Ultimas

Panteão dos Imortais : Lutadores que nunca foram Campeões da WWE -Menção Honrosa ( Nº 3)

Poucos lutadores terão conseguido ser tão amados e ao mesmo tempo tão odiados como Jake «The Snake» Roberts . Sempre acompanhado por Damien , a sua sempre fiel pitão de estimação, Roberts estimulava o imaginário dos fãs da WWF , sendo capaz de excitar o público como poucos tudo consoante o lado da moralidade onde se encontrasse . E eram estes mesmos fãs que na maior parte das vezes ditavam o rumo da personagem de Jake Roberts , eram eles quem escolhiam se o sempre astuto , matreiro e manipulador Roberts , mantinha estas caracteristícas enquanto «babyface» ou enquanto «Heel» .
Jake Roberts foi um dos melhores «entertainers» dos finais dos anos 80 , inicíos dos anos 90 e quer fosse herói , quer fosse vilão , a genialidade das suas «promos» não deixavam ninguém indiferente .
Como «Heel» , Jake Roberts exibia todo o seu brilhantismo , através de excelentes «promos» executadas sempre num tom de voz ameaçador e e traiçoeiro , chegando por vezes a fazer-nos duvidar se a sua «gimmick» seria apenas uma personagem ficticía .
Segundo Roberts a filosofia da sua personagem pode ser demonstrada através da seguinte frase «The Biggest Man doesn´t always Win ; The Strongest Man doesn´t always win , but the Smartest and most Cold man does» .





Já como «Face» , Roberts mantinha a mesma toada de excelência , sempre com aquele ar traiçoeiro , digno de alguem que se identificava com uma serpente , inspirando precaução a todos aqueles que se metessem no seu caminho , mas conseguindo sempre captar a atenção do público e aumentar o interesse no combate em questão , um bom exemplo é esta «promo» realizada posteriormente ao combate entre Roberts e Ted DiBiase na 6ª edição da Wrestlemania , onde apenas em pouco mais de um minuto e meio , nos faz ter vontade de ver o combate .





Jake Roberts foi a meu ver o melhor lutador a fazer uso do «micro» neste período de transição entre os anos 80 e os anos 90 , por certo outros considerarão Ric Flair , Dusty Rhodes ; Hulk Hogan entre muitos outros como os melhores , mas no entanto na maior parte das preferências referentes a este assunto , denoto uma particularidade sempre constante , quase sempre Jake Roberts é deixado de fora .
Para além do seu brilhantismo nas «promos» , Jake «The Snake» era também um eximío lutador , capaz de empregar uma psicologia brilhante aos seus combates . Roberts foi também o precursor do DDT no mundo do Wrestling , uma manobra que embora seja banal hoje em dia sendo usada por todos os lutadores , outrora ver um lutador agarrar num adversário e deixá-lo cair de cara no chão era algo nunca antes visto e considerado devastador .

Jake Roberts destacava-se pelo modo como encarnava a «gimmick» que lhe fora dada e pela maneira como a apresentava ao público.
Segundo afirmações dos seus próprios colegas , desde o momento em que Roberts entrava numa arena até ao momento em que o show acabava , ele transformava-se verdadeiramente na figura de Jake «The Snake». Esta atitude levou a que muitos dos outrora «rookies» aprendessem com Jake a maneira de certa de também eles apresentarem as suas personagens perante o público da WWF , alguns como o Undertaker dizem ter aprendido bastante com Roberts acerca do que é preciso fazer para se ter sucesso no Wrestling-profissional .

Na WWF , onde conseguiu o relativo estrelato , Jake Roberts teve várias rivalidades com renome, mas destacava as rivalidades com Rick Rude , Ricky Steamboat e especialmente com o «Macho Man» Randy Savage onde ficou famoso o momento em que Roberts fez com que uma das suas cobras atacasse Savage e o mordesse no braço(obviamente a cobra usada não tinha presas para inocular o veneno em Savage)


Jake Roberts ataca Randy Savage com uma Cobra

A falta de sucesso de Roberts na WWF , pelo menos no que a Títulos diz respeito , pode ser explicada com o facto de na maior parte da sua carreira na WWF , Roberts ter sido apresentado como um lutador «babyface» numa era em que existiam na WWF outros nomes igualmente na condição de «faces» que geravam maior consenso como eram os casos de Hulk Hogan , Randy Savage ou o Ultimate Warrior logo o espaço para Jake Roberts poder ter espaço na corrida ao Título mundial ficava bastante limitado .
Em vez disso foi colocado numa posição de «upper midcard» , de semi -main-event contra alguns dos maiores e melhores «Top Heels» da empresa , como eram Rick Rude , Andre The Giant e Ted DiBiase . Contudo após o «Heel turn» de Roberts no Summerslam 91 , onde atacou Randy Savage e Miss Elizabeth com mais uma das suas amigas de sangue-frio , foi criado o momento ideal para Jake Roberts ser Campeão mas no entanto o Campeão era Hulk Hogan e Jake nunca teve uma verdadeira oportunidade pelo Título da WWF , ainda assim a «feud» com Randy Savage parecia estar destinada a levá-lo até ao topo da promoção .



Jake Roberts Vs Randy Savage(Tuesday in Texas : 1991)

Após a «feud» com Savage ter terminado , Roberts começou uma rivalidade com o seu outrora «protegido» , Undertaker , rivalidade essa que culminaria num combate na Wrestlemania VIII que marcaria o adeus de Jake «The Snake» Roberts á WWF . Nessa mesma noite , Randy Savage vencia o Título Mundial a Ric Flair e pode ser argumentado que caso o «snakeman» tivesse ficado mais uns tempo n a WWF , poderia estar aqui a sua primeira grande oportunidade pelo Título Mundial .
Infelizmente tal como outros tantos «wrestlers» deste período de tempo , Roberts era atormentado por diversos demónios pessoais que se manifestavam no uso excessivo de comprimidos e drogas , e seria este vicío que o levaria ultimamente ao despedimento da WWF e a uma espiral descendente que infelizmente continua até aos dias de hoje e que deverá ter sido o principal entrave a uma maior e melhor carreira de Roberts na WWF .
Jake Roberts foi uma das maiores estrelas dos anos 80 e 90 e como é referido por muitos dos seus anteriores «pares» , caso a sua mente e espiríto estivessem claros , não havia ninguém melhor do que Jake Roberts .




Jake Roberts treina o Ultimate Warrior para um combate deste com o Undertaker

Até para a semana
Com tecnologia do Blogger.