Ultimas

From the Vault I - A abertura do cofre...

A pergunta quem muitos de vocês deverão partilhar é: quem é este?!

Para quem não me conhece, o meu "nickname" é "The Icon" Kapitas ("wired" no mínimo, vá...), tenho 20 anos de idade, como já constatado, sabe-se lá como pelo famosíssimo " Dilator", e escrevo de Viana do Castelo, cidade onde frequento o curso de Design do Produto, sendo por sua vez finalista (ou não) do mesmo.

Para ser sincero nem eu mesmo pensaria em sequer me candidatar a um lugar nesta ilustre casa, quanto menos a ser convidado afazer parte desta redacção com tão pouca bagagem de CWO (DXX Online, Wrestling 24 Seven, Wrestling Alliance), não querendo nunca subvalorizar-me é claro, no entanto tenho medo que a minha ascensão seja um pouco prematura, algo que não utilizo como um factor de pressão, mas sim de motivação para provar a todos aquilo que valho.

É com orgulho que vos trago um espaço, que marca a minha carreira nesta comunidade, pois ao longo de todo o período em que cá redijo, estou sempre ligado a algo do género, que é um tanto ou quanto como o bem conhecido "tesourinhos deprimentes". Quem já me conhece de outras bandas, certamente que já leu algum dos meus "Everlasting Memories", um espaço algo semelhante a um outro já cá desenvolvido pelo nosso ilustre Wolve ("A história por detrás dos combates"), onde são revistos os prenúncios que levaram à marcação de um combate, um pouco como que o rebuscar do "Background" de uma feud. Bom, mas como esta modalidade não vive só de acção, irei alargar o âmbito deste espaço também aos mais diversos momentos que marcaram toda esta indústria, renomeando então este espaço de "From the Vault".

Apresentações e blá,blá,blás à parte vamos ver o que irá desta vez sair do cofre...

|Wrestlemania III|
|Randy Savage Vs. Ricky Steamboat|
Intercontinental Championship

Um dos fortes motivos que me fez apostar neste combate para a minha estreia, não se prende, de maneira alguma a qualquer "mark" meu, mas sim pela "angústia" que sinto cada vez que vejo este título em jogo hoje em dia. Um título que apenas serve hoje em dia para iniciar "pushs" a lutadores que, maior parte das vezes acabam por ficar esquecidos pelo Mid-Card, ou até mesmo despedidos. Será que já alguém perdeu cinco minutos de vida a rever a lista de campeões intercontinentais dos anos 80/90?! Nomes como Tito Santana, Don Muraco, Honky Tonk Man, Greg Valentine, Ultimate Warrior, etc.. Penso que é um ultraje estes partilharem a lista com nomes como o de Carlito, Umaga, Rikishi, etc..

Embora este não seja um daqueles combates cheios de "spots", com "bumps" incríveis, mesas partidas, e todas essas coisas que os "amantes" de hoje gostam, este é um combate que ficará sempre ligado ao estado mais puro da modalidade, numa época onde se dava mais valor à modalidade em si, em detrimento da sua vertente de entretenimento.

Esta contenda trazia à baila dois verdadeiros senhores, que atravessavam um momento de forma incrível. Steamboat era já desde os tempos da NWA uma das maiores promessas da modalidade, apontando todas as premissas para que este estivesse bastante próximo do seu primeiro título mundial. Os seus skills eram aquilo que todos conhecemos, mas certamente aquilo que fazia dele um dos grandes da modalidade era sem dúvida o seu selling e a forma como este dotava os seus combates de uma intensidade brutal. Por outro lado tínhamos o senhor que tirou a virgindade à filha do patrão (thanks manjimortal), que era acompanhado por uma das melhores valetes da história (não...não era a Stephanie), senhora essa que dava pelo nome de Miss Elizabeth.

As premissas para este embate, surgem em finais de 86, quando num dos esporádicos shows televisionados que a WWF tinha oportunidade de transmitir na altura. Tudo aconteceu ainda antes do combate onde Randy Savage defendia o seu título Intercontinental frente a Ricky "The Dragon" Steamboat, quando o "Macho Man" atirou o seu adversário que aterrou de pescoço nas barreiras de segurança, que separavam a zona onde a acção decorria da audiência, seguido de um ataque com o "ring bell" na sua garganta, reforçando com isto o seu estatuto Heel.

De forma a vender este episódio, Steamboat esteve fora de acção durante algum tempo, tendo o seu regresso marcado o inicio da perseguição a Savage. Ricky regressa então com ganas de vingança, querendo infligir dor no seu adversário, ferindo-o não só fisicamente, mas também psicologicamente ao perseguir o título que Randy carregava à cerca de quatro meses.

Toda esta série de acontecimentos levou a que fosse marcado, na terceira edição do maior PPV de todos os tempos, um embate entre estes dois colossos, de forma a que toda e qualquer teima fossem tiradas, de uma vez por todas.

O combate em si durou cerca de 15 minutos, sendo resolvido após uma tentativa frustrada de Savage que tentou usar o sino de forma ilegal, tendo George Steele, que acompanhava Ricky neste embate, impedido Savage de o fazer, derrubando-o da corda superior. Após isto, Randy continuou o seu ataque tentando aplicar um Scoop Slam em Steamboat, que sabiamente inverteu o movimento para um roll-up, vencendo dessa forma o título Intercontinental WWF, fazendo com que pela primeira vez na história da Wrestlemania o título mudar de mãos!

A Wrestlemania III, foi certamente um evento que girou basicamente e torno do Hulk Hogan Vs. André the Giant, no entanto nele podemos ainda contar com diversas batalhas de colossos como esta que apresento na primeira, de muitas, edições deste espaço. Desfrutem então deste clássico que para sempre marcará esta indústria.



Com tecnologia do Blogger.