Ultimas

Slobber Knocker #26: Top 10 "Botches mortíferos"


Olá a todos assim que entramos em mais um fim-de-semana, logo é altura para mais um Slobber Knocker. Para esta edição volto a trazer a edição temática “Top 10” onde destaco 10 acontecimentos no mundo do wrestling com um factor em comum. Pelo título desta edição já devem ter entendido que este tem aqui umas coisas que vão doer ver...

Um botch pode acontecer de várias formas. Muitas vezes apenas um desentendimento entre wrestlers ou uma escorregadela pode dar origem a um momento cómico e que mata um pouco o “clímax” do momento. Às vezes também pode denunciar a natureza “falsa” da modalidade ao expor um spot obviamente combinado mas que não correu da melhor forma. Mas nem sempre os botches são apenas estas escorregadelas e ocasionais momentos humorísticos. Existem botches bem sérios que encurtam ou acabam carreiras. Todos aqueles fortes atletas que gostamos de ver na TV e admiramos são treinados durante anos para executar as suas manobras no ringue em segurança, mas nada os impede de por vezes falhar. Afinal de contas, são humanos.

Nesta contagem, verão que os níveis de gravidade e dor causada até no próprio leitor vai aumentando, começando de forma mais leve com incidentes de menos gravidade, Mas comecemos a analisar estas situações:

10 – Styles Clash a meio caminho


AJ Styles tem o seu lugar garantido como um dos lutadores de topo na TNA e até no wrestling em geral. Não tem dos talentos comuns e a sua galardoada carreira mostra que este não é mais um, mas sim um lutador completo e impressionante. A começar pelo seu finisher, o “Styles Clash” cuja execução não é assim tão fácil e num instante pode causar problemas. Vénia para Styles por executar a manobra por tantas vezes e apenas a ter falhado tão poucas vezes como é este o exemplo em Kazarian – a eterna feud? Que se há-de fazer se os combates são impecáveis? Tendo em conta que é Kazarian, podemos estar descansados que sabemos que não houveram consequências graves e ele ainda aí anda e de boa saúde. No entanto não deixa de causar aquele arrepio ao ver que a cabeça não foi para onde devia ir e que aquele pescoço deve ter ficado tudo menos agradecido…

9 – O Pedigree dos Pedigrees


Hunter Hearts Helmsley ainda era ele, uma estrela em desenvolvimento. E Marty Garner era o nome do jovem que vinha fazer o job para este potencial main eventer em crescimento. Aqui conta-se um caso em que não se fez os trabalhos de casa. O jovem Garner desconhecia a move set de Hunter e não estava familiarizado com o seu finisher, o Pedigree. Sempre óptimo não saber o que o adversário faz antes do combate, logo chega a altura do encontro e Garner ao encontrar-se na posição assume que Hunter executaria alguma Tigerbomb ou suplex. Logo, lá vai ele a levantar as pernas à espera de virar. Qual a sua surpresa quando Hunter executa a sua manobra como normal e Garner faz uma das mais assustadoras mas também espectaculares aterragens de cabeça, originando um dos mais grotescos Pedigrees já aplicados. Seria um destes que acabaria com a streak de Undertaker nas duas últimas Wrestlemanias?

8 – “Benoit” e “Suicide Dive” são palavras que não ficam muito bem juntas, hoje em dia…


Pondo o seu fim à parte, Chris Benoit sempre constará entre os melhores wrestlers de sempre. No entanto, claro que também iriam haver alguns destes, é inevitável. Durante a feud com Booker T pelo título dos Estados Unidos – quando este tinha valor suficiente para andar na cintura destes dois – Benoit executa um Suicide Dive em direcção a Booker T, mas apenas encontra a mesa de comentários com as costas. Um bump grotesco e a forma como aquela zona foi trabalhada para a vantagem de Booker no resto de combate até dá a entender que aquilo foi um spot doido combinado – e Benoit se calhar até era menino para isso – mas o que nós vemos é uma manobra de alto risco a ter um final desastroso que dói só de ver. A melhor parte? O combate estava longe de acabar e conseguiu concluir-se como um encontro formidável…

7 – O Tensai não deve querer F-5’s a esta hora…


Brock Lesnar apesar da sua força tremenda, de vez em quando também deixava escapar assim algumas. Outro caso foi com Hardcore Holly com uma dolorosa e horrível Powerbomb que causou uma lesão ao veterano – aqui as culpas costumam-se apontar a Holly por ter feito peso. Mas não incluí esse excerto aqui neste Top 10 porque não queria encher isto aqui de Lesnar e ainda ia parecer que eu tinha algo contra ele – sim, porque ele ainda aparece aqui mais uma vez. Neste caso foi um F-5 mal aplicado a A-Train – agora Tensai – que também parece ter feito muito bem ali ao pescoço do desgraçado. Não houveram danos permanentes, afinal de contas esse nosso amigo já está de volta à WWE com a sua milésima gimmick, mas será que esta passada Segunda-Feira Tensai teve assim uns flashbacks de guerra a lembrar-se disto quando subia para os ombros de Ryback?

Uma nota curiosa: o regresso de Albert como Lord Tensai à WWE deu-se por volta da mesma altura em que se confirmava o regresso de Brock Lesnar à companhia. Lembro-me de ter comentado humoristicamente com amigos “Olha, lá vai ele embora outra vez para o Japão, agora com esta…”

6 – Joey Mercury a beijar a escada


Era suposto ser um bump, mas não era para ser tão bruto. No máximo até era o Jeff Hardy que se aleijava mais. Mas com aquele ricochete da escada que embateu em ambos os MNM – Johnny Nitro, ou mais tarde John Morrison, saiu praticamente ileso – foi com lance suficiente para “rebentar o focinho” do Mercury. Literalmente até, o seu rosto não ficou em bom estado, teve logo que levar uma série de pontos e andou a lutar com uma máscara protectora durante um período próximo do acontecimento…



5 – Um Shooting Star Press pesado…


Nova entrada do nosso amigo Lesnar na lista. Mas pelo menos desta vez não aleijou mais ninguém a não ser ele próprio. Em sua defesa, aquela manobra é dificílima de executar, quanto mais para um indivíduo do seu tamanho e massa. Brock Lesnar não é aquilo que se possa chamar de um high flyer e tirando aquele final, até foi um pincho surpreendente. No entanto, espatifou-se ali com a caixa “corniana” no chão, causando-lhe severos danos, incluindo uma séria concussão. Era para ser um spot “OMG” ou “Holy shit!” num enorme palco como a Wrestlemania e… acabou por ser na mesma. Existe também registo de que Lesnar já voltou a tentar aplicar – ou já aplicara antes – a mesma manobra e com sucesso. Vénia que eu fico contente por já fazer um rolamento à frente pelo chão direito, quanto mais uma pirueta daquelas…

4 – A perna solta de Sid


Um dos clips mais difíceis de ver para os mais sensíveis nesta lista. Chegam alguns a achar que aquilo foi feito e que ele levava uma “perna falsa” dentro da bota. Foram uns tremendos efeitos especiais então, porque se aquilo não era a perna dele não sei onde é que ele a meteu então. Mas foi de facto uma queda aparatosa. Não necessitou de dar uma pirueta mal dada, não precisou de ser a muitos metros do chão, não precisou de ter objectos ilícitos por baixo, nem precisou que fosse o adversário a atrapalhá-lo. Algo tão simples e possível de acontecer como uma má aterragem. E a perna ficou a apontar para o lado que não devia. Este vídeo já foi bastante revisto, logo é possível que já o tenham visto antes, mas se não viram aconselho a não verem se forem mais sensíveis – apesar que se são assim tão sensíveis não deviam andar a ver wrestling…

3 – O incidente de Mass Transit


Não sei se pode considerar-se propriamente um botch, mas decidi incluí-lo porque anda lá perto, pode-se considerar que toda a situação tenha sido um botch. Antes de mais, introduzo com uma pequena ideia de quem é um dos protagonistas deste incidente: New Jack. Um indivíduo que não admiro nem por nada, desde o seu wrestling que baseia-se mais na pureza da violência do que em talento propriamente dito, à sua personalidade. Já tem várias acusações de tentativas de homicídio – algumas delas mesmo em ringue – e mais recentemente andou nas bocas do povo por andar a desejar morte a Jerry Lawler após o seu colapso em directo no Raw. E ainda pelo episódio que vou contar mais adiante, já podem ver… É uma jóia de um moço…

Este incidente viu um jovem de 17 anos e o seu pai a mentir a Paul Heyman quanto à sua idade e treino. O jovem era demasiado novo para o que aparentava e não tinha treino algum. O estranhamente ingénuo Paul Heyman aceitou e colocou-o numa parceria com D-Von Dudley – ou Devon para os mais recentes – contra os Gangstas – constituídos por New Jack e Mustafa Saed. Temos em conta que isto deu-se na ECW logo não ia ser um combate de tapete propriamente. As coisas pioram quando New Jack tira uma do livro de Abdullah the Butcher e enterra-lhe um garfo na testa. O jovem inexperiente sangrou descontroladamente e ainda levou mais porrada, enquanto D-Von era bookado a não ser capaz de fazer nada para o impedir. Foi o próprio pai que acabou por suplicar ajuda médica, revelando a sua verdadeira idade e treino. Mesmo sendo um house show e não tendo passado em TV, vídeos foram captados por fãs e a ECW – cujo conteúdo extremo já não lhes dava a imagem mais limpa – ficou em maus lençóis. New Jack, sendo New Jack, não apresentou grandes remorsos e o jovem e o seu pai, por própria culpa e devido às suas mentiras, nunca foram capazes de ganhar um processo. Por causas não relacionadas, o jovem Mass Transit – Eric Kulas seu verdadeiro nome – acabou por falecer em 2002 – devido a complicações com os seus problemas de peso. Moral da história: não se metam no que não sabem que isto não é para qualquer um. Vídeo também não recomendável a sensíveis.

2 – O trágico fim de carreira de Droz


Causado por D’Lo Brown e este é um caso em que a plateia também tem que ter cuidado com o que faz e não atirar objectos para o ringue. Neste caso alega-se que tenha sido alguma bebida em que D´Lo Brown tenha escorregado e que o tenha impedido de executar uma “running powerbomb” com sucesso. Outra teoria é a de que Droz levava uma camisola muito solta que não permitiu a D’Lo agarrá-lo bem nem a Droz de dar um bom salto. Especula-se também que tenha sido uma combinação dos dois. O certo é que a manobra foi “botchada” e Droz caiu sobre a sua cabeça, fracturando gravemente o seu pescoço, deixando-o… tetraplégico. Uma situação difícil para D’Lo Brown que viu um colega a retirar-se da pior maneira e tudo às suas mãos, mesmo que não tivesse sido culpa sua, logo outra dificuldade em ser wrestler são situações emocionais como esta. Droz já recuperou alguns sentimentos e movimentos da cintura para cima mas continua inválido. D’Lo Brown conseguiu continuar uma célebre carreira, porque isto foi só um acidente e ele sempre foi um indivíduo talentoso.

Como o combate foi gravado para o Smackdown em 1999 mas nunca foi para o ar, não existe qualquer registo de vídeo com o incidente. Apenas deixo um vídeo com um pouco da move set segura de D’Lo Brown…

1 – A queda de New Jack e Vic Grimes


Deixei esta para o número um porque não só é extrema e grotesca como também é uma situação de dois em um. No pay-per-view “Living Dangerously” da ECW de 2000, New Jack constou num spot que o deixou cego de um olho e que lhe causou danos cerebrais – ficou ainda mais fino que o que já era, estou a ver. New Jack e Vic Grimes tinham um spot em que cairiam de uma altura… bastante razoável para cima de umas mesas que lhes amorteceriam a queda e até nem corria mal se caíssem direito. No entanto, saiu dali uma coisa estabalhoada e os dois caíram, falharam as mesas e caíram no cimento. New Jack bateu com a cabeça no chão e ainda levou com o peso de Grimes todo encima da cabeça. Por aqui já está algo bonito.

Mas mais estava para vir. Os dois tiveram oportunidade de desforra na XPW e de novo tivemos um spot horrível, só que desta vez apenas com Vic Grimes. O empurrão de New Jack – de uma altura ainda maior – foi falhar as mesas e cair desamparado contra a corda superior, muito perto do canto, quase morrendo. Botch? Vai-se a saber e afinal o New Jack até fez de propósito para se vingar do botch anterior e empurrou-o com intenção de lhe acabar a carreira ou… matá-lo. Verdade ou não, lembram-se de eu ter dito que ele era uma jóia de moço? A ver se não apetece adoptá-lo…

Abaixo fica um vídeo do segundo incidente que também não é muito bonito de se ver. Apesar de tudo, não resisto ao grito do comentador…


E é isto que tenho para vós, espero que tenham gostado do artigo e da ideia e que se tenham entretido. Se causei alguns arrepios e vos fiz virar a cara ocasionalmente – o que não aconteceu com certeza, não estou a lidar com maricas – é porque escolhi bons clips. No entanto, como o conhecimento de todos os leitores juntos é vasto, estejam à vontade de acrescentar exemplos de que se lembrem de botches perigosos.

Para a semana, correndo tudo bem, cá estarei de novo e até lá já sabem… Não tentem isto em casa!

Cumprimentos,
Chris JRM
Com tecnologia do Blogger.