Ultimas

Tomos de Eternidade

E após uma semana extra de espera, aqui vos deixo a segunda parte da história da FMW.
Na primeira parte mostrei-vos a fantástica evolução da promoção, a qual deveria durar apenas um show, e depois apenas um ano. Mas que nesta altura já existia há perto de 6 anos.
Da mesma maneira que Onita fora a cara da promoção nos seus primeiros anos, um outro homem seria fundamental para os anos seguintes. Esse homem era o wrestlers mascarado Hayabusa.



Antes de falar da FMW propriamente dita há que falar deste wrestler.
Eiji Ezaki nasceu a 29 de Novembro de 1968 em Kunamoto, Yatsushiro Japão. Desde cedo Ezaki mostrou um interesse no wrestling, sendo fan desde miúdo, o seu wrestler favorito veio a ser o Tiger Mask original, Satoru Sayama.
Em 1987, com 18 anos Ezaki entraria na Universidade de Kunamoto e começaria a treinar no ginásio, onde conheceria um amigo para a vida Masashi Honda, que também era um grande fan de wrestling. Foi Honda quem convenceu Ezaki a praticar Wrestling, embora Ezaki achasse que fosse demasiado magro( tinha 72 kg medindo 183 cm).
Os dois jovens inscrevem-se então na promoção local, a Syodai Wrestling Association.



Em 1991 Ezaki acaba o curso e o seu amigo Honda sugere que ambos viajem para Tóquio, onde poderiam tentar entrar no dojo duma das grandes promoções( na altura apenas promoções consideradas “indies” eram sediadas fora de Tóquio, todas as promoções profissionais estavam na capital. Isto pode parecer estranho mas lembrem-se que Tóquio é na verdade uma prefeitura com características de cidade, tendo uma população de mais de 8 milhões de pessoas. Isto na zona considerada “cidade”, no total a prefeitura tem cerca de 12 milhões de habitantes). Ezaki e Honda entram então no dojo da FMW( o único que na altura estava a aceitar alunos) juntamente com mais 38 iniciados. Em semelhança com outras promoções os testes eram extremamente duros, e no final apenas Ezaki e Honda foram aceites no dojo, sob a supervisão de Tarzan Goto. A vida no dojo faria das provas de entrada uma brincadeira. Os alunos eram todos os dias acordados às 6 da manhã, realizando uma série de treinos, seguido de pequeno-almoço, apôs o qual iam trabalhar num part-time até às 5 da tarde para ganharem dinheiro. Faziam compras para o jantar, treinavam mais das 6 às 11 da noite, jantavam, limpavam o dojo e finalmente iam para a cama por volta das 2 da manhã. Goto era ainda infame por ocasionalmente acordar os alunos imediatamente a seguir de irem para a cama para fazerem exercícios durante mais umas horas. Esta rotina repetia-se durante a semana, sendo o domingo dia de folga.

Ezaki depressa se mostrou como o mais talentoso de todos os alunos, e em 5 de Maio de 1991 lutaria no seu primeiro combate, substituindo um seu colega de dojo que se lesionara. Este seria um combate de tag-team onde Ezaki sofreria o pin. O seu segundo combate seria um handicap match, ainda a substituir o colega, contra o Gladiator( Mike Awesome), ao qual fora dito para simplesmente dar uma sova nos dois jovens para sentirem na pele o que era o wrestling( pay his dues). Ezaki contudo não considerara estes combates como estreias, uma vez que estava simplesmente a substituir um colega lesionado. A sua verdadeira estreia, em combate singular deu-se a 22 de Junho contra um parceiro de dojo.
Os tempos seguintes mantiveram-se inalterados. Eiji Ezaki competia geralmente nos openers, contra outros companheiros de dojo, ou levava uma tareia dos veteranos. Embora fosse considerado como o aluno mais talentoso do dojo, Ezaki não subia no card, os seus superiores preferiam que ele fizesse uma progressão mais lenta de forma a estabelece-lo aos olhos do público. A certa altura o seu amigo Honda passou-lhe á frente, recebendo o nome “Mr Gannosuke” e tornando-se parceiro de tag-team de Onita e Goto.
Em 1993 Ezaki é enviado para o México, para a promoção WWA de Rey Mysterio Sr. Lá Ezaki aprenderia o estilo Lucha-Libre, o qual se concentrava mais na ofensiva aérea. Ainda lá desenvolveria uma grande amizade com o jovem Óscar Gutierrez, na altura com 18 anos, que mais tarde competiria como Rey Mysterio Jr, no México, ECW e WCW, e simplesmente Rey Mysterio na WWE. O seu tempo no México levou a que Ezaki decidisse adoptar uma máscara, criando a personagem Hayabusa, uma espécie de ninja. No entanto em breve Hayabusa seria chamado de volta ao Japão, pois a FMW recebera dois lugares para o mega torneio interpromocional organizado pela NJPW, a Super J Cup 94, onde participariam alguns dos melhores junior-heavyweights do mundo, e ele fora escolhido para participar. Hayabusa fez assim a sua estreia sob a sua máscara a 16 de Abril de 1994 no Sumo Hall, enfrentando o famoso Jushin Liger no seu combate. Utilizando o seu estilo baseado na Lucha, Hayabusa impressionou o público, recendo no final, uma grande conquista, o respeito de Liger.
Apôs o torneio Hayabusa voltou para o México, onde competiria na promoção EMLL( actualmente CMLL) durante os seguintes meses. A 28 de Agosto de 1994 Hayabusa faria a sua estreia na FMW enfrentando Sabu, no último combate deste na promoção antes de se tornar um wrestler da ECW em full-time.


(combate clipado)

Ainda assim Hayabusa competiria essencialmente na CMLL, apenas realizando ocasionalmente combates na FMW. Em Janeiro de 95 Hayabusa começaria a competir na Florida, na Florida Wrestling Federation, onde os fans o apelidariam de “power ranger” devido ao seu fato. Hayabusa no entanto viria a conquistá-los com o seu arsenal de ataques voadores inéditos na altura. Aqui ele treinava diariamente com o Gladiator, pois a FMW pretendia que os dois tivessem um feudo, o plano original para os dois no espectáculo de reforma de Onita, era um combate individual.
No entanto, tal como mostrei na minha crónica anterior Hayabusa acabou a lutar no main-event, num Electrified Barbedwire Steel Cage Timebomb Deathmatch contra Onita, combate que perdeu( este, bem como todos os deathmatches, não eram os combates mais adequados para um highflyer, uma vez que os cantos e cordas eram eliminados da equação). Hayabusa sofreu bumps terríveis neste combate, recebendo muitas cicatrizes.



Com Onita fora da promoção, Hayabusa tornara-se o ás da promoção, contudo Hayabusa não era muito conhecido no país, tendo competindo muito tempo na América. Além do mais Hayabusa não tinha uma constituição física forte o suficiente para aguentar os sangrentos deathmatches, isto sem esquecer que Hayabusa perdera contra Onita, o que acabou por ferir a sua imagem perante os fans. Durante os meses seguintes o nível de atendimentos dos shows da FMW desceria consideravelmente, estando o público mais interessado em ver os combates de Megumi Kudo( que se tornara a versão feminina de Onita a nível de populariedade, bem como a nível de brutalidade dos seus combates) e Combat Toyoda contra as restantes joshi wrestlers da promoção. A promoção também se afastaria dos deathmatches que a popularizaram, pois sem Onita e Goto, apenas Mr Pogo e Matsunaga continuariam a competir em deathmaches. Hayabusa competiria em combates normais de forma a mostrar a sua inovadora ofensiva aérea.
O principal feudo nesta altura seriam os wrestlers leais á FMW, dos quais faziam parte Hayabusa, Katsutoshi Niiyama, bem como um jovem Masato Tanaka, contra o stable heel Lethal Weapon, de Mr Pogo, o Gladiator, Horace Boulder, e os membros originais Ricky Fuji e Hisakatsu Oya. Hayabusa teria o seu primeiro grande feudo contra o enorme Gladiator. Embora os seus estilos fossem muito diferentes, powerhouse vs highflyer, bem como as suas constituições físicas, os dois clicariam muito bem, dando origem a combates muito bom. Em jogo estaria o FMW Brass Knuckles Championship, o título principal da promoção, que fora de Onita por altura da sua reforma, sendo por isso sido vago. Nesta altura o stable W*ING tornar-se-ia uma força importante na promoção.
Durante o resto do ano várias alianças seriam feitas e desfeitas, ocorrendo uma guerra tripartida entre a FMW, W*ING e a Lethal Weapon.

Hayabusa sofreria muito devido ao seu estilo highflyer, bem como graças aos ocasionais deathmatches em que competia, o que levou a que uma pausa fosse necessária. Entretanto uma nova força surgiu na FMW, quando Victor Quinones regressou á promoção, trazendo com ele os famosos Headhunters, formando o Puerto Rican Army, o qual se tornaria o novo heel stable nº1 da promoção apôs Mr Pogo se juntar a eles.
Mas ainda assim a promoção não conseguia atrair o público como o fizera um ano antes. Numa tentativa de aumentar o atendimento, Onita foi trazido de volta á promoção, num papel meramente inspiracional, o seu objectivo era incentivar os wrestler da promoção, na sua batalha contra o Puerto Rican Army.
Foi assim que as linhas de batalha foram traçadas para o espectáculo de 5 de Maio de 1995 no estádio de Kawasaki, uma aliança entre a FMW e a W*ING contra o Puerto Rican Army. Há também que lembrar que este era o primeiro espectáculo no estádio desde a saída de Onita, e como tal o card era muito atraente. Um triplo main-event de Deathmatches, o primeiro opondo Kintaro Kanemura da W*ING contra Cactus Jack, num Barbedwire Caribbean Glass Double Hell Death Match, Megumi Kudo enfrentava Combat Toyoda num No Rope Electrified Barbedwire Deathmatch, o primeiro entre mulheres, sendo também pelo principal título feminino da promoção, na altura nas mãos de Toyoda. A razão para este combate é que era o combate de reforma de Toyoda, e ela pretendia sair com um grande BANG. O main-event seria um No Rope Electrified Barbedwire Double Hell Tornado Tag Deathmatch, opondo a equipa de Hayabusa e Masato Tanaka contra os membros do Puerto Rican Army Mr Pogo, e uma grande surpresa, Terry Funk, que regressara á FMW. No combate estaria também em jogo dinheiro, uma vez que ambas as equipas depositavam 100.000 dólares antes do combate, ficando os vencedores com os 200.000 dólares.
O espectáculo seria considerado um sucesso, atraindo mais de 33000 fans, embora este fosse um grande passo atrás quando comparado com espectáculos de anos anteriores. Como resultado do combate Hayabusa estaria um bom tempo a recuperar das feridas, uma vez que o seu corpo não possuía a resistência que Onita tinha.

Durante o resto do ano os acontecimentos mais notáveis seriam a expulsão de Mr Pogo do Puerto Rican Army, e a criação de um novo heel stable quando Terry Funk e o Gladiator se aliariam ao Puerto Rican Army, formando os Funk Masters of Fear. Onita voltaria ao ringue para fazer equipa com Mr Pogo para enfrentar os Funk Masters of Fear, no combate de reforma de Pogo.
Isto também marcou o regresso aos ringues de Onita, que reclamou o seu lugar de ás da promoção, passando Hayabusa para o upper-card. Em Janeiro contudo, iniciou-se a maior rivalidade de Hayabusa, quando o seu amigo Honda, agora Mr Gannosuke, regressou á FMW. Contudo Gannosuke odiava Hayabusa, e os dois começaram o seu muito famoso feudo, o qual duraria vários anos. Masato Tanaka também neste período iniciaria o seu famoso feudo com o Gladiator, o qual duraria até á morte de Mike Awesome, espalhar-se-ia por dois continentes e várias promoções.
Em 1997 o espectáculo no estádio seria adiado para Setembro, devido a obras no estádio, as quais aumentariam a capacidade do estádio para 60.000 pessoas. No main-event Onita enfrentaria Kanemura naquele que era dado como o maior deathmatch da história da promoção, com as explosões a serem maiores que nunca. Se Onita ganhasse o combate o stable W*ING seria dissolvido, se Kanemura ganhasse, Onita voltaria á reforma. O combate acabaria por ser desapontante, devido ao péssimo estado de Onita, isto sem esquecer que Kanemura estilhaçara o joelho semanas antes, e mal conseguia andar.
A FMW conseguiu um atendimento de 50.012 fans, que embora fosse uma grande aumento em relação ao ano anterior, era um número inferior àquilo que a FMW esperava tendo Onita no main-event.
Onita venceu o combate, sendo a W*ING dissolvida, mas pouco tempo depois Onita puxaria um Hollywood Hogan e tornar-se-ia heel formando o stable ZEN, com os ex-membros da W*ING. Os Funk Masters of Fear seriam dissolvidos pouco depois, apôs Terry Funk sair da promoção, tendo o Gladiator sido aceite no ZEN. Mr Gannosuke também fazia parte do grupo continuando o seu feudo com Hayabusa. Por esta altura as principais caras da FMW eram Hayabusa, Masato Tanaka e Koji Nakagawa, com Jinsei Shinzaki da Michinoku Pro sendo um membro convidado.

Em Dezembro de 97 a FMW começaria uma troca de talento com a ECW, tendo wrestlers como Sabu, The Sandman, os Dudley Boys, Tommy Dreamer e outros competido na FMW. No final do ano os membros mais odiados da ZEN( Mr gannosuke, Kintaro kanemura e Bad Boy Hido) abandonariam o grupo, fazendo com o resto do grupo se tornasse face, uma vez que o público simplesmente era incapaz de odiar Onita.

Isto marcaria um novo rumo para a promoção, pois estes três odiados homens formariam mais tarde o maior heel stable da história da promoção, juntamente com outro homem que teria um grande papel na promoção nos anos seguintes. Kondo Fuyuki.
Mas isso é material para a terceira( e final espero eu) da história da FMW.

Factos notáveis:

- Os pais de Eiji Ezaki eram donos de uma pequena cadeia de hotéis. Eles pretendiam que apôs a faculdade Eiji se tornasse responsável pelo negócio. Quando descobriram a vontade do filho de seguir uma carreira de wrestling deserdaram-no. Anos mais tarde Ezaki faria as pazes com os pais.

- Quando Ezaki e Honda foram aceites no dojo a FMW, para comemorar Onita decidiu que os jovens iniciados iriam explodir um pequeno foguete no rabo(?!). Esta ideia acabou por lhes dar alguma notoriedade.

- Quando voltou ao Japão apôs treinar no México, Hayabusa mostrou muitos movimentos que até então não haviam sido vistos no país. Nomeadamente um springboard moonsault do canto para fora do ringue, e o 450 Splash, ao qual ele chamou Firebird Splash. Hayabusa criou ainda dois dos seus finishers, o Phoenix Splash( corkscrew 450 Splash) e o Falcon Arrow( vertical suplex em Michinoku Driver II).

- Hayabusa pode ser traduzido como “Falcão”, ou como “ A Ave que Nunca Morrerá”.

- Quando competia na CMLL Hayabusa sofreu um acidente que quase foi fatal, quando ao tentar executar um Asai Moonsault( springboard moonsault para fora do ringue) escorregou nas cordas e caiu de cabeça no chão. Felizmente não sofreu nada para além duma valente dor de cabeça. Já na FMW em 95, quando enfrentou pela primeira vez o Gladiator em combate individual, ao tentar executar um Shooting Star Press não completou a volta e aterrou de pescoço em cima do peito do Gladiator. Durante uns segundos esteve paralisado, mas depois conseguiu continuar o combate. Estes foram terríveis presságios para o infeliz destino de Hayabusa.

- Em duas ocasiões Hayabusa foi tentado por outras promoções. A primeira em 95 pela IWA Japan, que lhe ofereceu um contrato bem maior do que o que tinha na FMW, e a segunda em 96, quando Jushin Liger o convidou para entrar na NJPW, oferecendo-lhe mesmo um reinado como IWGP Junior-heavyweight Champion, e muito mais dinheiro. Em ambas as ocasiões Hayabusa manteve-se fiel á FMW recusando os contratos, isto custou-lhe contudo a amizade de Liger, não tendo os dois falado um com o outro durante vários anos.

Combates:
Como me sinto generoso deixou-vos os três main-events do espectáculo de 5/5/96 no estádio de Kawasaki.
Primeiro temos o deathmatch entre Cactus Jack e Kintaro Kanemura. De notar que nesta altura Foley já competia na WWF como Mankind, daí não haverem explosões.



De seguida o deathmatch feminino. Este combate, para além de ser considerado o melhor deathmatch da história da FMW, é famoso pela sua enorme brutalidade, e eu posso garantir que as explosões NÃO SÃO o que há de mais brutal neste combate. A Megumi Kudo é a de rosa e branco, e a Combat Toyoda é a grandalhona. Notem o Onita durante o combate, e o seu ar preocupado, uma vez que ele não queria que este combate se realizasse.



E o main-event, Hayabusa e Tanaka vs Pogo e Funk. Muita emoção tem este combate, do ponto de vista do wrestling este combate é fraco, mas é um deathmatch muito bom. Recomendo.





Finalmente temos o primeiro encontro entre Hayabusa e Mr Gannosuke, num Hair vs Mask match de 29 de Abril de 97. No final aparece Jinsei Shinzaki. Foi este o combate que iniciou o famoso feudo.




manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.