Ultimas

Tomos de Eternidade



Esta semana, tal como prometido levarei as crónicas de Puroresu ao Extremo.
Hoje falarei daquela que foi a promoção que mais inovou, mais escandalizou e foi o maior fenómeno de popularidade( quanto a promoções) durante os anos 90, a promoção que inspiraria a criação da famosa Extreme Championship Wrestling.
A promoção de que falo é a Frontier Martial-Arts Wrestling, FMW.





A FMW foi a visão de um homem, a visão dum homem, que mais que qualquer outro( Mick Foley incluído) estava disposto a sofrer, a sangrar, a queimar-se, a coleccionar cicatrizes, correr risco de morte( a sério!!), tudo em nome da sua paixão pelo Wrestling. Atsushi Onita.



Atsushi Onita iniciou a sua carreira no wrestling á jovem idade de 16 anos, abandonando a escola para ingressar no dojo da AJPW em 73, fazendo parte da primeira “fornada” de graduados do dojo( Jumbo Tsuruta realizara a sua formação em Amarillo com os Funks). Onita inicialmente era um Junior-heavyweight, e como tal utilizava um estilo mais high-flying( tanto quanto se fazia na altura). Em 1981 é enviado para a América juntamente com Masanobu Fuchi( um seu colega no dojo e parceiro de tag-team), para competirem em Memphis, Tennesse nos territórios da AWA( onde ganharam títulos de tag-team), em Amarillo, Texas, onde conheceu o seu ídolo Terry Funk, e finalmente em Puerto Rico na WWC.
Onita e Fuchi regressam no ano seguinte, justamente na altura do boom da divisão de Junior-heavyweights na NJPW liderada pelo Tiger Mask original. Perante a popularidade da divisão, Giant Baba decide estabelecer uma divisão semelhante na AJPW e escolhe Onita como o futuro às. Onita derrotaria então Chavo Guerrero, estando em jogo o NWA International Junior-heavyweight Championship. A glória de Onita seria contudo pouco vivida pois em 1983, ao escorregar das cordas ao tentar aplicar um splash, Onita destruiu completamente os seus joelhos, tendo de “ir á faca”. Mesmo apôs a cirurgia Onita não mais era capaz de utilizar o seu estilo de wrestling voador e, apôs um retorno falhado em 84, Onita anuncia em 1985 a sua reforma do wrestling. Contudo, á semelhança do seu ídolo Terry Funk( o qual tem provavelmente mais reformas no bolso do que o Ric Flair tem Títulos Mundiais. A sua primeira “reforma” foi em 83. Estamos em 2007. Façam as contas...) esta não seria definitiva.

Onita regressa em 88, apôs ter uma pequena carreira na televisão, competindo para aquela que era considerada a única promoção independente no Japão na altura( no Japão os parâmetros que separam uma promoção “séria” duma independente eram algo diferentes), a Ryuma Go's Pioneer Sensei Promotion. Na altura estava-se em pleno apogeu da Newborn UWF, a segunda encarnação da UWF, a qual oferecia uma alternativa( leiam isto fans da TNA) ás duas grandes, por meio do seu Shoot-style. Em 1989 Onita tentou desafiar a UWF para um combate, contudo devido a não ter comprado bilhete para o show foi forçado a sair pelo presidente. Espalhar-se-ia então a história de que a UWF tivera medo de aceitar o desafio de Onita, a qual lhe daria uma grande notoriedade.
Onita decidiu então criar a sua própria promoção, estabelecendo-a na sua cidade natal de Nagoya. O card da promoção era composto exclusivamente por combates entre wrestlers independentes contra karatecas locais( daí o nome que tão pouco tem a haver com o futuro rumo da promoção), de forma a mostrar a superioridade do wrestling. A promoção supostamente duraria apenas este show, pois Onita apenas tinha 400 dólares para a promover. Onita teria no entanto o apoio de dois jornalistas de wrestling, Wally Yamaguchi e Mickey Ibargi para o ajudarem a promover o evento. O evento ocorre então a 6 de Outubro de 1989 em Nagoya. No main-event Onita enfrenta o karateca Masashi Aoyogi, o qual brutaliza Onita desferindo repetidos pontapés na sua cabeça, o lado de Onita, vendo que este não desistiria atira a toalha, parando o combate e dando a vitória a Aoyogi, Onita fica furioso com a decisão e ataca o seu adversário, imediatamente todos os karatecas e wrestlers envolvem-se numa briga descomunal, algo completamente inédito em 89. No final o investimento de 400 dólares de Onita foi um sucesso, pois o show teve um atendimento de mais de 1000 pessoas.
Perante este sucesso Onita e Ibargi decidiram fazer com que a promoção durasse um ano( isto seria decisivo para o futuro da FMW). Foi então marcado um espectáculo no famoso Korakuen hall em Tóquio( embora a sua lotação seja de apenas cerca de 1200 pessoas, esta é a mais famosa arena de wrestling do país, com os fans mais espertos e hardcores[ no sentido de serem grandes fans]. Eu li algures que existe um adágio que afirma que, se uma promoção for incapaz de conquistar a plateia no Korakuen hall, esta nunca alcançará o sucesso. A prova é que todas as promoções “sérias” promoveram espectáculos lá). Onita trouxe para a promoção o seu bom amigo Shoichi Arai( importante!!!) para o ajudar a dirigir a promoção. O main-event seria a desforra entre Onita e Aoyogi, o qual Onita venceu. Escusado será dizer que Onita conquistou o público.
Onita tentaria, á semelhança da UWF, diferenciar a sua promoção da NJPW e AJPW. Para tal Onita, para além dos karatecas, utilizaria wrestlers independentes, caras desconhecidas do público( entre os quais o seu grande amigo, bem como rival, Tarzan Goto), gaijin wrestlers e, criou a primeira divisão feminina numa promoção masculina no país, sendo a ás da divisão a ex-wrestler, tornada professora de jardim-de-infância, mas muito talentosa, Megumi Kudo, a qual treinara na AJW, mas nunca conseguira ir longe. Com ela viria também Combat Toyoda, e as duas seriam das melhores Joshi wrestlers da primeira metade da década.
Onita decidiu então pegar nos caóticos combates de Memphis, onde a acção ia parar ao meio do público bem como a emoção demonstrada pelos wrestlers nas suas promos em Amarillo e combiná-las-ia para criar algo único. A 1 de Abril de 1990 no Korakuen hall Onita faria equipa com Tarzan Goto num violento Texas deathmatch. Durante o combate todos os quatro intervenientes dariam uma sova uns aos outros, usariam objectos como arma, e lutariam no meio do público, e todos sangrariam profusamente, conseguindo a equipa de Onita a vitória apôs um sangrento combate. A assistência ficou espantada com o combate e, foi considerado por muitos o melhor combate de 1990 devido ao carácter único, bem como a sua brutalidade.
Este formato de combate, muito violento, praticamente sem desqualificações, e envolvendo o público seria a base da FMW. Em 14 de Agosto desse ano Onita, mais uma vez criou algo único. Ele decidiu combinar os barbedwire matches que vira em Puerto Rico com electricidade, de modo a que quando um wrestler fosse contra o arame, ocorreria uma explosão. Este foi o primeiro No Ropes Electrified Barbedwire Deathmatch do mundo, foi então criado o estilo hardcore e de Deathmatches que tornaria a promoção lendária.
Este primeiro deathmatch seria entre Onita e Tarzan Goto, na altura o seu maior rival, nesta altura os combates envolvendo karatecas estavam a calmamente desaparecer.

Onita gradualmente levaria os Deathmatches ainda mais longe.
A 6 de Maio de 1991 Onita enfrentaria um dos seus maiores rivais, Mr Pogo no primeiro Double Stage of Hell Landmines Deathmatch, onde o ringue estava rodeado de placas de madeira com minas implantadas, de modo a que quando os wrestlers caíssem do ringue, uma violenta explosão ocorria.




( combate clipado)

A 23 de Setembro de 1991 a FMW realiza o seu segundo show no estádio de Kawasaki, um estádio com uma capacidade de cerca de 52000 pessoas. No main-event Onita combinaria uma jaula com o arame farpado electrificado, realizando assim o primeiro Exploding Barbedwire Cage Deathmatch, mais uma vez contra Tarzan Goto. O espectáculo foi um enorme sucesso, tendo mais de 33000 fans comprado bilhete, e considerando que a promoção existia há apenas 2 anos, tal feito não era nada menos que extraordinário.




( combate clipado)

Já a 6 de Maio de 92 Onita tentaria realizar algo que havia visto em Puerto Rico, um Fire Deathmatch, onde fez equipa com Goto contra o The Original Sheik e o seu sobrinho Sabu( que ganhou muitas das suas cicatrizes na FMW). Contudo ventos fortes fariam com que o arame pegasse fogo incendiando o ringue, tendo o árbitro e os participantes de fugir do ringue, que ardeu completamente. O Sheik foi parar ao hospital com queimaduras e danos pulmonares devido á inalação de fumo.





( combate clipado)

No entanto a FMW já não estava sozinha no negócio do hardcore no Japão, pois em 1991 Wally Yamaguchi( um dos jornalistas que ajudara Onita no início), o qual tivera no ano anterior um desentendimento com Onita formou a sua própria promoção, a W*ING, Wrestling International New Generation. A qual era composta em grande medida por wrestlers descontentes com a liderança de Onita. Entre estes estaria Mr Pogo, o grande rival de Onita, e Mitsuhiro Matsunaga, um aluno do karateca Aoyogi que abraçara o estilo do Deathmatch e, ainda hoje é um dos mais icónicos hardcore wrestlers do Japão, tendo competido numa série de infames deathmatches, os mais famosos incluindo piranhas( tendo ele perdido uma parte da barriga) e escorpiões( foi parar ao hospital depois de levar várias picadas).

A 5 de Maio de 1993 a FMW realizou o primeiro da sua série de espectáculos anuais nesse dia no estádio de Kawasaki( em semelhança ao espectáculo anual de 4 de Janeiro na Tokyo Dome da NJPW), sendo o main-event um dos mais famosos deathmatches da história. Atsushi Onita enfrentava o seu ídolo Terry Funk no primeiro Exploding No Rope Barbedwire Time Bomb Deathmatch, onde apôs 15 minutos, grandes quantidades de explosivos colocados ao pé do ringue explodiriam.
Este evento foi o maior sucesso da FMW até á altura, tendo tido uma assistência superior a 41000 pessoas, e uma bilheteira de cerca de 1,8 milhões de dólares.

Ainda esse ano Mr Pogo deixaria a W*ING devido a uma disputa monetária, tendo imediatamente atacado Onita. Eles enfrentar-se-iam em mais dois deathmatches originais. Primeiro um Exploding Barbedwire, Double Hell Landmines Deathmatch a 14 de Julho de 1993, e de seguida, a 22 de Agosto no primeiro Exploding Barbedwire Time Bomb Cage Deathmatch, este realizado no Osaka Hyago Nishnomiya Stadium, quebrando o recorde de atendimento estabelecido em 1957, quando Rikidozan enfrentou Lou Thesz na cidade.

No ano seguinte a coisa melhoria ainda mais devido á W*ING ter encerrado as portas( devido a problemas monetários, bem como á saída de Pogo, e mais tarde Matsunaga, que era o ás da promoção) e grande parte do seu roster, bem como a direcção formaram a IWA Japan( a qual em 95 realizaria o famoso torneio King of the Deathmach), contudo um número de wrestlers dirigiram-se á FMW, formando um stable com o mesmo nome, o qual seria uma das grandes forças na promoção durante os anos seguintes.
No entanto os anos de Onita a competir em deathmatches finalmente apanharam-no, e a necessidade de se reformar começava a crescer. Nesta altura Onita desenvolvera um feudo interpromocional com Genichiro Tenryu, o dono da promoção WAR, tendo sido marcado um Exploding Barbedwire Cage Deathmatch entre os dois no espectáculo de 5/5 no estádio de Kawasaki. Onita obtivera uma vitória por pin contra Tenryu num combate de tag-team num espectáculo da WAR no Sumo hall, logo os fans raciocinaram que Onita iria perder o encontro a 5/5 para equilibrar a balança. De forma a aumentar a venda de bilhetes Onita anunciou que, caso perdesse o combate reformar-se-ia, terminando assim a sua carreira. Esta estratégia de marketing revelar-se-ia um sucesso, tendo sido vendidos mais de 52000 bilhetes, uma quantia de 2,1 milhões de dólares, a primeira vez que o estádio esgotou.
Assim a 5 de Maio de 1994, após o mais longo deathmatch da companhia( mais de 22 minutos) Onita perderia por pin perante uma multidão espantada. Onita contudo anunciaria que a sua reforma apenas ocorreria daí a um ano, sendo o seu último combate a 5 de Maio de 1995 no estádio de Kawasaki. Isto era tudo um plano de Onita para aumentar a venda de bilhetes durante o ano seguinte, devido ao seu desejo de ingressar na política. Tal táctica seria um sucesso e a FMW teria um excelente ano, tendo muito desse dinheiro ido parar aos bolsos de Onita.

No entanto surgiu um problema. Quem substituiria Onita?
Quem poderia ser tão popular, e por isso um draw tão grande como Onita?
Quem estaria disposto a passar por tanta dor e sofrimento como Onita?
A primeira escolha seria Matsunaga, contudo este já fora o ás da W*ING e esta falira.
Pensou-se em Tarzan Goto só que, para além de não ir usufruir dos poderes que Onita tinha na promoção( Onita fazia todas as grandes decisões), os quais seriam dados a outra pessoa, Onita pretendia ganhar o seu último combate. Isto era uma péssima ideia, pois seria impossível estabelecer o novo às nesse combate se este perdesse contra Onita. Onita no entanto estava irredutível na sua posição, recusava-se a perder. Goto por isso saiu da promoção juntamente com Mr Gannosuke( importante!!) e Fying Kid Ishihara, ambos por eles treinados.
No fim decidiram-se por Takashi Ishikawa, um ex-wrestler da AJPW, já algo velho e não muito bom no ringue. Contudo, na conferência de impressa onde o combate seria anunciado, Eiji Ezaki, sob a mascara de Hayabusa pediu a Onita que fosse ele a enfrentá-lo, Onita ficou furioso com Ezaki, pois defendia que, embora ele fosse o melhor wrestler da promoção, o estilo Deathmatch era completamente diferente da Lucha-Libre que Ezaki estudara no México. No final foi o próprio Ishikawa que convenceu Onita a dar o lugar ao jovem Hayabusa. Ficou assim marcado um Exploding Barbedwire Time Bomb Cage Deathmatch.

Este espectáculo seria o maior da história da promoção, tendo um atendimento de 58250 fans, com uma bilheteira de 2,5 milhões de dólares.
Onita ganharia então o seu último combate, um combate no qual Hayabusa tentou de tudo para impressionar os fans, sofrendo alguns dos mais terríveis bumps.
Onita venderia a promoção ao seu amigo Shoichi Arai, e teria o seu final de conto de fadas, saindo sob os seus termos.
Contudo o futuro da promoção seria incerto, pois Onita era o maior draw do Japão, bem como do mundo, e muitos dos fans da FMW eram sobretudo fans de Onita.
Como a FMW se aguentou?
Daqui a duas semanas saberão, na continuação da história da FMW.

Factos notáveis:
- Atsushi Onita é considerado um dos maiores draws da história do wrestling, o seu enorme carisma, bem como a sua disposição para sofrer fazia com que o público sentisse uma enorme empatia por ele. Penso que apenas o Hulk Hogan e o Ric Flair foram maiores draws que Onita. Steve Austin estará lá perto, mas ele foi o grande draw da WWE apenas durante três anos( enquanto Onita foi durante 6). Da Wrestlemania XIX até á X-Seven, ou seja a Attitude Era.

- Onita foi contudo, indiscutivelmente, o maior draw do mundo entre 93 e 95. Superando o Flair e o Hogan na WCW, e o Bret Hart, Yokozuna e Diesel na WWF. Onita também era um draw maior que qualquer wrestler individual no Japão.

- Onita que inicialmente era conhecido como um homem humilde, disposto a apostar tudo o que tinha na promoção, á medida que ganhava dinheiro e ficava mais popular, começou a utilizar fatos de marca, conduzia grandes carros, e contratou um guarda-costas.

- O seu sucesso faria com que tivesse um grande grupo de fans feminino. Onita aproveitou-se para satisfazer os seus apetites carnais. Segundo se conta terá batido o record de Wilt Chamberlain, o qual afirmou ter dormido com mais de 20000 mulheres. Scott Steiner é outro wrestler que afirma ter batido este recorde.

- Devido á sua natureza gananciosa, bem como ao seu enorme ego, Onita não era um promotor com o qual a maior parte dos wrestlers gostasse de trabalhar. Para além de arranjar acomodações horríveis( tanto Chris Jericho como Lance Storm afirmam que Onita numa tour os teria acomodado no “ Mais nojento e decrépito hotel do mundo”), Onita pagava-lhes somas reduzidas em comparação com aquilo que a promoção ganhava nas bilheteiras, embolsando grande parte do dinheiro.

- Duas amizades que Onita perdeu devido á sua ganância foram Terry Funk( que Onita marcou apenas mais duas aparições na FMW após o clássico de 5/5. Isto era devido á grande quantia que tinha de lhe pagar) e Genichiro Tenryu( Quando a FMW e a WAR realizaram os eventos no Sumo hall e em Kawazaki, ficou acordado que cada um receberia uma parte da bilheteira. Onita recusou-se a dar a parte do evento do estádio. Depois disto Onita não voltaria a competir na WAR embora a FMW fizesse lá mais uns combates. Tenryu não voltou a trabalhar com Onita).

- Durante o auge da FMW Onita era das celebridades mais famosas do Japão.

- Onita esteva por duas ocasiões às portas da morte. A primeira foi a 9 de Dezembro de 92 onde, para comemorar uma vitória atirou-se para um rio. O rio estava poluído e Onita contraiu uma perigosa infecção. A outra foi a 28 de Fevereiro de 93 quando durante um combate Onita teve a sua cabeça enrolada em arame farpado. Onita acidentalmente engoliu algum arame, tendo ido parar ao hospital para ser operado com urgência. Durante a sua ausência, o grau de atendimento dos eventos da FMW desceu significativamente.



- Onita tem o recorde de maior número de pontos recebido num combate de wrestling. 111 pontos recebidos apôs um deathmatch a 28 de Agosto de 1994, contra o seu rival o karateca Masashi Aoyogi. Isto também levantaria o seu total de pontos recebidos para uns impressionantes 1032, o maior número de pontos que qualquer pessoa recebeu durante a sua vida.




- Em 2001 Onita finalmente consegue o seu objectivo de ser eleito para o Parlamento Japonês, o Diet sendo o terceiro wrestler a fazé-lo( Antonio Inoki e Hiroshi Hase haviam sido eleitos anteriormente). Curiosamente foi o seu gosto por mulheres que acabou com a sua carreira política, apôs ter sido apanhado a utilizar um edifício governamental para realizar uma “ Menage á Troi”, com uma actriz porno e uma funcionária dum dos ministérios.

- Onita possui o seu próprio jogo para a Nintendo DS, o Atsushi Onita’s Political Quiz.

- Um número de gaijins ganharam nome na FMW, entre eles estão Sabu, Mike “The Gladiator” Awesome, e Horace Hogan, o primo de Hulk Hogan que lutava sob o nome Horace Boulder.

- A FMW era considerada uma aberração pelas promoções tradicionais de Puroresu. Giant Baba terá uma vez afirmado que aquilo era “garbage”. Desde então wrestling hardcore é habitualmente designado de “ Garbage wrestling”.

- Como podem ver, Paul Heyman copiou muitas das ideias da FMW para a ECW. Heyman contudo nunca realizou os famosos deathmatches. A coisa mais próxima foi o infame Barbedwire Massacre no PPV Born to be Wired, entre Terry Funk e Sabu, o qual deu grandes lesões aos dois homens. Arame farpado havia sido anteriormente utilizado na ECW, mas nunca o mesmo que era utilizado na FMW, apenas neste famoso combate ele foi utilizado.

- A divisão feminina da FMW não estava isenta de sentir o arame. Em várias ocasiões foram realizados combates em que arame farpado era utilizado. Contudo foi apenas em 96 que as mulheres da FMW começaram a competir nos famosos deathmatches explosivos.


E combates:
O primeiro é o famosíssimo encontro de 5/5/93 entre Onita e Funk, o primeiro time bomb deathmatch. Antes de verem este combate têm de perceber que aqui não vão ver grande wrestling, é muito díficil neste tipo de combate que tal aconteça. Estes combates têm uma psicologia muito própria, esta passa por construir cada explosão, ameaçando-a, deixando o público á espera, aumentar o drama e o suspense.
Apenas assim se pode apreciar totalmente este tipo de combates.
E claro não esquecer que estes combates não são para toda a gente devido á sua violência.








O segundo é um dos combates mais peculiares da história da FMW. Um Exploding Pool Deathmatch. Como o nome indica, o combate desenrola-se no meio duma piscina olímpica. Tendo dois dos lados do ringue arame farpado explosivo, e os outros dois lados estão feitos para tentar mandar os wrestlers para a piscina, ocorrendo uma explosão de seguida. Este combate é muito perigoso pois se os wrestlers aterrarem na zona com os explosivos podem sofrer feridas graves, ou pior...
Este foi u único combate deste tipo, e Onita faz equipa com Mr Gannosuke( de cabelo longo e bigode) e Katsutoshi Niiyama( cabelo curto) contra Mr Pogo, The Gladiator e Hideki Hosaka( o protegido de Pogo, razão pela qual tem uma roupa semelhante, contudo tem o cabelo mais longo e é bem mais magro). A vitória obtêm-se pelos métodos normais mas cada vez que um wrestler cair na piscina, este é eliminado do combate.








manjiimortal

Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.