Ultimas

Tomos de Eternidade

Passou uma semana. É então chegada a hora de realizar o Q&A.

Infelizmente esta ideia foi um fracasso, pois apenas recebi uma pergunta( só uma, vá lá pensei que tivesse mais credibilidade), contudo tenho de dizer que esta é uma pergunta extremamente interessante, cuja resposta será bastante complexa.

Em positivo a crónica teve exactamente o efeito que eu pensei que teria, ou seja ficaram todos de boca aberta. O comentário mais comum foi o de que elas eram loucas, posso no entanto afirmar que elas estão muito longe de serem loucas. Elas são é atletas extremamente treinadas, com uma enorme dedicação ao desporto, com uma ética de trabalho de topo facilmente comparável aos melhores wrestlers masculinos, sendo inclusive algumas melhores que as suas contrapartes masculinas.

Passemos então á única pergunta.
Cortesia dum dos administradores do blogue Gandhy: “ Alguma federação não Japonesa adoptou este estilo de wrestling, ou idêntico? Ou ele é meramente oriental?”.

A resposta a esta pergunta é ao mesmo tempo simples e complicada.
Simples porque tanto quanto sei nenhuma promoção fora do Japão utiliza exactamente o estilo Puroresu( e aqui referi-mo ao estilo original e não um dos sub-estilos existente, Strong-style, Kings Road, Shoot-style etc), contudo existem muitos wrestlers que, devido a terem realizado Tours no Japão adoptaram um estilo semelhante, isto nota-se sobretudo nos Indies. A promoção que actualmente utiliza um estilo mais próximo do Japonês é o Ring of Honor. Tal deve-se a, tal como já referi, muitas dos seus wrestlers( McGuiness, Briscoes, Danielson, Joe, Evans, Sydal, Whitmer, Romero, Richards etc) terem competido no país. Por um lado os Highflyers retiram o seu estilo do Dragon Gate e do estilo Junior-heavyweight, enquanto os restantes utilizam um estilo muito semelhante ao da Pro-Wrestling NOAH.
Mesmo na WWE existem alguns wrestlers que utilizam um estilo Japonês, Wang, London, Kendrick, os falecidos Guerrero e Benoit, e o caso mais flagrante, CM Punk. Uma vez que quase o que ele faz é retirado do Japão. Ambos os finishers, Go To Sleep e Anaconda Vice( criados respectivamente por KENTA e Hiroyoshi Tenzan), joelhada ao queixo no canto( muito usada por Yuji Nagata), a combinação chop, chop, spining chop, roundhouse kick( também de KENTA), na OVW usava o Busaiko Knee Kick( também do KENTA), o Shining Wizard nos indies( criado por Keiji Mutoh).
Por fim, isto pode parecer estranho e irá surpreender muitos, mas a maneira como os main-events da WWE são feitos desde 2000/2001, seguem uma forma básica de Kings Road da AJPW dos anos 90. Tal deve-se a Johnny Ace, mais conhecido como John Laurinaitis, o qual ocupa o lugar de Vice-presidente Sénior e chefe de desenvolvimento de talentos. Ace competiu a totalidade dos anos 90 na AJPW, lutando e seguindo a evolução do Kings Road, onde também tinha o lugar de booker dos gaijins. Em 2000 veio para a América onde trabalhou na WCW, mas depois foi para a WWF. Aqui ele introduziu( com grau moderado de sucesso) uma maior ênfase em finais limpos, gradual construção da tensão do público( tentar usar grandes movimentos e finishers que são várias vezes contra-atacados), e uso duma sucessão de falsos fins( o uso de vários finishers seguidos sem conseguir efectivamente a vitória, vejam o HHH vs Orton no No Mercy para verem todos estes factores), isto tudo e uma maior atenção á psicologia de ringue e á história contada no combate. Ace contudo é muito criticado e gozado na Internet devido a preferir contratar culturistas e modelos fotográficas( foi ele que quis contratar a Kelly Kelly) em detrimento de wrestlers verdadeiramente talentosos, isto é agravado devido a Ace ter estado na AJPW numa altura onde eles tinham, indiscutivelmente, a melhor colecção de talento do mundo, capaz de, a qualquer noite do ano realizar um Match of the year Contender, e inclusivamente, segundo a opinião de muitos, realizar um 5***** match quando lhes apetecesse( eu sei que a ideia é ridícula, mas garanto-vos que está perigosamente perto da verdade, o rooster e bookers da AJPW, especialmente durante a primeira metade dos anos 90, eram absurdamente bons).
Acabo aqui a crónica desta semana, para a semana já tenho o meu horário normal e poderei realizar as minhas crónicas habituais.
O Q&A voltará futuramente, e espero que tenha mais sucesso.

Agora combates.
O primeiro, e seguindo a onda de joshi, é da promoção GAEA de 15 de Maio de 2000, um falls count anywhere que opõe a autoproclamada “ Queen of Hardcore” KAORU contra a igualmente hardcore( e excelente wrestler em geral) Mayumi Ozaki. KAORU vem acompanhada da rainha da comédia da GAEA( embora aqui não haja lugar para comédia) Sakura Hirota, Ozaki traz o seu servo POLICE.
Neste combate temos direito a: cadeiras, mesas, escadas, placas de madeira, um bastão de ferro, uma espécie de canhão de festa de aço, um saco plástico, uma corrente, uma comentadora convidada com um ursinho de peluche muito assustada, os dois valets a meterem-se ao barulho e muitos spots daqueles doridos de desviar os olhos do ecrã e depois dizer “ Fo**x”.
Fans de hardcore vão gostar bastante, um combate de hardcore de que gosto muito( e eu não sou grande fan de hardcore).





O segundo não é um combate mas sim uma das famosas promos de Chris jericho na WCW, onde o Jericho enumera as suas 1004 holds( isto durante um feudo com o Dean Malenko, que tem a alcunha de “Man of 1000 holds”). Momento muito cómico que decidi meter tendo em atenção a Jerichomania que actualmente existe na blogosfera.



manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.