Ultimas

Savage, uma lenda do wrestling, dentro e fora dos ringues


Randy “Macho Man” Savage um ícone do wrestling profissional que cuja fama não só alcançou no wrestling mas também ao realizar um anuncio de TV para a Slim Jim com a frase, “Snap into a Slim Jim, oooh yeah,” faleceu durante o dia de ontem em Pinellas County, Fla depois de alegadamente ter sofrido um ataque cardíaco enquanto conduzia, tendo posteriormente um acidente de viação....

Savage, nascido Randall Mario Poffo tinha 58 anos. Sendo conheci mais no wrestling devido ás suas épicas batalhas contra Hulk Hogan na década de 80, Savage foi também actor e enquanto jovem, um prospecto da major league baseball.

Lanny Poffo, o seu irmão e também antigo wrestler afirmou á TMZ.com que Savage sofreu um ataque cardíaco enquanto conduzia o seu Jeep Wrangler de 2009

Os bombeiros de Seminole responderam ao acidente e prestaram os primeiros socorros, sendo Savage transportado para o Largo Memorial Hospital, onde haveria de falecer as 9:30 da manhã. O acidente mantem-se sobre investigação e a autópsia será realizada ainda este fim-de-semana,

A esposa de Savage, Barbara Lynn Poffo que a havia conhecido quando era jogador nas ligas menores de baseball na Florida, muito antes de ter conhecido a sua primeira esposa, Elizabeth Hulette, estava também no carro, tendo sofrido somente ferimentos ligeiros.

Savage tem maior reconhecimento no wrestling devido a uma storyline que enche as memórias de infância de muitos fãs de wrestling, tanto os actuais como os já antigos.

Foi uma história que durou um ano. Começou na Wrestlemania IV em 1988 em Atlantic City, N.J quando Hogan que iria tirar um hiatos do wrestling para filmar um filme na vida real, ajudou Savage “a vencer” a final de um torneio pelo Wrestling Federation (agora World Wrestling Entertainment) Championship ao derrotar o “The Million Dollar Man” Ted DiBiase.

Durante a celebração da conquista, Savage deitou um olhar suspeito a Hogan por este estar a celebrar muito perto de “The Lovely Elizabeth,”, esposa de Savage na vida real. A WWF fez o teaser dessa tenção entre os dois que manteriam companheiros de equipa nesse ano de 1998 e no ano seguinte.

O clímax surgiria num especial televisivo da NBC em 3 de Fevereiro de 1989 quando Savage explodiu de raiva em pleno directo e culpou Hogan por acidentalmente ter “lesionado” Elizabeth, Este segmento teve um rating de 9.7

Isto haveria de levar a um combate na Wrestlemania V em 2 de Abril de 1989 também em Atlantic City onde Hogan derrotaria Savage e ganhava o título, sendo que Elisabeth tomou partido de Hogan. Na altura, este foi o maior PPV de wrestling que havia sido realizado, tendo obtido mais de 760.000 vendas, um record que se manteria até ao ano de 2000, ano em que começaria a era de “Stone Cold” Steve Austin e Dwayne “The Rock” Johnson.

Estado Halette e Savage casados desde 1984, um ano antes de Savage ter entrado na WWE, em 1991 a WWF promoveu uma storyline de reconciliação entre ambos, momentos após Savage ter perdido um “retirement” match para “The Ultimate Warrior” na Wrestlemania VII em Los Angles. A storyline do casamento entre ambos haveria de culminar no SummerSlam no Madison Square Garden uns meses depois

Logo após o casamento ter acontecido na storyline, o casal haveria de se separar na vida real e Elizabeth deixaria o negócio do wrestling durante alguns anos. Haveriam de se divorciar oficialmente em 1992

Hulette morreu a 1 de Maio de 2003 com 42 anos enquanto vivia nos subúrbios de Atlanta com Larry “Lex Luger” Pfohl, tendo sofrido uma overdose acidental devido a uma combinação de drogas.

Um dos combates mais famosos de Savage durante a era dourada do wrestling dos anos 80 aconteceu a 29 e Março de 1987 na Wrestlemania III, perante uma assistência recorde para o wrestling até aquela data de 78 mil pessoas no Pontiac, Mich., Silverdome. Enquanto Hogan vs. Andre the Giant era o main-event, o combate de Savage contra Steamboat pelo título Intercontinental foi genuinamente considerado o melhor combate da WWF daquela era com um ritmo rápido e com uma grande acção da qual Steamboat sairia vencedor.

Desde a década de 70 até ao início dos anos 90, Savage foi considerado um dos melhores workers do negócio. No seu pico de carreira, ele era temido por muitos, devido á intensidade por ele mostrada, sendo esta muitas vezes assustadora. As suas entrevistas únicas são o que lhe é mais reconhecido no wrestling, sendo estas nos dias de hoje imitadas por muita gente de dentro e fora do wrestling.

O seu reconhecimento nacional somente surgiu em 1985 na WWF, uma vez que a sua família geria uma promotora de wrestling baseada no Kentucky que era renegada e que esteve numa lista secreta de promotoras a censurar pela indústria mainstream.

“Lembro-me em 1980 quando estávamos a discutir sobre novos talentos em St. Louis e [promotor] Pat O’Connor disse-me que o melhor jovem do negócio era Randy Savage, mas nós não o podíamos usar” dizia Larry Matysik, um antigo promotor e announcer de wrestling de St. Lous. Savage e a sua família, processaram a ai dominante National Wrestling Alliance por restringir e monopolizar o negócio do wrestling, contudo o caso nunca foi a julgamento, uma vez que a maioria das testemunhas chave da família de Poffo foi comprada pelos promotores da NWA.

Quando entrou nos seus 40 anos, Savage foi retirado dos ringues, pelo promotor da WWF Vince McMahon Jr., e em 1994 ele assinou com a rival World Championship Wrestling seguindo as pisadas de Hogan que tinha assinado com a companhia uns meses antes.

Voltou a competir no ringue e foi pushado como uma das estrelas de topo da companhia, tendo ai permanecido até 1999, incluindo um período entre 1996 e 1998 onde eram as negociatas do wrestling que geriam companhia. Nessa altura, Savage vinha a sofrer com varias lesões sérias devido aos anos de wrestling highflying com muito wrestling muito físico. Quando o seu contrato expirou e a companhia que estava a cair na bancarrota lhe oferte menos dinheiro que o contrato inicial, ele optou por abandonar a companhia.

Savage era intenso e dedicado em tudo que fazia. Ele jogou baseball numa liga menor entre 1971 e 1974 tendo defendido as cores dos St. Louis Cardinals, Cincinnati Reds e Chicago White Sox nos então designado "farm system,". Fora da temporada desportiva, Savage lutava usando uma máscara, escondendo a sua identidade dos restantes conhecidos do baseball, contudo algumas vezes lutava com o seu nome verdadeiro, devido á unidade que a sua família tinha, principalmente, o seu pai Angelo e o seu irmão Lanny.

A sua careira no baseball haveria de sofrer um revés quando ele lesionou com gravidade o seu ombro direito que o impossibilitava de lançar com força. Ainda tentou se habituar a lançar a bola com o braço esquerdo mas foi impossível continuar a sua carreira.

“Eu vi o seu tryout nos St. Louis Cardinals em 1971” lembra Matysik., “Meu, ele poderia ter ido longe. Ele tinha somente 75 kg mas ele sabia bater bem”

Savage fez 232 batimentos com 9 home runs e 66 RBIs na sua última temporada no baseball profissional em Tampa na Class-A Florida League para depois se dedicar a fulltime ao wrestling.

Savage teve várias participações como actor em vários programas televisivos, geralmente sendo ele próprio. A sua principal participação na TV foi no lendário anúncio á Slim Jim. Participou também no papel de Bonesaw McGraw em 2002 no filme “Spider-Man”.



A World Wrestling Entertainment emitiu um anúncio oficial sobre a morte de Savage durante a tarde de sexta-feira dizendo:

“WWE is saddened to learn of the passing of one of the greatest superstars of his time, Randy Poffo, aka Randy “Macho Man” Savage. Poffo was under contract with WWE from 1985 to 1993 and held both the WWE and Intercontinental championships. Our sincerest condolences go out to his family and friends. We wish a speedy recovery to his wife Lynn. Poffo will be greatly missed by WWE and his fans.”

O final da carreira de Savage no wrestling profissional foi único. Ele estava agendado participar num main-event da Total Nonstop Action no dia 16 de Janeiro de 2005 e combater Jeff Jarrett.

"Nunca mais o vi desde esse show da TNA” Relembra Dusty Rhodes um dos nomes de wrestling nas décadas de 70 e 90, que havia combatido com Savage numa Wrestlemania há quinze anos atrás. As últimas palavras que ele me disse cinco minutos antes do PPV, foram.” Eu não consigo fazer isto. Eu não quero que as pessoas me vejam assim” Jerry [Jarrett, sócio-gerente da TNA] chamou o [produtor do evento] Keith Mitchell e disse-lhe ”muda o main-event. Eu disse-lhe a ele “Randy, vai para casa, está tudo bem” esta foi a ultima vez que falei com ele". Rhodes que morava a 20 minutos de viagem de Savage, nunca mais o viu e compara o Savage dos últimos cinco anos a uma notável e recluso Howard Hughes.

“Eu podia ver nos seus olhos… ele não queira fazer aquilo” disse Rhodes cujo nome real é Virgil Runnels. “Obviamente que ele estava estável financeiramente, ao contrário de muitos daquela era, [Ric] Flair, Hogan, Andre, eu próprio e muitos que abandonaram. Somente um!”

Artigo escrito por Dave Meltzer em Yahoo Sports com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.