Ultimas

Samoa Joe vs CM Punk - A Trilogia!


Ring of Honor - 2004
Trilogia Samoa Joe vs CM Punk

Quem nunca ouviu falar na épica feud entre Samoa Joe, actualmente na TNA, e CM Punk, actualmente na WWE? Se você ainda não sabe do que eu estou falando, chegou a hora de entender porque esta feud foi considerada uma das melhores rivalidades de todos os tempos, nos proporcionando combates de altíssima qualidade.

A ROH estava com um pouco mais de um ano de estrada, e o ROH World Champion naquela altura era Xavier que tinha conquistado o título sobre Low Ki na Philadelphia. Também da Philadelphia, Samoa Joe bateu Xavier para conquistar pela primeira vez na sua carreira o principal titulo da ROH no dia 22 de Março de 2003. Ele ocupou o cargo de campeão durante vinte e um meses, até perder para Austin Aries no Final Battle de 2004, no dia 26 de Dezembro.

Durante este vinte e um meses, Joe obteve uma sequência de três lutas com CM Punk pelo título, que foram consideradas umas das melhores lutas de suas carreiras, e também da história da ROH. Uma delas, a segunda luta pelo titulo, foi classificada como 5 Estrelas por Dave Meltzer, um famoso critico de wrestling americano do renomado Wrestling Observer Newsletter, se tornando a primeira luta norte-americana a ganhar 5 Estrelas em sete anos - sendo a última uma Hell in a Cell Match entre Shawn Michaels e The Undertaker no Badd Blood: In Your House, em 1997.

Mas porque três lutas podem ser consideradas uma trilogia? Simples, pelo fato que eu citei acima, o altíssimo nível de wrestling envolvido fez com que as lutas ganhassem o status de ''Joe vs Punk Trilogy". Então, vamos entender como foram os capítulos desta história.

Samoa Joe vs CM Punk I


Background: Na primeira luta, ninguém imaginava que dali surgiria a tal trilogia, até porque, os dois lutadores não estavam em uma feud já antiga e as recentes lutas onde Joe defendera seu título não aparecera o nome de Punk. O fato é que depois de tentativas de Homicide, Matt Stryker, Jay Briscoe, AJ Styles e outros, a ROH buscava alguém que conseguisse uma feud sólida com Joe e escolheu um dos cabeças da promoção para tentar valorizar a disputa pelo título, antes que o mesmo seja ofuscado diante de outras lutas em um eventual show.



Samoa Joe vs CM Punk II


Background: Depois da primeira luta pelo título, que teve um final impactante, Punk exigiu uma rematch, que até então não tinha sido marcada. Porém, a segunda chance de Punk veio mais cedo do que ele esperava, no dia 16 de Outubro, Steve Corino, quem seria o adversário de Joe naquela noite, foi chamado as pressas para um show da Pro Wrestling ZERO-ONE, e por questões contratuais, ele foi. Com um novo adversário definido em cima da hora, era de se esperar um novo draw, pois ambos wrestlers não obtiveram tempo o suficiente para programar a luta.



Samoa Joe vs CM Punk III


Background: Sem dúvida, aquele main event era a luta mais esperada da noite. Depois de lutarem no World Title Classic e no Joe vs. Punk II, a estipulação da luta recebeu uma alteração: não teríamos limite de tempo desta vez. Se Joe vencesse, Punk não teria direito a uma nova rematch. Estava programado para aquela noite presenças como a de Bobby "The Brain" Heenan e Jim Cornette, que poderiam coroar o possível fim da rivalidade.



Depois de tudo...: Depois da luta realizada no All-Star Extravaganza 2, Samoa Joe se recusou a aceitar uma nova rematch pelo título diante de CM Punk. A trilogia Samoa Joe vs CM Punk acabou, mas, rendeu DVDs e boas histórias, além de ter deixado belos frutos aos wrestlers. Logo em 2005, CM Punk assinou um contrato com a gigante WWE, onde passaria pela então área de desenvolvimento da WWE, OVW, mas só iniciaria as actividades lá em Setembro do mesmo ano. Enquanto não deixava a ROH, Punk ainda venceu o ROH World Champion de Aries, e em seguida, iniciou uma storyline onde ele levaria o título da ROH para a WWE junto com ele. Porém, perdeu o cinto para James Gibson (Jaime Noble) em Agosto de 2005.

Para Joe, também sobraram frutos, depois de perder o World Title para Aries, ele se tornou o quinto ROH Pure Champion da promoção, vencendo o então campeão Jay Lethal. Ele veio a perder o título para Nigel McGuinness depois de três meses, em um evento da Dragon Gate. Ainda em 2005, Joe ficou marcado por uma grande feud com Bryan Danielson e também ganhou destaque na NOAH, até que em Novembro se transferiu para a TNA.

Além de ter garantido uma bela base para a carreira desses wrestler, a feud serviu de palco para a Ring of Honor e presenteou todos os fãs de wrestling com óptimas lutas, realmente foram todas em de alto nível técnico!

O Moneyless Memories de hoje vos trouxe a tão falada ''Samoa Joe vs CM Punk Trilogy", esclarecendo tudo que ocorreu para quem não teve a oportunidade de acompanhar de perto. Espero que tenham gostado, esperem pela nova edição deste espaço.

Este texto de minha autoria já foi publicado no AWP Wrestling.
Com tecnologia do Blogger.