Ultimas

Tomos de Eternidade

Esta semana regresso ao magnífico tópico do Joshi Puroresu.
Está na hora das senhoras mostrarem quão más elas conseguem ser.
“They will Kick your Ass!!!”.

Se se lembrarem da minha crónica anterior a década de 80 foi caracterizada pelo fenómeno das Crush Gals, a “CrushGalsmania” por assim dizer.Em 1989 as Crush Gals, Chigusa Nagayo e Lioness Asuka passaram as duas á reforma deixando a promoção sem as suas duas maiores estrelas, contudo uma nova geração de wrestlers tinha sido criada, e a principal cara da promoção era uma antiga adversária das Crush Gals, Bull Nakano.

Keiko Nakano iniciou a sua carreira em 1983, com apenas 15 anos. No ano seguinte ganha o seu primeiro ouro na forma do AJW Junior Championship, título que vaga em 1985 ao juntar-se a Dump Matsumoto que teve um lendário feudo com as Crush Gals. Com Matsumoto a jovem Bull ganha os WWWA World Tag-team Championship, títulos que ganharia mais 2 vezes, com parceiras diferentes. Quando Matsumoto se reforma em 88, Bull sendo a nº2 naturalmente torna-se a heel de topo da promoção formando o stable Prison Gate Party, com Grizzly Iwamoto, Bison Kimura, mas acima destas Aja Kong.

Apôs ganhar o WWWA World Heavyweight Championship em 1990 na consequência de um torneio, Kong e Kimura saem do stable, formando a tag-team Jungle Jack, a qual ganhou por duas vezes os títulos de tag-team. Nakano e Kong iniciariam uma rivalidade que duraria quase três anos. Os mais famosos combates entre as equipas foram um hair vs hair tag-team match a 11 de Janeiro de 1991, e um famosíssimo combate de jaula entre Bull Nakano e Aja kong, pelo WWWA title a 14 de Novembro de 1990.

Eventualmente Aja Kong conseguiria conquistar o título a Nakano tornando-se a ás da promoção. No entanto uma outra série de fantásticas wrestlers estavam a ser criadas, wrestlers como Sakie Hasegawa, Toshiyo Yamada, Yumiko Hotta, Kyoko Inoue, Takako Inoue( não têm relação uma com a outra), e duas das minhas preferidas de todos os tempos, a “Dangerous Queen” Akira Hokuto, e a “Queen of Queens”( entre outras alcunhas) Manami Toyota.

Antes de falar destas últimas duas senhoras( chamo-lhes senhoras mas elas provavelmente davam-me uma sova daquelas...) devo referir a situação do panorama do Joshi Puroreso da altura.
Como se poderão lembrar a AJW foi a rainha incontestada do Joshi desde a sua criação em 1968, contudo em Agosto de 87 Jackie Sato( do Beauty Pair) forma a Japan Women Pro Wrestling, JWP a qual foi a primeira rival séria da AJW. Contudo em 1992 problemas na promoção leva a que esta seja separada em duas, a JWP-Project( que continuou a ser chamada JWP) e a Ladies Legends Pro Wrestling, LLPW. Isto com a FMW, que desde o inicio possuía uma pequena divisão feminina leva a que a AJW promova aquele que é o Angle mais lucrativo do wrestling, o feudo Interpromocional ou Invasion Angle, e logo desde 92 começou a realizar combates interpromocionais com as restantes promoções. O expoente máximo foi qualquer dúvida a mega-extravagança interpromocional Dreamslam, realizado em Abril de 1993. O Dreamslam foram dois eventos realizados ao longo de uma semana, cada um durando mais de 5 horas, normalmente intitulados Dreamslam 1 e 2. O conceito do evento era simples, cada combate, quer individual, tag-team ou 6-women tag consistia num confronto AJW vs JWP, LLPW, FMW ou EMLL( a promoção Mexicana de que eu já por várias vezes falei), algo que na altura nunca havia sido feito, nem a NJPW que era famosa desde os anos 80 pelos seus feudos interpromocionais alguma vez realizara um evento que reunisse tantas promoções diferentes no mesmo card, e penso que tal façanha não mais foi repetida.
O evento ainda se tornou mais fantástico devido a ter tido TRÊS, TRÊS legítimos combates de 5*****, dois no Dreamslam 1 e o outro no 2, sendo um deles indiscutivelmente um dos 10 melhores combates dos anos 90( o que é dizer mesmo muito tendo em conta toda a qualidade que havia no Japão na altura, mais o que se fez nos States durante as Monday Night Wars), bem como o melhor combate feminino de sempre, e um dos melhores de todos os tempos.
O ano de 93 continuou com o sabor interpromocional tendo as wrestlers da AJW competindo nas promoções rivais, tendo por várias vezes defendido os títulos contra as “invasoras”. Tal continuaria em 1994, quando a 20 de Novembro foi realizado o AJW Big Egg Wrestling Universe na Tokyo Dome( daí a analogia como ovo), o qual teve 25 combates, durou 10 horas e 40 minutos, tendo participado wrestlers das promoções JWP, LLPW, FMW e a recentemente fundada GAEA Japan( da qual falarei ainda), bem como um 6-man tag match da Michinoku Pro, um combate de anões, a primeira vez que o WWF Women Championship é defendido no Japão, quando Alundra Blayze enfrenta a desafiante Bull Nakano, e a principal atracção do show, um torneio de uma noite com 8 participantes para coroar a melhor Joshi Wrestler do país. Este evento é considerado o clímax do período interpromocional do Joshi, bem como do boom dos anos 90 que levou á criação de várias promoções. Teve uma assistência de 42.500 pessoas.

Apôs os muito bem sucedidos anos de 93 e 94 a AJW entrou num período de gradual declínio. Tal era de esperar devido aos fabulosos dois anos que tivera, tendo realizado coisas que nunca antes haviam sido feitas no wrestling, no entanto o ano negro da AJW foi 1997, quando houve um enorme crash no mercado imobiliário Japonês, área onde a promoção tinha consideráveis investimentos, pondo-a numa grave situação financeira. Tal levou a que várias estrelas da promoção a abandonassem, levando cada uma algumas outras lutadoras e/ou alunas do dojo. A primeira grande saída foi Kyoko Inoue, que já havia ganho o WWWA World Heavyweight e WWWA Tag-team Championship criando a promoção NEO Japan Ladies Pro Wrestling( geralmente apenas NEO), e mais tarde perdem Aja Kong que por sua vez também funda a sua promoção Hyper Visual Fighting ARSION( geralmente apenas ARSION) levando também outras wrestlers da AJW, incluindo Sakie Hasegawa. Enquanto a NEO era uma promoção mais semelhante às restantes, a ARSION era mais única devido às suas wrestlers treinarem nos dojos da Pancrase e Battlarts(falarei de ambas em breve), uma promoção de wrestling legítima e a outra de Shoot-Style, o que lhes permitiu incorporar muitos elementos de Shoot-Style nos seus estilos. A Arsion também tinha uma grande influência de Lucha. Uma das maiores estrelas da promoção era a “Spyder Lady” Mariko Yoshida, que juntamente com Hokuto e Toyota fazem o trio das minhas Joshi wrestlers preferidas.

O problema aqui foi que a AJW tinha acabado com a regra que impunha reforma mandatória aos 26 anos, o que significava que já não criavam novas lutadoras ao ritmo anterior, e assim ao perderem alguns dos seus maiores nomes( Kyoko Inoue e Aja Kong) bem como outras lutadoras do mid-card e acima de tudo promissoras futuras estrelas foi um golpe do qual a AJW nunca foi capaz de recuperar. Isto mais a violenta concorrência da GAEA Japan fizeram a Zenjo perder o seu lugar como promoção de Joshi nº1 do país apôs quase 30 anos de domínio.

Um grande factor na queda da AJW foi a promoção GAEA Japan.
Fundada a 14 de Agosto de 1994 pela ex-Crush gal Chigusa Nagayo, e com o nome sendo uma clara referência á deusa da Terra Grega Gaia, a promoção realizou o seu primeiro evento a 15 de Abril de 1995 no famoso Korakuen Hall de Tóquio, obtendo uma casa cheia.
As membros fundadoras foram, além de Nagayo, KAORU e Bomber Hikaru. Uma das primeiras coisas que a GAEA fez foi assinar um acordo interpromocional com a JWP, acordo que foi mantido durante vários anos, e com a FMW realizando um feudo interpromocional que duraria um ano. A GAEA cresceu a ritmo razoável realizando acordos interpromocionais com quase todas as promoções de Joshi do Japão, tendo realizado feudos com a LLPW, NEO, ARSION e mesmo a AJW num momento ou outro. Ao longo dos anos a GAEA foi assinando um número de famosas lutadoras. Uma das primeiras grandes conquistas da GAEA foi a famosa veterana Devil Masami, que se estreara durante a era do Beauty Pair, Akira Hokuto junta-se á promoção apôs abandonar a AJW em 1996, no ano seguinte Toshiyo Yamada( também da AJW) junta-se á promoção, Mayumi Ozaki, uma das grandes caras da JWP torna-se freelancer em 1998, competindo maioritariamente na GAEA com o seu grupo OZ Academy( que actualmente é uma promoção) um conjunto de freelancers, e mais tarde forma as D-FIX com KAORU, que fora a responsável por popularizar o estilo hardcore na promoção, tornando-se uma das tag-team mais dominante da promoção. Aja Kong da ARSION compete frequentemente ganhando inclusive o AAAW Single Championship( sem qualquer limite de peso).
Mas não apenas de nomes já estabelecidos vivia a GAEA, pois ela também criou algumas das mais populares Joshi wrestlers actuais, nomes como Meiko Satomura, Toshio Uematsu, Chikayu Nagashima, Sugar Sato entre outras.

Contudo o mais bem sucedido angle da GAEA foi o feudo entre as Crush Gals. No final de 1998 Lioness Asuka faz uma aparição na GAEA onde insultou Nagayo, a sua antiga parceira de tag-team. Isto resultou num violento feudo que duraria um ano. Asuka aliou-se á OZ-Academy e ao grupo LCO para formar a SSU(Super Star unit) para começar uma guerra contra Nagayo e a promoção, lutando pelo controlo da mesma. Exactamente um ano apôs o início do feudo Nagayo e Asuka resolveram as suas diferenças para combater uma nova aliança heel.

Recapitulando, no inicio dos anos 90 apenas existiam 2 promoções de Joshi no Japão, a AJW e a JWP, ao longo da década novas promoções foram surgindo e, pelo final do milénio existiam 6 promoções, a AJW, GAEA Japan( as duas maiores), JWP, LLPW, NEO e ARSION, um crescimento bastante considerável. Contudo o mercado do Joshi a partir de 1995 começou a decair, o atendimento aos shows baixou, e o Joshi tornou-se um mercado menos rentável. Como conseguiram estas promoções sobreviver neste tempo de vacas magras que se aproximava?
Saberão na minha próxima crónica sobre Joshi Puroresu.

Agora voltando às duas senhoras.


(tributo á Senhora Manami)

Manami Toyota ficou conhecida como “Miss Zenjo” devido a ter competido durante quase toda a sua carreira na AJW, mesmo quando todas as outras saíram por uma razão ou outra, Toyota permaneceu leal. Isto claro até á situação da promoção se tornar insustentável e ela ter começado a trabalhar como freelancer para ganhar sustento.
Manami era conhecida pela maneira como combinava uma arriscada ofensiva aérea( era particularmente famosa pelas suas perfeitas running springboard planchas) com um devastador arsenal de ataques de alto impacto, sobretudo suplexes. Possuía uma resistência física fantástica, sendo capaz de realizar combates de mais de 30 minutos sempre em sexta. Toyota era também famosa pelos bumps que estava disposta a sofrer, sendo esticada, brutalizada e espancada de todas as formas possíveis e imaginárias. Por várias vezes pensei que a mulher tivesse morta, esse é um dos elementos clássicos dos grandes combates da Manami Toyota, o “Fod**e!!! Ela já não se levanta, aquilo foi mortal, tá acabada! O QUÉ??!!! Ela ainda está viva??!! Mas a mulher é doida!!! Só pode!”
De qualquer maneira Manami Toyota é, com todo o direito, considerada uma das melhores wrestlers femininas da história.

Já Akira Hokuto é algo diferente. Se a Toyota é famosa pelos bumps que leva, mas acabando sempre por sair ilesa, Hokuto é famosa pelo facto de estar grande parte da sua carreira com lesões de gravidade variada, mas estar sempre disposta a acabar o combate.
O primeiro, e mais (infamemente)famoso caso ocorreu a 27 de Abril de 1987 quando Hokuto, que na altura lutava sob o seu nome verdadeiro, Hisako Uno, e Yumiko Hotta defendem os WWWA World Tag-team titles contra a equipa Red Typhoons num 2/3 falls match, a certa altura Hisako sofre um Tombstone Piledriver do topo das cordas( a primeira e única vez que tal golpe foi usado na AJW), mas aterra mal e sofre uma lesão cervical! A equipa adversária ganha a 2ª Fall, e Hisako compete toda a 3ªfall mantendo a cabeça no sítio com as mãos!!!


(vídeo do incidente com resto do combate incluido, no final a rapariga que usou o piledriver, completamente em lágrimas, pediu desculpa á Akira)

Apôs mais de um ano de reabilitação Hisako regressa á AJW, com um novo look e um novo nome, Akira Hokuto. Lesões continuaram a assombrar Hokuto, o que não a impediu de se tornar uma das melhores wrestlers femininas da história. As suas frequentes lesões levavam a que ela frequentemente competisse com ligaduras, o que lhe deu a alcunha “A Múmia”.
Akira Hokuto ganhou quase tudo o que havia a ganhar na AJW, contudo nunca ganhou o WWWA World title, sendo por isso considerada a maior wrestler da história da AJW a nunca ganhar o dito. Ela ainda teve tempo de criar o stable Las Cachorras Orientales, LCO durante o seu tempo no México em 1992, onde ganhou o título feminino da CMLL, com Mima Shimoda e Etsuko Mita.
Em 1996 salta para a GAEA apôs pensar reformar-se. Na GAEA ganha os títulos AAAW Single e Tag-team. Ainda usa a ligação da GAEA á WCW para se tornar a primeira( e única) WCW World Women Champion, vencendo Madusa.
Finalmente em 2002 anuncia a sua reforma, pondo fim á carreira da “Dangerous Queen” apôs 17 anos de carreira, e 15 anos apôs a sua terrível lesão no pescoço, a qual muitos pensaram que iria terminar a sua carreira. O que serviu apenas para provar que a Akira Hokuto é “The Toughest Bit** that has ever lived!!!”

Factos notáveis:

- Bull Nakano é a única wrestler na história a ganhar o WWWA World Heavyweight Championship e o WWE Women Championship.

- Para além de competir na WWF onde teve uma rivalidade com Alundra Blayse, Bull fez também algumas aparições na WCW onde mais uma vez lutou com Blayse, usando esta o nome Madusa.

- Nakano reformou-se calmamente em 1997, começando uma carreira no golfe. Apôs a reforma Bull, que era bem cheiinha, perdeu mais de 45 kg, tendo escrito o livro: “ Diário de Dieta Bull Nakano: Como passei dum tamanho 19 a um 9”.

- Aja Kong foi campeã da AJW durante o boom interpromocional, tendo por isso defendido o WWWA Title( o famoso cinto vermelho) contra competidoras da JWP, LLPW e FMW.

- Aja Kong fez algumas aparições na WWF em 1994, em especial num clássico combate de eliminação na Survivor Series( que foi quase exclusivamente composto por talento da AJW, as únicas lutadoras da WWF que competiram foram Blayse e a sua rival Bertha Faye) estando a ser preparado um feudo entre Kong e Blayse, com um combate pelo título feminino no Royal Rumble. Contudo Blayse abandonou a companhia antes do evento, fazendo com que a WWF não tivesse um divisão feminina durante vários anos.

- Aja Kong criou o seu principal finisher, o Uraken ou spinning backfist, que utilizava com efeitos mortais. Também foi Aja que treinou a Amazing Kong, dai elas terem o mesmo nome. Juntas formaram uma dominante tag-team, Double Kong, que ganhou vários títulos de tag em várias promoções.

- Embora Manami Toyota usasse um estilo aéreo muito arriscado, onde realizava frequentemente moonsaults e missile dropkicks para fora do ringue, Toyota apenas numa ocasião sofreu uma lesão. No México em 1992 partiu um pé durante o combate, tendo-o terminado e não faltando a qualquer data da tour no país.

- Manami Toyota tem o record de maior número de vitórias no Japan Grand Prix, um torneio anual da AJW semelhante ao Champion’s Carnival da AJPW e G1 Climax da NJPW.

- Manami Toyota criou muitos dos seus finishers, incluindo as Japanese Ocean Queen Bee Bomb, Japanese Ocean Cyclone Suplex Hold e Japanese Ocean Suplex.

- Outra famosa lesão de Akira Hokuto ocorreu durante um combate do Japan Grand Prix de 1990 contra Manami Toyota, quando ao realizar um suicide dive embateu com o joelho na quarda metal do ringue, abrindo o joelho e não sendo capaz de andar. Num clássico exemplo de resistência Hokuto, Akira enfaixou o joelho e, lavada em lágrimas voltou ao ringue decidida a acabar o combate mesmo não conseguindo andar. O combate foi obviamente parado.

- Akira Hokuto é casada por duas vezes, primeiro com um wrestler mexicano de quem se divorciou. Em 1995 casou-se com o wrestler da NJPW Kensuke Sasaki, tendo sido amor á primeira vista( Sasaki pediu-a em casamento no primeiro encontro que tiveram), juntos têm dois filhos.

- Uma história engraçada envolvendo Akira e Kensuke aconteceu, se não estiver enganado, logo apôs o pedido de casamento, quando na Coreia ambos participaram nos eventos que a NJPW realizou, onde também participaram wrestlers da WCW. Segundo se conta as “actividades nocturnas” do casal teriam deixado o hotel acordado durante grande parte da noite...

- Akira Hokuto criou o seu famoso finisher, a Northern Lights Bomb.

- Akira Hokuto reformou-se a 7 de Abril de 2002, sendo o seu último combate um tag-team match onde, em clássico Hokuto Style, combateu com uma costela partida.

- Actualmente Akira Hokuto é a directora do Kensuke Office, uma agência que gere o booking do seu marido, e dos seus alunos.


Combates:
Primeiro um combate de tag-team de 19 de Agosto de 1990, onde Jungle Jack, Aja Kong e Bison Kimura, enfrentam Bull Nakano e Grizzly Iwamoto.
Um prelúdio para o famoso combate de jaula. Este combate tem bastante sangue, QUANTIDADES ENORMES DE ÓDIO, os cane shots mais brutais que eu já vi, e uma promo muito emotiva no final, embora eu não perceba o que elas dizem.






Depois temos um combate do evento Dream Rush de 26 de Novembro de 1992 onde Akira Hokuto tenta conquistar o All Pacific title á igualmente famosa Kyoko Inoue.





Ainda do Dream Rush temos o main-event. Um combate interpromocional entre a equipa Manami Toyota( de preto) e Toshiyo Yamada defendem os WWWA World tag-team titles com regras 2/3 falls, contra as desafiadoras, da JWP Mayumi Ozaki( de vermelho) e Dynamite Kansai( de verde). O primeiro de três famosos embates entre estas duas equipas, sempre com os títulos de tag em jogo. Este combate recebeu as 5***** do Meltzer.







manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”


Com tecnologia do Blogger.