Tomos de Eternidade
Abaixo temos a ECW desta semana, bem como os soilers da Smackdown e Impact.
Ainda não se fartaram de mim? Não? Óptimo. Porque ainda a muito a dizer( neste caso escrever) nos Tomos de Eternidade.
Muitos poderiam pensar que esta crónica marcaria a entrada nos anos 90, contudo os anos 80 ainda têm alguns segredos para desvendar.
Assim hoje falarei de dois homens( dois outra vez, não vario pois não? Esperem mais umas semanas) que foram os criadores de dois estilos de wrestling no Japão.
São eles Akira Maeda e Satoru Sayama.
Akira Maeda e Satoru Sayama foram ambos treinados no dojo da NJPW, ambos tinham experiência de artes marciais, tendo Maeda praticado Karaté e Sayama kick-boxing. Da mesma maneira foram os dois treinados por Karl Gotch que lhes ensinou o seu estilo shoot. Também por coincidência ambos foram enviados numa viagem através dos mares para Inglaterra para ganharem experiência.

O primeiro dos dois a ganhar notoriedade foi Sayama quando a 23 de Abril de 1981 se estreou sobre a( por ele tornada) famosa máscara de Tiger Mask. Tiger Mask era originalmente uma série Anime( animação Japonesa) acerca dum wrestler que usava uma máscara de tigre lutando contra os vilões( nota curiosa: Antonio Inoki e Giant Baba serviram de inspiração para duas personagens da série), a NJPW decidiu transformar a personagem animada num wrestler real e escolheu Sayama, o qual era um Junior-heavyweight muito talentoso. O seu oponente de estreia foi o lendário Dynamite Kid, o qual era na altura um dos grandes nomes da divisão de Juniors. Espantosamente Tiger Mask, num combate considerado muito á frente do seu tempo, venceu Dynamite Kid, com o seu próprio finisher. Isto marcou o início duma das mais famosas rivalidades do wrestling a qual duraria dois anos, durante os quais Tiger Mask e Dynamite Kid revolucionariam completamente a divisão, tornando-a no que ela é hoje.
Em Janeiro de 82 Sayama ganhou o seu primeiro título com a sua gimmick, o WWF Junior-heavyweight Championship, título que ganharia mais duas vezes. A 25 de Maio do mesmo ano ganhou o NWA Junior-heavyweight Championship sendo o primeiro wrestler a ganhar ambos os títulos, que na altura eram os mais prestigiados títulos de Junior-heavyweights do mundo, títulos que defendeu frequentemente no Japão, USA e México. Durante esta altura teve ainda grandes rivalidades com outros grandes juniors como Kuniaki Kobayashi, Steve Wright, Gran Hamada e o primeiro Black Tiger( o rival de Tiger Mask no Anime, interpretado pelo grande wrestler inglês Marc Rocco).
Contudo a 18 de Agosto de 1983 Satoru Sayama, o maior Junior-heavyweight do Japão, bem como do mundo, e na altura detentor do WWF e NWA Junior-heavyweight titles anunciou que se iria reformar do Puroresu.
A notícia foi extremamente chocante para o público pois Sayama era o principal e mais bem sucedido nome da divisão. Esta reforma devia-se ao ódio que Sayama tinha às politiquices e rivalidades de backstage da NJPW. Sayama decidiu então tornar-se um treinador de artes marciais.

Akira Maeda por seu lado não teve tanto impacto inicialmente.
Aquilo que, acima de tudo definia Maeda era algo que Inoki lhe tinha dito: “ Pro-wrestlers devem ser fortes, por isso precisas de aprender movimentos de submissão. A NJPW irá desenvolver-se ainda mais no futuro e começará, não a mostrar wrestling mas sim verdadeiras lutas”.
Esta declaração de Inoki marcaria toda a carreira de Maeda. Já sendo um Karateca muito competente, o treino de Gotch ainda aumentou mais as suas capacidades e Maeda tornou-se um dos mais perigosos wrestlers da NJPW, pois ele era efectivamente capaz de transformar um combate, o qual era um “work”, num “shoot” se assim o quisesse.
A primeira grande performance de Akira Maeda deu-se em 1983 quando participou na Primeira NJPW IWGP Leaque, para condecorar o primeiro Campeão anual da companhia.
Em 1984 Maeda decidiu deixar a NJPW, e criar a sua promoção onde poderia instaurar a sua ideologia de combates ainda mais realistas, a Universal Wrestling Federation, UWF, fundada a 10 de Abril desse ano. Juntamente com ele saíram Rusher Kimura, Ryuma Go, Mach Hayato e Gran Hamada. Mais tarde juntar-lhes-iam Yoshiaki Fujiwara( o criador do Fujiwara armbar), um jovem Nobuhiko Takada( importante para o futuro) e Kazuo Yamasaki.
A UWF pretendia tornar os seus combates o mais realistas possíveis, assim todos os movimentos aéreos, bem como os que necessitavam do apoio do parceiro para serem realizados foram abandonados, sendo apenas permitidos strikes( sobretudo pontapés), submissões realistas e alguns suplexes, as regras também foram alteradas havendo um sistema de pontuação, bem como de KOs. Os combates eram ainda pré-determinados. Este novo estilo de wrestling recebeu o nome de Shoot-style( por vezes chamado de U-Style), contudo Kimura, Go e Hamada não foram capazes de se adaptar ao novo estilo e saíram da promoção.
Em 1984 a UWF adquiriu dois nomes de peso. Osamo Kido, um dos fundadores originais da NJPW juntamente com Inoki e Fujinami, também discípulo de Gotch. E o mais surpreendente de tudo, Satoru Sayama regressou ao wrestling aliando-se contudo á UWF.
Isto no entanto marcaria o final da promoção. Maeda e Sayama, que eram os maiores nomes da promoção foram incapazes de chegar a um acordo em relação ao rumo que a promoção devia seguir. Maeda queria focar os combates em submissões, enquanto Sayama queria que fossem os pontapés. Este desentendimento levou a um famoso combate entre os dois a 2 de Setembro de 85 que depressa se tornou numa luta real, durante a qual Maeda pontapeou violentamente Sayama nas virilhas sendo desqualificado.
Este comportamento pouco profissional levou a que Maeda fosse despedido da promoção( embora considerando que Sayama tinha um grande poder de decisão isto não tenha sido inesperado).Sayama enfurecido com todo o wrestling apôs este combate deixou a UWF e não voltou a participar num combate durante 11 anos.
Embora os wrestlers da UWF tivessem gostado de ver Sayama sair, pois era considerado muito egoísta, a sua saída deixou a UWF sem main-eventers credíveis. Assim sem qualquer tipo de main-event, a jovem promoção encerrou em Outubro de 85, menos de um ano e meio depois da sua fundação. Sem a sua promoção Akira Maeda e o resto do roster da UWF decidiram regressar á NJPW em Dezembro. Contudo havia uma diferença fundamental, Maeda era agora um dos mais populares wrestlers do Japão. Este factor seria decisivo durante o seu tempo na New Japan.
O regresso do roster da UWF levou a que a NJPW decidisse iniciar um Invasion angle, como o que haviam feito em 81. Durante este feudo o combate que o público mais queria ver era Inoki vs Maeda, contudo tal nunca se chegou a realizar, o melhor que se obteve foi Fujinami vs Maeda( Tatsumi Fujinami era o único grande nome da NJPW por quem Akira Maeda tinha respeito). O que os fans não sabiam era que o feudo prolongava-se nos bastidores. Se alguma vez tivesse sido feito, o programa Inoki vs Maeda teria provavelmente sido o mais lucrativo feudo dos anos 80 no Japão. Maeda no entanto recusava-se a realizá-lo pois, por muito que admirasse Inoki, ele na altura tinha 43 anos, Maeda por seu lado tinha 27, logo a ver de Maeda era impensável fazer o job( O qual seria inevitável) para um adversário tão mais velho que ele, já longe do seu auge como combatente. Claro que aqui também estava em jogo o ego de Maeda, o qual estava longe de ser pequeno( tal devia-se sobretudo a ele ser legitimamente um dos mais perigosos wrestlers do país. Ao contrário de muitos outros egos inflamados Akira Maeda possuía algo mais, o shoot, logo não era preciso fazer guerra no backstage, bastava-lhe transformar o combate num shoot e realizar o final que lhe agradava).
O mais famoso destes casos deu-se em Abril desse ano num combate que Maeda teve contra Andre the Giant. Durante a década de 70 Andre tornou-se um dos mais famosos gaijins do Japão. Tendo realizado o papel de um monstro heel( Sim, ele não foi sempre um gigante simpático), Andre teve grandes rivalidades contra Antonio Inoki, Stan Hansen, El Canek( lenda de wrestling mexicano, o primeiro homem a dar-lhe o bodyslam) e Hulk Hogan( sim eles lutaram no Japão) logo Andre possuí-a uma enorme popularidade no país, bem como um considerável poder no backstage. Para este combate nem Maeda ou Andre estavam dispostos a fazer o job, por isso não foi possível chegar a um acordo quanto ao final do combate. Durante o combate Maeda “shootou” o combate, desferindo violentos pontapés nas pernas do gigante, gigante que na altura já era quase imóvel e como tal não tinha hipóteses de contra-atacar. Apôs 15 minutos de pontapés nas pernas Andre engoliu o seu orgulho e, num dos momentos mais surreais da história do wrestling ficou deitado imóvel no meio do ringue á espera que Maeda fizesse a cover. Tal tornou o combate ainda mais surreal pois Maeda recusava-se a que Andre lhe oferecesse a vitória e continuou a pontapear Andre para ele se levantar e perder como um homem. Como se a situação já não fosse estranha que chegasse o próprio Inoki veio dos balneários e declarou o final do combate como um no-contest, isto perante um publico estupefacto( Depois disto já poucas coisas no wrestling são capazes de me surpreender).
E assim foi o ano de 1986 para Akira Maeda. Satoru Sayama por seu lado ganhara um enorme ódio ao wrestling tendo trabalhado para o revelar como a encenação que é, tendo chegado a escrever um livro, “Kayface”( foi Sayama quem repopularizou o termo) onde revelava todos os segredos do wrestling. Em 1986, como mais uma forma de vingança, decide criar a organização Shooto, a qual era semelhante ao modelo da UWF, mas sem resultados pré determinados. A Shooto é considerada a primeira e mais primitiva organização de MMA( Mixed Marcials Arts) do mundo. Contudo ao contrário do MMA onde lutadores de várias artes marciais se enfrentam, Shooto utilizava essencialmente o estilo de wrestling shoot de Karl Gotch, professor de Sayama, Maeda e Inoki. Isto permitiu-lhe realizar o seu grande sonho de ser treinador de artes marciais.
O ano de 1987 passou calmamente para Maeda na NJPW( isto é obviamente a nível de kayface, pois nos bastidores...). No entanto no final do ano ocorreu um famoso incidente que levou a que em 88 Maeda fosse despedido da New Japan. A 27 de Novembro de 1987 durante um 6-man tag-team match, enquanto Riki Choshu tinha um dos parceiros de Maeda no scorpion deathlock, Maeda “shootou” o combate pontapeando violentamente Choshu na cara. Aqui tenho de fazer uma correcção em relação á crónica da semana passada, na qual afirmei que o pontapé causou uma forte hemorragia a Choshu. Na verdade Maeda partiu três ossos na cara de Choshu incluindo o osso da orbital, esta lesão tirou Choshu dos ringues durante um mês e pôs Maeda numa posição ainda mais desconfortável perante a direcção da NJPW, o que levou a que, em Março de 88 fosse despedido.
Maeda contudo não se sentiu incomodado pela sua situação e decidiu recriar a UWF, que ficou conhecida como Newborn UWF. A maioria do roster original da promoção seguiu Maeda tendo pedido demissão da NJPW.
Na nova UWF Maeda afastou-se ainda mais do Puroresu tradicional do que já fizera anteriormente. A utilização de interferências, ref-bumps, desclassificações, uso de objectos fora completamente eliminada, ficando garantido que todos os combates teriam vencedores limpos. Além de que pins deixaram de contar como vitória( apenas submissões, KOs, TKOs e decisão de empate), combates de tag-team foram abolidos, bem como os restantes gimmick matches, a utilização das cordas e cantos também não era permitida. Resumindo a UWF tornou-se numa actual promoção de MMA( menos finais pré-determinados).
Estas mudanças diferenciaram a UWF das restantes promoções de Puroresu do país, permitindo-lhes ganhar enorme popularidade. O elemento mais importante era obviamente as vitórias limpas, pois na NJPW e AJPW ainda se utilizava muito o sistema de não-vitória predominante nos USA durante os anos 60 e 70. Ou seja, os main-events na maioria iam até ao limite de tempo ou ocorriam duplas desclassificações. Assim por volta de 89 tanto a AJPW como a NJPW adoptaram o sistema de vitórias limpas da UWF, criando um sem número de combates épicos.
No final da década de 80 a UWF tinha alcançado uma popularidade semelhante ás duas grandes, tendo sido a primeira promoção de Puroresu a realizar um card na Tokyo Dome, com uma assistência de 60.000 pessoas!!
No entanto 1990 foi um ano negro para a UWF. Nesse ano estrearam um novo conjunto de regras muito pouco populares com o público( o primeiro a conseguir 5 knockdowns, onde o adversário não se conseguisse imediatamente levantar ganhava), houve grandes divergências em relação á direcção da empresa( a direcção pretendia realizar combates interpromocionais com a SWS e a Universal Lucha Livre do Gran Hamada, mas Maeda opunha-se totalmente á ideia) e uma queda da economia japonesa levaram a que a companhia fosse encerrada.
Akira Maeda decidiu então criar uma nova promoção, mas ao contrário do que acontecera antes apenas alguns novatos o seguiram. A maioria do roster seguiu Nobuhiko Takada( que se tornara o segundo maior nome da promoção) e formaram a UWF International, UWFI( em breve) enquanto o veterano Fujiwara e os seus alunos formaram uma promoção mais pequena chamada Fujiwara Gumi, a qual foi a primeira promoção de shoot-wrestling a realizar combates interpromocionais.
Em 1991 Maeda criou a Fighting Network RINGS a qual não mais se designava de wrestling, mas sim de Shoot-Style puro( mas os combates ainda eram pré-determinados, algo estranho...).
No entanto a exigência do shoot-style estava a apanhar Maeda, em 1991 rompeu um ligamento do joelho, aguentando a lesão durante um ano de forma a estabelecer a promoção. Mas em 92 sofreu mais uma lesão no joelho o qual ficou quase que destruído com os ligamentos quase desfeitos. No início de 93 Maeda finalmente conseguiu um contrato que garantiria o futuro da RINGS e finalmente submeteu-se a uma operação. Na sua ausência o Russo Volk Han, mestre de “ Commando Sambo”( uma forma de luta no tapete recorrendo a chaves e técnicas de sufocação) tornou-se o maior nome da promoção e um dos combatentes mais perigosos do planeta.
Satoru Sayama por seu lado reconciliou-se com o wrestling em 1994/1995, tendo decidido treinar a quarta encarnação do Tiger Mask na Michinoku Pro. Em 1995 Sayama é convidado por Antonio Inoki para ser o seu adversário num dos seus combates de reforma. Sayama aceita competindo como Tiger King, e impressionando os fans ao demonstrar que, embora não lutasse wrestling desde 83 não havia perdido nenhuma da sua magia. Desde então Sayama lutou em várias promoções indie, geralmente acompanhado pelo seu discípulo Tiger Mask IV e em Legend matches.
Maeda por seu lado viu-se obrigado a transformar a RINGS numa verdadeira promoção de MMA de forma a competir com a extremamente popular PRIDE, eliminando de vez as derrotas pré-determinadas. Em 1999 realizou o seu combate de reforma contra o 3 vezes medalhista de ouro olímpico em grego-romano Alexander Karelin, combate que obviamente perdeu( com 40 anos e muitas lesões ninguém esperava que ganhasse), ainda assim o evento conseguiu uma bilheteira de cerca de 2,5 milhões de dólares, de fans ansiosos por ver Maeda competir pela última vez.
Em 2002 a promoção encerra devido á concorrência da PRIDE, Maeda retira-se do MMA. Contudo em 2006 associou-se á FEG( companhia mãe do K1) para criar o K1 HERO’S, uma variante MMA da popular promoção.
Continuando com a tradição por mim estabelecida Akira Maeda e Satoru Sayama não são apenas duas das mais emblemáticas figuras do wrestling em geral, mas são importantes precursores do MMA. Maeda em especial criou as condições que levaram á fundação do MMA através do shoot-wrestling. Sayama por seu lado é o pai da divisão de Junior-heavyweights/Cruiserweights/Light-heavyweights, pois o seu estilo, na altura extremamente á frente da época, criou os parâmetros pelos quais uma divisão inteira de wrestling se guiaria, de forma a se tornar uma das maiores atracções do wrestling actual.
Factos notáveis:
- Satoru Sayama é o único wrestler da história a ser ao mesmo tempo o NWA e WWF Junior-heavyweight Champion.
- Satoru Sayama é o criador do Tiger Suplex e do Tiger Feit Kick( a forma original do 619 que era utilizada como uma finta, Sayama fingia que ia mergulhar para fora do ringue e deslizava por entre as cordas para dentro. Anos mais tarde o wrestler MIKAMI utilizaria o movimento como um ataque, e Rey Mysterio popularizá-lo-ia na América).
- Os combates que Tiger Mask teve contra Dynamite Kid são considerados como estando 20 anos á frente do seu tempo. Cronologicamente, o combate entre Tiger Mask e Dynamite Kid pelo NWA Junior-heavyweight Championship de 28/04/83 foi o primeiro combate que recebeu as 5 Estrelas do Wrestling Observer.
- Akira Maeda é considerado o criador do shoot-style e, embora não mais exista uma grande promoção de shoot, vários wrestlers de variadas promoções incorporam características de shoot nos seus estilos.
- Akira Maeda é infamemente conhecido por transformar vários dos seus combates em shoots, enquanto na NJPW. Os combates contra Andre e Choshu são apenas os casos mais famosos.
- Quando a RINGS se tornou uma verdadeira promoção de MMA, apresentou grandes nomes da modalidade ao público Japonês, como Fedor Emelianenko, Dan Henderson. Randy Couture, Jeremy Horne e António Rodrigo Nogueira.
Acho que já sabem o que aí vem:
O primeiro combate do dia é a estreia de Tiger Mask contra o seu grande futuro rival Dynamite Kid. O combate é algo nunca antes visto na época, basicamente eles lutam duma forma semelhante aos combates de junior-heavyweights actuais, o que demonstra quão avançadas as suas disputas foram.
Combate algo curto, mas de elevada qualidade.
O segundo combate é da segunda UWF, opõe Akira Maeda contra um jovem Nobuhiko Takada.
Aviso desde já que shoot-style não é algo que agrade a todos, pois o formato do combate é muito diferente do resto do wrestling. Os combatentes procuram, ou golpe de Knockout( essencialmente pontapé á cabeça), ou prender uma chave de membros ou cabeça no chão. Ou seja, é muito semelhante ao actual MMA e de certa forma K1. Não há necessidade de vender muito a ofensiva pois uma chave bem presa pode imediatamente acabar o combate.
Dito isto o combate é longo e de elevada qualidade, logo os fans de wrestling técnico devem facilmente apreciá-lo.
È difícil distinguir Maeda de Takada pois são fisicamente muito parecidos. Contudo Maeda tem o cabelo mais volumoso, o de Takada é muito mais curto, e Takada tem os pulsos cobertos de fita, enquanto Maeda os tem descobertos.
O terceiro combate é um 9-man triple tag-team match do Dragon Gate de 5 de Junho de 07, onde os três maiores stables da promoção se enfrentam. Os Muscle Outlaws( Magnitude Kishiwada, de calças e mascara, Masato Yoshino, magricela mesmo rápido e Naruki Doi, de equipamento preto), os Typhoon( Dragon kid, mascara de dragão, Ryo Saito, de calções brancos/cinzentos e Susumu Yokosuka com t-shirt preta) e New Hazard( Shingo Takagi, com equipamento á Kurt Angle, BxB Hulk, de calças brancas e Cyber Kong, o maior de todos).
O combate é começado por Ryu Saito, BxB Hulk e Naruki Doi. Este combate é muito superior ao que postei á umas semanas atrás. Está algo cortado, mas todos os bons momentos estão aqui.
Ainda não é o melhor combate de Dragon Gate que já vi, mas não está muito longe
manjiimortal“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”