Tomos de Eternidade
Após algumas semanas de criar expectativa, é finalmente chegada a hora de entrar nos anos 90.
Antes preciso de fazer o ponto de situação.
Os anos 90 foram o período de, não apenas maior qualidade de combate, mas também a nível de criatividade, pois durante essa década surgiram novos estilos de wrestling e, mesmo novas maneiras de definir o Puroresu.
Começarei pelas duas grandes promoções AJPW e NJPW, passarei de seguida ás promoções mais pequenas.
Hoje escreverei sobre a promoção que, durante esta década proporcionou ao mundo o melhor wrestling que este alguma vez vira.
Refiro-me á All Japan Pro Wrestling.
O incrível wrestling que a AJPW nos ofereceu durante a década passada deveu-se sobretudo a quatro homens, homens que devido aos combates fantásticos que tinham entre eles, e contra os restantes wrestlers da promoção receberam a alcunha de “ quatro pilares do céu”.
Eles eram Mitsuharu Misawa, Toshiaki Kawada, Kenta Kobashi e Akira Taue.
Já referi o nome de alguns deles em crónicas anteriores, hoje todos terão direito ao seu merecido destaque.
( neste tributo estão presentes os 4 homens, e também o Golden Rookie da AJPW, o qual falarei dele em breve, Jun Akiyama. O tributo começa com uma introdução, seguida da apresentação dos cinco com os respectivos temas de entrada, por ordem; Kenta Kobashi, Mitsuharu Misawa, Jun Akiyama, Akira Taue e Toshiaki Kawada)
Uma coisa que todos estes homens têm em comum é a prática desportiva anterior á entrada na promoção. Tanto Misawa como Kawada praticaram wrestling amador durante o secundário. Misawa ficou em quinto lugar nos mundiais de Freestyle em 1980, na divisão de júnior aces, enquanto Kawada foi campeão nacional no seu 12º ano, derrotando um igualmente jovem Keichi Yamada nas finais( que ficaria para a história como o famosíssimo wrestler mascarado Jushin Thunder Liger na rival NJPW). Kobashi por seu lado praticou Judo e Rugby no secundário, tendo ingressado na prática moderada de culturismo após acabar escola. Taue praticou, á semelhança de Genichiro Tenryu, Sumo. Isto deu desde o início uma base através da qual as suas capacidades de wrestling se desenvolveriam.
Misawa foi o primeiro a entrar na AJPW, tendo sido recrutado em 1981, treinado por Giant Baba, Dory Funk jr e Dick “The Destroyer” Beyer, tendo realizado nesse mesmo ano a sua estreia. Kawada por seu lado estreou-se no ano seguinte tendo sido treinado por Genichiro Tenryu.
Os primeiros anos passaram( como seria de esperar) sem grandes conquistas. Em 1984 Giant Baba compra á NJPW os direitos da gimmick Tiger Mask, e oferece-a a Misawa, de forma a estabelecer uma divisão de Junior-heavyweights na promoção. Tal não dura muito tempo pois a principal estrela Atsushi Onita lesiona-se com gravidade nos joelhos reformando-se( mas á semelhança de muitas reformas no wrestling esta não seria permanente, e Onita tornar-se-ia uma das mais importantes figuras do Puroresu, mas por razões totalmente diferentes). Nesse mesmo ano Tiger Mask II passa para a divisão de pesos pesados. Kawada teve ainda um papel mais reduzido, tendo sido em 85 enviado para a América do Norte para treinar, entre outros lugares na famosa Stampede Wrestling da lendária família Hart. Um ano antes Misawa fora igualmente enviado para o México. Apenas em 1987 as coisas começam a aquecer, Misawa começa a fazer ocasionalmente equipa com o ás da promoção Jumbo Tsuruta( cada vez me convenço mais que Jumbo Tsuruta foi o melhor wrestler dos anos 80, e possivelmente de sempre, pelo menos um dos 5 melhores), ganhando inclusivamente os PWF tag-team titles. Kawada por seu lado junta-se ao stable Revolution de Tenryu, e com Hiromichi Fuyuki( no futuro será importante) ganha 3 vezes os All Asia Tag-team titles.
O seu maior feito durante a década de 80 foi ter feito em 88 equipa com o seu mentor Tenryu e terem ficado em segundo lugar na Real World Tag-team Leaque( o torneio anual de tag-team da promoção realizado em Dezembro, na verdade chamado World’s Strongest Tag-team Leaque, mas uma tradução errada durante os anos 90 deu-lhe o outro nome).
Tanto Akira Taue como Kenta Kobashi realizaram as suas estreias em 88, Taue fazendo equipa com o lendário Giant Baba, Kobashi num combate individual que perdeu. Aqui entra em acção o génio de Baba que, apercebendo-se das enormes capacidades do jovem Kobashi, bem como do seu enorme carisma marcou Kobashi para perder os seus primeiros 63 combates. Tudo isto fazia parte do plano de Baba para eventualmente transformar Kobashi no futuro ás da promoção, mesmo na derrota o talentoso e carismático Kobashi conseguiu conquistar o favor do público que adorava aquele jovem que, embora fosse incapaz de derrotar o seu adversário lutava até ao fim, nunca desistindo, nunca se rendendo. O plano foi um enorme sucesso e, a partir de 2000 Kobashi tornou-se o mais bem-sucedido e popular wrestler do país.
Como se poderão lembrar duma das minhas crónicas em Março de 1990 Genichiro Tenryu, o nº2 da promoção e o maior rival de Jumbo Tsuruta deixa a AJPW para a SWS. Tal deixa Tsuruta sem um adversário digno, Baba decide então desmascarar Tiger Mask II e torná-lo o novo grande adversário de Tsuruta. O primeiro encontro entre os dois deu-se a 8 de Junho num combate que recebeu as 5***** do Observer( com todo o direito) e iniciou o feudo entre a nova geração( Misawa, Kawada, Taue, Kobashi e Tsuyoshi Kikuchi ) contra a velha-guarda( Tsuruta, Great Kabuki, Masanobu Fuchi e Mighty Inoue). Contudo em Agosto Kabuki deixaria a AJPW, o que levou a que Baba fizesse com que Akira Taue traísse os seus aliados e se juntasse ao grupo de Jumbo, como o seu habitual parceiro de tag-team.
Entre 1990 e 1992 estes dois grupos deram origem a excelentes combates de tag-team, bem como aos melhores 6-man tag-team matches da história. A combinação Misawa & Kawada & Kobashi vs Jumbo & Taue & Fuchi deu-nos 4 combates iniscritíveis( ainda só vi dois, mas são excelentes garanto ), 3 dos quais receberam as 5*****.
Em 92 Misawa ganhou pela primeira vez a Triple Crown, e esperava-se que eventualmente a defendesse contra Jumbo Tsuruta, infelizmente em Outubro Jumbo desenvolveu hepatite B, que no final do ano acabaria com a sua carreira séria de wrestling.
Assim pela segunda vez, o grande feudo que Baba havia planeado, o qual não apenas garantiria excelentes combates, bem como muito dinheiro para os cofres da AJPW foi posto de lado. Baba contudo voltou a mostrar porque é que era um génio no que se referia ao booking e, após o Champion’s Carnival de 93( o torneio anual para determinar o melhor wrestler da promoção) decidiu reunir Toshiaki Kawada com o seu odiado rival Akira Taue( Kawada não perdoava Taue por ter deixado o grupo em 1990), dando origem a um enorme respeito entre os dois tornando-se eventualmente uma das melhores tag-teams do mundo. Misawa por seu lado pegou no Kobashi e tornou-o o seu nº2. As colisões entre estas duas equipas são universalmente consideradas os melhores combates de Tag-team da história do desporto, tendo quatro deles recebido as 5*****, isto dum total de 8 vezes que eles se enfrentaram( vi 5 dos encontros, e não há palavras).
Este acontecimento também despoletou aquela que é considerada a maior e melhor rivalidade do Puroresu( alguns diriam de sempre. Pela sua longevidade e qualidade de combates que, neste caso vi todos, posso garantir que está lá perto), Mitsuharu Misawa vs Toshiaki Kawada, os quais nos deram uma fantástica série de combates pela Triple Crown. Isto sem esquecer claro todas as combinações entre os quatro homens, as quais sempre deram excelentes resultados.
Mitsuharu Misawa desfrutou de reinados muito longos como Triple Crown Champion, durante os quais enfrentou todos os grandes nomes da promoção, incluindo os restantes pilares, que por sua vez também conquistaram numa altura ou outra a Triple Crown.
Misawa foi o ás por excelência da AJPW durante os anos 90, tendo como seu maior rival o seu antigo parceiro de tag-team Kawada, e mais tarde o próprio Kobashi deixou de fazer equipa com Misawa( apôs se solidificar como um legítimo main-eventer) e tornou-se um dos seus maiores adversários na segunda metade da década. Akira Taue embora não fosse um adversário tão frequente, ainda assim enfrentá-lo num combate era sempre temível.
Os restantes feitos destes homens não serão referidos nesta crónica pois não pretendo revelar surpresas para aqueles que tenham a curiosidade de procurar e visionar os seus combates. Posso contudo recomendar que procurem ver por ordem cronológica( algo que estou a fazer) pois o método de contar histórias da AJPW é muito mais subtil( e de certa maneira muito mais satisfatório) do que aquilo que se vê na América. Não é feita por meio de promos ou segmentos, mas através dos combates, quem recebe o pin, como recebe o pin, quem faz o pin, o parceiro que ajuda, o parceiro que não ajuda, segmentos de controlo, quem controla, quem é controlado, que golpe garante o pin, e a história contada no ringue. Com os combates Kings Road da AJPW nada é tão simples, e é necessário por vezes recuar vários anos para encontrar combates que influenciam os combates presentes.
Para fechar mais uma vez recomendo altamente que todos procurem ver a AJPW dos anos 90( e finais da década de 80) pois a qualidade de wrestling é quase irreal, as histórias contadas no ringue são extremamente complexas e o público é o melhor do mundo( pensem no público da ECW, mas muito mais respeitoso e bem-educado).
Factos notáveis:
- Misawa, Kawada, Kobashi e Taue conquistaram pelo menos uma vez a Triple Crown, ganharam o Champion’s Carnival, ganharam os AJPW unnified tag-team Championships, e também o Real World Tag-team Leaque.
- Os quatro pilares são facilmente identificáveis pelas cores que usam, verde e branco para Misawa, preto e amarelo para Kawada, laranja para Kobashi e vermelho para Taue.
- Os “ Quatro pilares do céu” participaram em praticamente todos os combates de 5***** que o Observer classificou, durante os anos 90. Um total de 28 combates.
- Toshiaki Kawada é conhecido como um dos wrestlers mais stiffs da história.
- No final de 1999, revistas desportivas começaram a considerar Kenta Kobashi como o modelo perfeito de wrestler, devido á sua altura, peso, técnica no ringue, resistência quase inumana e carisma natural.
- Os reinados de Mitsuharu Misawa garantiram-lhe a alcunha de “ Mr Triple Crown” por parte dos comentadores da AJPW.
- Misawa, Kawada e Kobashi criaram três dos maiores bumps do wrestling, respectivamente o Tiger Driver 91, o Kawada Driver( erradamente designado de Ganso Bomb) e o Burning Hammer.
- Akira Taue, embora fosse um excelente wrestler( um dos melhores do mundo na altura) esteve sempre na sombra dos restantes três.
Deixo aqui três pérolas de combates, todos já referidos nestas crónicas:
O primeiro é o famosíssimo embate de 5 de Junho de 1989 entre Jumbo Tsuruta e Genichiro Tenryu pela Triple Crown. Este é facilmente um dos melhores 5 combates da história, Jumbo e Tenryu dão 200% neste combate, são horrivelmente stiffs, a psicologia é excelente, o público está literalmente “on fire”, o segmento de near-falls é do melhor( e utilizando coisas simples em vez de grandes bumps, só mesmo no fim eles largam as grandes bombas).
História. Desde 87 Jumbo e Tenryu são rivais, Tenryu já ganhou todas as grandes honras da promoção, mas ainda não derrotou o nº1 pelo grande título, já o desafiou no mês anterior mas o combate acabou prematuramente quando Jumbo legitimamente pôs Tenryu KO com uma powerbomb, logo Tenryu quer a vingança.
Conseguirá Tenryu “ beat the Man, to be the Man”?! Vejam!!! Garanto a satisfação.
Este foi o primeiro grande combate de Kings Road, um excelente prelúdio do que estaria para vir.
O segundo é o famoso Jumbo Tsuruta vs Mitsuharu Misawa de 8 de Junho de 1990. Foi este o combate que tornou Misawa numa estrela. O melhor combate do seu tipo que eu já vi.
História. Sobre a mascara de Tiger Mask Misawa já desafiara Jumbo sem sucesso, aqui Misawa põe de lado a clássica táctica de tentar manter Jumbo no chão e prefere passar ao ataque. Mas, embora Jumbo tenha perdido a Triple Crown 3 dias antes, ele ainda é o nº1, logo não deverá ter dificuldade em derrotar um mid-carder como Misawa. Certo??
O terceiro é o primeiro dos famosos Misawa & Kawada & Kobashi vs Jumbo & Taue & Fuchi. Posso garantir que nunca viram melhor 6-man tag-team match na vossa vida.
Aqui os quatro pilares ainda não se tornaram as máquinas de wrestling que em breve se tornariam, o que não os impede de fazer um grande combate com os veteranos Jumbo e Fuchi.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Antes preciso de fazer o ponto de situação.
Os anos 90 foram o período de, não apenas maior qualidade de combate, mas também a nível de criatividade, pois durante essa década surgiram novos estilos de wrestling e, mesmo novas maneiras de definir o Puroresu.
Começarei pelas duas grandes promoções AJPW e NJPW, passarei de seguida ás promoções mais pequenas.
Hoje escreverei sobre a promoção que, durante esta década proporcionou ao mundo o melhor wrestling que este alguma vez vira.
Refiro-me á All Japan Pro Wrestling.
O incrível wrestling que a AJPW nos ofereceu durante a década passada deveu-se sobretudo a quatro homens, homens que devido aos combates fantásticos que tinham entre eles, e contra os restantes wrestlers da promoção receberam a alcunha de “ quatro pilares do céu”.
Eles eram Mitsuharu Misawa, Toshiaki Kawada, Kenta Kobashi e Akira Taue.
Já referi o nome de alguns deles em crónicas anteriores, hoje todos terão direito ao seu merecido destaque.
( neste tributo estão presentes os 4 homens, e também o Golden Rookie da AJPW, o qual falarei dele em breve, Jun Akiyama. O tributo começa com uma introdução, seguida da apresentação dos cinco com os respectivos temas de entrada, por ordem; Kenta Kobashi, Mitsuharu Misawa, Jun Akiyama, Akira Taue e Toshiaki Kawada)
Uma coisa que todos estes homens têm em comum é a prática desportiva anterior á entrada na promoção. Tanto Misawa como Kawada praticaram wrestling amador durante o secundário. Misawa ficou em quinto lugar nos mundiais de Freestyle em 1980, na divisão de júnior aces, enquanto Kawada foi campeão nacional no seu 12º ano, derrotando um igualmente jovem Keichi Yamada nas finais( que ficaria para a história como o famosíssimo wrestler mascarado Jushin Thunder Liger na rival NJPW). Kobashi por seu lado praticou Judo e Rugby no secundário, tendo ingressado na prática moderada de culturismo após acabar escola. Taue praticou, á semelhança de Genichiro Tenryu, Sumo. Isto deu desde o início uma base através da qual as suas capacidades de wrestling se desenvolveriam.
Misawa foi o primeiro a entrar na AJPW, tendo sido recrutado em 1981, treinado por Giant Baba, Dory Funk jr e Dick “The Destroyer” Beyer, tendo realizado nesse mesmo ano a sua estreia. Kawada por seu lado estreou-se no ano seguinte tendo sido treinado por Genichiro Tenryu.
Os primeiros anos passaram( como seria de esperar) sem grandes conquistas. Em 1984 Giant Baba compra á NJPW os direitos da gimmick Tiger Mask, e oferece-a a Misawa, de forma a estabelecer uma divisão de Junior-heavyweights na promoção. Tal não dura muito tempo pois a principal estrela Atsushi Onita lesiona-se com gravidade nos joelhos reformando-se( mas á semelhança de muitas reformas no wrestling esta não seria permanente, e Onita tornar-se-ia uma das mais importantes figuras do Puroresu, mas por razões totalmente diferentes). Nesse mesmo ano Tiger Mask II passa para a divisão de pesos pesados. Kawada teve ainda um papel mais reduzido, tendo sido em 85 enviado para a América do Norte para treinar, entre outros lugares na famosa Stampede Wrestling da lendária família Hart. Um ano antes Misawa fora igualmente enviado para o México. Apenas em 1987 as coisas começam a aquecer, Misawa começa a fazer ocasionalmente equipa com o ás da promoção Jumbo Tsuruta( cada vez me convenço mais que Jumbo Tsuruta foi o melhor wrestler dos anos 80, e possivelmente de sempre, pelo menos um dos 5 melhores), ganhando inclusivamente os PWF tag-team titles. Kawada por seu lado junta-se ao stable Revolution de Tenryu, e com Hiromichi Fuyuki( no futuro será importante) ganha 3 vezes os All Asia Tag-team titles.
O seu maior feito durante a década de 80 foi ter feito em 88 equipa com o seu mentor Tenryu e terem ficado em segundo lugar na Real World Tag-team Leaque( o torneio anual de tag-team da promoção realizado em Dezembro, na verdade chamado World’s Strongest Tag-team Leaque, mas uma tradução errada durante os anos 90 deu-lhe o outro nome).
Tanto Akira Taue como Kenta Kobashi realizaram as suas estreias em 88, Taue fazendo equipa com o lendário Giant Baba, Kobashi num combate individual que perdeu. Aqui entra em acção o génio de Baba que, apercebendo-se das enormes capacidades do jovem Kobashi, bem como do seu enorme carisma marcou Kobashi para perder os seus primeiros 63 combates. Tudo isto fazia parte do plano de Baba para eventualmente transformar Kobashi no futuro ás da promoção, mesmo na derrota o talentoso e carismático Kobashi conseguiu conquistar o favor do público que adorava aquele jovem que, embora fosse incapaz de derrotar o seu adversário lutava até ao fim, nunca desistindo, nunca se rendendo. O plano foi um enorme sucesso e, a partir de 2000 Kobashi tornou-se o mais bem-sucedido e popular wrestler do país.
Como se poderão lembrar duma das minhas crónicas em Março de 1990 Genichiro Tenryu, o nº2 da promoção e o maior rival de Jumbo Tsuruta deixa a AJPW para a SWS. Tal deixa Tsuruta sem um adversário digno, Baba decide então desmascarar Tiger Mask II e torná-lo o novo grande adversário de Tsuruta. O primeiro encontro entre os dois deu-se a 8 de Junho num combate que recebeu as 5***** do Observer( com todo o direito) e iniciou o feudo entre a nova geração( Misawa, Kawada, Taue, Kobashi e Tsuyoshi Kikuchi ) contra a velha-guarda( Tsuruta, Great Kabuki, Masanobu Fuchi e Mighty Inoue). Contudo em Agosto Kabuki deixaria a AJPW, o que levou a que Baba fizesse com que Akira Taue traísse os seus aliados e se juntasse ao grupo de Jumbo, como o seu habitual parceiro de tag-team.
Entre 1990 e 1992 estes dois grupos deram origem a excelentes combates de tag-team, bem como aos melhores 6-man tag-team matches da história. A combinação Misawa & Kawada & Kobashi vs Jumbo & Taue & Fuchi deu-nos 4 combates iniscritíveis( ainda só vi dois, mas são excelentes garanto ), 3 dos quais receberam as 5*****.
Em 92 Misawa ganhou pela primeira vez a Triple Crown, e esperava-se que eventualmente a defendesse contra Jumbo Tsuruta, infelizmente em Outubro Jumbo desenvolveu hepatite B, que no final do ano acabaria com a sua carreira séria de wrestling.
Assim pela segunda vez, o grande feudo que Baba havia planeado, o qual não apenas garantiria excelentes combates, bem como muito dinheiro para os cofres da AJPW foi posto de lado. Baba contudo voltou a mostrar porque é que era um génio no que se referia ao booking e, após o Champion’s Carnival de 93( o torneio anual para determinar o melhor wrestler da promoção) decidiu reunir Toshiaki Kawada com o seu odiado rival Akira Taue( Kawada não perdoava Taue por ter deixado o grupo em 1990), dando origem a um enorme respeito entre os dois tornando-se eventualmente uma das melhores tag-teams do mundo. Misawa por seu lado pegou no Kobashi e tornou-o o seu nº2. As colisões entre estas duas equipas são universalmente consideradas os melhores combates de Tag-team da história do desporto, tendo quatro deles recebido as 5*****, isto dum total de 8 vezes que eles se enfrentaram( vi 5 dos encontros, e não há palavras).
Este acontecimento também despoletou aquela que é considerada a maior e melhor rivalidade do Puroresu( alguns diriam de sempre. Pela sua longevidade e qualidade de combates que, neste caso vi todos, posso garantir que está lá perto), Mitsuharu Misawa vs Toshiaki Kawada, os quais nos deram uma fantástica série de combates pela Triple Crown. Isto sem esquecer claro todas as combinações entre os quatro homens, as quais sempre deram excelentes resultados.
Mitsuharu Misawa desfrutou de reinados muito longos como Triple Crown Champion, durante os quais enfrentou todos os grandes nomes da promoção, incluindo os restantes pilares, que por sua vez também conquistaram numa altura ou outra a Triple Crown.
Misawa foi o ás por excelência da AJPW durante os anos 90, tendo como seu maior rival o seu antigo parceiro de tag-team Kawada, e mais tarde o próprio Kobashi deixou de fazer equipa com Misawa( apôs se solidificar como um legítimo main-eventer) e tornou-se um dos seus maiores adversários na segunda metade da década. Akira Taue embora não fosse um adversário tão frequente, ainda assim enfrentá-lo num combate era sempre temível.
Os restantes feitos destes homens não serão referidos nesta crónica pois não pretendo revelar surpresas para aqueles que tenham a curiosidade de procurar e visionar os seus combates. Posso contudo recomendar que procurem ver por ordem cronológica( algo que estou a fazer) pois o método de contar histórias da AJPW é muito mais subtil( e de certa maneira muito mais satisfatório) do que aquilo que se vê na América. Não é feita por meio de promos ou segmentos, mas através dos combates, quem recebe o pin, como recebe o pin, quem faz o pin, o parceiro que ajuda, o parceiro que não ajuda, segmentos de controlo, quem controla, quem é controlado, que golpe garante o pin, e a história contada no ringue. Com os combates Kings Road da AJPW nada é tão simples, e é necessário por vezes recuar vários anos para encontrar combates que influenciam os combates presentes.
Para fechar mais uma vez recomendo altamente que todos procurem ver a AJPW dos anos 90( e finais da década de 80) pois a qualidade de wrestling é quase irreal, as histórias contadas no ringue são extremamente complexas e o público é o melhor do mundo( pensem no público da ECW, mas muito mais respeitoso e bem-educado).
Factos notáveis:
- Misawa, Kawada, Kobashi e Taue conquistaram pelo menos uma vez a Triple Crown, ganharam o Champion’s Carnival, ganharam os AJPW unnified tag-team Championships, e também o Real World Tag-team Leaque.
- Os quatro pilares são facilmente identificáveis pelas cores que usam, verde e branco para Misawa, preto e amarelo para Kawada, laranja para Kobashi e vermelho para Taue.
- Os “ Quatro pilares do céu” participaram em praticamente todos os combates de 5***** que o Observer classificou, durante os anos 90. Um total de 28 combates.
- Toshiaki Kawada é conhecido como um dos wrestlers mais stiffs da história.
- No final de 1999, revistas desportivas começaram a considerar Kenta Kobashi como o modelo perfeito de wrestler, devido á sua altura, peso, técnica no ringue, resistência quase inumana e carisma natural.
- Os reinados de Mitsuharu Misawa garantiram-lhe a alcunha de “ Mr Triple Crown” por parte dos comentadores da AJPW.
- Misawa, Kawada e Kobashi criaram três dos maiores bumps do wrestling, respectivamente o Tiger Driver 91, o Kawada Driver( erradamente designado de Ganso Bomb) e o Burning Hammer.
- Akira Taue, embora fosse um excelente wrestler( um dos melhores do mundo na altura) esteve sempre na sombra dos restantes três.
Deixo aqui três pérolas de combates, todos já referidos nestas crónicas:
O primeiro é o famosíssimo embate de 5 de Junho de 1989 entre Jumbo Tsuruta e Genichiro Tenryu pela Triple Crown. Este é facilmente um dos melhores 5 combates da história, Jumbo e Tenryu dão 200% neste combate, são horrivelmente stiffs, a psicologia é excelente, o público está literalmente “on fire”, o segmento de near-falls é do melhor( e utilizando coisas simples em vez de grandes bumps, só mesmo no fim eles largam as grandes bombas).
História. Desde 87 Jumbo e Tenryu são rivais, Tenryu já ganhou todas as grandes honras da promoção, mas ainda não derrotou o nº1 pelo grande título, já o desafiou no mês anterior mas o combate acabou prematuramente quando Jumbo legitimamente pôs Tenryu KO com uma powerbomb, logo Tenryu quer a vingança.
Conseguirá Tenryu “ beat the Man, to be the Man”?! Vejam!!! Garanto a satisfação.
Este foi o primeiro grande combate de Kings Road, um excelente prelúdio do que estaria para vir.
O segundo é o famoso Jumbo Tsuruta vs Mitsuharu Misawa de 8 de Junho de 1990. Foi este o combate que tornou Misawa numa estrela. O melhor combate do seu tipo que eu já vi.
História. Sobre a mascara de Tiger Mask Misawa já desafiara Jumbo sem sucesso, aqui Misawa põe de lado a clássica táctica de tentar manter Jumbo no chão e prefere passar ao ataque. Mas, embora Jumbo tenha perdido a Triple Crown 3 dias antes, ele ainda é o nº1, logo não deverá ter dificuldade em derrotar um mid-carder como Misawa. Certo??
O terceiro é o primeiro dos famosos Misawa & Kawada & Kobashi vs Jumbo & Taue & Fuchi. Posso garantir que nunca viram melhor 6-man tag-team match na vossa vida.
Aqui os quatro pilares ainda não se tornaram as máquinas de wrestling que em breve se tornariam, o que não os impede de fazer um grande combate com os veteranos Jumbo e Fuchi.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”