Ultimas

Tomos de Eternidade


Apôs fazer o ponto da AJPW e NJPW nos anos 90, vejo-me obrigado a realizar uma viagem no tempo. Pois nesta crónica relatarei os grandes acontecimentos do Joshi Puroresu durante as décadas de 70 e 80.
A fundação da AJW em 1968 marcou o surgimento da primeira promoção estável de Joshi Puroresu no país, a qual foi cimentada no ano seguinte quando conseguiram um acordo televisivo com o canal Fuji TV.

No entanto ainda era demasiado cedo para o boom do Joshi, pois nesta altura as promoções masculinas ainda dominavam o país. As wrestlers gaijin ainda eram um factor importante na promoção, com as mesmas a representarem o papel de heels, sendo obviamente as nativas as faces. Isto só mudaria a meio da década de 70, essencialmente devido a três pessoas. Mach Fumiake e o Beauty Pair, Jackie Sato e Maki Ueda.

“ Mach” Fumiake Wataname além de praticar wrestling foi também finalista dum popular concurso de ídolos no Japão. Embora não tivesse ganho ela ainda assim conseguiu gravar um disco o qual teve um sucesso considerável e tornou-a muito popular entre a juventude feminina japonesa. Em 1975 ela tornou-se a mais nova WWWA World Womens Champion aos 16 anos e, durante três anos foi uma das mais importantes wrestlers da promoção. Em 1978 retirou-se do wrestling para perseguir carreira musical a tempo inteiro. O sucesso de Mach Fumiake foi no entanto apenas o início do boom dos anos 70, pois este seria consolidado com o sucesso estrondoso do Beauty Pair.



Estas duas senhoras curiosamente estrearam-se a 27 de Abril de 1975 num combate uma contra a outra, no Madison Square Gardem de Tokyo, o Korakuen Hall.
Desde o início ambas as mulheres( ou melhor dito raparigas, pois tinham uns 15 ou 16 anos na estreia) mostraram enorme potencial. O sucesso contudo apenas viria no ano seguinte quando a 24 de Fevereiro, o Beauty Pair ganhou pela primeira vez os WWWA Tag-Team titles, os quais guardariam durante 3 meses até 27 de Maio, contudo mês e pouco depois a lendária equipa recuperaria os títulos. Ainda em Junho desse ano Maki Ueda ganharia o seu primeiro WWWA World title.
Contudo foi em final desse ano que o Beauty Pair se tornaria a maior sensação do wrestling dos anos 70, pois em Novembro assinaram um contrato com a empresa discográfica RCA Records para lançarem o seu primeiro single, isto á semelhança do que Mach Fumiake fizera um ano antes. O single, “ Frolicking Youth” chegou ao topo de todos do Tops de música nacional, sendo um enorme sucesso, realizando assim uma vasta transição de fans de música pop para fans de wrestling, tornando o Beauty Pair os maiores ídolos femininos do país. A sua mais bem sucedida canção “Kakemeguru Seishun” vendeu mais de 400.000 cópias!!!( comparem com o CD da Liliam Garcia que nem sequer chegou aos Tops mesmo com a máquina publicitária da WWE por trás, e não se esqueçam que estávamos em 1976).
Durante os anos seguintes o Beauty Pair dominaria, tanto individualmente como em equipas, a AJW. Inicialmente seria Maki Ueda quem teria mais sucesso em competição singular, contudo a sua parceira Jackie finalmente ganharia o grande prémio a 1 de Novembro de 1977, ao derrotar a sua parceira pelo WWA World Womens Championship. O seu reinado foi na altura o mais longo que até então se verificara na promoção.
O final do Beauty Pair viria em 1979 quando Maki Ueda foi forçada a reformar-se devido a dores nas costas. O seu derradeiro combate ocorreu a 27 de Fevereiro desse ano, um “ Loser must Retire match” ironicamente contra a sua parceira Jackie Sato, em jogo também estaria o título mundial.
O sucesso do Beauty Pair viria pela primeira vez mostrar que era possível combinar wrestling com outras formas de entretenimento de forma a trazer novos fans. O sucesso do Beauty Pair seria contudo eclipsado na década seguinte por aquela que seria sem dúvida a mais popular e bem-sucedida tag-team feminina de sempre, bem como da história do wrestling em geral.
No entanto houve outras mulheres( raparigas) a destacar, nomeadamente Jaguar Yokota, que era considerada como sendo tão boa dentro do ringue como os melhores wrestlers masculinos da altura, e que derrotou Jackie Sato para ganhar o WWWA World title. Durante esta altura também surgiram outras duas famosas wrestlers, Devil Masami e Mimi Hagiwara.

No entanto em 1983 surgiu o equivalente Japonês da Hulkamania( tendo possivelmente superado o fenómeno Hogan), o maior fenómeno de popularidade da história do wrestling, as Crush Gals.


Esta tag-team constituída por Chigusa Nagayo e Lioness Asuka foi sem dúvida o maior de todos os fenómenos de popularidade da história do wrestling japonês. Á semelhança do Beauty Pair as Crush Gals eram também grandes cantoras, tendo lançado vários álbuns, todos sendo uma enorme sensação entre o público feminino adolescente, tendo ficado regularmente em vários Top 10 em várias zonas do país. Este sucesso musical levou a que milhares de fans de música resolvessem seguir a carreira desportiva das suas ídolas. Isto obviamente resultou em níveis de atendimento aos espectáculos nunca antes vistos, bem como enormes audiências televisivas. Contudo não se enganem, as Crush Gals podiam cantar muito bem, mas no wrestling eram ainda melhores, tendo dominado a divisão de tag-team da AJPW durante o resto da década.
A equipa ganhou os títulos de tag-team pela primeira vez em 84, tendo reinado como campeãs durante 5 meses. Mas não é possível uma grande tag-team ser um enorme sucesso sem umas grandes e odiadas rivais, no caso das Crush Gals as suas mais famosas adversárias foram Dump Matsumoto e o seu stable heel Gokuaku Domei, constituído por Condor Saito, Crane Yu e uma jovem Bull Nakano.
Os confrontos entre estas rivais ainda hoje são lembrados como os mais intensos e dramáticos combates do Joshi Puroresu, não apenas a nível de tag-team( primeiro Dump e Crane Yu, mas quando Crane se reformou foi substituída por Bull Nakano) mas também pela grande rivalidade entre Chigusa Nagayo e Dump Matsumoto, cujos combates mais memoráveis( os quais também são dos encontros mais memoráveis do Joshi) foram dois Hair matches, o primeiro em Agosto de 85 e a desforra em Novembro do ano seguinte.
O feudo entre as Crush Gals e o Gokuaku Domei capturaram da tal forma a imaginação do público que, durante o auge do feudo o programa televisivo da AJW tinha consistentemente uma audiência média de 12.0( a maior da história do Japão, e bem superior ás audiências conseguidas durante as Monday Night Wars, cujo pináculo máximo foi um 8.6 em 98, o qual nunca antes ou depois voltou ser atingido).
A nível individual Chigusa foi a primeira a ganhar o WWWA World Womens Championship em Outubro de 87, tendo sido campeã durante 10 meses perdendo-o para a sua parceira, Chigusa contudo lesionou-se durante o combate e devido a essa situação Lioness Asuka recusou o título, a desforra dar-se-ia em Janeiro de 89 onde Lioness Asuka finalmente derrotaria a sua parceira num combate extremamente emotivo.
Em Maio desse ano a era das Crush Gals chegaria ao fim, tendo Chigusa Nagayo reformando-se nesse mês. O evento designado Wrestlemarinepiad 89 incluiu um conserto ao vivo onde o duo interpretou os seus mais famosos temas perante uma audiência excitadíssima, tendo mais tarde as Crush Gals participado numa maratona de wrestling onde enfrentaram todas as competidoras da promoção.
Lioness Asuka contudo não ficou sozinha muito tempo, pois ainda em Agosto desse ano ela também procedeu á sua reforma, tendo a AJW perdido as suas maiores estrelas e por isso sofreu tanto a nível das audiências televisivas, mas também no número de pessoas que assistiam aos shows ao vivo.
No entanto alguns anos depois a nova geração de grandes Joshi wrestlers surgiria, e dariam ao mundo alguns dos melhores combates da história.


Factos notáveis:
- O Beauty Pair para além do sucesso conseguido a nível musical também viu ser realizado um filme sobre a equipa. O filme, o qual o Beauty Pair protagonizou, é autobiográfico contando como Jackie e Maki se conheceram e formaram a famosa equipa. Neste filme a equipa adversária é o Black Pair, o qual também era uma tag-team na AJW.

- O Beauty Pair foi tão popular que durante a década de 70 vários Pair surgiram na AJW, como o Golden Pair, as Queen Angels e o Young Pair.

- O Beauty Pair foi também a inspiração para a série de histórias de ficção científica, mais tarde convertida num Anime, “Dirty Pair”.

- Em 17 de Agosto 1986 Jackie Sato juntamente com mais uma wrestler e uma boxer, aproveitando-se do enorme boom do Joshi Puroresu com o sucesso das Crush Gals, fundou a promoção Japan Women’s Pro-wrestling, JWP a qual durante o resto da década, e a primeira metade da década seguinte seria a maior rival da AJW.

- No espectáculo de estreia da JWP, Jackie enfrentou em competição individual Shinobu Kandori, uma medalhista de ouro de Judo Olímpico tornada wrestler( o que destrói a ideia de que o Kurt Angle foi o primeiro wrestler medalhista de ouro. ENGOLE ESTA ANGLE. Não gosto mesmo nada do homem Kurt Angle, o wrestler aproveita-se, já o homem...).

- Jackie Sato tristemente faleceu a 9 de Agosto de 1999, vítima de cancro no estômago, tinha 41 anos.

- Para perceber o sucesso das Crush Gals é bom comparar com um caso que toda a gente conheça. Assim quer-me parecer que o mais próximo que ocorreu recentemente em Portugal foi quando os “Morangos com Açúcar”( que eu nunca tive interesse em ver) estavam em alta, quando todos os adolescentes estavam loucos pela série, e os Morangos figuravam em todas as revistas juvenis. Penso que será um bom exemplo, embora as Crush Gals tenham talvez ido mais longe, sinceramente não tenho certezas.

- O sucesso das Crush Gals levou a que durante a década de 80, todos os anos centenas de milhares de adolescentes Japonesas tentassem entrar no dojo da AJW. Destas apenas cerca de uma centena tinham as qualificações físicas mínimas para ser aceite, e durante o processo de treino( o qual segundo relatos fazia o reino militar de vários países parecer “soft”) não mais do que uma mão cheia de raparigas se conseguiam formar. Em 1986, de centenas de milhares de candidatas apenas 6 se formaram, e todas tiveram grandes carreiras. Assim em semelhança com as promoções masculinas a AJW possuía padrões de exigência elevadíssimos.

- As Crush Girls e o stable de Dump Matsumoto trocaram um número de vezes os títulos de tag-team. Matsumoto contudo nunca foi capaz de derrotar nenhuma das Crush Gals pelo WWWA World title.

- Uma das formas usadas pela AJW para construir o segundo Hair match entre Chigusa e Dump, foi fazer com que o Gokuaku Domei atacasse as Crush Gals durante um conserto ao vivo em Setembro de 86, no qual Dump e as suas capangas, e perante uma assistência de milhares de adolescentes japonesas horrorizadas cortaram as vestes de Chigusa Nagayo.

- A razão pela qual as Crush Gals( a antes delas o Beauty Pair) se reformaram no auge da sua fama foi devido a uma regra da AJW, a qual impunha reforma mandatária para todas as atletas á idade de 26 anos. Elas então podiam seguir uma vida normal, lutar em outras promoções ou trabalhar para a AJW como treinadoras( caso da Jaguar Yokota) ou na administração. Esta regra seria abandonada na década de 90.

- Em Agosto de 1994 Chigusa Nagayo fundou a promoção GAEA Japan, a qual teria um acordo de cooperação com a WCW.

- Nagayo tornou-se umas das babyfaces de topo da promoção, e em 1998 Lioness Asuka entrou na promoção fazendo um papel de heel, tendo uma violenta rivalidade com a sua antiga parceira. Contudo em Dezembro de 1999 as Crush Gals fizeram as pazes, e reconstituíram a sua lendária tag-team.


E como é habitual, vídeos:
Estes contudo não são combates, mas um sim um documentário da National Geografic de 2004, intitulado “ Taboo- Japanese Womens Wrestling”. Foi realizado na promoção GAEA e demonstra o dia-a-dia duma wrestler feminina no Japão.








Este curto vídeo faz parte do famoso documentário GAEA Girls da BBC de 2000. Este excerto já foi referido por um visitante do blog, zidade. Inclui legendas em inglês e mostra quão duro é o treino para se tornar uma Joshi wrestler.





E como nunca é demais acrescento uma MV de Joshi, intitulada “The Flowers of Carnage”, a qual se vê ao som do tema “ Lady Snowblood”.





O combate que aqui apresento é um clássico embate entre as Crush Gals, Chigusa( de vermelho) e Asuka( de azul) contra as Jumping Bomb Angels, Noriyo Tateno( cabelo curto) e Itsuki Yamazaki( cabelo longo). Este combate é de 20 de Março de 1986 e é um 2/3 falls match pelos WWWA Tag-team Championships. O pop deste combate é algo raramente visto( de repente só consigo pensar em dois combates que se lhe comparem, Tsuruta vs Tenryu, Triple Crown, 5/6/89 e Samoa Joe vs Kenta Kobashi no ROH em Outubro de 2005), especialmente para as Crush Gals. A química entre as duas equipas é no mínimo fantástica, o que leva a uma execução e fluidez do combate do mais alto nível.
Nota: As Jumping Bomb Angels são mais conhecidas pelo seu tempo na WWF em 87/88, tendo-se estreado na Survivor Series 87 como parte da equipa da Fabulous Moolah( RIP) contra a equipa da Sensational Sherri( RIP), um combate altamente recomendável.











manjiimortal
Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”


Com tecnologia do Blogger.