Ultimas

Tomos de Eternidade




Esta crónica é dedicada á memória duma das mais importantes figuras da história do wrestling. Um homem que não apenas conseguiu, praticamente sozinho, introduzir wrestling num país onde durante meio século este não teve qualquer importância, mas conseguiu acima de tudo tornar o wrestling num DESPORTO respeitado, tanto pelo público como pela imprensa. Esse homem é Rikidozan.











Rikidozan( que se traduz como “ duro caminho montanhoso”) nasceu Kim Sin-nak a 14 de Dezembro de 1924, de origem coreana ele foi adoptado por uma família de Nagazaki, a qual para evitar descriminação( Japoneses e Coreanos não se davam bem) mudou o seu nome para Mitsuhiro Momota. Da sua vida enquanto criança pouco se sabe a não ser que aos 13 anos foi deserdado pela família tendo-a deixado e partindo para Tokyo para se treinar como um lutador de Sumo. Rikidozan treinou duramente durante vários anos tendo alcançado um peso de cerca de 136 kg, sendo ainda assim um lutador rápido e ágil. Foi aqui que ele obteve o seu nome, alusivo á distância de 1287,5 km que separa Nagazaki de Tokyo.
Embora Rikidozan tivesse tudo o que era necessário para ser um dos grandes nomes do Sumo a sua herança Coreana levou a que este sofresse discriminações no desporto. Aos 25 anos farto de tudo abandona o Sumo e arranja trabalho como trabalhador da construção civil, durante este tempo treinou Karaté e perdeu 23 kg. Em 1951 assistiu a um evento de wrestling para entreter tropas Americanas estacionadas no Japão, juntamente com um grupo de judocas decidiu dedicar-se ao wrestling partindo para a América no ano seguinte. Durante 13 meses que esteve na América Rikidozan, embora trabalhando como heel, perdeu apenas 3 dos 260 combates em que combateu, ganhando uma temível reputação, o seu clássico Karaté chop tornou-se temido em todos os territórios. Em 1953 regressou ao Japão e com a ajuda do seu amigo Nick Zapetti, um Yakuza fundou a Nihon Puroresu Kyōkai( Japanese Wrestling Alliance, JWA), a primeira promoção de Puroresu de sucesso no país.
A rivalidade mais famosa de Rikidozan foi a que ele teve com o lendário campeão da NWA Lou Thesz, o mais famoso combate entre os dois ocorreu em Outubro de 1957, onde pela primeira vez o título da NWA foi defendido em solo Japonês, este foi realizado no Korakuen Stadium com uma assisténcia de 30 mil pessoas, um feito inédito para a época. Este clássico de wrestling acabou por empate aos 60 minutos e obteve uma audiência média de 87.0, a maior da história do Japão. Este, como muitos outros combates de Rikidozan, levou a que milhares de pessoas que não podiam comprar televisões, se reunissem em frente a televisores postos na rua pela NTV(Nippon Television Network).








Em 1958 Rikidozan derrota Thesz, ganhando o NWA International Heavyweight Championship( o qual desde então nunca mais saiu do Japão, não confundir com o NWA World Heavyweight Championship). Em 1962 ganha o WWA World Heavyweight title derrotando Freddie Blassie, sendo o primeiro asiático a ganhar um World title. Em Maio do mesmo ano derrota mais uma vez Thesz durante um torneio, sito leva a que Rikidozan ganhe um enorme respeito por Thesz por este mais uma vez fazer o Job( Rikidozan sempre afirmou que considerava todos os wrestlers americanos fracos[ uma das razões pela qual tornou o Puroresu tão intenso], com a excepção de Thez por quem tinha o maior respeito, Rikidozan certificou-se que os seus alunos apreendiam essas qualidades de Thesz). Em Dezembro de 1963 Rikidozan afirmou que gostaria de voltar a enfrentar Thesz pelo título. Infelizmente tal não viria a acontecer, com o enorme sucesso que teve Rikidozan enriqueceu consideravelmente, sendo um bom homem de negócio realizou investimentos imobiliários, casinos, bares nocturnos, clubes de boxe etc, isto contudo não agradou á yakuza, a qual entendia que Rikidozan estava a invadir o seu território. Então na fatídica noite de 8 de Dezembro de 1963, enquanto festejava num bar Rikidozan foi confrontado na casa-de-banho por um membro da yakuza, iniciou-se uma luta, o yakuza puxou duma faca ensopada em urina e apunhalou Rikidozan, ainda assim Rikidozan foi capaz de dominar o yakuza e expulsá-lo de clube, aqui a história diverge um pouco, uns contam que Rikidozan não fez caso da ferida e continuou a festejar, outros dizem que foi levado ao hospital onde lhe disseram que a ferida não era grave. De qualquer maneira, a 15 de Dezembro de 1963, apôs contrair uma infecção Rikidozan, o pai do Puroresu falece aos 39 anos de idade, sobreviveram-lhe a mulher e os seus filhos.
Ao seu funeral participaram e assistiram milhares de pessoas de todo o Japão, pois Rikidozan era mais do que um wrestler, mais do que um homem, ele era um herói nacional, um símbolo do poder adormecido do Japão( embora tivesse nascido na Coreia tal só se soube muitos anos após a sua morte), ele era um homem que desafiava os opressores Americanos e ganhava, ele mostrava aos Japoneses que eles tinham a capacidade de superar a situação em que viviam, de ultrapassar a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, de se tornarem uma potência. E de facto na década de 60 ocorreu o chamado “ Milagre Japonês”, onde o Japão se tornou uma potência mundial.
A pergunta é, terá Rikidozan de alguma maneira contribuído para o Milagre? Talvez sim, talvez não... Mas é impossível negar o seu estatuto de uma das mais importantes e influentes figuras do wrestling mundial, um filme chegou a ser feito sobre a sua vida em 2004 na Coreia do Sul, “Yeokdosan”( Rikidozan em Coreano, acho).

Deixo aqui um pouco dum dos combates entre Rikidozan e Thesz, é dos anos 50, 1957 para ser correcto, aparentemente é o famoso combate de Outubro, velhinho mas uma curiosidade interessante.
-http://youtube.com/watch?v=HsDXeVevT2s


Este já é mais recente, é de Agosto de 2006 pelo AJPW Junior-heavyweight title, opondo Shunji Kondo a Kaz Hayashi, um legítimo match of the year candidate de 2006.
parte 1-http://youtube.com/watch?v=pj5dLm5olmk



Agora, um pouco sobre o combate, o campeão Kondo é membro daquele que é actualmente o mais popular heel stable do Japão, os Voodoo Murders, um stable que desde a sua criação em 2005 tem estado em conflito com a AJPW, por isso é provável que os dois já se tenham enfrentado. Kondo é campeão desde outubro de 2005, tendo derrotado muitos adversários desde então. Kaz Hayashi já foi campeão e ganhou este titleshot ganhando a primeira AJPW Junior League, um torneio anual para decidir o Junior heavyweight de topo da promoção, contudo Kondo não participou na league. Temos então o melhor junior heavyweight da promoção enfrentado o campeão da divisão. Quem sairá vencedor?

Apenas uma coisa, as regras no Puroresu são algo diferentes, mas para este caso basta saber que a contagem quando os wrestlers estão fora do ringue é até 20.



manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueler still.”


Com tecnologia do Blogger.