Thoughts From The Darkside
Como podem ver estou de volta com o meu antigo espaço de opinião . Depois de muita consideração decidi voltar á escrita de crónicas onde darei a minha opinião sobre assuntos referentes ao Wrestling e mais particularmente devido a ser a companhia que presto mais atenção , á Wwe , esperemos que me saia bem . Para aqueles que seguem o meu outro espaço , o Secrets Of The Ring continuará normalmente aos Sábados sem alterações .
Passando ao assunto que escolhi para este meu regresso a este tipo de textos , é um pouco na onda do meu Secrets of The Ring desta semana já que irei falar de «Gimmicks» , mais precisamente de duas «Gimmicks» que parecem ser semelhantes que são a personagem de «Deadman» do Undertaker e a de Sting na sua versão «Corvo» . Mas serão mesmo ???

Passando ao assunto que escolhi para este meu regresso a este tipo de textos , é um pouco na onda do meu Secrets of The Ring desta semana já que irei falar de «Gimmicks» , mais precisamente de duas «Gimmicks» que parecem ser semelhantes que são a personagem de «Deadman» do Undertaker e a de Sting na sua versão «Corvo» . Mas serão mesmo ???

Começando pelo Undertaker , a sua personagem de «Original Deadman» teve o seu auge entre 1993 e 1998 . O mistério á volta da personagem alimentado pelas raras vezes em que o Undertaker mostrava a sua voz ao público e quando isso acontecia eram promos curtas ficando essa tarefa de falar em promos mais compridas a cargo de Paul Bearer embora por volta da sua rivalidade com Shawn Michaels e Mankind e já sem Paul Bearer o Undertaker começou a ser mais frequente no microfone mostrando ao contrário do que muitos pensam uma grande capacidade de mic-skills .
O misticismo aliado ao vestuário e com a ajuda de Paul Bearer a completar a personagem tornou esta «Gimmick» que poderia ser tomada como ridícula á partida na considerada por todos como a melhor Gimmick de todos os tempos .
O misticismo aliado ao vestuário e com a ajuda de Paul Bearer a completar a personagem tornou esta «Gimmick» que poderia ser tomada como ridícula á partida na considerada por todos como a melhor Gimmick de todos os tempos .
Sting por sua vez tem uma história um pouco diferente do «Deadman» já que a sua personagem inspirada no filme «O Corvo» apenas surgiu por volta de 1997 -98 , tal como o Undertaker, Sting começou por ser uma personagem misteriosa aparecendo nos shows da Wcw vagueando por entre os tectos das arenas (para os que já viram o filme « O Corvo» era algo habitual no personagem) . Sting tinha por hábito aparecer por entre a multidão e descer dos tectos através de um cabo ou até surgir debaixo do ringue apenas mais uma semelhança com o Undertaker . E tal como no filme onde a personagem de Brandon Lee voltava dos mortos á procura de Vingança , Sting reaparecia para buscar vingança contra Hulk Hogan e a Nwo .
Logo aqui descobrimos uma parecença entre as duas «Gimmicks» , ambos no inicío primavam pelo mistério á volta das suas personagens , com pouco tempo de microfone . Na minha opinião a mudança de visual e de atitude de Sting foi uma manobra da Wcw de combater a popularidade de uma das maiores estrelas da rival Wwf , o Undertaker . Eric Bischoff e a sua equipa criavam assim uma espécie de Undertaker da Wcw , uma personagem misteriosa que capturava a imaginação dos fãs e era visto ao mesmo tempo como o «herói» que iria salvar a Wcw da Nwo e de Hollywood Hulk Hogan . Quando começou a feud com Hulk Hogan , Sting começou a pegar no microfone para algumas promos . Período que ficou acentuado ainda mais aquando da integração de Sting na Nwo Wolfpac .

No período de 1999 o Undertaker sofre uma transformação , torna-se «Heel» formando o Ministry of Darkness ganhando assim mais espaço para promos e durante a feud com Stone Cold vemos o Phenom com mais tempo de antena no microfone fazendo promos maiores e com mais conteúdo . Na mesma altura Sting sofre também a mesma mudança , tornando-se «Heel» depois de derrotar Hulk Hogan pelo Título Mundial da Wcw mas depois de perder o Título para Goldberg , a direcção da Wcw chegou á conclusão que o «Heel Turn» de Sting não teve o sucesso desejado e não demorou muito para que Sting voltasse a ser uma personagem «Face» .
Mais uma vez os destinos das duas personagens pareciam interligados já que ao mesmo tempo em que Sting voltava como «face» o mesmo se passava com o Undertaker .
O Undertaker voltou com a «gimmick» de «American Badass» mostrando um lado mais humano da personagem do Undertaker . O mesmo se passou com Sting que se foi tornando cada vez menos misterioso e passou a uma maior interacção com o público criando a sua frase de marca «It´s Showtime Folks» .

Portanto como podemos ver a evolução das personagens é semelhante . Passemos a outro ponto que será a entrada para o ringue . Aqui também notamos algumas semelhanças entre os dois personagens senão vejamos :
Sting aquando do seu lado mais sombrio utilizava uma música de entrada melancólica , sinfónica a fazer lembrar a marcha funerária utilizada pelo Undertaker na sua entrada original . Passando depois na fase de maior interacção com o público e de menos misteriosidade a utilizar um clássico dos Metallica , o tema «Seek And Destroy» passando a usar menos vezes a tradicional entrada através do tecto . Embora ainda utilizando por vezes essa entrada hoje em dia na Tna e é aqui que se nota a diferença já que o Undertaker continua com o seu tradicional levantar de braços fazendo as luzes da arena ligarem e os revirar dos olhos mantendo a personagem sombria e misteriosa enquanto Sting continuou a mostrar o lado mais humano da sua personagem como são os exemplos das rivalidades de Sting com Abyss e Kurt Angle esta a envolver o filho de Sting .
Passando ao «moveset» de ambos os lutadores , aqui notam-se as principais diferenças entre estes wrestlers que são o tamanho de ambos os lutadores e como tal as diferenças do seu «moveset» . O Undertaker utiliza um estilo mais agressivo mais poderoso , de acordo com o seu tamanho e força , embora tenha adoptado para o seu arsenal várias manobras manobras de submissão como o Triangle Choke ou o Fujiwara Armbar sendo dos poucos que na minha opinião consegue ter um muito bom combate com um adversário mais técnico , os seus combates com Kurt Angle são exemplos disso mesmo e que pena que tenho nunca ter uma rivalidade entre o «Deadman» e Chris Benoit . Embora o «Deadman» seja dos poucos wrestlers considerados Heavyweights que consegue ter um atleticismo fora do normal , voando várias vezes para fora do ringue ou com a sua Flying Clothesline . Como Finishers o Undertaker utiliza três poderosas manobras , o «Chokeslam» , o «Tombstone Piledriver» e especialmente a «The Last Ride» , três manobras que complementam muito bem a sua personagem .

No caso de Sting , o caso muda de figura , Sting é mais ágil que o Undertaker , mais leve e o seu move-set é prova disso , ataques como o famoso «Stinger Splash» ou Standing Dropkicks e até mergulhos para fora do ringue por cima da corda superior fazem parte do seu leque de manobras . Uma curiosidade é o facto de Sting utilizar por vezes o Tombstone Piledriver não como manobra final mas a meio de combates , como «Finishers» o « The Franchise» prefere usar um Inverted DDT a que deu o nome de «Scorpion DeathDrop» e uma manobra de submissão algo parecida com o Sharpshooter que ficou conhecida por «Scorpion Deathlock» , mostrando também uma grande versatilidade tendo conseguido grandes combates com lutadores técnicos como Ric Flair e Bret Hart ou com powerhouses como é o caso de Vader ou Goldberg por exemplo .

No Total penso que ambas as «Gimmicks» foram semelhantes num certo e determinado período de tempo sendo agora totalmente diferentes , reafirmando a minha opinião de que a personagem de Sting versão«Corvo» foi a maneira da Wcw criar uma espécie de Undertaker . Contudo São todas estas parecenças e diferenças que ainda assim me fazem sonhar com um combates entre estes dois sendo provavelmente a par de um Hbk Vs The Rock o meu combate de sonho , embora este combate pudesse ser ainda mais atractivo se Sting e o Undertaker voltassem a assumir os seus lados mais misteriosos mais sinistros . Seria sem dúvida um combate excelente não só em acção dentro do ringue mas como em «promos» e segmentos . Seria a derradeira batalha entre as duas melhores «Gimmicks» de todos os tempos .
Bom e assim se fez o meu regresso ás crónicas de opinião , espero que tenha algo de jeito tendo em conta que já estou assim um bocado enferrujado .
Fiquem bem e continuem a visitar e se possível comentar o que se faz no blog , vão ver que não dói nada .
Autor: Deadman
Autor: Deadman