Ultimas

Tomos de Eternidade

Esta semana falarei de mais uma promoção, que durante a primeira metade dos anos 90 teve um papel fundamental, não apenas no panorama do wrestling nipónico, mas também foi essencial para o boom do MMA.
Falarei da UWFi, Union of Wrestling Forces International.

Como o nome sugere, a UWFi foi a sucessora da UWF de Akira Maeda, o que implica que a promoção era baseada no Shoot-style( tentar fazer dos combates o mais real possível, mas com finais pré-determinados). Apôs a segunda UWF falir no final de 1990, a maior parte do roster, em vez de seguir Maeda para a sua nova promoção RINGS, decidiram continuar o trabalho da UWF, desta vez sob a liderança de Nobuhiko Takada.


Nobuhiko Takada começou a sua carreira no wrestling em 1980 quando fez a sua estreia na New Japan Pro Wrestling, nesta altura Takada lutava na divisão de Jr-Heavyweights, Takada possuía um passado em artes marciais. Os seus primeiros anos na NJPW foram, como seria de esperar, sem grandes ocorrências, devido á sua condição de Young Lion( o termo utilizado para designar os jovens wrestlers a começarem a sua carreira).
Takada ganha notoriedade em 1984 quando é um dos wrestlers que originalmente seguem Maeda para a sua UWF. Na UWF original Takada teve um estatuto semelhante ao que possuía na NJPW, não obtendo por isso grandes sucessos. Quando a UWF fecha em 86 Takada regressa á NJPW com o seu mentor. Já durante o feudo NJPW vs UWF Takada consegue a sua primeira grande vitória, ao derrotar Shiro Koshinaka pelo IWGP Junior-heavyweight Championship. Takada e Koshinaka desenvolvem uma rivalidade que duraria dez anos. Já no início de 1987 Takada gradua-se para a divisão de pesos pesados, e faz equipa com o seu mentor Maeda. Eventualmente ganham os IWGP Tag-Team Championship. Curiosamente perdem-nos para os seus antigos compatriotas da UWF, Yoshiaki Fujiwara e Kazuo Yamazaki.
Em 1988 quando Maeda é despedido da NJPW e decide fundar a segunda UWF, todos os membros originais da UWF o seguem, incluindo Takada. Na segunda UWF Takada tornar-se-ia uma das mais importantes figuras da promoção, sendo visto como o futuro ás. Para tal muito contribuiu duas vitórias sobre Maeda, uma por KO, outra por submissão, sendo um dos dois únicos homens a vencer Maeda na UWF( o outro foi Fujiwara, que obteve uma vitória). A segunda UWF teve um enorme sucesso, tendo enchido famosas arenas como o Korakuen Hall, o Tokyo Nippon Budokan Hall e a Yokohama Arena. A UWF foi também a primeira promoção de Puroresu a realizar um card na Tokyo Dome, conseguindo uma lotação de 60.000 pessoas.
Ainda assim a promoção não foi capaz de sobreviver a uma combinação de divergências da direcção e uma queda da economia Japonesa e a 1 de Dezembro de 1990 a UWF realiza o seu último evento. Seguindo o fecho da UWF, Nobuhiko Takada e Kazuo Yamazaki decidem sair da sombra de Maeda, fundando a sua própria promoção, levando grande parte do roster.

O primeiro evento da UWFi foi realizado a 10 de Maio de 1990, num Korakuen Hall esgotado. A UWFi tinha um número de regras que a diferenciavam das anteriores encarnações da promoção, nomeadamente cada combatente começava o combate com 15 pontos( 21 em combates de tag), perdia-se 1 ponto sempre que se usava as cordas para quebrar uma submissão, sofrer um suplex( esta era por vezes ignorada) e 3 pontos por um Knockdown. Um wrestler perdia o combate quando, desistia numa submissão, não se conseguia levantar apôs uma contagem até 10 ou perdia todos os pontos. Mais tarde as regras seriam alteradas para incluir vitórias por pinfall, e submissões e KOs contavam como 10 pontos perdidos. Á semelhança da segunda UWF, a promoção realizava um evento por mês, aproveitando todo o período intermédio para construir os combates á boa forma Japonesa( por meio de declarações de empresa e entrevistas a publicações desportivas).

Nobuhiko Takada seria o indiscutível ás da promoção, sendo o seu principal rival nativo Kazuo Yamasaki( que fora dos poucos a vencer Takada na UWF), os restantes wrestlers fariam parte do midcard. A 24 de Agosto estrear-se-ia a principal ameaça á supremacia de Takada, o Americano Gary Albright que tinha tido uma carreira de sucesso no Wrestling Amador, tendo ganho variados campeonatos. Após a sua muito bem sucedida carreira amadora, Albright competiu na famosa Stampede Wrestling da família Hart. Albright teria enorme sucesso na UWFi, sendo o único homem na história da promoção a conseguir vencer Takada duas vezes.
A UWFi viria a tentar provar a sua legitimidade perante outras formas de combate, realizando combates mistos(MMA) contra boxers. O mais famoso destes combates ocorreu a 22 de Dezembro de 1991, quando Nobuhiko Takada enfrentou no main-event Trevor Berbick, um antigo campeão mundial de pesos pesados e o último homem a enfrentar o icónico Muhammad Ali, vencendo-o por decisão unânime. Este combate ficaria na história do wrestling como o incidente de “things gone wrong”. Durante o combate Takada atingiu Berbick com vários pontapés, muitos abaixo da cintura. Vendo o combate é notório que Berbick reclama dos pontapés às pernas, afirmando que tal infligia as regras, ainda assim o árbitro continua o combate. Berbick continua a levar pontapés, eventualmente recebendo um na cabeça, pensando que o estavam a lixar Berbick abandona o combate. Ao visionar-se o combate, há um bocado a impressão de que ele estava a ser lixado pela UWFi, contudo o árbitro do combate, Pat McCarthy revelou que o combate desde o inicio seguia as regras da UWFi, mas que Berbick nunca fizera caso delas preferindo lutar com regras de boxe.
Ainda assim o incidente fez maravilhas pela popularidade de Takada, pois perante 11.000 espectadores Berbick literalmente fugiu do ringue, passando uma clara mensagem de inferioridade no combate wrestler vs boxer.



A 8 de Maio de 1992 a UWFi realizou o seu( até então) maior evento, na Yokohama Arena, com uma lotação esgotada de 14.000 pessoas. Neste evento ocorreu uma série de famosos combates, sendo o primeiro o mais longo combate da história da UWFi, um empate a 30 minutos. Seguiu-se um combate entre lendas, quando o ex-campeão da AWA, Nick Bockwinkel enfrentou o Inglês Billy Robinson, um experiente gaijin na AJPW durante os anos 70, dois dos melhores wrestlers de todos os tempos. No main-event deu-se o primeiro encontro entre Takada e Albright, um excelente combate.
Durante o verão de 92 a UWFi continuou a esgotar arenas, construindo o torneio realizado a 21 de Setembro para coroar o primeiro UWFi World Heavyweight Champion, utilizando o antigo NWA World Heavyweight Title do lendário Lou Thez, que se havia associado á promoção no papel de comissário, defendendo que a UWFi é que era verdadeiro wrestling.
Uma das medidas que Thez tomou foi lançar um desafio público a todos os outros campeões de wrestling do mundo para coroar o “verdadeiro” World Champion. Uma nota, no Japão não é incomum os campeões das promoções lançarem ao ar desafios a outros campeões, ou dizerem que gostavam de enfrentar x campeão. Por uma questão de cortesia nenhuma promoção responde a estes desafios sem primeiro entrarem em negociações. Contudo quando Masahiro Chono ganhou o NWA World Heavyweight Title, o qual tinha saído da WCW quando Ric Flair saltara para a WWE, lançou um desafio semelhante. Numa jogada promocional de baixa categoria a UWFi respondeu ao desafio( sabendo perfeitamente que a NJPW não o aceitaria devido ás duas promoções não terem um acordo interpromocional) de forma a fazer a NJPW parecer fraca e com medo perante o público. Tal táctica virar-se-ia contra eles passados uns anos...
Estes desafios apenas teriam um resultado, trazer para a UWFi aquele que é sem dúvida um dos dois gaijins mais bem sucedidos da história do Puroreso( mais noutra crónica), Vader.

Quando em Fevereiro de 1993 Vader assinou um contrato na UWFi, ele era o WCW World Heavyweight Champion, sendo visto como o único campeão a aceitar o desafio de Thez. Vader fez a sua estreia na promoção como Super Vader( devido a questões de copyright) a 6 de Maio desse ano destruindo o seu adversário, naquele que seria o inicio do seu “path of destruction” em direcção a Tanaka. Pode parecer estranho um wrestler competir na UWFi, mas Vader tinha uma merecida reputação de Durão, e o seu brutal estilo de combate encaixava-se bem na UWFi. Tal terminou num famoso combate no totalmente esgotado Tokyo Jingu Stadium, perante mais de 46.000 pessoas. O combate teve um tratamento épico, incluindo os hinos nacionais dos dois wrestlers e vários discursos realizados por várias personalidades, incluindo Thez.

O sucesso deste evento capultaria a UWFi para o melhor ano da história da promoção, tornando-se capaz de desafiar as duas grandes NJPW e AJPW. De notar em particular a série consecutiva de lotações esgotadas no Budokan Hall, o qual possui uma lotação de mais de 16.000 espectadores. Durante 1994 a UWFi organizou ainda o maior evento da história da promoção, o Top of the World Tournament, um torneio para coroar o melhor wrestler do mundo, no qual participaram Takada, Vader e Albright, bem como três lutadores Russos, incluindo um antigo IWGP Heavyweight Champion, Salman Hashimikov. O torneio duraria quatro meses, de Abril a Agosto de 1994. A final realizar-se-ia a 18 de Agosto, num( mais uma vez) Budokan Hall esgotado.
Mas o ímpeto que a UWFi conquistara em 94 não se reflectiria em 95. Embora inicialmente a UWFi conseguisse esgotar as arenas, uma série de combates desapontantes tanto no mid-carder como no main-event magoou a promoção. Durante a primavera Vader abandonou a IWFi devido a questões financeiras, desaparecendo assim o principal adversário de Takada, que ficou sem rivais á altura, uma vez que Kazuo Yamazaki nunca conseguira ganhar ímpeto como competição á altura de Takada, e Gary Albright vira o seu estatuto diminuído ao ter de fazer o job para mid-carder, deixando assim de ser um adversário viável. Estes jobs mais questões monetárias fizeram que durante o verão, Albright saltasse para a AJPW, deixando assim Takada sem qualquer adversário que fosse minimamente legítimo.
Estando com graves problemas a UWFi anunciou a 24 de Agosto de 1995 que chegara a um acordo interpromocional com a rival NJPW, estando já marcado um show na Tokyo Dome a 9 de Outubro. No entanto o desespero da UWFi levou a que fosse dado á NJPW o controlo total do booking do feudo, um erro crasso que marcaria o fim da promoção, uma vez que a NJPW pretendia vingar-se da UWFi devido á questão do desafio dos campeões de 92. Mais uma vez digo que Karma á lixado.

O feudo NJPW vs UWFi prolongou-se durante 8 meses, até Abril de 1996. Durante o feudo a UWFi perdeu grande parte dos combates, e mesmo os que ganhou não foram muito bons devido a falta de cooperação por parte dos wrestlers da NJPW. Embora Takada tivesse conquistado o IWGP Heavyweight Championship, a vitória foi manchada por um combate que não foi tão bom como podia ter sido, apenas teve uma defesa de sucesso( contra o seu velho rival Koshinaka) e perdeu o título na Tokyo Dome.

No final, embora a UWFi tivesse conseguido reparar no curto prazo as suas finanças, a sua reputação fora totalmente destruída, pois uma promoção de shoot-style( que seria mais “verdadeira”) fora humilhada num feudo com uma promoção “falsa” de wrestling( obviamente toda esta questão é algo ridícula, uma vez que os finais na UWFi também eram pré-determinados). Além do mais Kazuo Yamazaki( um valioso membro), que não concordara com o feudo interpromocional, abandonara a promoção durante o verão de 95, reaparecendo na NJPW como wrestler e treinador, tendo ajudado vários wrestlers a incorporar elementos de shoot-style nos seus estilos.
A UWFi continuou com os feudos interpromocionais em 96, com a WAR do Genichiro Tenryu, uma promoção que durante este período era bastante popular, e com a Tokyo Pro, uma promoção mais obscura, que também realizava “garbage” matches.

Mesmo com estas tentativas a UWFi nunca recuperou, e a 27 de Dezembro de 1996 a UWFi realizou o seu último evento, pondo fim aos 5 anos e meio de existência da promoção.

Alguns membros da UWFi formariam a Kingdom, uma outra promoção de shoot-style, mas o mercado do shoot-style fora destruído com o feudo entre a NJPW e a UWFi, isto aliado á formação da PRIDE dariam uma vida muito curta á Kingdom.

A UWFi é o exemplo perfeito de como problemas de booking e má-direcção podem fazer com que a mais bem sucedida promoção desapareça. Em 1994 a UWFi era das mais populares e bem sucedidas promoções do mundo( não apenas do Japão) conseguindo lotações esgotadas de forma contínua, tendo um roster fantástico, mas sofrendo do grave problema de não elevar o mid-carder, centrando a promoção num único homem( Takada) e um pequeno número de rivais( Vader, Albright e de certa forma Yamazaki), de forma que quando deixou de haver sérios adversários a assistência perdeu o interesse.

Factos Notáveis:

- Nobuhiko Takada é o único wrestler na história a ganhar o IWGP Heavyweight, Junior-heavyweight e Heavyweight Tag-team Championship.

- Embora a luta contra Berbick tenha sido o mais famoso “incidente” da UWFi, existiram outros igualmente interessantes. A 26 de Setembro de 1991 Takada enfrentou Bob Backlund, com quem lutara na UWF em Dezembro de 88. Aos 75 segundos Takada deu um valente pontapé na zona abdominal de Backlund causando um KO, em consequência quase houve um motim na arena. Outro famoso incidente ocorreu a 23 de Outubro de 1992, num combate entre Takada e Koji Kitao, um ex-Yokozuna, com a (infame)distinção de ser o único Yokozuna na história a ser expulso da Associação Japonesa de Sumo. O combate era visto como um grande marco da promoção, pois o ás da promoção iria enfrentar um lutador de grande nome, contudo Kitao recusava-se a fazer o job, tendo-se ficado por um empate. Durante o combate Takada jogou uma carta muito arriscada, pontapeando violentamente Kitao na cara, conseguindo um legítimo KO. Tal elevou ainda mais Takada aos olhos dos fans, ajudando a estabelecê-lo como o melhor wrestler do mundo. Kitao obviamente nunca mais combateu na UWFi. Em baixo está um clip com o famoso momento.



- No entanto não foi só Takada que protagonizou estes momentos. No combate entre Nick Bockwinkel e Billy Robinson, Bockwinkel atingiu uma joelhada mais violente, que Robinson levou a mal, acenando-lhe o punho como quem diz, “ vê lá se tens mais cuidado, senão levas”. Contudo Bockwinkel manteve a cabeça fria, e os dois não chegaram a vias de facto. Outro infame momento deu-se a 18 de Junho de 1995, o famoso incidente “Break gary, break!”. Nesta altura a UWFi tentava desesperadamente elevar talento, em particular Kiyoshi Tamura e Masahito Kakihara, para tal pediram a Gary Albright para fazer o job para Kakihara. Albright não gostou da ideia devido a Kakihara ser um mid-carder que nunca tinha tido uma vitória importante. Ainda assim ele fez o job, perdendo com uma “fluke win”. Mas no mês seguinte( Junho) foi-lhe perdido que desta vez perdesse contra Tamura, que no mês anterior perdera contra Yamazaki( que estava abaixo de Albright no card), isto combinado com uma disputa monetária levou a que durante o combate Albright não cooperasse, recusando-se também a soltar holds, fazendo com que o árbitro ordenasse várias vezes, “Break gary, break!”. Tamura ganhou o combate, mas uma vitória sem valor, Albright deixaria a UWFi em Outubro.

- A UWFi ganhou um certo renome internacional, tendo realizado três PPVs nos USA em 93 e 94, tendo o primeiro tido quase 200.000 compras, um número impressionante para uma promoção desconhecida. A UWFi também lançou uma série dos seus eventos, intitulados “Bushido” na Europa, passando em vários países na Eurosport. A UWFi não era denominada wrestling, mas sim Shootfighting.

- Apôs o fecho da UWFi uma parte do roster fundou a Kingdom, outros tentaram outras alternativas. Yoji Anjoh tentou uma carreira no kick-boxing sem sucesso, só reaparecendo em 2005 na promoção HUSTLE. Kiyoshi Tamura saltou para a RINGS onde teve uma lendária série de combates com o russo Volk Han, tendo depois embarcado numa carreira de MMA com algum sucesso. Um jovem que se estreara em 1993, Kazushi Sakuraba tornar-se-ia o mais famoso lutador de MMA japonês da história, tendo recebido a alcunha de “The Gracie Hunter”, vencendo vários membros da famosa família Gracie, os criadores do Jiu-jitsu Brasileiro, e inderrotados em combates de MMA/Vale Tudo durante décadas. Nobuhiko Takada tornou-se a grande atracção do primeiro evento da recém-formada PRIDE( que se tornou a maior promoção de MMA do mundo até ao seu fecho em 2007), realizado na Tokyo Dome a 11 de Outubro de 1997, uma derrota contra Rickson Gracie, atraindo mais de 37.000 espectadores, lançando o Boom do MMA mundial.

- Nobuhiko Takada ganhou mais tarde um cargo de comissário na PRIDE, fundando também um dojo de MMA, o Takada Dojo. Em 2004 voltou ao wrestling, desta vez num projecto diametricamente oposto á UWFi. Falarei dele em breve, mas deixo um teaser.

( quem souber por favor não spoile a futura crónica)
E agora combates:

Primeiro um embate entre Nobuhiko Takada e o seu rival Kazuo Yamazaki, não tenho a certeza quanto á data, mas penso que será de 92. Passado na Eurosport Francesa.




Depois temos o terceiro combate entre Takada e Albright, durante o Top of The World Tournament. Eles estão empatados, quem ganhará o rubber match?





Finalmente temos Vader vs Yamazaki de 13 de Agosto de 1993. Outro bom combate, onde é possível ver quão temível o Vader era, e o quão ele foi mal aproveitado na WWE.




manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.