Ultimas

Panteão dos Imortais : Top 5 : Lutadores que nunca foram Campeões da WWE -( Nº 3)

O nome que escolhi para ser o terceiro integrante deste «top» é considerado por muitos o melhor «big man» a alguma vez pisar um ringue de Wrestling .
Tendo conseguido estatuto de uma verdadeira lenda em vários pontos do globo , particularmente no Japão onde se tornaria desde a sua estreia naquele país em 1987 num dos «gaijins» de maior sucesso em território nipónico . Contudo a sua carreira no seu País natal nunca conseguiu alcançar o mesmo nível de sucesso . O seu nome é Leon White , o homem a quem chamavam «Big»Van VADER .

Como tantos outros lutadores , Leon White começou a sua carreira de atleta como jogador de futebol-americano universitário , mas cedo o seu caminho se cruzaria com o ramo do Pro-Wrestling e mais concretamente com a AWA de Verne Gagne , onde após ganhar alguma exposição , decidiu viajar , fixando-se então no Japão , de maneira a aperfeiçoar o estilo brigão e bastante fisíco que tanto apreciava e que se viria a tornar na sua imagem de marca.
A personagem de «Big» Van Vader era á semelhança de algumas «gimmicks» como a do Tiger Mask ou Jushin Liger , baseada numa Manga , da autoria de Go Nagai , precisamente o responsável pela criação da personagem Jushin Liger .

No Japão , Vader encontrava-se como peixe na água , já que o estilo bastante fisíco utilizado no Japão e exemplificado por lutadores como Stan Hansen e Kenta Kobashi entre outros , estava longe da «mariquice» utlizada nos EUA e como tal era possível a Vader usar um estilo bastante mais «durinho» , que lhe valeria o rótulo de um dos lutadores mais «stiff» e brutais da história , que o digam lutadores como Mick Foley , Sting entre outros .
Vader conseguiria o seu primeiro grande momento de destaque em terras japonesas na NJPW , quando venceu um exausto Antonio Inoki em Fevereiro de 1987 em pleno Sumo Hall , depois deste ter disputado um combate contra Riki Choshu . Esta vitória de Vader levou a que o público causasse um motim que levaria á proibição da NJPW de actuar no Sumo Hall , a principal arena da promoção , durante mais de dois anos , tendo o veto sido levantado em 1989 .


A Estreia de Vader na NJPW contra Antonio Inoki

Após esta estreia retumbante , Vader iniciou rivalidades com os outros principais ases da promoção , no caso Riki Choshu e o grande Tatsumi Fujinami , sempre com o Título Mundial da NJPW em jogo , título esse que Vader venceria pela primeira vez em 1989 , após vencer um torneio de uma só noite , num reinado que seria de curta duração para Vader já que viria a perder o Título para Salman Hashimikov , o primeiro russo a vencer um título mundial de wrestling num país capitalista ainda antes do término da Guerra Fria . Mas Vader não desistiria assim tão facilmente , recuperando o Título quase de imediato e desta mantendo-o durante um período de cerca de um ano .

Enquanto Campeão da NJPW , Vader viu-se envolvido num combate que se tornaria lendário devido a várias circunstâncias . Foi numa das poucas vezes que a NJPW e a outra grande promoção Japonesa , a AJPW , cooperaram entre si para criar um combate único e verdadeiramente digno de ser chamado de «Dream Match» , entre o «Gaijin» nº 1 da New Japan , que era Vader e o «Gaijin» nº 1 da All - Japan , um tal de Stan Hansen , num dos combates mais brutais de sempre , como não poderia deixar de o ser , tendo em conta que ambos os participantes eram adeptos de um estilo durinho e sabiam aguentar e distribuir pancada .
Esta não seria contudo a única razão pela qual este combate entraria na história , no decorrer do mesmo , após uma troca de murros bastante durinha com Stan Hansen, Vader viu o seu olho saltar para fora , tendo o próprio Vader empurrado o olho de novo para dentro para que o combate pudesse continuar como planeado .




Vader Vs Stan Hansen : AJPW Vs NJPW SuperShow

Ainda durante o seu reinado como Campeão , Vader competia em outras promoções espalhadas pelo mundo e foi nessa condição que venceu o Título Mundial da CWA , uma promoção com base na Alemanha e ainda o Título Mundial da UWA no México derrotando a lenda mexicana , El Canek . Desta forma Vader reclamou para sim um feito nunca antes visto até então , sendo o primeiro lutador da história a deter simultaneamente três títulos mundiais de pesos-pesados diferentes , de três promoções diferentes , de três continentes diferentes (CWA na Europa; NJPW na Ásia e UWA na América do Norte ) , um feito que permanece único até aos dias de hoje.

Após vários anos a combater principalmente fora dos EUA , Vader seguiria para a WCW , pouco tempo após perder o seu título mundial no verão de 1990 , devido a um acordo inter-promocional que permitia a Vader aparecer mais frequentemente na WCW , onde já tinha tido uma passagem em 1990 mas que devido aos seus compromissos com a CWA , a UWA e a NJPW teve de ser encurtada .
Após a conclusão do acordo , Vader formou uma Tag-Team chamada de «The Big , The Bad and The Dangerous »com outro «monstro» notável , que era Bam Bam Bigelow , naquela que seria uma aliança de curta-duração , devido á primeira de muitas lesões nos joelhos que os obrigaria a perder rapidamente os títulos , neste caso para os Steiner Brothers .
A partir desta altura , Vader começou a concentrar-se quase exclusivamente na WCW , onde seria o protagonista de vários combates e rivalidades de grande nível , como foi o caso da rivalidade com Cactus Jack (Mick Foley) , onde os combates que ambos protagonizaram conseguiriam atingir um nível de brutalidade e violência que até então era totalmente desconhecida para o povo norte-americano , tendo a capacidade sobre-humana de «bumpar». de Mick Foley sido testada ao máximo . Seria aliás nesta rivalidade que Foley perderia a sua já famigerada orelha , embora desta vez , as maneiras mais «violentas» de Vader nada tenham tido a ver com o acidente .



Vader Vs Cactus Jack : Texas Deathmatch pelo Título Mundial da WCW (Halloween Havoc 1993)

Vader venceria o WCW World Heavyweight Championship por três vezes durante esta sua estadia na companhia , tendo tido para além dos combates com Mick Foley , mais duas rivalidades de nível muito acima da média e desde logo altamente recomedáveis , primeiro com Sting em combates considerados revolucionários , já que mudaram a maneira como os combates «Big Man» vs Little Man» eram apresentados ao público e tambem com um recém chegado da WWF , Ric Flair tendo ficado gravado a letras de ouro o embate entre ambos no Starrcade 1993 , num combate simplesmente fantástico .






Mas tal momento não duraria muito mais tempo tendo a carreira de Vader chegado ao fim após uma discussão de «Backstage» bastante conhecida com Paul Orndorff .
Após mais uma breve passagem pelo Japão , agora na UWF, Vader ingressou na WWF de Vince McMahon em 1996 , onde embora tenha sido publicitado e apresentado como uma máquina destruidora , não conseguiu alcançar o nível que tinha conseguido posteriormente na NJPW e até mesmo na WCW . Isto muito por culpa das «rédeas» que lhe foram impostas pela direcção da WWF , que não o deixava mostrar a brutalidade e dureza que tanto o caracterizavam e á qual o público estava habituado e considerava já ser sinónimo de Vader .

A passagem de Vader pela empresa de Vince McMahon fica marcada de forma negativa por um certo incidente ocorrido aquando de uma digressão da WWF ao Kuwait , onde após uma pergunta de um entrevistador local acerca da «realidade» do Wrestling profissional , Vader levantou-se fulo da vida e agarrou o pobre coitado do entrevistador pelo colarinho levantando-o do sofá onde este estava sentado . Este incidente levou a que Vader fosse detido por agressão e uso de linguagem obscena na televisão pública tendo sido depois colocado em prisão domiciliária pelas autoridades Kuwaitianas durante 10 dias .
Em entrevistas recentes , Vader afirma que apenas estava a cumprir o que a WWF lhe tinha ordenado , ou seja manter a sua personagem de homem duro e mau como as cobras e que este incidente lhe tinha custado o seu suposto «push» , afirmando Vader que lhe estaria destinada a conquista do Título Intercontinental logo após o final dessa digressão .


O Infame Segmento

A caminho do final da sua carreira na WWF , Vader tornou-se num mero «jobber» para as futuras estrelas , tendo sido nessa condição que disputou o seu último combate televisivo na WWF , durante o programa Sunday Night Heat , onde perdeu para EDGE ????? .

Vader regressaria então ao sitío onde se sentia mais confortável , ao Japão e mais precisamente á AJPW onde qual fénix , traria a sua carreira de volta das cinzas , estreando-se na Real World Tag League fazendo equipa com o seu anterior rival e agora parceiro de «stifffest» , Stan Hansen .
Esta nova «vida» de Vader no Japão apenas veio provar a burrice que Vince McMahon e a WWF tinham cometido para com Vader , pois este ainda era capaz de actuar ao mais alto nível , conquistando pelo caminho a Triple Crown League sendo o único lutador na história a vencer esta competição e o IWGP Title , tendo ainda conseguido os Títulos de Equipas da AJPW , e a vitória nos Champions Carnival .
Vader é sem dúvida um dos lutadores mais conceituados da história , tendo tido uma carreira notável , repleta de grandes combates e rivalidades nos mais variadas partes do globo , impressionava pela sua agilidade invulgar especialmente para alguem com a sua estampa fisíca , sendo capaz de movimentos que lutadores mais leves teriam bastante dificuldade em executar , tais como o Vadersault ( moonsault da corda superior) ou a sua Vader Bomb , combinando estes com um variado arsenal digno de uma «powerhouse» de renome e uma capacidade enorme de «Brawling» .
Embora no ringue a sua personagem fosse alguém que deveríamos evitar cruzar caminho , na vida real Leon White , é uma extremamente afável e respeitadora , comportando-se sempre educadamente com os seus colegas e com os fãs , foi dessa maneira que o descreveu Bret Hart , classificando-o de «Giant Teddy Bear» , traduzindo para a língua de Camões , um «gigante urso de peluche» . Mas convinha não lhe pisar os calos , como viriam a descobrir Paul Orndorff ou Ken Shamrock que durante um combate actuou de maneira bastante riginha com Vader num combate bastante «stiff» para os padrões da WWF de então , acabando Shamrock por partir o nariz deste em 4 sitíos diferentes , apenas para sofrer a vingança de Vader na respectiva desforra .

Embora tenha tido vários e múltiplos reinos como Campeão Mundial na WCW ; NJPW ; AJPW ; CWA ; UWA entre outras , Vader não conseguir vingar na maior empresa de wrestling norte-americano , nunca conseguindo um único título secundário quanto mais um Título Mundial , mostrando o quão idiota Vince McMahon consegue por vezes ser , nunca aproveitando o extraordinário talento de Leon White , que até eu como fã incondicional do Undertaker , considero o melhor «Big Man» da história do Wrestling Profissional .

Até para a semana
Com tecnologia do Blogger.