Ultimas

Tomos de Eternidade

Hoje pretendo acabar os anos 90, por isso vou fazer um apanhado de todas as promoções que me faltam falar.
Destas, uma tentou concorrer com as duas grandes, NJPW e AJPW, outra teve uma dimensão mais pequena e trabalhou com quase todas as restantes promoções, as outras variavam entre tamanho médio e indie( ou seja, não conseguiam mais do que umas centenas de pessoas por show, não tinham contratos televisivos mas lançavam cassetes).

Comecemos então com uma grandalhona, a Super World of Sport, SWS.
Alguns lembrar-se-ão desta promoção uma vez que já falei dela. A SWS foi fundada em 1990 pela Megane Super, a maior fabricante de óculos do Japão. A promoção ganhou um grande nível de infâmia devido a, em vez de arranjar gente nova ou treinar os wrestlers, foi “buscá-los” á NJPW e AJPW. Isto foi considerada uma jogada extremamente baixa, pois até então as promoções treinavam os seus wrestlers e os mesmos competiam toda a carreira na promoção. Raros eram os casos em que eles saiam.
Embora a Megane tenha essencialmente contratado midcarders, eles conseguiram assinar alguns nomes de peso como Naoki Sano, que tivera nos meses anteriores uma série de famosos combates contra o Jushin Liger( que ajudara a estabelecer a estrela mascarada), George Takano que combatera nos anos 80 sob a máscara do “The Cobra”, e Koji Kitao um ex-Yokozuna que prometia ser um grande nome. Todos estes vieram da New Japan, o maior nome da AJPW que a SWS conseguiu assinar foi Genichiro Tenryu, o nativo nº2 e grande rival de Jumbo Tsuruta, que achava que a AJPW precisava de evoluir para sobreviver.
Isto deu uma reputação terrível á promoção, uma vez que promotores, wrestlers e jornalistas desportivos todos repudiaram as tácticas da SWS, apelidando-a de “Money Puroresu”, criando uma imagem muito negativa aos olhos do público.
A promoção conseguiu inclusivamente um acordo de cooperação com a WWF, tendo promovido alguns shows em conjunto. O dinheiro da Megane Super permitiu inclusivamente realizar um ou dois eventos na Tokyo Dome, um feito impressionante.



( combate que opõe Genichiro Tenryu a Hulk Hogan, na Tokyo Dome a 12-12-91. Como todos os combates do Hogan no Japão este é bastante competitivo, e o Tenryu fá-lo suar como poucas vezes vi. O meu combate preferido do Hogan)

A promoção também criou títulos, um de Junior-heavyweights e de Tag-team, não existia um título de pesos pesados.

Contudo a Megane Super pretendia obter lucros depressa e quando a promoção, mesmo com as estrelas da WWF, não teve o retorno pretendido a Megane Super decidiu fecha-la a 19 de Junho de 1992, menos de dois anos apôs o primeiro evento.
A SWS veio provar que, para ter sucesso no Japão, uma promoção de wrestling deve ter alma e imagem própria, criando as suas estrelas e não indo-as buscar ás concorrentes, bem como não estar no negócio apenas com o objectivo de fazer dinheiro, mas também de dar aos fans um grande espectáculo.

Mas das achas da SWS nasceu outra promoção, uma que viria revolucionar o Puroresu, a WAR.
A WAR, inicialmente conhecida como Wrestling and Romance( o nome mais bizarro que eu já vi), mas mais tarde chamada Wrestle Association R, foi fundada por Genichiro Tenryu no Outono de 1992, com uma boa parte do roster da SWS, contudo( e aqui está o aspecto revolucionário da promoção) a maior parte do roster eram freelancers, ou seja competiam também noutras promoções. Para além do mais Riki Choshu, o booker da NJPW trabalhara com Tenryu na AJPW nos anos 80 quando ele com o Ishin-Gun, fundaram a Japan Pro Wrestling, e invadiram a All Japan. Choshu decidiu então fazer de Tenryu o Invasor nº1 da NJPW, tendo havido um feudo entre a WAR e a NJPW que durou praticamente toda a existência da promoção.
O modelo da promoção também era peculiar. Tenryu era o grande draw e a promoção vivia á volta dele. A promoção também utilizava um grande número de gaijins, bem como mostrava bastante lucha-libre. Tinha uma divisão de Juniors de grande qualidade, tendo sido criados na promoção os primeiros títulos de tag-team para Junior-heavyweights do Japão. Também foi a primeira a criar um 6-Man Tag-team Championship, que durante alguns anos foi o principal título na promoção.

Embora tenha sido com a NJPW que a WAR ganhou maior popularidade, a promoção também trabalhou com a FMW, UWFi, Michinoku Pro e a Tokyo Pro( falarei adiante), Graças a todo este trabalho interpromocional Tenryu ganhou um estatuto lendário no país, ganhando o apelido de “Mr Puroresu”, devido a ter desafiado e vencido todos os grandes nomes da década.
Outras peculiares características da WAR era organizar os 6-Man Tag matches mais ao calhas da história do wrestling, misturando indiscriminadamente high-flyers, brawlers, técnicos e powerhouses. Surpreendentemente estes combates de alguma forma funcionavam, o que está ligado a outra característica, mesmo maus wrestlers conseguiam ter combates decentes na promoção.


( aqui está um dos estranhos 6-man tag match da WAR, Tenryu, Onita e Bam Bam Bigellow vs Warlord, Vampiro e Chris Jericho. Bizarro para não dizer mais)

A WAR foi uma promoção muito rentável desde a sua fundação até meados de 96, quando o seu calendário de touring foi sendo gradualmente reduzido, e por volta de 1998 Tenryu competia essencialmente na NJPW, onde participou no G1 Climax desse ano, ganhou os IWGP Tag-team titles e eventualmente ganhou o IWGP Heavyweight Championship. No final da década a WAR estava basicamente morta, encerrando em 2000.

Contudo não foi apenas a WAR que nasceu dos restos da SWS, um outro wrestler também criou a sua promoção. Yoshiaki Yatsu, que fora membro do Ishin-gun e parceiro de tag-team de Riki Choshu, com quem ganhou os NWA International Tag-team titles, e que apôs Choshu deixar a AJPW se tornara o principal parceiro de Junbo Tsuruta( com quem alcançou grande sucesso) mas que saltara para a SWS com Tenryu, criou a Social Progress Wrestling Federation, SPWF mais tarde chamada Super Pro Wrestling Federation, uma promoção bem mais pequena do que a WAR, e que nunca chegou a trabalhar com outras promoções, sendo por isso bem obscura.
Devido a esta estratégia não existe muito mais a dizer da SPWF, além de que um dos seus wrestlers, Masayoshi Motegi( que criou os Rolling German Suplexes) participou na Super J Cup 94 e 95 representando a promoção. Também fez parte do torneio da J-Crown.

Ainda uma outra promoção que nasceu( ou neste caso renasceu) com a queda da SWS foi a Tokyo Pro Wrestling, fundada por outro ex-wrestler da SWS, Takashi Ishikawa originalmente da AJPW.
A promoção foi fundada em Dezembro de 1994 tendo adoptado o nome da promoção que Antonio Inoki ajudara a criar em 1966, onde ele se tornara uma grande estrela. No entanto esta nova promoção apenas partilhava o nome da anterior, uma vez que nada mais tinham em comum. Em 1995 a promoção obteve algum sucesso tendo realizado 17 shows, usando essencialmente wrestlers independentes, a promoção conseguiu ainda um programa televisivo para divulgação. Este atraiu em 1996 a atenção dum empresário que dirigia um negócio de Bicicletas, que tinha interesse em envolver-se no negócio do wrestling, que nessa altura estava em alta. Com o dinheiro do patrocínio a Tokyo Pro pode contratar maiores nomes e inclusive trazer alguns gaijins como Flash Funk, Sabu ou Abdullah the Butcher.
Contudo a promoção depressa começou a dar prejuízo e, ainda que no Verão de 96 a Tokyo Pro tenha tido feudos interpromocionais com a WAR e a moribunda UWFi, a Tokyo Pro não conseguiu dar a volta ás suas finanças, e quando no início de 97 o patrocinador foi á falência não havia maneira de cobrir os prejuízos, e a promoção fechou.
Ainda em 1997 um outro wrestler, Shigeo Okumura recriou a promoção, mas esta foi mais obscura do que a anterior, e em 1998 Okumura começou a competir na AJPW enquanto dono da promoção. Finalmente em 2000 começou a trabalhar a tempo inteiro, e não mais realizou um show da Tokyo Pro.

Agora vamos falar de Shoot Style.
Quando a segunda UWF fechou em 1990, Akira Maeda fundou a RINGS( ver crónica sob Maeda) e Nobuhiko Takada fundou a nova encarnação da UWF, a UWF International, UWFi. Mas houve uma terceira promoção que nasceu do fecho da UWF, esta criada por Yoshiaki Fujiwara, o criador do Fujwara Armbar.
Yoshiaki Fujiwara fez parte da primeira turma de alunos do dojo da NJPW aquando da sua fundação, tendo tido como professores Antonio Inoki e Karl Gotch. A sua primeira grande conquista foi a Karl Gotch Cup( a precursora da Young Lions Cup) em 1975. Mesmo com esta vitória Fujiwara permaneceu como parte do midcard durante 10 anos, mas tal mudou quando em 1984 saltou para a primeira UWF, onde se tornou um dos grandes nomes. Quando a UWF fecha ele regressa á NJPW, onde participa no escaldante feudo NJPW vs UWF. Durante este período desafia pelo IWGP Heavyweight Championship de Inoki, com Kazuo Yamazaki ganha o IWGP Tag-team Championship, e com Inoki ganha em 1986 a NJPW Cup Tag Leaque( embora fosse afiliado com a UWF). Fujiwara também toma dois alunos do dojo como seus protegidos, Minoru Suzuki e Masakatsu Funaki.
Quando é criada a segunda UWF, Fujiwara prefere permanecer na NJPW onde recupera algum estatuto, mas em 1989 decide voltar ao Shoot Style, levando com ele os seus discípulos Suzuki e Funaki. Na UWF ganha notoriedade devido a ser um dos dois únicos wrestlers a conseguirem vencer Maeda.
Aquando do fecho da UWF funda, juntamente com os seus discípulos a promoção Pro Wrestling Fujiwara Gumi.

Ao contrário das outras promoções de Shoot wrestling, desde o início a Fujiwara Gumi trabalhou com outras promoções, tendo os seus wrestlers competindo na SWS, W*ING, ULL e WAR, no entanto isto só funcionava num sentido, uma vez que os eventos da promoção eram constituídos unicamente por Shoot Style. A promoção inclusivamente realizou um Supercard na Tokyo Dome em 1992.
Mas em 1993, problemas relacionados com a economia Japonesa, bem como diferenças relativamente á direcção da promoção, levou a que Suzuki e Funaki, os dois discípulos de Fujiwara abandonassem a promoção( com alguns outros wrestlers) e fundassem a Pancrase. Fujiwara contudo tinha talento suficiente na promoção( incluindo um jovem Shoichi Funaki, esse Funaki) para compensar a saída dos restantes. Contudo a situação financeira da promoção não era a melhor e Fujiwara decidiu assinar um acordo com a NJPW, mas este não teve o sucesso esperado.
Finalmente me 1995 o resto do roster deixa a promoção e funda a BattlARTS, e a Fujiwara Gumi torna-se uma agência para regular o booking de Fujiwara, que se tornou um Freelancer.

Agora em relação ás duas promoções, Pancrase e BattlARTS.
A Pancrase foi, como já referi, fundada em 1993 por Minoru Suzuki e Masakatsu Funaki. A promoção era baseada em Shoot Style com uma grande diferença, os finais não eram pré-determinados.
A Pancrase pode por isso ser considerada a primeira organização de MMA do Japão.
A promoção utilizava inicialmente regras muito semelhantes ao wrestling, mas em 1998 estas mudaram para regras semelhantes a MMA a promoção também estava dividida em várias classes de peso como promoções de MMA. Alguns dos gaijins que competiram na Pancrase viriam a tornar-se grandes nomes do MMA, como os irmãos Shamrock( Ken e Frank) e Bas Rutten.
A Pancrase nunca se tornaria um enorme sucesso, mas obteve um nicho entre os primeiros fans de MMA antes da criação da PRIDE. Também nunca foi uma competidora das grandes promoções de wrestling.


( combate entre Bas Rutten e Minoru Suzuki na Pancraze. Comentário em inglês pelo próprio Rutten)

A BattlARTS foi fundada em 1996 por Yuki Ishikawa, e combinava Shoot Style( que na altura estava em declínio) com wrestling normal, tendo trabalhado frequentemente com outras promoções e estilos, como a RINGS e Kingdom( Shoot Style), Michinoku Pro( híbrido Puroresu e Licha Libre) e Big Japan Pro Wrestling( harcore).
Entre os wrestlers que competiram na promoção estavam Alexander Otsuka( que também competiu na PRIDE), Shoichi Funaki, Joe Malenko e um certo Anthony Carelli, que actualmente compete na WWE, onde é conhecido como Santino Marella, o rei da comédia da mesma( o que ajuda a explicar o estranho estilo dele, não mais do que uns toques de Shoot Style).

E por fim temos promoções hardcore.
Como sabem o sucesso da FMW levou á criação de outras promoções do género. Primeiro tivemos a W*ING, a qual foi a principal concorrente da FMW durante alguns anos, até que as suas principais estrelas saltaram para FMW e a promoção fechou.
Dos seus restos nasceu a IWA Japan, a qual utilizava muitos gaijins como Mick Foley e Terry Funk e em 1995 realizou o torneio King of the Deathmatch. No entanto aquele que seria o grande evento da promoção acabou por ser a sua queda, devido a um nível de atendimento mais reduzido do que o esperado, bem como o TimeBomb Deathmatch da final não ter chegado ás expectativas( em vez de utilizarem explosivos, usaram fogos de artifício de forma a poupar no orçamento) levou a que a promoção fechasse pouco tempo depois. A promoção foi recriada várias vezes, mas nunca chegou á popularidade da primeira encarnação.
Outra promoção a destacar é a Big Japan Pro Wrestling, BJW criada em Março de 1995 por um ex-wrestler da AJPW Shinya Kojika( que ainda hoje é presidente) e Kendo Nagasaki. A promoção teve origens muito humildes não tendo capacidade para competir com a FMW, ou mesmo a IWA Japan, assim tiveram de criar os seus próprios Deathmatches, que incluíam um Crocodile Deathmatch( onde o perdedor dum deathmatch lutava de seguida contra um crocodilo. Não me perguntem...), o Piranha Deathmatch, onde só se ganhava se pusesse o adversário no tanque de piranhas durante 10 segundos( loucura...) e o Scorpion Deathmatch, o qual tinha regras iguais, mas as piranhas eram substituídas por escorpiões...
No entanto a BJW também praticava wrestling mais convencional, e um desses wrestlers era Yoshihiro Tajiri que foi o primeiro BJW World Junior-heavyweight Champion.
A BJW teve também um feudo interpromocional com a NJPW entre 1996 e início de 1997, com o maior evento no espectáculo de 4 de Janeiro de 1997, onde houve uma série de combates NJPW vs BJW. Como é óbvio a NJPW ganhou grande parte dos combates, mas a BJW ganhou nome durante o feudo, o que permitiu o seu crescimento em direcção ao novo milénio.




( este é no mínimo peculiar. Não faço ideia se isto será minimamente legal. Chaótico a maior parte do tempo, hilariante em muitas partes. A sério, quantas vezes temos uma banda a tocar música de feira enquanto decorre um dos mais bizarros combates da história. Um dos primeiros combates da BJW de 1995, daí o look extremamente amador. Mas confiem em mim, VOÇES QUEREM VER ISTO!!!!)

E termino aqui os anos 90.
Como puderam ver, em comparação com o que se passava nos USA, a situação de wrestling no Japão era bem mais competitiva e diversificada, existindo vários estilos( mais convencional, hardcore, Shoot Style e Lucha) de wrestling no país.
Nos USA tínhamos duas grandes promoções, WWF e WCW, e uma promoção de renome que era uma alternativa, ECW.
No Japão tínhamos duas grandes, NJPW e AJPW, duas que tentaram concorrer com elas e falharam, SWS e UWFi, algumas que ganharam grande popularidade, WAR, Michinoku Pro e FMW, que tinham uma dimensão maior do que a TNA actualmente tem, e variadas promoções que variavam entre a posição de TNA e o indie. E claro que havia várias promoções regionais. O que ainda assim tornou o situação do wrestling no Japão consideravelmente maior do que no outro lado do Pacifico.


manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.