King of Harts» . E embora o Título Mundial tenha continuado fora do seu alcance , Hart venceria os Títulos de Tag-Team na Wrestlemania XI com Yokozuna como parceiro .
A premissa desta rivalidade era bastante simples , um Owen Hart cansado de viver na sombra do seu irmão revolta-se e decide tomar as luzes da ribalta á força , Owen e Bret teriam 3 combates um contra o outro , e se na maior parte das vezes é o combate entre ambos na Wrestlemania X que recebe a maior parte da atenção , é o combate Steel Cage no Summerslam de 1994 que alcançou a excelência , tendo mesmo recebido a cotação de 5 estrelas por parte de Dave Meltzer do Wrestling Observer e é pessoalmente o meu combate preferido da história do Summerslam .
Owen Hart vs Bret Hart (Steel Cage match : Summerslam 2004)
O ano de 1994 terá sido porventura o melhor ano da carreira de Owen Hart , já que depois da vitória sobre o irmão em plena Wrestlemania , foi condecorado com o Título de King of the Ring , tendo Owen Hart passado a intitular-se «The King of Harts» . E embora o Título Mundial tenha continuado fora do seu alcance , Hart venceria os Títulos de Tag-Team na Wrestlemania XI com Yokozuna como parceiro .
O nascimento do King of Harts
Em 1997 , Owen juntou-se á nova e remodelada «Hart Foundation» juntamente com o irmão e antigo rival , Bret Hart , os cunhados Jim Neidhart e Davey Boy Smith e ainda o amigo pessoal da familía , Brian Pillman , tendo de imediato vencido os Títulos de Equipas com Jim Neidhart e juntando-lhe quase que simultaneamente o seu primeiro Título Intercontinental ao derrotar Rocky Maivia , colocando esta nova facção no topo da WWF já que possuíam todos os títulos excepto o Título Mundial , que cedo se tornaria no principal alvo do grupo ,vindo Bret Hart a conquistar o ouro no Summerslam de 1997 ao vencer o Undertaker , isto no mesmo PPV onde Owen Hart enfrentava Steve Austin pelo seu Título Intercontinental , tendo sido nesse combate que Owen lesionou involuntariamente Steve Austin com um Piledriver mal executado , fracturando o pescoço de Austin , sendo esta lesão uma das principais razões pelas quais Austin se retiraria em 2003 .
Este período viria a revelar-se dificíl para Owen Hart que viria mais tarde , a perder o Título Intercontinental que entretanto ganhara num PPV : In Your House . Foi nas Survivor Series de 97 , assistindo nessa mesma noite ao infame episódio que foi o «Montréal Screwjob» .
Depois deste episódio , Owen ficaria como único sobrevivente da Hart Foundation na WWF , depois da ida de Bret Hart , Davey Boy Smith e Jim Neidhart para a WCW após rescisão amigável com a WWF . Segundo consta Owen terá requerido diversas vezes a rescisão do seu contrato á WWF mas Vince McMahon sempre se mostrou irreflectível em relação á saída de Owen , temendo mais uma partida para a empresa rival .
Após o episódio das Survivor Series 1997 , Owen foi afastado da programação WWF durante algum tempo de maneira a apaziguar os ânimos , regressando para começar rivalidades com os DX , particularmente Shawn Michaels e mais tarde com o outro membro ilustre dos DX , HHH .
Seguirse-ia a aliança á Nation of Domination , o «reaquecido» esquecimento no «Midcard» , a Tag-Team com Jeff Jarrett com quem conquistaria mais um Título de Campeão de Tag-Team e algumas rivalidades sem expressão com Ken Shamrock , Dan Severn entre outros , tendo depois acontecido novo período sabático de Owen para com a WWF . Aquando do seu regresso , Owen regressou na pele do Blue Blazer , embora agora assumisse uma posição de cariz um pouco mais «Heel» .
Muitos consideraram esta nova encarnação do Blue Blazer como uma espécie de reprimenda a Owen Hart depois deste ter rejeitado uma «Storyline» que o envolveria num Triângulo amoroso com Debra Marshall e Jeff Jarrett , Owen rejeitou com medo de que esta «novela» fosse ferir a susceptabilidade da sua mulher e filhos . Na sua autobiografia , Bret Hart afirma que foi o próprio Owen quem decidiu trazer de volta esta personagem de maneira a poder distanciar-se das irreverências e abusos da chamada Attitude Era .
Seria esta mesma irreverência que custaria a vida a Owen Hart no dia 23 de Maio de 1999 , durante a emissão do PPV «Over The Edge» realizado na Kemper Arena em Saint Louis , Missouri .
Foi pedido a Owen que fizesse uma entrada digna de um super herói , descendo em rappel desde o tecto da arena e que a uma certa altura , quando o ringue estivesse próximo , agisse como se estivesse enrolado nas cordas , premindo então um mecanismo automático de libertação que faria com que o Blue Blazer embatesse de cara no chão , com o objectivo de conseguir um efeito mais cómico . Todo este processo tinha sido já utilizado nas Survivor Series de 1998 , tendo tudo corrido dentro do esperado , contudo nessa fatidíca noite de domingo , algo correria mal e Owen Hart seria lançado em direcção ao ringue , caindo de quase 24 metros de altura , directamente em cima da corda superior sendo violentamente arremessado para o ringue .
Quando lhe foi proposta a realização desta «proeza» , Owen sentiu-se inseguro mesmo já tendo feito a «proeza» anteriormente , tudo devido á altura envolvida e principalmente ao seu medo de alturas , de imediato especulou-se bastante sobre o que terá levado o mecanismo de libertação a soltar-se , defendendo alguns que ainda no ar , Owen Hart terá tido algum tipo de problema com a sua capa , tendo accionado sem querer o mecanismo que segundo alguns peritos , não necessitaria de maior pressão do que aquela que é usada para fazer disparar uma arma , para se soltar .
O acidente passou despercebido ao público que assistia ao PPV em casa , já que na altura era passado um «video-package» referente ao combate entre o Blue Blazer e o The Godfather e tão pouco visionaram o que se passou após o acidente , já que nos ecrãs apenas apareciam imagens da audiência , só ficando a ter conhecimento após o anúncio de Jim Ross de que algo de muito sério teria acontecido a Owen Hart e que o estava a acontecer não fazia parte de nenhum «angle» de Wrestling.
Numa medida que muitos consideraram errada , a WWF decidiu continuar com o espectáculo , tendo a morte de Owen Hart sido anunciada apenas aos espectadores que assistiam ao PPV em casa e não aos fãs presentes na arena .
No dia a seguir ao trágico incidente , Owen Hart foi lembrado num Raw especial intitulado de «Raw is Owen» onde foi tocada a sineta 10 vezes em sua memória , na presença de todos os lutadores do «roster» da WWF (excepto o Undertaker) , e tendo sido passadas ao longo da noite , mensagens daqueles que conviveram de perto com Owen Hart como HHH , Chyna , Jeff Jarrett , Mick Foley , The Rock etc... mas se me permitem mencionar uma em particular , o poema escrito por Mark Henry é o momento mais tocante de toda a emissão .
A noite acabaria com um brinde especial de Stone Cold a Owen Hart , num show que conseguiu um ranking total de 7.2 sendo até hoje um dos shows mais bem cotados da historia do Raw . As homenagens a Owen Hart estenderam-se muito pralém da WWF , tendo a ECW feito soar a campainha 32 vezes , o número correspondente á idade de Owen Hart aquando da sua morte , já na WCW foi organizado um combate entre Bret Hart e Chris Benoit , um ano após a tragédia , na mesma arena onde Owen tinha perecido .
Poucos lutadores que fizeram parte da chamada «nova geração» da WWF conseguiam ter o público preso e ao mesmo tempo conseguir bons combates como Owen Hart .
O seu talento coloca-o no lote dos melhores lutadores de todos os tempos e se o seu irmão é considerado um dos melhores lutadores técnicos de sempre , Owen Hart tem de ser considerado um dos mais versáteis lutadores de que há memória , conseguindo conciliar todos os estilos possiveís , desde o High-flying ao Mat-Wrestling .
O seu grande período como main-eventer seria no papel do irmão ciumento , possesivo e diabólico de Bret Hart , sendo que os três combates desta trilogia deveriam ter catapultado Owen para algo definitivamente maior , no entanto o seu tamanho e «look» fugiam aquilo que a WWF publicitava na altura , tendo Owen Hart sido na maior parte da sua carreira visto como um lutador do «upper midcard» , que tinha como tarefa elevar algumas estrelas na direcção do Main-event , como foram os casos de Steve Austin , HHH , Shawn Michaels etc ...
Existiram vários pontos na carreira de Owen Hart que poderiam ter servido para fazer de Owen Hart um excelente campeão da WWE , como foram os casos da sua rivalidade com o irmão Bret ou até tê-lo colocado no papel que foi dado a Bob Backlund , o de campeão de transição entre Bret Hart e Diesel .
Outro momento que poderia ter sido melhor construído foi o período seguinte ao Montreal Screwjob onde o solitário Owen Hart procurava vingança sobre aqueles que tinham tramado o seu irmão , e poderia até inclusivé ter substituído HBK no main-event da Wrestlemania XIV contra Steve Austin devido á história existente entre ambos mas tal não aconteceu .
Owen Hart é sem dúvida um dos meus lutadores favoritos , estando pelo menos no meu «top 5» e é tambem sem dúvida um dos que mais me custa ver sem um título da WWE no seu palmarés mas demasiado tempo passado na sombra do irmão , Bret Hart colocaram Owen muito atrás na fila pelo sucesso , e se a tudo isto juntarmos o aspecto estético «padrão» da WWF na altura ( Diesel ; Sycho Sid , Yokozuna etc ...) , e ainda provavelmente o facto de Owen se recusar a participar em algumas «storylines» mais «rebuscadas» não terão também abonado a seu favor mas a verdade é que se olharmos para alguns lutadores que foram campeões da WWE entre 1994 e 1997 , a sensação de injustiça em relação a Owen Hart aumenta sobremaneira .
Só nos resta esperar , que as divergências existentes que barram a entrada de Owen Hart no Hall of Fame sejam ultrapassadas para que finalmente , Owen Hart veja ser-lhe feita justiça na morte , já que não foi em vida .
O Momento que mudou Steve Austin
Este período viria a revelar-se dificíl para Owen Hart que viria mais tarde , a perder o Título Intercontinental que entretanto ganhara num PPV : In Your House . Foi nas Survivor Series de 97 , assistindo nessa mesma noite ao infame episódio que foi o «Montréal Screwjob» .
Depois deste episódio , Owen ficaria como único sobrevivente da Hart Foundation na WWF , depois da ida de Bret Hart , Davey Boy Smith e Jim Neidhart para a WCW após rescisão amigável com a WWF . Segundo consta Owen terá requerido diversas vezes a rescisão do seu contrato á WWF mas Vince McMahon sempre se mostrou irreflectível em relação á saída de Owen , temendo mais uma partida para a empresa rival .
Após o episódio das Survivor Series 1997 , Owen foi afastado da programação WWF durante algum tempo de maneira a apaziguar os ânimos , regressando para começar rivalidades com os DX , particularmente Shawn Michaels e mais tarde com o outro membro ilustre dos DX , HHH .
HHH vs Owen Hart (Wrestlemania XIV)
Seguirse-ia a aliança á Nation of Domination , o «reaquecido» esquecimento no «Midcard» , a Tag-Team com Jeff Jarrett com quem conquistaria mais um Título de Campeão de Tag-Team e algumas rivalidades sem expressão com Ken Shamrock , Dan Severn entre outros , tendo depois acontecido novo período sabático de Owen para com a WWF . Aquando do seu regresso , Owen regressou na pele do Blue Blazer , embora agora assumisse uma posição de cariz um pouco mais «Heel» .
Muitos consideraram esta nova encarnação do Blue Blazer como uma espécie de reprimenda a Owen Hart depois deste ter rejeitado uma «Storyline» que o envolveria num Triângulo amoroso com Debra Marshall e Jeff Jarrett , Owen rejeitou com medo de que esta «novela» fosse ferir a susceptabilidade da sua mulher e filhos . Na sua autobiografia , Bret Hart afirma que foi o próprio Owen quem decidiu trazer de volta esta personagem de maneira a poder distanciar-se das irreverências e abusos da chamada Attitude Era .
Seria esta mesma irreverência que custaria a vida a Owen Hart no dia 23 de Maio de 1999 , durante a emissão do PPV «Over The Edge» realizado na Kemper Arena em Saint Louis , Missouri .
Foi pedido a Owen que fizesse uma entrada digna de um super herói , descendo em rappel desde o tecto da arena e que a uma certa altura , quando o ringue estivesse próximo , agisse como se estivesse enrolado nas cordas , premindo então um mecanismo automático de libertação que faria com que o Blue Blazer embatesse de cara no chão , com o objectivo de conseguir um efeito mais cómico . Todo este processo tinha sido já utilizado nas Survivor Series de 1998 , tendo tudo corrido dentro do esperado , contudo nessa fatidíca noite de domingo , algo correria mal e Owen Hart seria lançado em direcção ao ringue , caindo de quase 24 metros de altura , directamente em cima da corda superior sendo violentamente arremessado para o ringue .
Quando lhe foi proposta a realização desta «proeza» , Owen sentiu-se inseguro mesmo já tendo feito a «proeza» anteriormente , tudo devido á altura envolvida e principalmente ao seu medo de alturas , de imediato especulou-se bastante sobre o que terá levado o mecanismo de libertação a soltar-se , defendendo alguns que ainda no ar , Owen Hart terá tido algum tipo de problema com a sua capa , tendo accionado sem querer o mecanismo que segundo alguns peritos , não necessitaria de maior pressão do que aquela que é usada para fazer disparar uma arma , para se soltar .
O acidente passou despercebido ao público que assistia ao PPV em casa , já que na altura era passado um «video-package» referente ao combate entre o Blue Blazer e o The Godfather e tão pouco visionaram o que se passou após o acidente , já que nos ecrãs apenas apareciam imagens da audiência , só ficando a ter conhecimento após o anúncio de Jim Ross de que algo de muito sério teria acontecido a Owen Hart e que o estava a acontecer não fazia parte de nenhum «angle» de Wrestling.
Numa medida que muitos consideraram errada , a WWF decidiu continuar com o espectáculo , tendo a morte de Owen Hart sido anunciada apenas aos espectadores que assistiam ao PPV em casa e não aos fãs presentes na arena .
No dia a seguir ao trágico incidente , Owen Hart foi lembrado num Raw especial intitulado de «Raw is Owen» onde foi tocada a sineta 10 vezes em sua memória , na presença de todos os lutadores do «roster» da WWF (excepto o Undertaker) , e tendo sido passadas ao longo da noite , mensagens daqueles que conviveram de perto com Owen Hart como HHH , Chyna , Jeff Jarrett , Mick Foley , The Rock etc... mas se me permitem mencionar uma em particular , o poema escrito por Mark Henry é o momento mais tocante de toda a emissão .
Mark Henry relembra Owen Hart
A noite acabaria com um brinde especial de Stone Cold a Owen Hart , num show que conseguiu um ranking total de 7.2 sendo até hoje um dos shows mais bem cotados da historia do Raw . As homenagens a Owen Hart estenderam-se muito pralém da WWF , tendo a ECW feito soar a campainha 32 vezes , o número correspondente á idade de Owen Hart aquando da sua morte , já na WCW foi organizado um combate entre Bret Hart e Chris Benoit , um ano após a tragédia , na mesma arena onde Owen tinha perecido .
Poucos lutadores que fizeram parte da chamada «nova geração» da WWF conseguiam ter o público preso e ao mesmo tempo conseguir bons combates como Owen Hart .
O seu talento coloca-o no lote dos melhores lutadores de todos os tempos e se o seu irmão é considerado um dos melhores lutadores técnicos de sempre , Owen Hart tem de ser considerado um dos mais versáteis lutadores de que há memória , conseguindo conciliar todos os estilos possiveís , desde o High-flying ao Mat-Wrestling .
O seu grande período como main-eventer seria no papel do irmão ciumento , possesivo e diabólico de Bret Hart , sendo que os três combates desta trilogia deveriam ter catapultado Owen para algo definitivamente maior , no entanto o seu tamanho e «look» fugiam aquilo que a WWF publicitava na altura , tendo Owen Hart sido na maior parte da sua carreira visto como um lutador do «upper midcard» , que tinha como tarefa elevar algumas estrelas na direcção do Main-event , como foram os casos de Steve Austin , HHH , Shawn Michaels etc ...
Existiram vários pontos na carreira de Owen Hart que poderiam ter servido para fazer de Owen Hart um excelente campeão da WWE , como foram os casos da sua rivalidade com o irmão Bret ou até tê-lo colocado no papel que foi dado a Bob Backlund , o de campeão de transição entre Bret Hart e Diesel .
Outro momento que poderia ter sido melhor construído foi o período seguinte ao Montreal Screwjob onde o solitário Owen Hart procurava vingança sobre aqueles que tinham tramado o seu irmão , e poderia até inclusivé ter substituído HBK no main-event da Wrestlemania XIV contra Steve Austin devido á história existente entre ambos mas tal não aconteceu .
Owen Hart é sem dúvida um dos meus lutadores favoritos , estando pelo menos no meu «top 5» e é tambem sem dúvida um dos que mais me custa ver sem um título da WWE no seu palmarés mas demasiado tempo passado na sombra do irmão , Bret Hart colocaram Owen muito atrás na fila pelo sucesso , e se a tudo isto juntarmos o aspecto estético «padrão» da WWF na altura ( Diesel ; Sycho Sid , Yokozuna etc ...) , e ainda provavelmente o facto de Owen se recusar a participar em algumas «storylines» mais «rebuscadas» não terão também abonado a seu favor mas a verdade é que se olharmos para alguns lutadores que foram campeões da WWE entre 1994 e 1997 , a sensação de injustiça em relação a Owen Hart aumenta sobremaneira .
Só nos resta esperar , que as divergências existentes que barram a entrada de Owen Hart no Hall of Fame sejam ultrapassadas para que finalmente , Owen Hart veja ser-lhe feita justiça na morte , já que não foi em vida .
Chris Benoit vs Bret Hart (WCW Monday Nitro): Combate de homenagem a Owen Hart