Ultimas

Tomos de Eternidade

Quarta-feira. Meio da semana, dois dias passados do fim-de-semana, dois dias até ao próximo fim-de-semana!
Quarta-feira. Dia do manjiimortal revelar algumas pérolas do Oriente!
Quarta-feira. Dia de Tomos de Eternidade!!( aplausos)
Primeiro. Ainda não é esta semana que entrarei nos anos 90.
È verdade, ainda não é desta( Na verdade é tudo um esquema do cronista malvado para criar expectativa!![ riso diabólico]). Decidi enveredar por outro caminho. Por isso esta edição dos Tomos será dedicada ao Joshi Puroresu. O que é Joshi Puroresu? Vejam o vídeo em baixo.



Já viram? Óptimo, podem agora apanhar os queixos que caíram no chão e continuar a ler.
Como puderam ver no Japão wrestling feminino é extremamente diferente daquilo que habitualmente se vê nos Estados Unidos( e especialmente na WWE), os combates apenas podem ser descritos como brutais. Aliás, é essa a razão que leva a que muitos fans hardcore de wrestling tenham dificuldade de ver Joshi, pois os bumbs que elas levam são, em muitos casos piores do que aqueles que muitos homens levam, os combates destilam intensidade e não é mostrada( ou pedida) qualquer piedade.
A principal característica que diferencia o Joshi do wrestling feminino no resto do mundo é o facto de no Japão, as promoções serem exclusivamente femininas, ou seja não são promoções masculinas com uma pequena divisão feminina, a promoção é completamente focada nas mulheres. E como tal o seu público-alvo é o feminino, especialmente o público feminino adolescente. Isto pode parecer estranho mas, por aquilo que consegui apurar, no Japão as mulheres gostam muito de ver desporto e, acima de tudo gostam muito de ver desporto realizado por mulheres( tem a ver com a cultura pelo que me parece). Logo em vez de verem homens musculados( no bom sentido) de calções a tentarem-se matar uns aos outros, preferem ver mulheres atléticas( por vezes grandalhonas, até monstruosas, pensem na Amazing Kong) em fatos muito mais coloridos( mas não reveladores) a tentarem-se matar umas ás outras. No fundo é essencialmente a mesma coisa, o embrulho é que é diferente.


Agora lição de história. O boom do Joshi Puroresu deu-se em Novembro de 1954 quando a então WWWA World Champion( este título é descendente do título feminino mundial original) Mildred Burke com outras 5 americanas e 4 nativas realizaram uma tour no país, o público feminino adorou ver estas mulheres o que levou a que alguns promotores decidissem criar promoções femininas. Em Agosto do ano seguinte foi criada a All Japan Women’s Pro Wrestling Association para coordenar todas as promoções existentes( semelhante á NWA). Contudo como seria de esperar desacordo entre as promoções levou a uma guerra interpromocional que quase matou o Joshi. Em 1967 uma associação semelhante foi criada, mas tal como a anterior esta foi igualmente desfeita. No ano seguinte os famosos irmãos Matsunaga criaram a All Japan Women Pro-wrestling Corporation( Zennihon Joshi Puroresu ), AJW ou Zenjo.
Esta durante as décadas de 70 e 80 seria a maior e mais bem sucedida promoção de Joshi Puroresu do país apenas perdendo o seu lugar na segunda metade dos anos 90.
Em crónicas futuras falarei mais da AJW bem como das suas rivais, hoje vou apenas revelar alguns pormenores básicos.


Para começar, a stiffness clássica do puroresu está 100% presente, estas senhoras atingem-se umas às outras com toda a força, como os homens. Graças a uma elasticidade superior( o corpo feminino é naturalmente mais elástico e flexível do que o masculino) as joshi wrestlers são capazes de sofrer não apenas bumps terríveis, mas igualmente prender submissões de formas quase doentias, chegando ao ponto de parecer que estão efectivamente a tentar lesionar a adversária. Actualmente o Joshi é extremamente voador, com as wrestlers a utilizarem habitualmente high-flying moves, isto em oposição ao estilo dos anos 70 e 80, o qual era muito técnico( acreditem, muitas dessas mulheres eram capazes de fazer círculos a volta dos melhores técnicos masculinos, o Kurt Angle então sairia de lá totalmente embaraçado), isto no entanto não as impede de utilizar movimentos de alto impacto, por isso é comum vê-las a utilizarem suplexes, powerbombs, piledrivers etc. A nível de submissões, como já disse elas aplicam-nas com muita força, de forma muito realista, elas também são muito boas a vender as submissões berrando a altos pulmões. Dito isto a psicologia de ringue é igualmente sólida, dando origem a inúmeros fantásticos combates.
Acrescento ainda que as senhoras no Japão criaram vários movimentos famosos, tais como o Death Valley Driver, Corkscrew Moonsault, Air Raid Crash( o Celtic Cross do Finlay, mas com o impacto a ser na cabeça) e alguns dos maiores bumps do wrestling como a Northern Lights Bomb e o Kudo Driver( o finisher do Homicide).

Actualmente o Joshi está em declínio no Japão, tendo quase todas as grandes promoções fechado, contudo ainda há um número de pequenas promoções que tentam trazer o Joshi de volta aos gloriosos dias, têm o potencial para o fazer, necessitam apenas da oportunidade para o fazer, o que na opinião deste cronista eventualmente virá( isto tendo em atenção que o wrestling funciona por períodos, períodos de grande sucesso são geralmente seguidos de períodos algo mortos, a razão pela qual firmemente acredito que a WWE voltará a ser o monstro que anteriormente foi).

Já devem ter notado o tamanho desta crónica, a razão são frequências.
Como tal não posso dispensar as várias horas que necessito para escrever uma das minhas grandes crónicas, pois preciso de estudar. Tendo isto em mente para a semana anteciparei uma ideia minha, a qual consiste num Q&A. Como tal poderão deixar na caixa de comentários, para além de opiniões sobre a crónica e combates, perguntas sobre Puroresu( não me importo se for sobre wrestling norte americano, mas não exagerem, isto é sobre puroresu!), ás quais eu responderei da melhor maneira possível. Apenas peço que se limitem a uma pergunta por pessoa, e que utilizem Português próprio!!! Se uma pergunta for indecifrável não a incluirei no Q&A. Se a iniciativa tiver sucesso irei repeti-la, por isso, força com as perguntas.


Dito isto, cá estão os combates.
O primeiro é da promoção ARSION, algures de 2000 e tal, um combate interpromocional entre Fujita Ai( de dourado) da casa, contra Azumi Hyuga( de azul) da rival JWP. Este combate é muito bom, mostrando todas as capacidades das senhoras do Japão, wrestling técnico, voador, powermoves e stiffness. E excelente psicologia.




O segundo combate foi o combate que me fez apaixonar-me por Joshi Puroresu. É um excelente combate de tag-team( na altura considerei-o como o melhor tag que alguma vez tinha visto) interpromocional onde a equipa AJW composta por Manami Toyota( de preto) e Toshiyo Yamada( cabelo curto e de azul) enfrenta a equipa FMW de Megumi Kudo( de branco e rosa) e Combat Toyoda( a grandalhona). Isto é na verdade uma desforra de um combate anterior onde a equipa AJW conseguiu a vitória, contudo desta vez enfrentam-se no terreno da FMW( e sobre as regras da FMW), o estádio de Kawasaki, perante 41000 pessoas em assistência. Este combate é de 5 de Maio de 1993.
Escusado será dizer que é um combate fantástico.







manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.