História em Multimidia - The Rise & Fall of WCW II
Olá a todos,
O História em Multimídia será um espaço que analisará materiais que contam um pouco da história do wrestling, sendo em vídeos. Para começar, decidi arrazoar o DVD “The Rise and Fall of WCW”, que me agradou muito, contendo diversas informações interessantes sobre a vida desta tão histórica promotora.
The Rise and Fall of WCW (DVD)
Análise Documentário – Segunda Parte
David Crockett então fala sobre o Black Saturday, onde Vince McMahon literalmente comprou o horário clássico de sábados à noite da Georgia Championship Wrestling. O próprio Chairman da WWE diz que a atitude visava que a sua companhia tomasse controle da TV a cabo e como o programa da GCW estava consagrado na TBS, ele simplesmente usou do tal horário, que continha muita audiência. O nome do programa de Vince? World Championship Wrestling...
“Eu não sei como Vince (McMahon) fez aquilo!”
Jim Crockett.
“Vince (McMahon) chamou Ted Turner e ofereceu-lhe um bom dinheiro anual, que vem junto com um programa de entretenimento de wrestling. Então Ted (Turner) chamou Jim (Crockett), e lhe disse: estás fora do ar!”
Mike Graham.
De seguida, Jim Crockett, Dusty Rhodes e David Crockett falam deste momento complicado, já que a TBS era a grande fornecedora do sinal da Georgia Championship Wrestling, sendo que todos os funcionários e, sobretudo Jim, acharam que seria o fim da companhia.
“Jim (Crockett) chamou Vince e lhe disse: eu quero meu sinal de TV de volta!”
Mike Graham.
“TV Star Wars: WWE vs NWA in Atlanta!” Manchete de um jornal, mostrado no DVD.
Jim Crockett diz que ele pagaria um milhão de dólares para recomprar seu horário tradicional na TBS. Então, McMahon simplesmente aceitou. Contudo, se bem repararam, VKM usava um show de nome WCW, nomeação que seria extinguida na volta da GCW, mas mais tarde viria a ser o nome da empresa! Vince perdeu seu horário na TBS, mas o Monday Night Raw da USA Network continuou firme. Na realidade, a USA Network até deu um novo horário adiciona para o Chairman, estreando um show similar ao WCW, agora chamado Prime Time Wrestling. (NOTA: a maioria das informações deste parágrafo não constam no DVD, mas decidi deixá-las a vocês para este assunto do Black Saturday ficar solucionado).
“Going to the Mat: Crockett’s Big Wrestling Bash Slam Its Way to Charlotte.
Jim Crockett Jr. is taking his professional wrestling show on the road. For the next four week, Crockett, president of Jim Crockett Promotions of Charllote, will stage professional wrestling on a 14-city tour that started Tuesday night in Philadelphia and will include six large outdoor stadiums more commonly used by pro football or baseball teams”. Excerto de uma matéria de jornal, que aparece no DVD.
Jim Crockett diz que os ratings aumentaram muito e o número de fãs na arena também. Segue-se alguns vídeos dos Four Horseman e um pequeno depoimento de Arn Anderson. Dusty Rhodes fala do quanto a TBS novamente foi importante, por ir ao país todo e que, pela recompra do horário, estavam todos salvos!
Jim fala das turnês que realizavam, viajando por San Francisco, pelo Texas,... Isto se vê em vários vídeos que se seguem, onde havia muitas pessoas em locais diversos para ver os shows de wrestling da NWA.
“Magnum T.A. Ele é jovem e se tornará numa super estrela. Ele é uma estrela, mas conseguirá ser reconhecido como mais que isto num futuro próximo”.
Jim Crockett, ao ser perguntado por um repórter sobre qual lutador conseguiria virar uma lenda, futuramente.
Fala-se muito de Magnum, sobre a qualidade e carisma que este tinha, com depoimentos do mesmo e de Jim Crockett.
“Wrestler’s Condition Critical. Rescuers Took Nearly An Hour To Extract Manum (T.A.) From Car.
Rescue workers who freed wrestler Magnum T.A. from his wrecked Porsche early Tuesday morning were worried”. Excerto de uma reportagem de jornal, que dá a conhecer o acidente de carro crítico, que Magnum T.A. sofreu.
Surgem muitas mensagens e manchetes em jornais, falando sobre o acidente. Jim Crockett diz que havia muitos fãs no hospital, torcendo pela recuperação dele.

Road Warrior Animal.
“Ele podia ter sido um dos melhores de todos os tempos. Ele tinha carisma, o corpo e a mente para a modalidade. Muitos lutadores têm alguns destes três, mas ele tinha os três!”
Jim Crockett.
Jim Crockett fala a respeito do crescimento rápido que a sua promoção atingiu. Ric Flair também dá a conhecer o tamanho da ascensão da indústria, dizendo que viajavam o mundo todo e eram conhecidos em todas as partes. Dusty Rhodes e Arn Anderson dão créditos, outra vez, a TBS, proferindo agora que passaram a atingir mais áreas dos Estados Unidos, como Las Vegas.
“Nós compramos dois aviões!”
Ric Flair, referindo-se do crescimento da NWA.
Arn Anderson diz que muito se deve a tática de expansionismo de Jim Crockett, sendo que se este se mantivesse somente na Carolina do Norte, provavelmente a WCW nem teria existido com tanta força como acabou ocorrendo. AA divulga que este foi realmente um período de grande excitação para os wrestler envolvidos na promoção.
“Eu provavelmente não fui o homem de negócios que deveria ser.”
Jim Crockett.
De seguida, David Crockett, Dusty Rhodes, Ric Flair e o próprio Jim falam sobre a vertiginosa queda que ocorreu depois, com JC afirmando que faltou a habilidade de investir e controlar o dinheiro. Entrava muito capital, mas este saía ainda mais rápido. Também o “Nature Boy” divulga o quão difíceis e longínquas foram as viagens por todo o país, provocando um desgaste enorme.
Surge uma manchete e uma reportagem de jornal, destacando as negociações quase completas entre a Jim Crockett Promotions para a Turner Broadcasting System, a tão falada TBS.
David Crockett diz que relutou em tomar uma decisão acerca da venda da companhia. Ele, na verdade, pode combater até os últimos minutos, até mesmo com vastas conversas com Jim Barnett – que dizia que o acordo seria excelente para a companhia -, um conselheiro sênior da WCW, mas não pode resistir quando sua mãe o ligou e aconselhou-o a aceitar a proposta, que rondava os dez milhões de dólares. Jim destaca como os talentos da companhia se sentiram assim que as primeiras propostas de Ted Turner foram rumoradas. Dusty Rhodes diz que a família foi papel basilar na venda para Turner.
Dusty Rhodes diz que a empresa e indústria por detrás de Ted Turner não sabia, de maneira alguma, administrar aquilo, situação que Ric Flair confirma, ao dizer que Turner amava a modalidade, mas não fazia idéia de como geri-la, pensando somente no dinheiro. Também é destacado as muitas políticas de balneários que foram implantadas na chegada de Ted.
“O principal ponto foi: a diversão acabou!”
Jim Crockett.
David Crockett segue, afirmando que estava muito frustrado com Ted Turner. Jim Crockett diz que Turner acabou simplesmente com eles e os mandou para casa, estando demitidos!
Vídeo da Segunda Parte