Tomos de Eternidade
A súbita morte de Rikidozan teve terríveis consequências para o Puroresu, o desporto quase morreu juntamente com o seu criador.
Há contudo algo a dizer, já antes da sua morte Rikidozan tinha noção que o seu tempo estava a chegar ao fim, já tinha passado do seu apogeu físico e começava a decair, como tal entendia a suprema necessidade de encontrar e treinar um digno sucessor. Rikidozan encontrou não um, mas dois homens, que nas próximas décadas redefiniriam o Puroresu, eram eles Kanji “Antonio” Inoki e Shohei “Giant” Baba.
Há contudo algo a dizer, já antes da sua morte Rikidozan tinha noção que o seu tempo estava a chegar ao fim, já tinha passado do seu apogeu físico e começava a decair, como tal entendia a suprema necessidade de encontrar e treinar um digno sucessor. Rikidozan encontrou não um, mas dois homens, que nas próximas décadas redefiniriam o Puroresu, eram eles Kanji “Antonio” Inoki e Shohei “Giant” Baba.

Antonio Inoki era filho de um político, sendo o sexto filho( tinha 6 irmãos e 4 irmãs). Na escola destacou-se como jogador de basquete devido á sua grande altura( no 7ºano já tinha 180cm), mais tarde no atletismo(onde ganhou prémios) e também treinou karaté. Em 1957 a família emigrou para o Brasil devido ao pós-guerra, já no Brasil destacou-se em desportos olímpicos, arremesso do peso, disco e dardo, tendo ganho vários campeonatos regionais bem como nacionais.
Durante uma tour no Brasil Rikidozan conheceu Inoki e, reconhecendo o seu talento trouxe-o para a JWA para o reinar como wrestler.
Giant Baba era um autentico gigante, com 209cm( há quem defenda que seria mais alto do que o lendário André the Giant) cedo se tornou jogador de basebol, sendo considerado um dos grandes futuros talentos. Contudo a sua carreira durou apenas um jogo( o qual a sua equipa perdeu) e Baba foi dispensado da equipa principal para treinar mais. Durante este período Baba foi recrutado por Rikidozan que via nele não apenas um homem descomunalmente grande, mas também muito talentoso e com um grande faro para o negócio.
Ambos homens foram treinados juntos no dojo da JWA, e realizaram a sua estreia no mesmo evento, a 30 de Setembro de 1960 tendo Baba ganho e Inoki perdido os seus respectivos combates, o que de certa forma foi um prelúdio dos seus futuros na JWA.
Após a morte de Rikidozan em 1963 Giant Baba foi escolhido para ser o ás da promoção ficando Inoki na sua sombra. Tal só mudaria em 1967 apôs Inoki ter passado um ano numa outra promoção, a Tokyo pro-wrestling onde Inoki se tornou o ás da mesma. Aquando do seu regresso Inoki juntou-se a Baba( que entretanto ganhara o NWA International title de Rikidozan, um título que viria a ganhar mais duas vezes) e criaram a mais dominante tag-team japonesa do final dos anos 60, a qual se chamava “B-I Cannon” tendo ganho os NWA International tag-team titles 4 vezes.
Antes de continuar a história destes dois grandes homens, sinto necessidade de explicar como os dois lutavam no ringue. Primeiro ambos eram wrestlers técnicos de topo da sua época a nível mundial, isto é particularmente notável no caso de Giant Baba devido á sua enorme estatura e tendo em conta os padrões modernos, onde um wrestler grande tende a descontar o trabalho técnico, Baba por seu lado conseguia trocar holds com os melhores do mundo. Ambos os homens tinham enorme resistência física sendo capazes de irem a hora sem grandes problemas, bem como realizar vários combates numa noite( Baba ficou particularmente famoso neste ponto, sendo capaz de realizar por vezes 10 combates numa noite contra a elite do wrestling mundial da altura). Como seria de prever enquanto Inoki era um wrestler mais rápido e ágil Baba era mais lento, contudo essa lentidão era contrabalançada com a sua enorme força( Butch Miller dos Bushwachers afirma que numa ocasião o adversário de Baba armou-se em esperto com ele e que “ Baba took those huge hands and nearly chopped him to death”). Por outro lado enquanto Inoki utilizava um estilo de wrestling mais virado para as artes marciais, Baba utilizava o estilo clássico de wrestling dos anos 60 e 70.
Contudo esta muito bem sucedida parceria terminou em 1971, ano no qual Inoki tentou lançar um coup sobre a JWA( tentou apoderar-se dela), não foi bem sucedido e como resultado foi despedido. Inoki levou um grupo de wrestlers da JWA e fundou em 1972 a Shin Nihon Puroresu( New Japan Pro Wrestling, NJPW).
Baba ficou na promoção apenas mais um ano tendo saído devido a conflitos com a direcção, seguindo o caminho de Inoki fundou a zen nihon puroresu( All Japan Pro Wrestling, AJPW) em 1972. Estava então pronto o palco para a maior rivalidade interpromocional que o mundo do wrestling alguma vez viu, tendo esta durado cerca de 27 anos.
A JWA sem as suas maiores estrelas acabou por encerrar em 1973.
A NJPW e a AJPW permaneceram como as duas maiores promoções de puroresu japonesas durante 3 décadas( a NJPW durante os anos 80 e 90 chegou a ser considerada a maior promoção de wrestling do mundo, perdendo o trono para a WWE no novo milénio).
Os anos 70 definiram a política de ambas as promoções, bem como a visão dos homens que as dirigiam.
Antonio Inoki tinha como objectivo provar ao mundo que o wrestling era a mais poderosa forma de luta. Para tal desafiou para lutas notáveis como Willem Ruska( medalhista de ouro olímpico de judo), Chuck Wepner( o famoso boxer cuja vida pessoal terá inspirado o filme Rocky), Willie Williams( campeão norte-americano de Karaté), o seu recorde de MMA( embora tal definição não existisse na altura. Inoki é considerado uma das figuras mais importantes da história do MMA) consiste em 16 vitórias( 9 KO, 5 submissões e 2 pins), 1 derrota(KO) e 3 empates, sendo um deles o resultado do mais famoso combate de MMA de Inoki, quando em 1976 desafiou o campeão do mundo de pesos-pesados de boxe, Muhammad Ali. No final deste combate( que durou 15 rounds) ambos homens saíram do ringue com um enorme respeito um pelo outro, sendo forjada uma amizade que continua hoje. A NJPW seguiu o exemplo do seu fundador e durante a sua existência vários dos seus atletas lutaram contra praticantes de outras artes marciais, uns com mais êxito que outros. Ainda no final dos anos 70 Inoki derrotou Bob Backlund para ganhar o WWF world title, contudo o seu reinado( que durou uns dias) não é reconhecido pela WWE, sendo considerada uma das maiores injustiças da história do Wrestling.
Giant Baba por seu lado usou a sua ligação á NWA para trazer os grandes campeões dos anos 70 e 80 para competirem na AJPW, dando-lhes uma popularidade como nunca haviam tido no país. Baba foi o primeiro asiático, bem como o primeiro wrestler de cor a ganhar o prestigiado NWA World Heavyweight Championship, o mesmo título que Rikidozan tentara em vão conquistar, todos os seus 3 reinados duraram cerca de uma semana, o tempo durante o qual o campeão lutava no Japão mas ainda assim demonstra a confiança e amizade que a NWA tinha por Baba. Baba durante a sua vida procurou aperfeiçoar o wrestling, tornando-o cada vez mais profundo, mais complexo, objectivo que alcançou.
Os anos 80 passaram de forma diferente para os dois homens, Inoki continuou a ser a cara da promoção durante grande parte da década, tendo em 1989 sido eleito para o Diet( parlamento japonês), sendo o primeiro wrestler no mundo a ocupar um cargo governamental. Baba devido á sua idade e tamanho voluntariamente cedeu o seu lugar como ás da promoção e passou a esporadicamente combater no lowcard, a sua popularidade não diminuiu contudo, mesmo durante os anos 90 independentemente de quem estivesse a enfrentar o público era 100% pro-Baba.
Já nos anos 90 Inoki resolveu finalmente retirar-se dos ringues, realizando uma série de 8 combates finais( Final Countdown) entre 1994 e 1998. Inoki teve ainda tempo para organizar os primeiros dois cards de Wrestling na Coreia do Norte, em parceria coma WCW, os quais tiveram uma assistência record de 150.000 pessoas na primeira noite e na segunda noite( na qual se realizou o primeiro e único Antonio Inoki vs Ric Flair) 190.000. Baba passou a década calmamente como presidente, booker e comentador da AJPW, tendo feito em 1993 o seu derradeiro regresso ao ringue ao tentar ganhar o torneio anual de tag-team da promoção, ainda competiu algumas vezes depois, teve o seu último combate em finais de 1998 pouco antes de ser hospitalizado. Baba viria a falecer a 31 de Janeiro de 1999 devido a cancro.
Inoki continuaria na direcção da NJPW, contudo as suas decisões de elevar lutadores de MMA a estatuto de main-eventer não agradou, tanto aos wrestlers como ao público, acabando por eventualmente sair da direcção. Em 2007 fundou a promoção IGF( Inoki Genome federation).
É muito difícil medir a importância que tanto Inoki como Baba tiveram para o desporto.
Desde salvarem o Puroresu da quase morte apôs o falecimento de Rikidozan, á criação das suas promoções, as quais competiram uma contra a outra durante quase 30 anos dando origem a um sem número de grandes combates. Á criação de formas pessoais de Puroresu, o Strong Style da NJPW, uma mistura de wrestling com MMA resultante dos 20 combates que Inoki realizou contra outros artistas marciais, e o Kings Road da AJPW o qual é considerado como o apogeu máximo do wrestling mundial, tendo produzido 21 combates de 5 estrelas, segundo o Observer, durante o seu período áureo de 89 a 95, isto de um total de 31 combates de 5 estrelas que a AJPW recebeu( o maior número atribuído a qualquer promoção). Bem como as conquistas pessoais de ambos. Inoki é um dos mais respeitados MMA wrestlers da história, isto sem esquecer a sua paixão em estabelecer o wrestling como a mais poderosa de todas as artes marciais. Enquanto que Baba é considerado a mais completa personalidade do Wrestling, tendo sendo um excelente wrestler, um excelente promotor, um excelente booker( a nível de combates é considerado em geral como o melhor de sempre) e um excelente homem de negócios.
Antonio Inoki e Giant Baba, juntamente com Rikidozan, são considerados os maiores e mais influentes Puroresu wrestlers de todos os tempos, merecendo igualmente uma posição no panteão das maiores lendas do wrestling de todos os tempos.
Factos notáveis:
- Giant Baba ficou famoso por ter competido em 3711 combates consecutivos, desde a sua estreia até 84 sem falhar uma única data, um testemunho á sua habilidade e resistência física. De igual maneira durante a sua carreira Baba ganhou 16 torneios.
- Tanto Inoki como Baba desafiaram Bruno Sammartino pelo WWWF World title nas suas respectivas promoções, ambos foram a um empate de 60 minutos.
- Nos anos 80, durante uma visita a uma escola Antonio Inoki foi esmurrado duas vezes por um aluno, Inoki deu-lhe uma valente bofetada mandando-o ao chão, o aluno, que era um grande fan de Inoki, levantou-se, fez a vénia e agradeceu a Inoki por lhe ter dado Toukon( Espírito de Luta). Desde então é comum wrestlers e mesmo celebridades pedirem a Inoki que lhes dê o Espírito de luta.
Durante uma tour no Brasil Rikidozan conheceu Inoki e, reconhecendo o seu talento trouxe-o para a JWA para o reinar como wrestler.
Giant Baba era um autentico gigante, com 209cm( há quem defenda que seria mais alto do que o lendário André the Giant) cedo se tornou jogador de basebol, sendo considerado um dos grandes futuros talentos. Contudo a sua carreira durou apenas um jogo( o qual a sua equipa perdeu) e Baba foi dispensado da equipa principal para treinar mais. Durante este período Baba foi recrutado por Rikidozan que via nele não apenas um homem descomunalmente grande, mas também muito talentoso e com um grande faro para o negócio.
Ambos homens foram treinados juntos no dojo da JWA, e realizaram a sua estreia no mesmo evento, a 30 de Setembro de 1960 tendo Baba ganho e Inoki perdido os seus respectivos combates, o que de certa forma foi um prelúdio dos seus futuros na JWA.
Após a morte de Rikidozan em 1963 Giant Baba foi escolhido para ser o ás da promoção ficando Inoki na sua sombra. Tal só mudaria em 1967 apôs Inoki ter passado um ano numa outra promoção, a Tokyo pro-wrestling onde Inoki se tornou o ás da mesma. Aquando do seu regresso Inoki juntou-se a Baba( que entretanto ganhara o NWA International title de Rikidozan, um título que viria a ganhar mais duas vezes) e criaram a mais dominante tag-team japonesa do final dos anos 60, a qual se chamava “B-I Cannon” tendo ganho os NWA International tag-team titles 4 vezes.
Antes de continuar a história destes dois grandes homens, sinto necessidade de explicar como os dois lutavam no ringue. Primeiro ambos eram wrestlers técnicos de topo da sua época a nível mundial, isto é particularmente notável no caso de Giant Baba devido á sua enorme estatura e tendo em conta os padrões modernos, onde um wrestler grande tende a descontar o trabalho técnico, Baba por seu lado conseguia trocar holds com os melhores do mundo. Ambos os homens tinham enorme resistência física sendo capazes de irem a hora sem grandes problemas, bem como realizar vários combates numa noite( Baba ficou particularmente famoso neste ponto, sendo capaz de realizar por vezes 10 combates numa noite contra a elite do wrestling mundial da altura). Como seria de prever enquanto Inoki era um wrestler mais rápido e ágil Baba era mais lento, contudo essa lentidão era contrabalançada com a sua enorme força( Butch Miller dos Bushwachers afirma que numa ocasião o adversário de Baba armou-se em esperto com ele e que “ Baba took those huge hands and nearly chopped him to death”). Por outro lado enquanto Inoki utilizava um estilo de wrestling mais virado para as artes marciais, Baba utilizava o estilo clássico de wrestling dos anos 60 e 70.
Contudo esta muito bem sucedida parceria terminou em 1971, ano no qual Inoki tentou lançar um coup sobre a JWA( tentou apoderar-se dela), não foi bem sucedido e como resultado foi despedido. Inoki levou um grupo de wrestlers da JWA e fundou em 1972 a Shin Nihon Puroresu( New Japan Pro Wrestling, NJPW).
Baba ficou na promoção apenas mais um ano tendo saído devido a conflitos com a direcção, seguindo o caminho de Inoki fundou a zen nihon puroresu( All Japan Pro Wrestling, AJPW) em 1972. Estava então pronto o palco para a maior rivalidade interpromocional que o mundo do wrestling alguma vez viu, tendo esta durado cerca de 27 anos.
A JWA sem as suas maiores estrelas acabou por encerrar em 1973.
A NJPW e a AJPW permaneceram como as duas maiores promoções de puroresu japonesas durante 3 décadas( a NJPW durante os anos 80 e 90 chegou a ser considerada a maior promoção de wrestling do mundo, perdendo o trono para a WWE no novo milénio).
Os anos 70 definiram a política de ambas as promoções, bem como a visão dos homens que as dirigiam.
Antonio Inoki tinha como objectivo provar ao mundo que o wrestling era a mais poderosa forma de luta. Para tal desafiou para lutas notáveis como Willem Ruska( medalhista de ouro olímpico de judo), Chuck Wepner( o famoso boxer cuja vida pessoal terá inspirado o filme Rocky), Willie Williams( campeão norte-americano de Karaté), o seu recorde de MMA( embora tal definição não existisse na altura. Inoki é considerado uma das figuras mais importantes da história do MMA) consiste em 16 vitórias( 9 KO, 5 submissões e 2 pins), 1 derrota(KO) e 3 empates, sendo um deles o resultado do mais famoso combate de MMA de Inoki, quando em 1976 desafiou o campeão do mundo de pesos-pesados de boxe, Muhammad Ali. No final deste combate( que durou 15 rounds) ambos homens saíram do ringue com um enorme respeito um pelo outro, sendo forjada uma amizade que continua hoje. A NJPW seguiu o exemplo do seu fundador e durante a sua existência vários dos seus atletas lutaram contra praticantes de outras artes marciais, uns com mais êxito que outros. Ainda no final dos anos 70 Inoki derrotou Bob Backlund para ganhar o WWF world title, contudo o seu reinado( que durou uns dias) não é reconhecido pela WWE, sendo considerada uma das maiores injustiças da história do Wrestling.
Giant Baba por seu lado usou a sua ligação á NWA para trazer os grandes campeões dos anos 70 e 80 para competirem na AJPW, dando-lhes uma popularidade como nunca haviam tido no país. Baba foi o primeiro asiático, bem como o primeiro wrestler de cor a ganhar o prestigiado NWA World Heavyweight Championship, o mesmo título que Rikidozan tentara em vão conquistar, todos os seus 3 reinados duraram cerca de uma semana, o tempo durante o qual o campeão lutava no Japão mas ainda assim demonstra a confiança e amizade que a NWA tinha por Baba. Baba durante a sua vida procurou aperfeiçoar o wrestling, tornando-o cada vez mais profundo, mais complexo, objectivo que alcançou.
Os anos 80 passaram de forma diferente para os dois homens, Inoki continuou a ser a cara da promoção durante grande parte da década, tendo em 1989 sido eleito para o Diet( parlamento japonês), sendo o primeiro wrestler no mundo a ocupar um cargo governamental. Baba devido á sua idade e tamanho voluntariamente cedeu o seu lugar como ás da promoção e passou a esporadicamente combater no lowcard, a sua popularidade não diminuiu contudo, mesmo durante os anos 90 independentemente de quem estivesse a enfrentar o público era 100% pro-Baba.
Já nos anos 90 Inoki resolveu finalmente retirar-se dos ringues, realizando uma série de 8 combates finais( Final Countdown) entre 1994 e 1998. Inoki teve ainda tempo para organizar os primeiros dois cards de Wrestling na Coreia do Norte, em parceria coma WCW, os quais tiveram uma assistência record de 150.000 pessoas na primeira noite e na segunda noite( na qual se realizou o primeiro e único Antonio Inoki vs Ric Flair) 190.000. Baba passou a década calmamente como presidente, booker e comentador da AJPW, tendo feito em 1993 o seu derradeiro regresso ao ringue ao tentar ganhar o torneio anual de tag-team da promoção, ainda competiu algumas vezes depois, teve o seu último combate em finais de 1998 pouco antes de ser hospitalizado. Baba viria a falecer a 31 de Janeiro de 1999 devido a cancro.
Inoki continuaria na direcção da NJPW, contudo as suas decisões de elevar lutadores de MMA a estatuto de main-eventer não agradou, tanto aos wrestlers como ao público, acabando por eventualmente sair da direcção. Em 2007 fundou a promoção IGF( Inoki Genome federation).
É muito difícil medir a importância que tanto Inoki como Baba tiveram para o desporto.
Desde salvarem o Puroresu da quase morte apôs o falecimento de Rikidozan, á criação das suas promoções, as quais competiram uma contra a outra durante quase 30 anos dando origem a um sem número de grandes combates. Á criação de formas pessoais de Puroresu, o Strong Style da NJPW, uma mistura de wrestling com MMA resultante dos 20 combates que Inoki realizou contra outros artistas marciais, e o Kings Road da AJPW o qual é considerado como o apogeu máximo do wrestling mundial, tendo produzido 21 combates de 5 estrelas, segundo o Observer, durante o seu período áureo de 89 a 95, isto de um total de 31 combates de 5 estrelas que a AJPW recebeu( o maior número atribuído a qualquer promoção). Bem como as conquistas pessoais de ambos. Inoki é um dos mais respeitados MMA wrestlers da história, isto sem esquecer a sua paixão em estabelecer o wrestling como a mais poderosa de todas as artes marciais. Enquanto que Baba é considerado a mais completa personalidade do Wrestling, tendo sendo um excelente wrestler, um excelente promotor, um excelente booker( a nível de combates é considerado em geral como o melhor de sempre) e um excelente homem de negócios.
Antonio Inoki e Giant Baba, juntamente com Rikidozan, são considerados os maiores e mais influentes Puroresu wrestlers de todos os tempos, merecendo igualmente uma posição no panteão das maiores lendas do wrestling de todos os tempos.
Factos notáveis:
- Giant Baba ficou famoso por ter competido em 3711 combates consecutivos, desde a sua estreia até 84 sem falhar uma única data, um testemunho á sua habilidade e resistência física. De igual maneira durante a sua carreira Baba ganhou 16 torneios.
- Tanto Inoki como Baba desafiaram Bruno Sammartino pelo WWWF World title nas suas respectivas promoções, ambos foram a um empate de 60 minutos.
- Nos anos 80, durante uma visita a uma escola Antonio Inoki foi esmurrado duas vezes por um aluno, Inoki deu-lhe uma valente bofetada mandando-o ao chão, o aluno, que era um grande fan de Inoki, levantou-se, fez a vénia e agradeceu a Inoki por lhe ter dado Toukon( Espírito de Luta). Desde então é comum wrestlers e mesmo celebridades pedirem a Inoki que lhes dê o Espírito de luta.

- Antonio Inoki foi o primeiro homem a levantar o lendário André The Giant, quando na década de 70 lhe aplicou um back body drop. Inoki também tinha um número de vitórias sobre André por submissão.
- A morte de Giant Baba muito á semelhança da do seu mestre Rikidozan teve impacto a nível nacional, levando a que milhares de pessoas a assistissem.
- Giant Baba é relembrado como um dos mais honestos, íntegros e atenciosos promotores da história. Wrestlers que trabalharam para ele sempre afirmaram que Baba certificava-se que nada lhes faltava. Tal cuidado e atenção levou a que o lendário Bruno Sammartino afirmasse que se alguma vez Baba tivesse problemas económicos ele trabalharia para ele de graça.
- Baba foi o primeiro promotor a vender t-shirts, souvenirs e música dos wrestlers, fê-lo uma década antes da WWF.
- O combate entre Inoki e Ali é considerado por muitos como o combate mais chato da história. O combate que era suposto ser um free-for-all, foi alterado pela equipa de Ali para regras de combate de boxe. Inoki usou então a estratégia de “ ele não me pode derrubar se eu estiver no chão” e passou grande parte do combate de costas no chão desferindo pontapés contra as pernas de Ali. Inoki deu centenas de pontapés a Ali, que apenas conseguiu atingir 6 murros em Inoki. Nos dias seguintes ao combate Ali foi internado com grandes lesões nas pernas.
Deixo aqui os habituais combates.
O primeiro opõe Giant Baba ao Inglês Billy Robinson, é da década de 76 na AJPW e é pelo PWF Heavyweight Championship( principal título da promoção durante as décadas de 70 e 80), 2/3 falls match. Se acham que gigantes não se mexem preparem-se para ser surpreendidos.
Este é um combate mestre vs pupilo. Antonio Inoki enfrenta Karl Gotch, o homem que lhe ensinou wrestling técnico, no evento principal do primeiro card da NJPW. Combate extremamente técnico.
Este terceiro combate é de 28/04/07 da Pro Wrestling NOAH. È pelos GHC Heavyweight tag-team Championship, onde os campeões Jun Akiyama( de branco) e Takeshi Rikio defendem contra o “ adorável” Yoshihiro Takayama( gigante loiro) e Takashi Sugiura. Takayama e Rikio são super pesos-pesados, Akiyama é peso pesado, Sugiura é um Jr-Heavyweight que está a realizar a passagem para os pesos pesados e a estrela deste combate. Combate que se lhe diga merece 4 estrelas, provavelmente o melhor combate de pesos-pesados que vêem desde há bastante tempo.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”