Ultimas

Tomos de Eternidade

Na semana passada prometi que iniciaria um projecto especial, o qual estava planeado há bastante tempo.
Chegou então a altura de o revelar. Pretendo escrever uma série de crónicas sobre aquele que eu considero o melhor tipo de wrestling no mundo. O Puroresu.

O que é Puroresu? Simples, Puroresu é a designação pelo qual é conhecido o estilo de wrestling do Japão( Puroresu é uma forma abreviada de Purofesshonaru Resuringu). Este difere dos restantes estilos de wrestling do mundo por várias razões, tanto a nível do trabalho de ringue, como a nível da mentalidade dos wrestlers e do próprio público. Primeiro explicarei as diferenças a nível do que é feito no ringue. A principal característica do Puroresu é um maior ênfase no factor físico do combate ou seja, quando os wrestlers utilizam strikes( chops, pontapés, cabeçadas, joelhadas etc), estes são dados a valer, com todo o impacto de um golpe verdadeiro, não há golpes só a raspar, é para levar mesmo, é para magoar o adversário, é o chamado trabalhar “stiff”, seco em português. Outra grande diferença passa pela utilização de um complexo sistema de verdadeiras manobras de submissão( isto deve-se sobretudo ao facto da maioria dos primeiros wrestlers japoneses serem praticantes de artes marciais, essencialmente Sumo e Judo, e por isso terem introduzido muitas das suas técnicas) por exemplo, grande parte das chaves de braços vieram do Judo, bem como muitos chops e pontapés vieram do Sumo, Karaté etc. Tudo isto leva a que a condição física dos atletas tenha de ser bastante elevada de forma a suportar os potentes strikes e dolorosas submissões( as quais também são aplicadas com grande realismo), claro que manter tal condição física requer horas de treino diário( nota interessante, no início contava-se que o treino de endurecimento passava pelo wrestler se ajoelhar, apenas em roupa interior, após o que seria brutalmente espancado pelo instrutor por meio duma vara de madeira, aparentemente este treino continuou a existir até meados da década de oitenta), isto é contudo possível devido ao sistema de Tours que o Puroresu segue. Este é na verdade muito simples, num período de mais ou menos vinte dias são marcados entre 10 e 15 cards, nos 20 e poucos dias seguintes não têm nada marcado dedicando-se a um regime diário de 4 a 5 horas de treino intensivo nos dojos das promoções. Isto permite não apenas manter uma elevada condição física bem como dá-lhes tempo para recuperarem de pequenas lesões.

Outra grande diferença passa pelo facto de mais de 90% dos wrestlers serem tweeners, havendo muitos poucos verdadeiros heels e ainda menos babyfaces, no Japão não interessa o quanto se bajula ou insulta o público mas sim a habilidade e qualidade dos combates realizados. Isto torna o Puroresu mais uma verdadeira competição desportiva do que uma novela, a interferência exterior é quase nula( das centenas de combates que já vi menos duma mão cheia tinha interferência), run-ins e referee-bumps são praticamente inexistentes, quase a totalidade dos combates acaba com vitórias limpinhas, vitórias por desclassificação são muito raras( quando existem é normalmente uma double count-out). Fazer batota faz com que os wrestlers sejam extremamente apupados, independentemente de serem favoritos do público.
A mentalidade dos wrestlers é igualmente diferente pois estes têm um comportamento muito digno, durante entrevista falam normalmente sem grandes exaltações, sem fazerem figuras ridículas, isto para além destas serem geralmente realizadas no final dos combates estando os wrestlers bastante cansados, tudo para dar um maior sentido de realismo, promos são por isso raramente utilizadas. Também á que referir que a maior parte dos wrestlers não possuem gimmicks, limitam-se a serem desportistas.

Finalmente o público demonstra um enorme respeito pelos wrestlers mantendo-se respeitosamente silencioso durante o combate, aplaudindo nos momentos mais quentes e, quando a ocasião o pede iniciando um cântico( utilizando o nome do wrestler) para puxar por ele ou pelos dois, cânticos ofensivos são inexistentes.

Á também que referir que no Japão o Puroresu é considerado um desporto mainstream( sim, lá aparentemente ninguém te olha de lado por gostares de wrestling), sendo a sua cobertura realizada pelos habituais órgãos de comunicação( jornais, revistas etc), o que leva a que os wrestlers sejam figuras de cultura popular, aparecendo em anúncios, talkshows, concursos etc.
Termino então a primeira da minha série de crónicas sobre o Puroresu. Para a semana realizarei uma biografia do “Pai do Puroresu”.
Com tecnologia do Blogger.