Ultimas

Tomos de Eternidade

Esta semana as crónicas do Puroresu vão tirar uma semana de folga.
Esta semana aqui o imortal inicia um novo projecto. Se anteriormente mostrei a minha faceta de( penso que será esta a melhor definição) Historiador, hoje mostrarei a minha faceta de analista.

Poderão( e muito justamente) pensar: “ Que está este gajo a dizer! Analista!? Desses já há muitos na Blogosfera!! Que vais trazer tu de novo?!!”. Como referi é uma pergunta completamente honesta, eu no entanto tenho as minhas razões.
A minha capacidade como analista deve-se muito ao meu gosto por Puroresu, e acima de tudo á barreira linguística. O que eu quero dizer com isto é que os comentadores têm um papel importantíssimo no que toca a relatar, não apenas a acção no ringue, mas igualmente a história do combate. Obviamente eu não percebo suficientemente Japonês para entender o comentário( sei umas coisinhas), logo ser capaz de compreender a história do combate, observando o combate(e não apenas ouvindo o comentário) torna-se uma capacidade muito importante. Tal permitiu que a minha capacidade de análise se desenvolvesse, sendo capaz de assimilar a psicologia do combate, e com isso compreender a sua história.

A minha primeira análise será especificamente dedicada a um wrestler, o qual durante este ano nos deu de forma consistente grandes combates de main-event, sendo na minha opinião o wrestler que melhor conseguiu manter uma elevada, bem como constante, prestação no ringue e, no entanto não recebeu o mérito merecido! Refiro-me ao muito controverso, ex-campeão da WWE, John Cena.
2007 foi na minha opinião o ano onde John Cena definitivamente provou que o seu lugar é no main-event da WWE. A fasquia estabelecida pelos main-events de Cena foi consideravelmente elevada, superior a qualquer outro performer na WWE. Assim durante um número de análises porei na mesa todos os main-events de PPV que Cena nos deu este ano.
Começo obviamente com a sua primeira defesa do título da WWE em 2007. Esta foi realizada em 7 de Janeiro no PPV New Year’s Revolution contra o “ Samoan Bulldozer” Umaga.

O build-up para este combate ocorreu logo na Raw a seguir á Survivor Series 2006, onde uma equipa liderada por Cena derrotou a equipa adversária liderada por Big Show. Umaga fazia parte da última e foi eliminado por meio de desqualificação, sendo o único elemento da sua equipa a não receber um pin, ou submeter-se, isto aliado á “undefeated streak” que o selvagem Samoano tinha na altura permitiu que Estrada, na altura o seu manager( mais domador se me perguntarem), desafiasse Cena para um combate pelo título, desafio eu Cena aceitou. Na semana seguinte Cena, que altura também tinha o seu mini-feudo com o infame K-Fed é obrigado a participar num Masterlock Challenge estando o título em jogo( que na altura ainda não tinha sido quebrado). Cena estava prestes a quebrá-lo quando Masters atacou o árbitro e começaram os dois á pancada, Umaga apareceu então e ele e Cena começaram uma enorme luta, sendo necessários vários seguranças para os separar. Cena e Estrada confrontaram Coach no escritório onde foi decidido que Cena e Umaga não se poderiam tocar o resto de 2006, Coach de seguida marcou Cena vs Estrada para a semana seguinte. No combate na semana seguinte Cena destruiu Estrada mas foi atacado por Morrison( na altura Nitro) por parte de K-Fed. Mais tarde Umaga destruiu Jeff Hardy num combate, perdendo por desqualificação devido a Estrada estar ausente( eu bem disse que ele era um domador). Cena venceu ainda Nitro no main-event. No Raw seguinte Cena teve de enfrentar Edge pelo título( ele ganhara uma Battle-Royal), tendo Edge perdido devido aos DX. Foi então marcado para o main-event DX & Cena vs Rated RKO & Umaga, durante o combate Cena e Umaga pegaram-se e foram parar aos balneários. Na semana seguinte Cena teve o seu combate contra Kevin Federline, o qual perdeu devido a interferência de Umaga. Mais tarde Coach marcou um combate 4 contra 1, John Cena vs Umaga & Nitro & K-Fed & ele próprio. Durante o combate Cena atingiu Umaga com uma cadeirada na cabeça e, para seu espanto não teve efeito, Cena perdeu o combate por DQ mas conseguiu vingança contra K-Fed.
O que este build-up nos diz é que, inicialmente Cena não levava a ameaça de Umaga muito a sério, possivelmente por na altura estar mais preocupado com o K-Fed, mas na Raw antes do NYR Umaga mostrou porque é um monstro( na minha opinião o único monstro realista na WWE) e Cena de repente percebeu que se meteu numa alhada bastante grande, maior do que qualquer outra em que metera anteriormente, pois nunca antes enfrentara um monstro, logo ele tem enormes razões para estar preocupado.

Abaixo está o combate, e recomendo que o vejam antes de lerem a minha análise para que depois possam comparar a vossa opinião com a minha.



O combate começa com a entrada de Umaga com Estrada, o qual está confiante na vitória da sua besta, Umaga está ameaçador como sempre. Em oposto Cena entra visivelmente preocupado. Isto é excelente psicologia, pois diz logo desde o início qual o estado de espírito dos combatentes. Umaga está selvagem e pronto a destruir o campeão, Estrada sabe que as hipóteses de perder são quase nulas, Cena sabe que o seu reinado está preso por um fio. Isto influenciará todo o desenrolar do combate.
Começam, Cena ataca com toda a força desde o início, sabe que para vencer tem de conseguir a vantagem logo desde o início, atinge murros e mesmo um bulldog duma só mão, mas Umaga levanta-se inafectado!! Umaga ataca mas Cena desvia-se, mergulhando o selvagem pelas cordas! Cena percebe que tem uma pequena vantagem e pretende agarrar-se a ela com unhas e dentes, Umaga no entanto bloqueia, E SÓ COM UMA MÃO atira Cena para fora do ringue!! Esta é, não apenas uma grande demonstração de força por parte de Umaga, mas também mostra a enorme capacidade de Cena de vender a ofensiva dos seus adversários, este será um ponto fulcral, não apenas deste combate, mas também do próximo. Cena usando apenas a sua força não é capaz de derrotar Umaga, Umaga por seu lado pode facilmente acabar com Cena.
Isto é visto durante o resto do combate, onde Umaga domina sempre, e a ofensiva que Cena consegue montar só surge quando Umaga comete pequenos erros, e mesmo assim não é capaz de ferir o selvagem Samoano. Cena tenta um crossbody do topo das cordas, Umaga apanha-o, Cena tenta aquele peculiar facebuster, Umaga mal o sente, Umaga faz uma série de sentons no peito de Cena, Cena bloqueia com as pernas e atinge nas virilhas, tenta FU mas não o consegue levantar, é mais uma vez atirado para fora apenas com uma mão! Umaga prende uma clawhold na clavícula durante um bocado, Cena mostra a sua força quebrando a hold mas ainda assim não é capaz de recuperar a vantagem, Umaga tenta um stinger spash no canto, Cena evita-o e atira-o de cabeça ao poste, mais uma demonstração de força ao levantar Umaga, e atingir um back suplex, segue um 5KS, tenta o FU mais uma vez, mas ainda assim não o consegue aplicar, Umaga contra-ataca com um belly suplex.
Resumindo, quase nada do que Cena possa fazer verdadeiramente fere Umaga, ele pode tentar murros, ataques de voo, suplexes etc, que muito pouco afecta Umaga. Umaga por seu lado não precisa de muito para ferir Cena, um ataque de grande impacto aqui ou ali combinado com alguns strikes fazem o serviço, e durante todo este combate Cena vende a ofensiva de forma excelente, estabelecendo Umaga como uma ameaça terrível ao seu título, pois até então ele nunca enfrentara um adversário como Umaga.
O final surge de forma adequada ao combate. Umaga tenta esmagar a cabeça de Cena no canto apôs uma cabeçada, Cena levanta os pés e atinge Umaga na cara, e tenta uma manobra desesperada, um simples roll-up. Cena aplica tudo que tem no roll-up, pois está perfeitamente consciente de que, caso o combate se prolongue Umaga vencerá. Este último esforço de Cena é apenas suficiente para conseguir a contagem até 3 e assim vencer o combate e acabar com a “undefeated streak” de Umaga( contudo não venceu por pin), Cena rebola então bem depressa para fora do ringue. Esta acção, mais o ar de alívio que Cena mostra é mais um indicativo do enorme perigo pelo qual passou, o que contribui ainda mais para a história do combate.

O que este combate nos mostrou?
Umaga é um monstro. Umaga consegue facilmente destruir Cena. Afinal foi ele quem constantemente derrotou Kane, Michaels, HHH, Flair etc.
Cena não consegue medir forças com Umaga, os seus ataques, mesmo os de alto impacto pouco o afectam, por último Cena não consegue trocar strikes com Umaga e vencer, eliminando assim uma das suas maiores armas.
Estes dois pontos serão essenciais para o próximo encontro entre os dois.
Este combate serviu essencialmente como build-up para o próximo encontro entre Cena e Umaga( o qual é do melhor que há), a história contada no ringue aliada ao fantástico selljob de Cena estabeleceu Umaga como o mais temível adversário que até então enfrentara.

Decidi então dar uma classificação a este combate.
Considerando que este combate serviu apenas de build-up, aliado ao facto de, na minha opinião, Umaga não ter sido tão stiff nos strikes como habitualmente o é, e eles não terem feito nada que tornasse o combate único faz com que o combate receba a classificação de 7,8. Esta deve-se essencialmente á história contada, bem como á excelente representação dos dois intervenientes, Umaga em especial representa excelentemente o papel de besta selvagem. E claro o excelente sell-job de Cena.

Próxima semana regressam as crónicas de Puroresu, desta vez com um sabor extremo, e na semana seguinte Cena vs Umaga, Last Man Standing match no Royal Rumble.


manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.