Tomos de Eternidade
Como já puderam ver, um grande destino de excursões além-mares dos wrestlers Japoneses foi o México, terra da Lucha-Libre, um estilo que combina complexas manobras de submissão com fantásticos ataques voadores, pelos quais o estilo é mais conhecido.
Eventualmente houve um homem que decidiu que, em vez de estar constantemente a enviar os jovens wrestlers para o México, eles poderiam aprender o estilo no Japão. Esse homem foi o Gran Hamada.
Hiroaki Hamada nasceu a 27 de Novembro de 1950, na cidade de Maebashi, em Gunma. Hamada foi um dos alunos originais do dojo da NJPW, fazendo a sua estreia contra Tatsumi Fujinami a 16 de Março de 1972. Devido á sua pequena altura( 168 cm) foi apelidado de Little Hamada. Foi o seu tamanho que levou a que fosse enviado para a Universal Wrestling Association no México, onde o tamanho não era tão importante. Hamada obteve enorme sucesso no México, onde começou a competir com o nome El Gran Hamada. Gran Hamada seria o primeiro wrestler Japonês a adoptar o estilo Mexicano.
No Japão foi um dos adversários do primeiro Tiger Mask, e em 1984 deixa a NJPW com Akira Maeda para criar a UWF. No entanto abandona a promoção ainda esse ano devido ao seu estilo voador não combinar com a visão da UWF de wrestling o mais realista possível. Durante os seguintes 6 anos divide o seu tempo entre a UWA, NJPW e AJPW.
Em 1990 abandona a AJPW e decide criar, juntamente com o seu discípulo Yoshiriro Asai a promoção Universal Lucha Libre, mais conhecida como Universal Pro-Wrestling até 1991, Federácion Universal de Lucha Libre até ao seu fecho.
Além de Asai Hamada treinou na Universal Lucha Libre wrestlers como Masa Michinoku, Monkey Magic Wakita, Punish, Crush, Takao Yoshida, Shiryu, Mongolian Yuga, Terry Boy e Sakigake Gantetsu. Todos estes alunos viriam a ganhar grande fama, Asai adoptou a máscara e o nome Ultimo Dragon no México, Punish e Crush tornar-se-iam respectivamente Gedo e Jado, os restantes mudariam os seus nomes para, em ordem, Great Sasuke, Super Delfin, Taka Michinoku, Shiryu era um jovem Kaz Hayashi, Jinsei Shinzaki, Men’s Teioh e Dick Togo. Alguns gaijins que competiram na promoção foram Sean Waltman e Jerry Lynn.
Em 1993 a Universal de Lucha Libre entra em declínio, tendo grande parte do roster partido para outras promoções. Ultimo Dragon tornou-se o ás da divisão de Junior-heavyweights da WAR, também competindo no México. Gedo e Jado passaram pela IWA Japan, unindo-se mais tarde a Hiromichi Fuyuki na WAR criando o famoso Fuyuki-gun. Os restantes decidiram criar a sua própria promoção, a Michinoku Pro Wrestling, também conhecida por North Eastern Wrestling, que teve a distinção de ser a primeira promoção a não ser baseada em Tóquio, mas sim em Morioka, na prefeitura de Iwate. A promoção também foi a primeira a ser composta exclusivamente por Junior-heavyweights, já que apenas Jinshei Shinzaki era um peso-pesado, pesando 102 kg.
Hamada continuaria a dirigir e competir na promoção até 1995, ano em que esta fecha, tendo Hamada rumado á Michinoku Pro que os seus discípulos fundaram.
( tributo ao Great Sasuke, com o seu tema de entrada)
A Michinoku Pro foi fundada pelo Great Sasuke, tendo muitas características da Lucha-Libre, como a divisão do roster em Técnicos( faces) e Rudos( heels). O principal Rudo da promoção era o Super Delfin, que juntamente com o Gran Naniwa( que tinha uma gimmick baseada em caranguejos) e Jinsei Shinzaki( gimmick de monge) lutavam contra Sasuke, que era o ás da promoção, auxiliado por Taka Michinoku e outros. Outra característica Mexicana da promoção era o facto de grande parte dos wrestlers usarem máscaras. A Michinoku Pro promove inclusive um torneio anual intitulado Masked Leaque, na qual apenas competem wrestlers mascarados. Também em semelhança aos Mexicanos os wrestlers fazem sempre o possível para nunca serem vistos sem máscara.
No entanto a promoção ganharia grande popularidade apenas em 1994, quando Delfin, Taka e o Great Sasuke competiriam na Super J Cup 94, na qual Sasuke teve uma fantástica prestação, e onde iniciou um feudo( amigável) com Jushin Liger, o qual duraria o resto da década, e que possivelmente ainda hoje existe. A Michinoku começa então a realizar feudos interpromocionais com a NJPW, FMW e WAR.
No entanto as linhas de batalha mudariam radicalmente no final de 1994, quando Sato( Dick Togo antes de mudar de nome), Terry Boy( também ainda não mudara) e Shiryu formaram o grupo Kaientai, e não mais a promoção seria a mesma. Os Kaientai revolucionaram os combates de tag-team de múltiplos homens, com inovadores ataques de double, triple( e ainda mais)-teams, isto além de serem um dos grupos mais divertidos na história do wrestling. Mais tarde Taka Michinoku e Sho Funaki( sim, esse Funaki) viriam a juntar-se ao grupo, aumentando o grupo para cinco homens( e o nome mudou para Kaientai DX[Deluxe]) o que deu origens a excelentes 10 men Tag-team matches. Outros membros ocasionais do grupo foram Gran Hamada, Hanzo Nakajima, Super Boy, e aparentemente até Yoshihiro Tajiri.

A Michinoku Pro teve um resto de década muito bom, mas no final do milénio a promoção começou a decair, tendo perdido algum do seu talento. Todos os membros dos Kaientai DX partiram para outras promoções ou tornaram-se freelancers, Super Delfin fundou em 1998 a promoção Osaka Pro, a primeira promoção a ser sediada na cidade de Osaka, a qual combina high-flying com comédia. Dos membros fundadores apenas o Great Sasuke e Jinsei Shinzaki permaneceram.
( tributo ao dragon)
Agora regressemos ao Ultimo Dragon. Embora trabalhasse para a WAR, o Ultimo Dragon também competia frequentemente no México, tanto na CMLL como na UWA. A certa altura o Dragon estava a competir com calendário completo na WAR e na CMLL, viajando constantemente entre os dois países. No Japão teve grandes rivalidades e combates contra notáveis como Jushin Liger, Great Sasuke, Chris Jericho( foram os combates entre os dois que fizeram com que Jericho fosse notado pela ECW), Shinjiro Ohtani entre outros. No México lutou contra o lendário Negro Casas, El Felino e começou o feudo que continuaria na WAR contra “Corazon de Leon”, não mais do que Lionhearth Chris Jericho.
Em 1996 Ultimo Dragon fez a sua estreia na WCW, e rapidamente realizou uma série de 3 excelentes combates contra Rey Mysterio Jr, dois em PPV( Hog Wild 96 e World War III 96) e um numa Nitro. O Dragon também teve notáveis combates contra outros Cruiserweights como Dean Malenko ou Psicosis. O Dragon começa então a competir ocasionalmente na WCW onde ganha por duas vezes cada o WCW Cruiserweight Championship e WCW World Television Championship. No entanto o pouco tempo que disponha para competir na WCW fez com que nenhum reinado durasse mais de um mês, o que ainda assim demonstra o quão “over” ele estava com os fans. Durante o seu primeiro ano na WCW Ultimo Dragon tinha como manager Sonny Onoo, até que Onoo se virou contra o Dragon e usou um jovem Yuji Nagata para o tentar destruir.
Para além de competir na WAR, CMLL e WCW em 1998 Ultimo Dragon cria no México a escola/promoção “Grupo Revolucion”, onde treina vários jovens japoneses no seu estilo pessoal, o qual era um avançada combinação de Puroresu( uso de stiff strikes e trabalho de submissão) e Lucha-Libre( variadas manobras aéreas e complexos spots), o qual veio a ser conhecido por Lucharesu( o qual já era, em certa medida, o estilo usado na Michinoku Pro, o Dragon no entanto é que foi mais fundo).
Em finais de 1997 e em 1998 alguns dos seus alunos( o Dragon começara a dar aulas em 97, embora só no ano seguinte fundasse a escola) competem na WCW, sendo essencialmente usados como jobbers. Entre eles estiveram Shiima Nobunaga, Tokyo Magnum, Judo Suwa, Little Dragon e Judo Fuji, que mais tarde ficariam conhecidos como CIMA, Magnum Tokyo, SUWA, Dragon Kid e Don Fuji. Destes apenas o Magnum Tokyo teve alguma notoriedade, fazendo parte do grupo “Dancing Fools” do Disco Inferno e Alex Wright.
Em 1999 dois importantes acontecimentos. Primeiro o a escola muda de nome para Toryumon( que geralmente é traduzido como “Ultimo Dragon Gym”), sendo criada no Japão a promoção Toryumon Japan composta pela primeira classe graduada do dojo, que incluía os nomes acima referidos. O dojo no México mudou de nome para Toryumon México. Ainda nesse ano durante uma operação aos antebraços ocorre uma complicação e o Dragon acaba por receber sérios danos nos nervos, tendo por isso de realizar uma reforma antecipada( mas esta não seria permanente). O Ultimo Dragon dedica-se então exclusivamente ao papel de professor, treinando várias outras classes, as quais fundariam outras promoções Toryumon.
Factos notáveis:
- Tanto o Great Sasuke como o Ultimo Dragon ganharam a J-Crown, oito títulos de Junior-heavyweights de vários países( USA, México, Japão e Inglaterra) unificados num único prémio.

- O Great Sasuke tinha sido escolhido originalmente para ser o primeiro WWF Lightheavyweight Champion, mas numa entrevista no Japão disse que se ganhasse o título apenas o defenderia no Japão. Tal veio a ser sabido pela direcção da WWE, e como tal foi Taka Michinoku que ganhou o título.
- A 13 de Abril de 2003, o Great Sasuke foi eleito como legislador da prefeitura de Iwate, sendo o quarto wrestler Japonês a ganhar uma posição política( Inoki, Hase e Onita precederam-no), contudo os outros foram eleitos para o Diet, o Parlamento Japonês. O Great Sasuke foi contudo o primeiro legislador mascarado da história, tendo conseguido manter a máscara durante as reuniões.
- O mais famoso feudo que os Kaientai tiveram na WWF foi contra Val Venis, o qual teria dormido com a mulher do manager do grupo, Mr Yamagushi-San( que era Wally Yamagushi, um dos jornalistas que ajudara Onita a lançar a FMW). O mais famoso momento do feudo foi quando Yamagushi ameaçou: “I choppy choppy your pee pee!!!”. Mais tarde Taka Michinoku( que era alido de Venis contra os Kaientai) traiu-o revelando que era irmão da esposa de Yamagushi. Quando Yamagushi estava prestes a cortar o “material” de Venis, uma combinação da ajuda dum amigo e o terror da situação( que fez com que o “material” encolhesse) permitiu que Venis escapasse intacto. Se me perguntarem é um excelente exemplo da pura estupidez do muito que foi a Attitude Era na WWE. E eu pergunto se a malta que diz que quer a Attitude Era de volta conhece estes angles? Pura demência... aliás, pura “Crash TV”, porque “Crash TV” é bom[sarcasmo].
- Como referi o Ultimo Dragon ganhou a J-Crown, mas durante o seu reinado também conquistou o WCW Cruiserweight Championship e o NWA Middleweight Championship, ficando na história como o único wrestler a ter ao mesmo tempo 10 títulos diferentes.

- Devido ao sucesso que obteve competindo no Japão, México e Estados Unidos durante a década de 90, o Ultimo Dragon é um dos poucos wrestlers que se pode gabar de ter obtido sucesso a nível mundial.
- Em 2002 Ultimo Dragon realizou uma cirurgia para corrigir os danos nos antebraços. A cirurgia foi um sucesso e o Dragon regressou aos ringues. Em 2003 assinou com a WWE e conseguiu concretizar dois dos seus grandes sonhos, competir no Madison Square Garden( onde fez a sua estreia), e participar numa Wrestlemania( na XX). Contudo o Dragon foi, á semelhança de Taka Michinoku e os Kaientai DX, muito mal-utilizado pela WWE, sendo por isso considerado uma das grandes oportunidades falhadas da WWE.
- O Ultimo Dragon ainda tem a sua escola no México, e abriu um Ultimo Dragon Gym no Canadá. O grande legado que o Dragon deixou não é constituído pelos títulos que ganhou( embora tenha ganho uma boa quantidade), nem a sua brilhante carreira( como disse uma carreira de grande sucesso a nível mundial), mas sim as turmas de wrestlers que treinou, e ainda treina, nas suas escolas, os quais virão a ser a próxima grande geração de Junior-heavyweights.
- Tanto o Great Sasuke como o Ultimo Dragon criaram ou popularizaram famosos movimentos. O Great Sasuke criou o Michinoku Driver, os Sasuke Special 1 e 2, e o Sasuke Senton, mais conhecido como Swaton Bomb( e sim o Sasuke era aparentemente um dos ídolos do Jeff Hardy, embora este nunca tenha chegado sequer perto do mesmo a nível técnico). O Ultimo Dragon criou o Dragon Steiner, a Dragon Bomb, e popularizou o Lionsault e o Asai Moonsault( que embora tenha o nome dele, não foi por ele criado).
Combates:
Primeiro vale a pena ver o combate entre os Kaientai DX e a Michinoku Pro que pus na crónica sobre o Tatsumi Fujinami e o Riki Choshu, um excelente combate.
Aqui está um embate entre o Gran Hamada e o primeiro Tiger Mask, de 5-11-81.
Depois temos um combate da WAR opondo o Great Sasuke ao Ultimo Dragon. 17-7-94.
Finalmente, Ultimo Dragon vs Rey Mysterio, World War III 96.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”