Ultimas

Panteão dos Imortais : Top 5 : Lutadores que nunca foram Campeões da WWE -Menção Honrosa ( Nº 2)

O nome escolhido para esta penúltima menção honrosa , é assim como todos os outros que por aqui passaram uma figura lendária que ainda há bem pouco tempo mostrou em plena Wrestlemania que velhos são mesmo só os trapos . Já deverão ter percebido que falo de Ricky «The Dragon» Steamboat .

Richard Henry Blood , nascido a 28 de Fevereiro de 1953 , é um dos mais de 100 wrestlers lançados e treinados por Verne Gagne , tendo também recebido ensinamentos do Iron Sheik , preparando assim a sua estreia que aconteceria em 1976 na AWA como «babyface» , seria aliás um apanágio na carreira de Steamboat que nunca interpretou um papel de cariz «Heel» . Estreou-se sob o nome de Sam Steamboat Jr. , tendo tambem lutado sob o seu nome verdadeiro antes de lhe ser facultada a identidade de Ricky Steamboat , pela qual ficaria conhecido para o resto da sua carreira.
A estadia de Steamboat na NWA foi curta , tendo passado depois para a Championship Wrestling Florida e finalmente na Georgia Championship Wrestling , um território pertencente á NWA sendo depois envolvido num negócio que o levaria para as Jim Crockett Promotions por troca com o «One Man Gang» que seguiria o caminho inverso .
Na NWA , Steamboat começaria por ser apenas um protegido de Wahoo McDaniel , pouco falador mas aos poucos foi começando a entrar em rivalidade com aquele que seria o seu maior adversário ao longo dos anos , o arrogante «Nature Boy» Ric Flair , e seria precisamente contra Flair que Steamboat conseguiria o seu primeiro Título ao vencer o NWA-Mid Atlantic Television Championship .


O nascer de uma estrela : Steamboat Vs Flair (NWA-Mid Atlantic Tv Title)

No decorrer dos 8 anos seguintes , Steamboat conquistaria ainda os Títulos de Tag-Team da NWA por 6 vezes e o Título dos EUA da NWA por 3 entre vários outros títulos e honras distintas. Após algumas divergências com o «Head-Booker» da Mid-Atlantic , Dusty Rhodes , Steamboat que tinha sido juntamente com Flair o «top-face» da promoção abandonava a NWA e rumava em direcção ao sul , em direcção á WWF .

Steamboat chegaria á WWF em 1985 e pouco tempo após a sua chegada , foi-lhe dada a «gimmick» de um lutador «babyface» intitulado «The Dragon» , alcunha essa que se manteria com Steamboat até aos dias de hoje .
Dada a sua ascendência asiática , a personagem de Steamboat foi modificada , passando a ser uma espécie de especialista em artes marciais mas sempre mantendo o estilo High-Flying que o caracterizou na NWA . Steamboat estrear-se-ia em PPV na Wrestlemania I vencendo Matt Borne mas a sua primeira grande rivalidade na WWF seria frente a Jake «The Snake» Roberts , sendo a imagem mais forte desta «feud» o DDT de Roberts a Steamboat no chão da arena que involuntariamente deixou Steamboat fora de combate



Ricky Steamboat vs Jake Roberts : Snake Pit Match ( No DQ)

Mas a rivalidade que marcaria a curta carreira de Steamboat na WWF aconteceria com Randy Savage , rivalidade essa que fica imortalizada por um combate em particular , o embate entre Steamboat e Savage pelo Título Intercontinental , na Wrestlemania III perante mais de 93,000 pessoas , num combate considerado por muitos , inclusive eu próprio como o melhor da história da Wrestlemania , e tendo sido inclusivé considerado combate do ano de 1987 tanto pela publicação Pro Wrestling Illustrated como pelo Wrestling Observer. Aqui Steamboat conquistaria o seu primeiro e único título na empresa de Vince McMahon .


Macho Man vs Ricky Steamboat : Wrestlemania III

Algumas semanas após este combate , Steamboat pediu a McMahon algum tempo de folga para poder estar com a sua mulher grávida e prestes a dar á luz o primeiro filho do casal . Esta foi uma medida que não caiu muito bem com a gerência da WWF que tinha planeado para Steamboat , um longo reinado como Campeão Intercontinental , como castigo a WWF decidiu que Steamboat deveria perder o título e assim Steamboat perderia o Título para o Honky Tonk Man que conseguiria assim o maior reinado como Campeão Intercontinental da história da WWE . Steamboat regressaria eventualmente mas as sequelas do incidente ainda se faziam sentir , já que a Steamboat não seriam dadas rivalidades ou «pushs» importantes , e assim após um combate com Rick Rude que vencera por DQ , Steamboat anunciou a sua retirada do Wrestling-profisional .

Steamboat faria o seu regresso um ano após a sua saída da WWF ou seja em 1989 , regressando á NWA mais concretamente á afiliada desta , a WCW . Desde o seu retorno á NWA , Steamboat reiniciou a rivalidade que tinha começado com Flair aquando da sua primeira estreia na promoção em 1976/77 .

O primeiro combate entre ambos ocorreu no PPV Chi-Town Rumble , combate onde Steamboat venceria Flair por um Título , tal como o primeiro embate entre ambos em 1976 , apenas que desta vez o Título em questão era o Título Mundial da NWA , que era só o Título com maior prestigio dentro do mundo do Wrestling .



Ric Flair vs Ricky Steamboat - Chi-Town Rumble


Enquanto Campeão da NWA , Steamboat foi também o último a defender esse título num show da AJPW contra o lendário Tiger Mask


Ricky Steamboat Vs Tiger Mask II

De volta aos EUA , Steamboat voltou a enfrentar Flair com o Título Mundial em jogo no PPV Clash of The Champions num 2 out 3 Falls . Este seria tal como o combate anterior entre ambos considerado um «five star match» pelas várias publicações , pelos fãs e principalmente pelos próprios lutadores , tendo Ricky Steamboat inclusivé considerado este o melhor combate da trilogia que teria com Ric Flair , onde não podia concordar mais , talvez seja demasiado o que vou afirmar mas este combate foi na minha opinião o melhor combate dos anos 80 que já ive oportunidade de ver .
Um final muito controverso , levou a que tivesse lugar uma última e derradeira confrontação , a ter lugar no PPV Wrestlewar , e onde Steamboat perderia de novo o Título para Flair , em mais um combate considerado de 5 estrelas por todos os critícos incluindo Dave Meltzer .





Ric Flair VS Ricky Steamboat - WrestleWar 1989


Após a perda do título , Steamboat voltaria a entrar na semi-reforma , regressando á WWF em 1991 , mas agora com um «look» totalmente remodelado , com uma entrada remodelada , cuspindo fogo como um verdadeiro dragão , no entanto apesar do relativo sucesso da sua anterior passagem pela WWF , Steamboat foi tratado como um Wrestler totalmente novo , o que descaracterizou bastante a sua personagem .

No entanto é de referir a invencibilidade que Steamboat usufruiu durante 1991 , com apenas uma derrota a acontecer num house-show , curiosamente seria a seguir a esta derrota que Steamboat entregaria o seu pedido de demissão á WWE , saindo da companhia pouco depois para regressar á sua antiga casa , agora renomeada de World Championship Wrestling onde se estreou e logo com um título , o de Tag Team juntamente com Dustin Rhodes e mais tarde o Título dos EUA contra Rick Rude . Um ano após a sua estreia , Steamboat continuava a coleccionar títulos como são exemplos as conquistas dos Títulos de Tag-Team da NWA e o Título de TV da WCW

Algum tempo mais tarde , Steamboat contraiu uma grave lesão nas costas no decorrer de uma rivalidade com Steve Austin , o que o forçou a fechar definitivamente o seu papel como wrestler profissional , passando a figurar por detrás das câmaras .
Steamboat teria mais tarde um papel importante nos primeiros passos dados pela TNA , sendo uma das primeiras figuras históricas a ajudar a elevar a TNA , servindo como road-agent e também com papéis defronte das câmaras , servindo de árbitro convidado nos primeiros combates da companhia . Steamboat apareceria também na ROH , servindo como uma espécie de mentor para CM Punk , regressando então á WWE para o papel de road-agent , onde continua a aconselhar e a orientar as mais imaturas e inexperientes «superstars» da WWE , tendo até pedido á direcção da WWE , para regressar ao activo na Wrestlemania 22 para defrontar Ric Flair no aniversário da sua lendária rivalidade , no entanto a WWE recusou a ideia , mas olhando ao regresso de Steamboat este ano , na Wrestlemania 25 , talvez tenha sido um erro da parte dos responsáveis da WWE .

Ricky «The Dragon» Steamboat foi um dos predecessores dos John Morrison´s , dos Chris Jericho´s , de Shawn Michaels etc ... , com os seus Flying Dropkicks , Flying Crossbodys , Armdrags e o sempre espectacular «Skin The Cat» onde com a ajuda das cordas , Steamboat eleva-se de volta ao ringue , um spot que muitos reconhecerão como caracteristíco de Shawn Michaels .
Ajudou a popularizar o arm drag nos EUA tal era a perfeição com que executava a manobra , de tal maneira que até aos dias de hoje , sempre que algum lutador executa esta manobra elementar , o nome de Steamboat é relembrado . A trilogia de combates entre Steamboat e Flair será talvez a maior e melhor que alguma vez foi vista sendo até hoje relembrada como uma das grandes rivalidades dos finais dos anos 80 , inicíos dos anos 90 .
Infelizmente , nunca venceria o Título Mundial da WWF mesmo tendo duas passagens distintas pela companhia , a segunda delas depois de Steamboat ter sido um grande campeão mundial da NWA . E por certo que se não fosse as divergências com Vince McMahon aquando da sua primeira passagem pela companhia , o programado longo reinado de Steamboat como Campeão Intercontinental , guiaria com certeza Steamboat ao main-event da empresa e consequente título mundial .

Como última nota , deixo aquele que é para mim o melhor combate da trilogia Flair/Steamboat e que como disse mais em cima , aquele que eu considero o melhor combate saído dos anos 80 que já tive oportunidade de ver .





Ric Flair vs Ricky Steamboat (COTC6) - 2/3 falls World Title match

Com tecnologia do Blogger.