Serei eu um Smart! - Blogosfera

Andamos numa época conturbada na nossa comunidade blogeira de wrestling. Como em tudo, a febre que anteriormente havia surgido, começa a passar, ou melhor, à muito que passou, e agora só anda por aqui, aqueles que gostam disto e gostam de wrestling. Naturalmente que muitos dos que já abandonaram ainda dão a sua participação, principalmente como visitantes, deixando de lado a "árdua" tarefa de blogger, partilhando o mesmo gosto pelo wresting, com aqueles que o usam, como motivação para escreverem semanalmente, ou mesmo, como o meu caso, diariamente.
Faço parte desta comunidade à 20 meses, ou seja, ano e dois terços. Nunca estive de fora mais de uma semana seguida, e por norma, só me afasto ao fim de semana. Tal afastamento, ocorreu inicialmente, e ocorre por uma falta de tempo, mas não só, já que trabalho aos sábados num part-time, e domingo, é dia de vida pessoal, ou seja, para estar com quem gosto, e com quem quero.
Durante estes 20 meses, já vi nascer e morrer uma série de blogs. Muitos, ou a maioria, já não me recordo sequer do nome. Naturalmente, que me recordo de alguns, como por exemplo, o wrestlingomania, o crónicas e o revolution. Tinham qualidades, mas acabaram por não sobreviver ao fim da febre. Noutros casos, os projectos não terminaram, mas a sua qualidade já não é a mesma, com o Luso e o Duplo Impacto a serem cabeças de cartaz neste estereotipo. Por outro lado, o PWE está em "coma, e o Xbooker passa por uma fase bastante conturbada, infelizmente. Depois, existem alguns blogs com potencial como o PWL e o Fever, que pessoalmente, penso estar a desenvolver um trabalho muito bom, com um administração que se esforça, com elemento de qualidade, apenas estando pouco desenvolvido, ou menos bem, em termos visuais. Com uma melhoria no template, e na apresentação dos post, penso que o Fever poderia dar um salto ainda maior, e ocupar algum do espaço deixado vago pelo PWE, entre outros.
Como referi, a febre da blogosfera passou, assim como a do regresso do wrestling a Portugal. Uma acompanhou e alimentou a outra. Enquanto que durou o fenómeno do regresso do wrestling a Portugal, surgiram blogs como cogumelos. No blogger ou no Sapo, diáriamente eram criados variados, muitos dos quais, sem pés nem cabeça, e assim, sem quaisquer pernas para andar. Não quero com isto disser que não foram (ou são, já que continuam a surgir alguns) importantes, já que no meio de tanto ruído e barafunda, conseguiu-se (e consegue-se) extrair alguma qualidade, e foi (é) deste modo que surgiram (surgem) alguns bons bloggers.
Esta crise que resulta do fim da histeria surgida em redor do wrestling, acaba por ser bipolar, já que se por um lado deu-se a saída, ou o menor interesse de alguns bons bloggers, e da criação de blogs, a blogosfera de wrestling nunca esteve tão bem servida em termos de conteúdos e de visitantes como nos dias de hoje.
Somos brindados diáriamente com crónicas de excelente qualidade, escritas por pessoas que não recebem nada em troca além de alguns comentários (que por vezes, são até insultos pessoais), temos blog com excelentes desings, com destaque para os trabalhos feitos pelo Sky, e como cereja no topo do bolo, temos os vídeos da Rute [ainda terá direito a estátua ;)]. Como visitas, o Galáxia, de longe o maior blog da comunidade, está instalado no Top-5 nacional, e os restantes apresentam todos números bastante interessantes para a realidade blogueira nacional a nível geral, ou seja, de todos os conteúdos.
Olhando um pouco para o próprio umbigo, esta semana no Wrestling Noticias tivemos uma das melhores de sempre, com os dias todos preenchidos, com crónicas de excelente qualidade, feitas por cronistas de grande calibre. Até o eXotic que havia sido contratado para escrever sobre videojogos, publicou um texto muito bom no Sábado, sobre ...... wrestling. Reconheço uma pequena descida de visitas nos últimos dias, mas em termos de conteúdo, arrisco disser que nunca estivemos tão bem como agora. Textos como os do Higuita, ou um projecto como os Tomos do Manjiimortal, não estão virados para grandes massas, mas são sem dúvida alguma, do melhor que lemos por ai. A equipa é boa, está a trabalhar bem, e deste modo até se consegue uma maior motivação e forças para continuar.
No entanto, penso que podemos estar, e falo no global, demasiado exigentes com tudo isto. Ser blogger é um passatempo, e não o devemos encarar com qualquer sentido de obrigação. O que é feito é feito com prazer e com paixão, e como indico a alguns dos novos elementos, deve-se ter, não obrigação em postar, mas sim respeito por quem lê, e acima de tudo, pelo nosso trabalho, e por isso, ele não deve ser desleixado, nem demasiado irregular, já que assim nunca criaremos uma boa ponte de comunicação que leve ao feedback com os leitores e fidelização dos mesmos. Quem quer atingir o sucesso, ou no mínimo, ter um tralhado credível, deve encarar um ingresso, ou a criação de um blog com algum sentido de responsabilidade, e só com alguns sacrifícios, ou nem por isso, bastando por vezes deixar de lado alguns coisas menos úteis (como por exemplo, um videojogo, uma ida ao msn, etc, etc.) para o poder alcançar. Deste modo, talvez alguns blogs não tivessem acabado, ou então, não estariam na morte lenta em que se encontram.
Quando falo em exigência, não me quero apenas referir a alguma competitividade demasiado energética que posso existir entre blogs, ou entre bloggers, mas sim, também a alguns textos que são publicados. O texto deve ser escrito em bom português e ter como base uma boa fundamentação. Contudo, tenho visto por ai, alguns bloggers, que ao tentar "enfeitar" de forma tão completa o seu texto, acabam por criar verdadeiros monstros, demasiados extensos, com alguma confusão na sua construção, o que funciona no sentido inverso ao desejado, afastando leitores, em vez de os atrair como é o desejado. O afastamento, acaba por ocorrer por cansaço, ou seja, com muita gente a desistir de ler o texto a meio, não sendo criada a tal ponte que leve ao debate de ideias.
Esse debate ocorre através dos comentários, que terão igualmente de ser trabalhados, não bastando criar um texto, postá-lo e esperar que apareça feedback. É necessário ler os comentários, responder, criar um ambiente de verdadeira troca de ideias na caixa de comentários. Mas esta, talvez seja a parte mais difícil, já que não depende apenas do blogger, mas de igual forma do visitante.
Se em termos de crónica, vejo alguns exageros, em termos de rivalidades, nunca entendi muito bem o seu porquê. Algumas pessoas menos ocupadas talvez, gostam de insultar quem se esforça, mas felizmente este fenómeno ocorre cada vez de forma mais espontânea. É necessário haver exigência por parte de quem lê. A critica, não tem, nem deve apenas ser só positiva, bem pelo contrário, mas a haver sentido critico negativo, ele deve ser acima de tudo, construtivo.
Já a rivalidade, se é assim que a posso chamar, entre blogs, ou bloggers, é totalmente descabida e sem qualquer sentido. Até agora, foram poucas as vezes que houve uma confrontação directa entre bloggers, mas sinto uma espécie de guerra surda ou fria, já que são raras as vezes que lemos comentários de bloggers num outro blog. O único local onde ainda vejo, ou melhor, leio isso, é o Galáxia. Mas este é um oásis no meio do deserto, já que seja aqui, no XB, no Fever, no PWL, ou noutro qualquer, é raro ler comentários entre membros de blogs diferentes, apesar de acreditar que a maioria se visite mutuamente ao longo do dia.
No fundo, isto é tudo um mero passatempo, não havendo necessidade de humilhações, de guerras, nem muito menos, de insultos. O objectivo de todos acaba por ser o mesmo, ver e apreciar wrestling. Este é apenas um meio de podermos partilhar com o "mundo", ou melhor, quem nos visita, a nossa visão sobre algo que move em conjunto.
Para os visitantes, este texto talvez não faça sentido, nem seja o mais indicado, já que não falo do regresso de hoje de Jericho, nem da aparição de ontem de Edge, nem de outro qualquer tema que marque o actual estado do pro wrestling. Pretendo com ele, deixar alguns recados para dentro da blogosfera, e para quem esteja interessado em ingressar na mesma. Senti necessidade de o fazer, como um dos elementos mais antigos da mesma. Construi, em conjunto com as equipas que me rodearam, um blog que desculpem a falta de modéstia, é hoje uma referência na comunidade. Tudo, sem qualquer tipo de conflito ou inimizade. Isso deixa-me orgulhoso.
Para terminar, não poderia deixar de elogiar a equipa que hoje constitui a redacção do Wrestling Noticias, e de agradecer à mesma, assim como a todos os que nos visitam.
Obrigado.
Faço parte desta comunidade à 20 meses, ou seja, ano e dois terços. Nunca estive de fora mais de uma semana seguida, e por norma, só me afasto ao fim de semana. Tal afastamento, ocorreu inicialmente, e ocorre por uma falta de tempo, mas não só, já que trabalho aos sábados num part-time, e domingo, é dia de vida pessoal, ou seja, para estar com quem gosto, e com quem quero.
Durante estes 20 meses, já vi nascer e morrer uma série de blogs. Muitos, ou a maioria, já não me recordo sequer do nome. Naturalmente, que me recordo de alguns, como por exemplo, o wrestlingomania, o crónicas e o revolution. Tinham qualidades, mas acabaram por não sobreviver ao fim da febre. Noutros casos, os projectos não terminaram, mas a sua qualidade já não é a mesma, com o Luso e o Duplo Impacto a serem cabeças de cartaz neste estereotipo. Por outro lado, o PWE está em "coma, e o Xbooker passa por uma fase bastante conturbada, infelizmente. Depois, existem alguns blogs com potencial como o PWL e o Fever, que pessoalmente, penso estar a desenvolver um trabalho muito bom, com um administração que se esforça, com elemento de qualidade, apenas estando pouco desenvolvido, ou menos bem, em termos visuais. Com uma melhoria no template, e na apresentação dos post, penso que o Fever poderia dar um salto ainda maior, e ocupar algum do espaço deixado vago pelo PWE, entre outros.

Esta crise que resulta do fim da histeria surgida em redor do wrestling, acaba por ser bipolar, já que se por um lado deu-se a saída, ou o menor interesse de alguns bons bloggers, e da criação de blogs, a blogosfera de wrestling nunca esteve tão bem servida em termos de conteúdos e de visitantes como nos dias de hoje.
Somos brindados diáriamente com crónicas de excelente qualidade, escritas por pessoas que não recebem nada em troca além de alguns comentários (que por vezes, são até insultos pessoais), temos blog com excelentes desings, com destaque para os trabalhos feitos pelo Sky, e como cereja no topo do bolo, temos os vídeos da Rute [ainda terá direito a estátua ;)]. Como visitas, o Galáxia, de longe o maior blog da comunidade, está instalado no Top-5 nacional, e os restantes apresentam todos números bastante interessantes para a realidade blogueira nacional a nível geral, ou seja, de todos os conteúdos.
Olhando um pouco para o próprio umbigo, esta semana no Wrestling Noticias tivemos uma das melhores de sempre, com os dias todos preenchidos, com crónicas de excelente qualidade, feitas por cronistas de grande calibre. Até o eXotic que havia sido contratado para escrever sobre videojogos, publicou um texto muito bom no Sábado, sobre ...... wrestling. Reconheço uma pequena descida de visitas nos últimos dias, mas em termos de conteúdo, arrisco disser que nunca estivemos tão bem como agora. Textos como os do Higuita, ou um projecto como os Tomos do Manjiimortal, não estão virados para grandes massas, mas são sem dúvida alguma, do melhor que lemos por ai. A equipa é boa, está a trabalhar bem, e deste modo até se consegue uma maior motivação e forças para continuar.

Quando falo em exigência, não me quero apenas referir a alguma competitividade demasiado energética que posso existir entre blogs, ou entre bloggers, mas sim, também a alguns textos que são publicados. O texto deve ser escrito em bom português e ter como base uma boa fundamentação. Contudo, tenho visto por ai, alguns bloggers, que ao tentar "enfeitar" de forma tão completa o seu texto, acabam por criar verdadeiros monstros, demasiados extensos, com alguma confusão na sua construção, o que funciona no sentido inverso ao desejado, afastando leitores, em vez de os atrair como é o desejado. O afastamento, acaba por ocorrer por cansaço, ou seja, com muita gente a desistir de ler o texto a meio, não sendo criada a tal ponte que leve ao debate de ideias.
Esse debate ocorre através dos comentários, que terão igualmente de ser trabalhados, não bastando criar um texto, postá-lo e esperar que apareça feedback. É necessário ler os comentários, responder, criar um ambiente de verdadeira troca de ideias na caixa de comentários. Mas esta, talvez seja a parte mais difícil, já que não depende apenas do blogger, mas de igual forma do visitante.
Se em termos de crónica, vejo alguns exageros, em termos de rivalidades, nunca entendi muito bem o seu porquê. Algumas pessoas menos ocupadas talvez, gostam de insultar quem se esforça, mas felizmente este fenómeno ocorre cada vez de forma mais espontânea. É necessário haver exigência por parte de quem lê. A critica, não tem, nem deve apenas ser só positiva, bem pelo contrário, mas a haver sentido critico negativo, ele deve ser acima de tudo, construtivo.
Já a rivalidade, se é assim que a posso chamar, entre blogs, ou bloggers, é totalmente descabida e sem qualquer sentido. Até agora, foram poucas as vezes que houve uma confrontação directa entre bloggers, mas sinto uma espécie de guerra surda ou fria, já que são raras as vezes que lemos comentários de bloggers num outro blog. O único local onde ainda vejo, ou melhor, leio isso, é o Galáxia. Mas este é um oásis no meio do deserto, já que seja aqui, no XB, no Fever, no PWL, ou noutro qualquer, é raro ler comentários entre membros de blogs diferentes, apesar de acreditar que a maioria se visite mutuamente ao longo do dia.
No fundo, isto é tudo um mero passatempo, não havendo necessidade de humilhações, de guerras, nem muito menos, de insultos. O objectivo de todos acaba por ser o mesmo, ver e apreciar wrestling. Este é apenas um meio de podermos partilhar com o "mundo", ou melhor, quem nos visita, a nossa visão sobre algo que move em conjunto.

Para terminar, não poderia deixar de elogiar a equipa que hoje constitui a redacção do Wrestling Noticias, e de agradecer à mesma, assim como a todos os que nos visitam.
Obrigado.