Ultimas

Toque Feminino: No wrestling, tal como na vida

O wrestling espelha a vida real. Não é diferente, não torna ninguém diferente. O que quero dizer é que não é por serem desportistas, serem estrelas, serem grandes referências para os jovens que os wrestlers não deixam de ser pessoas, não deixam de ser profissionais, que têm que lidar com a pressão do seu trabalho, com os seus problemas pessoais, com as suas fraquezas, com a sua cobardia. Não deixam de ter oportunidades únicas na vida, para subirem profissionalmente, para se concretizarem pessoalmente. Há alguns que sabem aproveitar outros não… às vezes deixamos fugir a oportunidade, mas aprendemos com os nossos erros e sabemos que para a próxima não desperdiçaremos… E a vida, geralmente, dá-nos sempre mais do que uma oportunidade. Mesmo assim há quem não saiba aproveitar, jogue fora todas as oportunidades que a vida lhe concede… 1,2,3.,4… Às vezes nem sabemos como é que alguém que desperdiça tanto tem direito a tantas oportunidades!

Na WWE vemos casos tão diferentes! Exemplos tão actuais! Nem é preciso ir buscar ao passado, às grandes lendas!




De um lado, temos Cena, temos Edge que sempre souberam segurar bem, com unhas e dentes o que lhes iam dando. Agarraram, seguraram e subiram a pulso. Hoje em dia são duas das mais importantes estrelas da companhia e ainda grandes promessas. Mas promessas consolidadas.

Temos Orton que mereceu a confiança de Vince, desperdiçou-a, mas na segunda vez não cometeu o mesmo erro. Aprendeu, cresceu, amadureceu e fez por merecer novamente a confiança de Vince. Algo que não é fácil de reconquistar, a confiança, e não é só a de Vince… Para o ser humano em geral é difícil voltar a confiar em alguém que nos “traiu”, é o nosso instinto pois temos medo de sairmos magoados de novo, de não termos razão de novo. Mas Orton foi calmamente reconquistando a confiança do patrão e dos fãs, foi fazendo por merecer uma nova oportunidade e até consegui-la Orton não a desperdiçou e hoje também está no topo da empresa. Talvez ainda exista alguma desconfiança para com ele por parte de alguns fãs, talvez demore ainda algum tempo para consolidar a sua imagem e ser mais consensual, mas ele está no bom caminho.

Temos ainda, Mr. Kennedy. Alguém que recebeu um grande push, uma grande oportunidade, mas que por uma lado a sorte não lhe sorriu e lesionou-se. Aqui nada de mal. A culpa não foi propriamente dele e, portanto, quando regressou a oportunidade continuava à sua espera. Só que Mr. Kennedy também não soube agarrar a sua oportunidade e foi apanhado no controlo anti dopping. Neste momento, Kennedy pode fazer uma escalada de forma mais segura, com mais calma e talvez tenha aprendido com os seus erros. Talvez da próxima não desperdice. Acredito que na próxima vez Kennedy saberá segurar bem a oportunidade de ser main eventer.


Por fim temos Jeff Hardy. Alguém com tanto carisma, alguém que tanto entusiasma os fãs. Alguém que aparentemente (e digo só APARENTEMENTE) não tem que fazer grande esforço para agradar. Não estou a falar do trabalho, porque Jeff trabalha arduamente, arrisca tudo para conseguir ser o que é. E por isso digo, só aparentemente… porque a imagem de Jeff, o seu carisma já conquista quase todos! Só que qualquer coisa falha… Costuma dizer-se que à primeira cai toda a gente, à segunda cai quem quer, à terceira cai quem é burro! Não tenho dificuldades em enquadrar Jeff nesta frase!
Na sua vida, ele teve uma oportunidade na WWF, teve outra na TNA e quando nada o fazia prever o público explodiu de alegria porque a WWE concedeu-lhe nova oportunidade. Jeff lutou, tropeçou pelo meio (suspensão por falhar controlo antidopping) e reergueu-se… e Vince estava disposto a torna-lo maior ainda. Tinha sido dado o primeiro empurrão para uma, talvez longa, mas consistente caminhada para o main event. E o que fez Jeff? Atirou tudo ao ar… depois de algumas oportunidades ainda foi possível concederem-lhe a maior de todas, mas Jeff preferiu desperdiçar! Terá mais alguma oportunidade? A mim parece-me que não. A postura de Jeff neste momento não permite pensar em nada de bom. Quer a suspensão tenha a ver com álcool, quer tenha a ver com consumo de drogas duras, Jeff tem um problema grave e de difícil resolução entre mãos, em que a força de vontade é o factor mais importante para o solucionar. Jeff prefere fazer de conta que o problema não existe e que o consumo da substância que induziu a esta nova suspensão não é nada de anormal… ou seja, mesmo que Vince quisesse voltar a confiar e a dar novo push, nunca o poderá fazer perante esta atitude de Jeff… é demasiado arriscado! E mesmo que Vince perdesse a cabeça e quisesse arriscar tudo, o mais certo é Jeff voltar a consumir o que quer que lhe apeteça e mais tarde ou mais cedo será novamente apanhado no controle anti dopping. Só que dessa vez, a porta da rua será a sua única saída! E este é o cenário mais provável tendo em conta a atitude do wrestler!


É triste como alguém com tanto talento o desperdiça, quando há tantos que lutam por o ter e não conseguem… no wrestling tal como na vida! E no wrestling, tal como na vida sem trabalho, sem esforço, sem inteira dedicação não há talento que nos valha… até poderemos conseguir chegar ao topo só pelo talento, mas nunca conseguiremos manter-nos por lá e sermos eternizados lá só com ele!
Com tecnologia do Blogger.