Tomos de Eternidade
E chegamos (finalmente) á terceira e última parte da história da FMW.
Se os primeiros seis anos da promoção foram marcados pelo seu fundador, Atsushi Onita, e se nos anos seguintes o wrestler mascarado Hayabusa seria uma das peças centrais da mesma, houve um homem que teve uma importância ainda maior nos últimos anos da promoção. Esse homem foi Hiromichi “Kodo” Fuyuki.
Fuyuki começou a sua carreira na promoção IWE em 1980, contudo no ano seguinte a antiga promoção encerraria as portas, tendo parte do roster partido para a NJPW, onde realizaram o primeiro Invasion Angle. Fuyuki por seu lado preferiu rumar á AJPW do Giant Baba.
Em 1984 Fuyuki parte para a sua primeira expedição para o outro lado do mar, competindo no México, Puerto Rico e San Antonio, Texas. Realiza o seu regresso no ano seguinte, adoptando o nome de Samson Fuyuki. Quando em 1987 Genichiro Tenryu termina a sua famosa Tag-team com Jumbo Tsuruta, forma o stable Revolution, com Ashura Hara(também ele um ex-wrestler da IWE), os jovens Toshiaki Kawada e Yoshinari Ogawa, e o prório Fuyuki. Fuyuki junta-se a Kawada e os dois formam uma muito bem sucedida tag-team de mid-carder, a “Footloose”, tendo vindo a ganhar 3 vezes os All-Asia Tag-team titles( tendo um dos seus reinados durado 263 dias). Os Footloose tiveram também uma famosa fivalidade com a equipa Gaijin Can-Am Express( Doug Furnas e Dan Kroffat), tendo as duas equipas trocado os títulos.
Em 1990 Fuyuki é um dos wrestlers que segue Tenryu para a nova promoção SWS. O seu último combate na AJPW foi um Tag onde fez equipa com Yoshiaki Yatsu( também de partida para a SWS) contra o seu antigo parceiro Kawada e Tiger Mask II. Ironicamente este foi o mais importante combate que Fuyuki teve na AJPW, pois foi nele que Tiger Mask retirou a sua máscara, começando a combater sobre o seu verdadeiro nome Mitsuharu Misawa, e eventualmente tornando-se o Ás da promoção.
Na SWS o seu percurso foi pouco interessante, não havendo nada de especial a relatar. Quando a SWS fecha em Junho de 1992, Fuyuki mais uma vez segue Tenryu, desta vez para a WAR, promoção fundada por Tenryu. Fuyuki começaria a ganhar importância na WAR em 1994, quando toma como seus protegidos os jovens Jado e Gedo. Juntos formam uma 6-man tag-team chamada Fuyuki-gun( Fuyuki army). Juntos eles tornam-se a pedra basilar da divisão de 6-Man Tag-team da WAR, ganhando a 30 de Junho de 94 um torneio para se tornarem os primeiros WAR 6-Man Tag-team Champions. O Fuyuki-gun tornar-se-iam os mais importantes membros da divisão tendo sido campeões 5 vezes entre 94 e 96. Fuyuki ainda ganharia mais uma vez os títulos, desta vez com Youji Anjoh e Bam Bam Bigelow. No seu tempo na WAR Fuyuki competiria também na NJPW e EMLL( agora CMLL) no México.
Em Outubro de 1996 o Fuyuki-gun abandona a WAR e tornam-se freelancers, competindo na FMW, mas também nas suas rivais IWA Japan e BJW( Big Japan Pro-Wrestling), das quais falarei em breve.
A estreia do Fuyuki-gun na FMW seria feita a 19 de Fevereiro de 1997, ganhando um 6-man Tag contra uma equipa do stable W*ING. Em Março de 97 Fuyuki iniciaria um feudo com Onita, insultando-o apôs ser atacado pelos Funk Masters of Fear. Esta rivalidade tornar-se-ia real, especialmente quando Fuyuki se tornou booker da promoção. Fuyuki teve o seu mais importante combate na FMW até á altura quando a 28 de Setembro de 1997 desafiaria Terry Funk para um combate no espectáculo no Estádio de Kawasaki, e se perdesse Fuyuki retirar-se-ia do Wrestling. Fuyuki perdeu o combate mas, em clássicas inconsistências do wrestling, voltaria á acção dois meses depois, começando o seu feudo contra Onita e o seu grupo ZEN.
ZEN sofreria uma grande derrota ao perderem um 6-man War Games match, no qual Hayabusa conseguiu a vitória para a equipa FMW ao executar um Moonsault do topo da jaula sobre Onita( uma clara referência ao combate que tiveram a 05/05/95) conseguindo assim a vitória, e o pin sobre Onita que tão necessário era. A partir deste momento Hayabusa era o Ás incontestado da promoção. Esta derrota foi a gota que fez transbordar o balde e Mr Gannosuke, Kintaro Kanemura e Bad Boy Hido( já fartos do egoísmo de Onita) saíram da ZEN, formando o seu próprio grupo. Em Janeiro de 98 formaram uma aliança com o Fuyuki-gun, formando a Team No Respect( TNR) que seria o maior heel stable da promoção.
A Team No Respect começaria a feudar com a ZEN( que virara babyface) de Onita e o grupo da FMW liderado por Hayabusa. Fuyuki viria a ganhar cada vez mais poder no backstage, tornando-se amigo de quase todos os wrestlers, bem como do presidente Shoichi Arai. Isto permitiu-lhe tornar-se uma força no backstage, sobretudo devido a muitos dos wrestlers acharem que a visão de Onita da FMW como uma promoção hardcore já tinha dado tudo o que tinha a dar, isto além da maioria não gostar dele devido ao seu ego, tudo opiniões que Fuyuki partilhava.
Durante os primeiros meses do ano Fuyuki estabelecer-se-ia como o heel nº1 da promoção, obtendo vitórias por pin sobre Hayabusa e Onita, embora em todas contasse com a ajuda da Team No Respect. Ainda ganharia os FMW Brass Knuckles Tag-team Titles em Maio derrotando Hayabusa e Masato Tanaka, pouco tempo depois Tanaka, que não gostava de Fuyuki partiria para competir na ECW. No mês seguinte Fuyuki ganharia os FMW 6-Man Street Fight Tag-team Titles. Durante este período Fuyuki ganhou ainda mais poder, sendo parte da equipa criativa da promoção, vendendo a Arai a sua ideia de transformar a FMW numa promoção de "Entertainment Pro Wrestling", afastando-se assim do estilo Deathmatch e Streer Fight que a caracterizara. Tal levou a que Onita abandonasse de vez a FMW a 20 de Novembro de 1998 devido a não concordar com este novo rumo da promoção.
Nesse mesmo dia( onde Onita derrotou o seu velho rival Mr Pogo num péssimo combate) Fuyuki derrotou Hayabusa ganhando os FMW Double Titles( os títulos de tag tinham sido perdidos anteriormente e os títulos de 6-man abandonados). Isto claro estabeleceu definitivamente Fuyuki como o heel nº1 e o grande rival de Hayabusa, então Ás da promoção. Mr Gannosuke deixaria a TNR, formando o seu próprio stable, levando a que a TNR e a FMW unissem forças. Fuyuki continuou a defender os seus títulos até 18 de Maio de 1999, altura em que os vagaria para assumir a posição de Comissário da FMW. Fuyuki também se tornara o Head Booker da FMW substituindo Go Ito que seria despedido durante o verão. A primeira coisa que fez como comissário foi declarar Masato Tanaka o inimigo nº1 da promoção, declarando que se Tanaka perdesse um combate seria despedido. Fuyuki também anunciaria que chegara a hora de Hayabusa abandonar a máscara, pois a FMW não precisava de Super-Heróis. Eventualmente Fuyuki fez com que Hayabusa perdesse a máscara e de seguida humilhou-o no ringue. Hayabusa tomaria então uma gimmick de bad-boy, adoptando o nome H, por ironia Mr Gannosuke, o seu odiado rival desde 97 usaria a máscara declarando-se o novo Hayabusa. Fuyuki continuaria a tentar lixar Tanaka mas sem sucesso. No último trimestre de 99 Fuyuki usaria a sua posição de Comissário para vagar os títulos da FMW, substituindo-os pelos WEW( World Entertainement Wrestling) Heavyweight Championship, declarando-se como o novo campeão. Eventualmente perdeu o título para Tanaka, perdendo também o seu lugar como comissário.
Durante o resto de 99 e 2000 Fuyuki continuaria a feudar com os faces de topo da companhia, em especial Hayabusa( que voltara a usar a mascar), Fuyuki fundaria ainda um novo heel stable Shin Fuyuki-gun( Novo Fuyuki-army), com vários membros da Team No Respect. Fuyuki ainda ganharia mais uma vez o WEW Championship.
Durante esta altura Fuyuki tivera algumas ideias peculiares, tais como tornar um ex-actor porno, Chocoball Mukai num wrestler. A criação do monstro Biomonster DNA, o qual surgira quando Azusa Kudo tentara uma operação para mudar de sexo, recebendo o ADN de uma aranha(?!). Fuyuki também se aliaria á TokyoPop, uma editora Americana especializada na publicação de Manga para tentar apoderar-se da promoção( na realidade a TokyoPop tinha um acordo para distribuir DVDs da FMW nos EUA), isto já em 2001.
No entanto a 22 de Outubro de 2001 durante um combate, ao tentar executar um Lionsault, Hayabusa escorregaria nas cordas, caindo de cabeça no chão e ficando paralizado. A FMW não conseguiria recuperar deste acidente pois não tinham ninguém que conseguisse tomar o lugar de Hayabusa como Ás da promoção, tentaram introduzir um novo wrestler mascarado chamado Garuda, mas era demasiado verde e foi um fracasso. Mr Gannosuke virou face após o falhanço de Garuda, tentando ocupar o lugar de Hayabusa. De forma a aumentar interesse público Fuyuki uniu-se ao seu velho amigo, e patrão na WAR, Genichiro Tenryu, agora competindo na AJPW para participarem na Real World Tag Leaque de 2001, chegando ás finais. Isto também serviu para reacender o velho feudo entre a FMW e a WAR de 94.
Vendo que a promoção não duraria muito mais, especialmente apôs Mr Gannosuke partir o pé num combate, Fuyuki marcou-se para capturar o WEW heavyweight title e os WEW Tag-team titles, ganhando os últimos naquele que seria o último espectáculo da promoção a 4 de Fevereiro de 2002.
A 15 de Fevereiro foi oficialmente declarada a falência da promoção, tendo o presidente Shoishi Arai de esconder-se, pois devia mais de 1 milhão de dólares á Yakuza( a promoção enfrentava problemas financeiros desde 2001). Apôs 12 anos a FMW fechava as portas.
O que nos diz a FMW?
Que é possível uma pequena promoção apresentar um produto totalmente diferente, e assim diferenciar-se da concorrência, ganhando uma fanbase extremamente leal.
Que é possível uma pequena promoção conseguir níveis de assistência semelhantes aos das maiores promoções( atendimento nos espectáculos no estádio de Kawasaki em 94 e 95, ambos superiores a 50.000 pessoas).
Que o hardcore e os deathmatches não funcionam no longo prazo, pois a certa altura não é possível ir mais longe. Neste caso apôs os ringues explodirem, não havia muitas mais maneiras de aumentar a violência.
Que uma promoção deve preparar o futuro e não contar apenas com os nomes já estabelecidos, pois se eles saírem( Onita) ou sofrerem uma grave lesão( Hayabusa) não haverá ninguém para os substituir.
Que uma promoção deve estar sempre atenta ao futuro, não viver apenas do confortável presente e do glorioso passado.
Que uma promoção que inicialmente duraria apenas um show, que depois duraria apenas um ano durou na verdade cerca de 12 anos, apresentando um tipo de wrestling completamente novo. Isto no muito competitivo panorama do wrestling japonês.
Factos notáveis:
- Durante a sua carreira Hiromichi Fuyuki competiu em quase todas as grandes promoções no Japão. A IWE, AJPW, SWS, WAR, NJPW, IWA Japan, BJW, FMW e NOAH.
- Apôs o fecho da FMW, promoveu espectáculos nas antigas datas da FMW, sobre o nome Fuyuki Army Promotion com um número dos wrestlers da FMW. Mais tarde ele criaria a sua própria promoção, a WEW.
- A 9 de Abril de 2002 apôs perder um 6-man tag-team match contra Onita, Fuyuki anunciou publicamente que lhe fora diagnosticado cancro nos intestinos.
- Embora tivesse retirado parte do intestino, a 27 de Novembro de 2002 os médicos avisaram Fuyuki que o cancro se espalhara para o fígado, e que tinha apenas um ano de vida.
- Fuyuki anunciou que o seu derradeiro combate seria contra Shinya Hashimoto a 5 de Maio no estádio de Kawasaki. Fuyuki começou o seu programa com Hashimoto, tendo competido num 6-man tag, onde apesar do seu estado físico foi capaz de atingir um lariat sobre Hashimoto. A 28 de Fevereiro de 2003 o cancro espalhou-se ainda mais e percebeu-se que os seus dias estavam contados. Ainda assim apôs tomar vários painkillers foi capaz de assistir ao espectáculo da WEW no Korakuen Hall a 11 de Março, onde o combate em Kawasaki foi mudado para Hashimoto vs Kanemura.
- Hiromichi Fuyuki viria a falecer ás 6.50 PM no hospital de Yokohama a 19 de Março de 2003, tinha 42 anos. Sobreviveram-lhe a sua mulher Kaoru e as duas filhas do casal. Várias homenagens foram realizadas em várias promoções em todo o Japão, para honrar este veterano de 23 anos no desporto, que tentara lutar no ringue até ao último momento.
- De forma a pagar o dinheiro que devia á Yakuza, a qual começava a ameaçar a sua família, Shoichi Arai( que andava escondido desde o fecho da promoção) cometeu suicídio na madrugada de 16 de Maio de 2002 enforcando-se com a sua gravata no Tokyo Park. O dinheiro do seguro de vida foi suficiente para salvar a sua família da Yakuza.
- Hayabusa esteve às portas da morte apôs a sua lesão, pois contraiu uma infecção que se espalhou para o coração. Felizmente sobreviveu e, apôs passar meses no hospital finalmente saiu numa cadeira de rodas. Actualmente Hayabusa já consegue andar( com ajuda de muletas) e treina-se na esperança de um dia regressar ao ringue para ter um último combate. Actualmente possui uma pequena carreira como cantor.
Combates:
Aqui não há muito a pôr. Primeiro temos um combate entre H e Hayabusa( Mr Gannosuke), o final do combate é emocionante e o árbitro convidado não é mais que o Hearthbreak Kid Shawn Michaels. A data é 23 de Novembro de 1999.
Nota interessante: Antes deste combate H e Gannosuke tinham lutado num combate de explosão anal, cuja única maneira de ganhar era enfiar e fazer explodir um pequeno foguete no rabo do adversário. Estranho sem dúvida...
O segundo é um 6-man tag match de 28 de Julho de 2000, em que a equipa de Hayabusa, Masato Tanaka e Hisakatsu Oya enfrentam Mr Gannosuke, Kodo Fuyuki e Jinsei Shinsaki. É de notar que Hayabusa e Shinsaki tinham sido aliados contra Gannosuke, mas neste combate são adversários. Bom combate de tag-team.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Se os primeiros seis anos da promoção foram marcados pelo seu fundador, Atsushi Onita, e se nos anos seguintes o wrestler mascarado Hayabusa seria uma das peças centrais da mesma, houve um homem que teve uma importância ainda maior nos últimos anos da promoção. Esse homem foi Hiromichi “Kodo” Fuyuki.

Em 1984 Fuyuki parte para a sua primeira expedição para o outro lado do mar, competindo no México, Puerto Rico e San Antonio, Texas. Realiza o seu regresso no ano seguinte, adoptando o nome de Samson Fuyuki. Quando em 1987 Genichiro Tenryu termina a sua famosa Tag-team com Jumbo Tsuruta, forma o stable Revolution, com Ashura Hara(também ele um ex-wrestler da IWE), os jovens Toshiaki Kawada e Yoshinari Ogawa, e o prório Fuyuki. Fuyuki junta-se a Kawada e os dois formam uma muito bem sucedida tag-team de mid-carder, a “Footloose”, tendo vindo a ganhar 3 vezes os All-Asia Tag-team titles( tendo um dos seus reinados durado 263 dias). Os Footloose tiveram também uma famosa fivalidade com a equipa Gaijin Can-Am Express( Doug Furnas e Dan Kroffat), tendo as duas equipas trocado os títulos.
Em 1990 Fuyuki é um dos wrestlers que segue Tenryu para a nova promoção SWS. O seu último combate na AJPW foi um Tag onde fez equipa com Yoshiaki Yatsu( também de partida para a SWS) contra o seu antigo parceiro Kawada e Tiger Mask II. Ironicamente este foi o mais importante combate que Fuyuki teve na AJPW, pois foi nele que Tiger Mask retirou a sua máscara, começando a combater sobre o seu verdadeiro nome Mitsuharu Misawa, e eventualmente tornando-se o Ás da promoção.
Na SWS o seu percurso foi pouco interessante, não havendo nada de especial a relatar. Quando a SWS fecha em Junho de 1992, Fuyuki mais uma vez segue Tenryu, desta vez para a WAR, promoção fundada por Tenryu. Fuyuki começaria a ganhar importância na WAR em 1994, quando toma como seus protegidos os jovens Jado e Gedo. Juntos formam uma 6-man tag-team chamada Fuyuki-gun( Fuyuki army). Juntos eles tornam-se a pedra basilar da divisão de 6-Man Tag-team da WAR, ganhando a 30 de Junho de 94 um torneio para se tornarem os primeiros WAR 6-Man Tag-team Champions. O Fuyuki-gun tornar-se-iam os mais importantes membros da divisão tendo sido campeões 5 vezes entre 94 e 96. Fuyuki ainda ganharia mais uma vez os títulos, desta vez com Youji Anjoh e Bam Bam Bigelow. No seu tempo na WAR Fuyuki competiria também na NJPW e EMLL( agora CMLL) no México.
Em Outubro de 1996 o Fuyuki-gun abandona a WAR e tornam-se freelancers, competindo na FMW, mas também nas suas rivais IWA Japan e BJW( Big Japan Pro-Wrestling), das quais falarei em breve.
A estreia do Fuyuki-gun na FMW seria feita a 19 de Fevereiro de 1997, ganhando um 6-man Tag contra uma equipa do stable W*ING. Em Março de 97 Fuyuki iniciaria um feudo com Onita, insultando-o apôs ser atacado pelos Funk Masters of Fear. Esta rivalidade tornar-se-ia real, especialmente quando Fuyuki se tornou booker da promoção. Fuyuki teve o seu mais importante combate na FMW até á altura quando a 28 de Setembro de 1997 desafiaria Terry Funk para um combate no espectáculo no Estádio de Kawasaki, e se perdesse Fuyuki retirar-se-ia do Wrestling. Fuyuki perdeu o combate mas, em clássicas inconsistências do wrestling, voltaria á acção dois meses depois, começando o seu feudo contra Onita e o seu grupo ZEN.
ZEN sofreria uma grande derrota ao perderem um 6-man War Games match, no qual Hayabusa conseguiu a vitória para a equipa FMW ao executar um Moonsault do topo da jaula sobre Onita( uma clara referência ao combate que tiveram a 05/05/95) conseguindo assim a vitória, e o pin sobre Onita que tão necessário era. A partir deste momento Hayabusa era o Ás incontestado da promoção. Esta derrota foi a gota que fez transbordar o balde e Mr Gannosuke, Kintaro Kanemura e Bad Boy Hido( já fartos do egoísmo de Onita) saíram da ZEN, formando o seu próprio grupo. Em Janeiro de 98 formaram uma aliança com o Fuyuki-gun, formando a Team No Respect( TNR) que seria o maior heel stable da promoção.
A Team No Respect começaria a feudar com a ZEN( que virara babyface) de Onita e o grupo da FMW liderado por Hayabusa. Fuyuki viria a ganhar cada vez mais poder no backstage, tornando-se amigo de quase todos os wrestlers, bem como do presidente Shoichi Arai. Isto permitiu-lhe tornar-se uma força no backstage, sobretudo devido a muitos dos wrestlers acharem que a visão de Onita da FMW como uma promoção hardcore já tinha dado tudo o que tinha a dar, isto além da maioria não gostar dele devido ao seu ego, tudo opiniões que Fuyuki partilhava.
Durante os primeiros meses do ano Fuyuki estabelecer-se-ia como o heel nº1 da promoção, obtendo vitórias por pin sobre Hayabusa e Onita, embora em todas contasse com a ajuda da Team No Respect. Ainda ganharia os FMW Brass Knuckles Tag-team Titles em Maio derrotando Hayabusa e Masato Tanaka, pouco tempo depois Tanaka, que não gostava de Fuyuki partiria para competir na ECW. No mês seguinte Fuyuki ganharia os FMW 6-Man Street Fight Tag-team Titles. Durante este período Fuyuki ganhou ainda mais poder, sendo parte da equipa criativa da promoção, vendendo a Arai a sua ideia de transformar a FMW numa promoção de "Entertainment Pro Wrestling", afastando-se assim do estilo Deathmatch e Streer Fight que a caracterizara. Tal levou a que Onita abandonasse de vez a FMW a 20 de Novembro de 1998 devido a não concordar com este novo rumo da promoção.
Nesse mesmo dia( onde Onita derrotou o seu velho rival Mr Pogo num péssimo combate) Fuyuki derrotou Hayabusa ganhando os FMW Double Titles( os títulos de tag tinham sido perdidos anteriormente e os títulos de 6-man abandonados). Isto claro estabeleceu definitivamente Fuyuki como o heel nº1 e o grande rival de Hayabusa, então Ás da promoção. Mr Gannosuke deixaria a TNR, formando o seu próprio stable, levando a que a TNR e a FMW unissem forças. Fuyuki continuou a defender os seus títulos até 18 de Maio de 1999, altura em que os vagaria para assumir a posição de Comissário da FMW. Fuyuki também se tornara o Head Booker da FMW substituindo Go Ito que seria despedido durante o verão. A primeira coisa que fez como comissário foi declarar Masato Tanaka o inimigo nº1 da promoção, declarando que se Tanaka perdesse um combate seria despedido. Fuyuki também anunciaria que chegara a hora de Hayabusa abandonar a máscara, pois a FMW não precisava de Super-Heróis. Eventualmente Fuyuki fez com que Hayabusa perdesse a máscara e de seguida humilhou-o no ringue. Hayabusa tomaria então uma gimmick de bad-boy, adoptando o nome H, por ironia Mr Gannosuke, o seu odiado rival desde 97 usaria a máscara declarando-se o novo Hayabusa. Fuyuki continuaria a tentar lixar Tanaka mas sem sucesso. No último trimestre de 99 Fuyuki usaria a sua posição de Comissário para vagar os títulos da FMW, substituindo-os pelos WEW( World Entertainement Wrestling) Heavyweight Championship, declarando-se como o novo campeão. Eventualmente perdeu o título para Tanaka, perdendo também o seu lugar como comissário.
Durante o resto de 99 e 2000 Fuyuki continuaria a feudar com os faces de topo da companhia, em especial Hayabusa( que voltara a usar a mascar), Fuyuki fundaria ainda um novo heel stable Shin Fuyuki-gun( Novo Fuyuki-army), com vários membros da Team No Respect. Fuyuki ainda ganharia mais uma vez o WEW Championship.
Durante esta altura Fuyuki tivera algumas ideias peculiares, tais como tornar um ex-actor porno, Chocoball Mukai num wrestler. A criação do monstro Biomonster DNA, o qual surgira quando Azusa Kudo tentara uma operação para mudar de sexo, recebendo o ADN de uma aranha(?!). Fuyuki também se aliaria á TokyoPop, uma editora Americana especializada na publicação de Manga para tentar apoderar-se da promoção( na realidade a TokyoPop tinha um acordo para distribuir DVDs da FMW nos EUA), isto já em 2001.
No entanto a 22 de Outubro de 2001 durante um combate, ao tentar executar um Lionsault, Hayabusa escorregaria nas cordas, caindo de cabeça no chão e ficando paralizado. A FMW não conseguiria recuperar deste acidente pois não tinham ninguém que conseguisse tomar o lugar de Hayabusa como Ás da promoção, tentaram introduzir um novo wrestler mascarado chamado Garuda, mas era demasiado verde e foi um fracasso. Mr Gannosuke virou face após o falhanço de Garuda, tentando ocupar o lugar de Hayabusa. De forma a aumentar interesse público Fuyuki uniu-se ao seu velho amigo, e patrão na WAR, Genichiro Tenryu, agora competindo na AJPW para participarem na Real World Tag Leaque de 2001, chegando ás finais. Isto também serviu para reacender o velho feudo entre a FMW e a WAR de 94.
Vendo que a promoção não duraria muito mais, especialmente apôs Mr Gannosuke partir o pé num combate, Fuyuki marcou-se para capturar o WEW heavyweight title e os WEW Tag-team titles, ganhando os últimos naquele que seria o último espectáculo da promoção a 4 de Fevereiro de 2002.
A 15 de Fevereiro foi oficialmente declarada a falência da promoção, tendo o presidente Shoishi Arai de esconder-se, pois devia mais de 1 milhão de dólares á Yakuza( a promoção enfrentava problemas financeiros desde 2001). Apôs 12 anos a FMW fechava as portas.
O que nos diz a FMW?
Que é possível uma pequena promoção apresentar um produto totalmente diferente, e assim diferenciar-se da concorrência, ganhando uma fanbase extremamente leal.
Que é possível uma pequena promoção conseguir níveis de assistência semelhantes aos das maiores promoções( atendimento nos espectáculos no estádio de Kawasaki em 94 e 95, ambos superiores a 50.000 pessoas).
Que o hardcore e os deathmatches não funcionam no longo prazo, pois a certa altura não é possível ir mais longe. Neste caso apôs os ringues explodirem, não havia muitas mais maneiras de aumentar a violência.
Que uma promoção deve preparar o futuro e não contar apenas com os nomes já estabelecidos, pois se eles saírem( Onita) ou sofrerem uma grave lesão( Hayabusa) não haverá ninguém para os substituir.
Que uma promoção deve estar sempre atenta ao futuro, não viver apenas do confortável presente e do glorioso passado.
Que uma promoção que inicialmente duraria apenas um show, que depois duraria apenas um ano durou na verdade cerca de 12 anos, apresentando um tipo de wrestling completamente novo. Isto no muito competitivo panorama do wrestling japonês.
Factos notáveis:
- Durante a sua carreira Hiromichi Fuyuki competiu em quase todas as grandes promoções no Japão. A IWE, AJPW, SWS, WAR, NJPW, IWA Japan, BJW, FMW e NOAH.
- Apôs o fecho da FMW, promoveu espectáculos nas antigas datas da FMW, sobre o nome Fuyuki Army Promotion com um número dos wrestlers da FMW. Mais tarde ele criaria a sua própria promoção, a WEW.
- A 9 de Abril de 2002 apôs perder um 6-man tag-team match contra Onita, Fuyuki anunciou publicamente que lhe fora diagnosticado cancro nos intestinos.
- Embora tivesse retirado parte do intestino, a 27 de Novembro de 2002 os médicos avisaram Fuyuki que o cancro se espalhara para o fígado, e que tinha apenas um ano de vida.
- Fuyuki anunciou que o seu derradeiro combate seria contra Shinya Hashimoto a 5 de Maio no estádio de Kawasaki. Fuyuki começou o seu programa com Hashimoto, tendo competido num 6-man tag, onde apesar do seu estado físico foi capaz de atingir um lariat sobre Hashimoto. A 28 de Fevereiro de 2003 o cancro espalhou-se ainda mais e percebeu-se que os seus dias estavam contados. Ainda assim apôs tomar vários painkillers foi capaz de assistir ao espectáculo da WEW no Korakuen Hall a 11 de Março, onde o combate em Kawasaki foi mudado para Hashimoto vs Kanemura.
- Hiromichi Fuyuki viria a falecer ás 6.50 PM no hospital de Yokohama a 19 de Março de 2003, tinha 42 anos. Sobreviveram-lhe a sua mulher Kaoru e as duas filhas do casal. Várias homenagens foram realizadas em várias promoções em todo o Japão, para honrar este veterano de 23 anos no desporto, que tentara lutar no ringue até ao último momento.
- De forma a pagar o dinheiro que devia á Yakuza, a qual começava a ameaçar a sua família, Shoichi Arai( que andava escondido desde o fecho da promoção) cometeu suicídio na madrugada de 16 de Maio de 2002 enforcando-se com a sua gravata no Tokyo Park. O dinheiro do seguro de vida foi suficiente para salvar a sua família da Yakuza.
- Hayabusa esteve às portas da morte apôs a sua lesão, pois contraiu uma infecção que se espalhou para o coração. Felizmente sobreviveu e, apôs passar meses no hospital finalmente saiu numa cadeira de rodas. Actualmente Hayabusa já consegue andar( com ajuda de muletas) e treina-se na esperança de um dia regressar ao ringue para ter um último combate. Actualmente possui uma pequena carreira como cantor.
Combates:
Aqui não há muito a pôr. Primeiro temos um combate entre H e Hayabusa( Mr Gannosuke), o final do combate é emocionante e o árbitro convidado não é mais que o Hearthbreak Kid Shawn Michaels. A data é 23 de Novembro de 1999.
Nota interessante: Antes deste combate H e Gannosuke tinham lutado num combate de explosão anal, cuja única maneira de ganhar era enfiar e fazer explodir um pequeno foguete no rabo do adversário. Estranho sem dúvida...
O segundo é um 6-man tag match de 28 de Julho de 2000, em que a equipa de Hayabusa, Masato Tanaka e Hisakatsu Oya enfrentam Mr Gannosuke, Kodo Fuyuki e Jinsei Shinsaki. É de notar que Hayabusa e Shinsaki tinham sido aliados contra Gannosuke, mas neste combate são adversários. Bom combate de tag-team.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”