Ultimas

Um olhar sobre o WWE Hall of Fame 2014: Jake “The Snake” Roberts - Um homem que vive a sua gimmick


Todo o fim-de-semana da WrestleMania fica marcado pela noite de Sábado com a anual cerimónia do Hall of Fame e onde várias estrelas do passado da WWE e do wrestling são consagradas pelo seu passado no wrestling, pelas conquistas e pelos marcos que deixaram no wrestling.

Este ano, os consagrados com a entrada no Hall of Fame serão Ultimate Warrior, Jake Roberts, Razor Ramon, Paul Bearer, Lita, Carlos Colon e Mr. T....

No decorrer desta semana, iremos apresentar a história de cada uma das estrelas celebradas neste ano de 2014.

Vejamos agora a carreira de ake “The Snake” Roberts


Jake “The Snake” Roberts é um homem que de certa maneira viveu de acordo com a sua gimmick. A personagem sombria a perturbada que falava de modo calmo e suave a simbolizar o medo, era sempre o contraste perfeito para os heróis do seu tempo. Neste papel, Roberts foi talvez uma das personagens mais dinâmicas e influentes da história do wrestling profissional e certamente uma das personagens mais memoriáveis da história da indústria.

Contudo quando alguém tem de se envolver em tamanha personagem, dia após dia, há sempre o risco da pessoa que é um mero actor se tornar vítima da sua própria personagem. Juntando-se a isto um homem que castiga o seu corpo todas as semana em prol dos fãs, uma vida de abusos e tramas emocionais e o prazer da adição de substâncias e temos a ementa completa para a destruição de uma mente e de um corpo humano.

Esta é a história de um dos primeiros demónios do wrestling, a primeira gimmick a conquistar definitivamente as mentes dos fãs de wrestling. Esta é a história de um homem, que sofreu em todos os momentos da sua vida mas acima de tudo esta é a história de um homem que conseguiu se reerguer e lutar contra os demónio e as surpresas que a vida e o destino guardou para ele.

Esta é a história do pesadelo bem-falante conhecido somente como “The Snake.”

Jake Roberts nasceu sob o nome de Aurelian Smith Jr, filho do lutador profissional Grizzly Smith e apesar de esse nome ser respeitado no mundo do wrestling, em termos familiares nada disso acontecia. Nascido a 30 de Maio de 1955, Smith foi concedido em termos traumáticos depois de o seu pai ter violado a neta da sua namorada da altura. A jovem somente tinha doze anos e os dois foram forçados a casar. Quando Jake era jovem, Grizzly era um pai abusivo o que causou muitos traumas na sua família. Era frequente ele manter o kayfabe em casa ao usar colares cervicais e andar de muletas na tentativa de vender uma storyline. Para toda a família Smith isso era uma fonte de trauma pois o pai nunca os informou do kayfabe do wrestling.

Na tentativa de se aproximar do seu pai, em 2974, Jake Roberts tornava-se lutador em part-time e árbitro. Acabaria por fazer carreira em companhias de relevo como a Mid-South Wrestling, Mid-Atlantic Championship Wrestling e sobretudo na Georgia Championship Wrestling. O seu primeiro grande destaque aconteceu na NWA sob a tutela de Paul Ellering que liderava os conhecidos Legion of Doom, ou The Road Warriors. Isto colocou Roberts como contender do NWA World Television Championship de Ron Garvin, o que levou a uma grande serie de batalhas sangrentas durante todo o ano. Ele ficou conhecido mundialmente como um excelente talento e o facto de ter criado o DDT num spot botchado ainda mais trouxe oportunidades para ele.

Foi esta feud que colocou Jake Roberts no mapa do wrestling e que o levou para a World Class Championship Wrestling e enfrentar o grupo mais forte da casa, os Von Erichs, que lhe haveria de render um título de TV e seis títulos de equipas. Contudo, os tempos eram vorazes e o telefone de Roberts tocaria, era uma chamada da WWF que estava a começar a dominar o mundo do wrestling. A sua estreia foi em Março de 1986 na WrestleMania contra George Wells.

A carreira de Roberts já estava a ter sucesso para quem somente entrou no wrestling como part-timer, mas a carreira do The Snake podemos dizer que ainda agora estava a começar.

Não demorou muito até que o homem que agora se fazia acompanhar de uma pitão de nome Damien começasse a ter sucesso mas esse sucesso está de mão dada com um momento que podia ter de imediato terminado a sua carreira na WWF. Roberts entra numa rivalidade com um dos top babyfaces da WWF da altura, “The Dragon” Ricky Steamboat e é questionando para por em prática o golpe que ele inventou, o DDT mas o golpe não seria aplicado no ringue e sim no cimento. Jake estava hesitante mas depois de Ricky lhe dizer para não ter medo, ele aceitou fazer o spot. O medo de Roberts confirmou-se e Ricky sofre uma concussão no spot, contudo conseguiu recuperar com sucesso e até ajudou a elevar a aura da rivalidade entre os dois.

Roberts estava a calibrar ao máximo. Apesar de não ter ganho muitos desses combates, (o objetivo era colocar Steamboat over), a química e a psicologia mostrada nos combates era algo que a WWE não via em muitos dos seus combates e muitas vezes foram o destaque dos shows. Esta rivalidade deixou imenso heat junto dos faz e de tal forma que Roberts foi elevado para trabalhar contra “Macho Man” Randy Savage pelo Intercontinental Championship, contudo os fãs tinham outros planos e Roberts estava tornar-se um dos favoritos dos fãs e assim o plano foi abortado e até uma rivalidade com Hulk Hogan foi abortada pois eram mais os cânticos para o The Snake do que para Hulk.

Roberts eram dos mais overs da essa era e tornou-se um grande babyface ao rivalizar com The Honkytonk Man, uma rivalidade que fez Roberts entrar na Wrestlemania III com Alice Cooper e uma grande rivalidade com Rick Rude, que envolveu a esposa de Roberts e com Rude a estampar o rosto dela nas suas roupas.


A grande popularidade de Roberts levou a ter rivalidades memoráveis e combates com Andre the Giant, “The Million Dollar Man” Ted DiBiase, Rick “The Model” Martel, The Ultimate Warrior e com o seu protegido, The Undertaker. Jake tornou-se a segunda vitima da streak de Undertaker ao ser derrotado na Wrestlemania VIII num combate que se pode dizer que é o highlight dos primeiros anos da streak Undertaker na Wrestlemania.

Este combate contudo, seria o início do declínio de Jake “The Snake” Roberts nos grandes palcos. Após ter ameaçado não participar no show pois Vince McMahon não cumpriu a promessa de lhe dar uma função no backstage que havia lhe prometido, Roberts deixou a WWF e rumou para a WCW.

Este foi o inicio da desgraça de Roberts que haveria de se render ao abuso de drogas e álcool. Documentários como o Beyond the Mat mostraram o seu declínio e os maus lençóis em que ele estava.

Durante quinze anos, Roberts haveria de perder o contacto com os seus amigos tanto no wrestling como na família. A sua carreira iria se resumir a varias participações em promotoras como ECW, TNA e pequenas participações na WWE e em várias promotoras independentes. Em muitas dessas participações o seu legado era posto em causa pois Roberts muitas vezes não tinha condições para competir e em muitas noites, o show terminava com Roberts a insultar os promotores, os seus colegas de balneários e por vezes o público.

Esse final de carreira levou Roberts para um local sombrio

“Eu sei que se não conseguir, eu não estarei aqui para os meus netos e não estarei aqui para a minha mãe. Eu preciso de uma vida. Uma vida!” –Jake Roberts.

Jake Roberts, o homem, não a personagem estava preso num vício que impedia-o de se tornar o homem que queria ter. Os efeitos na sua carreira eram marginais em comparação ao efeitos que estava a ter na sua família e amigos que estavam preocupados com ele.

Aurelian Smith Jr, não Jake “The Snake” Roberts estava preso na sua mente e nos seus vícios. Ele era visita não só das suas escolhas mas como das circunstâncias, Sempre que Jake tentava se levantar acontecia algo. A sua irmã assassinada, o pai distante, a careira que não atingia o que ele esperava, a sua mulher deixava-o, a sua filha seguia o caminho da mãe, Era um circulo que fazia com que a vida de Jake não tivesse sentido.

Aurelian Smith Jr. precisava de ajuda e esse veio com um dos seus protegidos no wrestling, um homem que viu em Roberts um mentor e aprendeu com este o melhor do wrestling, Diamond Dallas Page.

Em 2012, Page encontrou o seu mentor numa forma terrível, não só física como mental. Dallas que já havia passado por problemas semelhantes quis oferecer ajuda a Jake, uma chance para se limpar, voltar à boa forma. Dallas Page ofereceu-lhe a redenção.

A partir daí, foi Jake Roberts quem fez o resto. Apesar de ter havido problemas na recuperação, a ajuda do seu amigo levou a que ele se limpasse e a se reinventar tanto a nível pessoal como profissional.


Logo após se ter anunciado a sua entrada no Hall Fame e a reunião com a WWE, Jake Roberts descobriu que tem cancro. Isto é trágico para um homem que fez de tudo para encontrar redenção na sua vida mas ele próprio disse que se superou tudo que a vida o fez sofrer, ele conseguiria vencer o cancro.

Jake Roberts é uma lenda no wrestling e isso nem precisa ser dito. Ele inventou o DDT, ele trouxe ao wrestling uma nova gimmick que para além de se valorizar fez com que os seus rivais se elevassem ainda mais. Ele é um dos maiores profissionais de sempre e é uma pena que nunca tivesse sido campeão Mundial.

Contudo e mais importante, ele foi um homem que se redimiu e venceu os demónios da sua vida. Ainda tem muito que lutar e resolver muitas coisas do passado mas amanhã quando entrar no Hall of Fame, Jake “The Snake” Roberts entrará com a certeza que quando receber o seu anel ele o recebe por mérito próprio e como sendo um dos grandes nomes que este meio já viu.

Será também nessa altura que Aurelian Smith Jr. entra no Hall of Fame dos seus amigos e colegas como um homem que endireitou a sua vida e somente por isso merece outra celebração.
Com tecnologia do Blogger.