Ultimas

Tomos de Eternidade

Tal como prometido esta semana falarei do percurso da New Japan Pro-Wrestling durante a década de 90.

Á semelhança da AJPW, também a NJPW teve um grupo de excelentes wrestlers que, durante a década foram a pedra basilar dos grandes feudos, storylines e combates da promoção. Estes três homens receberam o apelido “ Os três Mosqueteiros”, Shinya Hashimoto, Masahiro Chono e Keiji Mutoh.



( tributo a estes três homens, por ordem de aparição, Hashimoto, Chono e Mutoh. Neste tributo surge muito o visual que Mutoh adoptou em 2001, careca e de barba e bigode)



( como sou um grande fan do Great Muta ponho aqui também um tributo a ele, ao som da sua música de entrada, uma das minhas preferidas, o Great Muta Conserto)

Estes três homens foram todos colegas de dojo, formando-se e todos fazendo a sua estreia em 1984. Mais uma vez á semelhança das suas contrapartes da AJPW, já possuíam currículo desportivo, tendo Mutoh praticado wrestling amador, bem como judo, Hashimoto era igualmente um ex-judoca, Chono provavelmente também tinha um passado desportivo.
No ano de 1988 Mutoh e Chono partiram para os Estados Unidos, competindo em várias promoções. Em 89 Mutoh, sobre a gimmick do The Great Muta( a qual era baseada no Great Kabuki, ou seja, pintura na cara e cuspia a “Green mist”. Mutoh no entanto ganhou enorme popularidade com a gimmick e era habitual na NJPW Mutoh competir, tanto com o seu nome, como com a The Great Muta Gimmick) é contratado pela WCW onde ganha o WCW Televison Title, e desenvolve uma rivalidade com Sting, a qual duraria o resto das suas carreiras e produziu combates com uma qualidade raramente vista na altura.

Contudo foi no primeiro torneio G1 Climax que estes três homens brilharam pela primeira vez, tendo os três chegados às meias-finais, e dois deles lutando na final. O nascimento dos Três Mosqueteiros deu-se apôs o final do combate, quando os três juntos comemoraram a vitória, tendo entoado o famoso cântico de Inoki “ Ichi-Ni-San-Dan”( 1-2-3-Dan).
A partir daí Hashimoto, Mutoh e Chono tornaram-se os mais emblemáticos wrestlers da promoção durante a década. Mutoh foi o primeiro dos três a ganhar o IWGP Heavyweight Championship utilizando a gimmick The Great Muta, em 92. Hashimoto veio a ganhar o título no ano seguinte e tornou-se o mais bem sucedido IWGP Champion da história. Chono em 92 ganhou o NWA World Heavyweight Championship num torneio, tendo-o inclusivamente defendido na WCW. Mutoh( como Muta) também ganhou este título na NJPW, Hashimoto eventualmente ganhá-lo-ia também, mas fora da promoção. Durante as suas carreiras todos os três ganhariam os IWGP tag-team titles com vários parceiros( Mutoh e Chono ganhá-los-iam juntos duas vezes, mas Hashimoto nunca fez equipa com algum dos dois).

No início de 1995 Chono, que anteriormente fora o menos notável dos três vira heel, adoptando um ring-attire completamente preto, com casacão e óculos escuros( o qual se tornaria uma das suas marcas) e formando um stable heel chamado Team Wolf, com Hiro Saito e um jovem Hiroyoshi Tenzan( o qual faria com Chono uma das mais dominantes tag-teams da promoção). Este stable, á semelhança do Ishin-gun de Riki Choshu era um grupo anti-NJPW, e durante o resto da década Chono seria por excelência o rebelde da promoção, tornando-se o maior heel da mesma durante esse período, e um dos mais importantes heels da história do Puroresu.
Neste mesmo ano inicia-se aquele que seria o feudo mais lucrativo dos anos 90( possivelmente a nível mundial), um feudo interpromocional entre a NJPW e a UWFI( para breve). Este foi o Invasion angle que inspirou Eric Bishoff a criar a nWo. Durante o feudo Nobuhiko Takada, o ás da UWFI viria a conquistar o IWGP Heavyweight Championship. Mutoh e Hashimoto seriam peças fundamentais da defesa da NJPW contra os invasores( diga-se também que Hashimoto esteve sempre disposto a defender a honra da promoção, enfrentado não apenas wrestlers de fora, como mesmo outros artistas marciais, a semelhança de Inoki, para provar o poder do Strong Style. Hashimoto é considerado o maior expoente do Strong Style da década de 90).

Em 1997 Masahiro Chono tornar-se-ia o primeiro membro internacional da nWo( a WCW tinha um acordo de cooperação com a NJPW), e transformaria a sua Team Wolf na divisão japonesa da nWo, a nWo Japan. Á semelhança do que acontecera na WCW a nWo ganhou muitos membros, tão diversificados como o jovem Satoshi Kojima, o gaijin Scott Norton, e os membros da nWo Buff Bagwell e nWo Sting( o qual ganharia enorme popularidade no país). Á nWo Japan opuseram-se notáveis como Shinya Hashimoto, Tatsumi Fujinami e Kensuke Sasaki entre outros. Mutoh tornou-se uma wild-card pois recusava unir-se com qualquer um dos grupos, contudo a sua contraparte Great Muta eventualmente tornou-se membro da nWo. Finalmente num combate de Tag-team Muta abandonou a nWo, sendo no entanto substituído por Mutoh que atacou o grupo da New Japan e juntou-se formalmente á nWo. A nWo Japan continuaria forte( embora nunca se tornasse tão dominante como na WCW) até por volta de 1999/2000, quando problemas entre Chono e Mutoh separaram o grupo, tendo Chono criado a Team 2000. A nWo Japan não teve um final tão funesto como a original, pois foi gerida como uma terrível ameaça, mas nunca tão poderosa como na WCW, onde a nWo acabou por se destruir a si própria. No final esta versão da nWo teve um balanço muito mais positivo do que a contraparte Americana, em grande parte devido ao excelente booking realizado por Choshu( que já tinha muita experiência nestas lides).
Acabo aqui a crónica, deixando á semelhança do que fiz com a AJPW, 22000 and Beyond” para crónicas futuras.

Factos notáveis:
- Á semelhança dos “ Quatro Pilares do Céu” da AJPW, “ Os Três Mosqueteiros” ganharam todos os grandes prémios da promoção. Ou seja, o IWGP Heavyweight Championship, o torneio G1 Climax, os IWGP Tag-team Championships e a G1 Climax Tag Leaque( anteriormente chamada Super Grade Tag Leaque).

- Enquanto Hashimoto e Mutoh ganhariam três vezes o IWGP title, Chono apenas o ganharia uma vez, não chegando a realizar nenhuma defesa devida a uma lesão.

- No entanto Masahiro Chono ganharia 5 vezes o G1 Climax, o maior número de vitórias do torneio, recebendo as alcunhas de “ Mr G1” e “ Mr August”( o G1 Climax é sempre realizado em Agosto, durando geralmente entre 3 e 7 dias).

- Já no novo milénio Keiji Mutoh e Shinya Hashimoto ganhariam a AJPW Triple Crown, tendo Mutoh sido o terceiro, e Hashimoto o quarto wrestler a ganhar o IWGP title e a Triple Crown. Mutoh foi no entanto o primeiro wrestler do mundo a ganhar estes dois títulos e o NWA World Heavyweight Championship, Hashimoto foi o segundo e, até agora esta proeza não foi repetida.

- Existe um enorme paralelismo entre Shinya Hashimoto e Toshiaki Kawada, devido a ambos serem wrestlers muito stiffs, especialmente no uso de pontapés, e sendo os seus combates habitualmente muito brutais.

- Keiji Mutoh popularizou o Moonsault nos Estados Unidos durante o seu tempo na WCW, e criou o Shining Wizard. Masahiro Chono criou o STS( o STFU do John Cena), bem como um número de variantes. Shinya Hashimoto utilizava um enorme arsenal de DDTs, bem como um temível Brainbuster DDT.

- Em 1992 Chono realizou na NJPW uma defesa do NWA title contra Stunning Steve Austin. Durante o combate Austin botchou um Piledriver, causando uma lesão no pescoço de Chono, Chono no entanto ganharia o combate( isto é tremendamente semelhante ao que aconteceu no Summerslam 97, onde Austin sofreu uma lesão no pescoço mais grave, também com um Piledriver. Em relação a esta coincidência este cronista apenas pode dizer isto. Karma é lixado).

- Tristemente Shinya Hashimoto viria a falecer a 11 de Julho de 2005, vítima de um súbito aneurisma cerebral. A sua morte recebeu muita atenção por parte da empresa, tendo todas as promoções de wrestling do país prestado tributo a este grande wrestler. No seu enterro estiveram presentes, para além de wrestlers de todas as promoções, 8000 fans que vieram despedir-se deste autentico Guerreiro.


Combates:
Este primeiro combate é uma defesa de título de 95, realizada por Shinya Hashimoto contra o jovem Hiroyoshi Tenzan antes deste se juntar á Team Wolf.
Combate muito bom, onde Hashimoto utiliza uma clássica ofensiva de Strong Style.





O segundo combate é do G1 Climax de 95, onde Chono enfrenta “ The Nature Boy” Ric Flair. Combate muito técnico, onde também ambos os participantes não têm problemas em utilizar golpes sujos. Em 95 Flair ainda conseguia facilmente realizar um combate muito bom.






O terceiro é dum espectáculo na Tokyo Dome, onde Jinsei Shinzaki( que lutou na WWF em 95 com Hakushi) enfrenta o Great Muta. Há que referir que Mutoh é um mestre das teatralidades, utilizando fantásticos ring-attire, e realizando incríveis entradas, sendo apenas comparável ao Undertaker neste departamento.
Este combate é muito interessante, pois opõe um monge budista( Shinzaki) contra um demónio( Muta), e como tal a psicologia do combate reflecte muito isto.
Não é um excelente combate, mas vale mais pelas entradas( e a maneira como o público reage) e vários pormenores, como por exemplo Shinzaki trazer para o ringue um talismã contra o mal, Muta ter inscrito na cara um Kanji com um significado funesto( vejam a reacção do público quando ele mostra a cara), e escrevendo o Kanji para morte durante o combate.



manjiimortal“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.