Ultimas

Tomos de Eternidade

Para esta semana decidi continuar com o tema das promoções criadas pelo Ultimo Dragon, a marca Toryumon.

Como já referi numa crónica anterior, o projecto Toryumon foi criado pelo Ultimo Dragon em 1999 aquando da criação da promoção Toryumon Japan. O roster desta era composto quase na sua totalidade pela primeira classe graduada treinada pelo Dragon, usando também alguns freelancers. De forma a aumentar a sua popularidade a jovem promoção realizou um acordo com a Michinoku Pro, uma promoção que utilizava um estilo muito semelhante ao seu. A promoção realizou o seu primeiro evento a 31 de Janeiro de 99.
Esta encarnação da promoção seria a mais popular e bem sucedida da história da marca.


O Toryumon tinha algumas características que o ajudaram a distinguir-se das restantes promoções, começando logo pelo estilo híbrido do seu criador, o Lucharesu, bem como algumas características trazidas do México como a importância da máscara e as famosas Luchas de Trios( 6 Man tag), desde então um dos marcos da promoção. A característica que mais diferenciou a promoçã das restantes foi a importância dos Stables.
O primeiro grande Stable da promoção( bem como o mais lendário e importante) foram os Crazy MAX. O stable existiu desde o início da promoção, sendo inicialmente constituído por CIMA( que se tornou o ás da promoção, representando o jovem Heel convencido cheio de talento), SUWA( o Heel por excelência, o brawler da equipa) e Don Fuji( os músculos). Mais tarde TARU( o futuro líder dos Voodoo Murders) juntou-se ao grupo, elevando o número de membros para 4, tendo esta formação sido a mais popular e duradoura do grupo.
( os CMAX, da esquerda para a direita, Don Fuji, TARU, CIMA[ajoelhado] e SUWA)
Durante 1999 e princípios de 2000 os CMAX foram os principais heels da promoção lutando contra o Sekigun do Toryumon. Contudo eles também eram os mais populares wrestlers, mesmo sendo os maus da fita, o carisma dos seus membros era de tal ordem que o público não era capaz de os odiar.
Mas tal mudaria em Abril de 2000 quando dois wrestlers, Susumu Moshizuki e Yasushi Kanda chegaram do México, esta tag-team seria imediatamente reconhecida como grandes Rudos( termo Mexicano para heel), sendo notória a sua tendência de acabar os combates em duplas desclassificações de forma a privar a audiência da conclusão dos combates. Os dois imediatamente iniciaram um feudo com os CMAX, mas estavam em desvantagem numérica, então Masaaki Mochizuki( sem relação), um ex-wrestler da WAR, tentou unir-se aos dois para lutarem com os CMAX. Susumu e Kanda recusaram inicialmente, mas apôs um empate em combate decidiram aceitar a proposta. Os M2K nasceram então.

( os M2K, de baixo para cima, da esquerda para a direita, Masaaki Mochizuki, Susumu Mochizuki, Yakushi Kanda, Chocoball KOBE e Darkness Dragon)

Os M2K depressa ocuparam o lugar dos CMAX como o heel-stable de topo, fazendo com que os anteriores tivessem um face-turn. Aos 3 membros fundadores juntaram-se Darkness Dragon e Chocoball KOBE, juntos os 5 seriam o mais importante e influente stable da promoção a seguir aos CMAX. Em Novembro de 2001 KOBE seria substituído por Genki Horiguchi.
Mas nesse mesmo mês a segunda promoção Toryumon seria criada, vindo a ser conhecida como Toryumon 2000 Project, T2P. Esta promoção irmã do Toryumon Japan era constituída pela segunda classe de graduados do Ultimo Dragon, e depressa no inicio de 2002 iniciaram um feudo interpromocional com o Toryumon Japan( o qual é o feudo mais lucrativo do wrestling).

A força de invasão era constituída pelo principal heel stable do T2P, a Italian Connection liderada por Milano Collection A.T., que começaram a feudar com os CMAX. A guerra interpromocional durou o resto do ano, com a Italian Connection a obter muitas das vitórias. Mas no final do ano a derrota num combate levou a dissolução da promoção, sendo os seus membros absorvidos no Toryumon Japan, a Italian Connection também fez o salto.

Em relação aos M2K. O grupo sofreu um rude golpe com uma lesão de Masaaki Mochizuki em Dezembro de 2001. Aquando do seu regresso, envergonhado com as suas atitudes, tentou todos os possíveis para mudar a direcção do stable, mas tal não calhou bem com os restantes membros, tendo eventualmente sido expulso. Assim era necessário um novo líder, o qual foi encontrado na pessoa de Magnum Tokyo. Contudo este tinha uma visão diferente para os M2K, tendo decidido transformá-los num grupo de apreciadores de dança( a sua gimmick era a de um dançarino), os M2K deixaram então de ser um grupo heel passando mais a um grupo de comédia. Eventualmente os M2K dariam origem aos Do Fixer quando Kanda( um dos membros fundadores), se reformou a 28/10/02. O stable continuou com o tema da dança até meados de 2004, quando uma nova encarnação dos Do Fixer seria criada, esta consideravelmente mais séria.
Os CMAX durante estes anos também tiveram alguns problemas tendo havido a saída de membros, a entrada de novos membros e o retorno de velhos membros. Em 2004 o grupo acabaria por entrar em declínio com a saída de CIMA.

Algo que se pode ver é a ausência de um forte stable heel desde a lesão de Mochizuki no final de 2001, que levou á eventual queda dos M2K.
No Verão de 2003 ocorreu uma divisão na Italian Connection, tendo os futuros( ainda não tinham adoptado os nomes) Shuji Kondo e Brother YASSHI saído do grupo. Apôs alguns eventos os dois uniram-se a outros wrestlers para criar os Aagan Iisou, “Vilões usam as mesmas Cores”, e tornaram-se o maior heel stable do Toryumon.
Entretanto em Agosto de 2003 o terceiro grupo de graduados do Ultimo Dragon abriu a sua promoção, o chamado Toryumon X. Esta foi sem dúvida a promoção Toryumon de menor sucesso, muito devido a algo que aconteceu em 2004.

Como eu referi numa crónica passada, a razão pela qual o Ultimo Dragon, que era um dos melhores Junior-heavyweights dos anos 90, passou todos esses anos a treinar sucessivas turmas de alunos deveu-se a um problema ocorrido durante uma operação para reparar danos no antebraço, que acabou por lhe danificar ainda mais os ligamentos e músculos, o que o levou a uma reforma antecipada. Em 2002 realizou uma cirurgia para reparar os danos, a qual foi um sucesso. Assim o Ultimo Dragon regressou ao activo em 2003, competindo em várias promoções, incluindo a WWE. Aconteceu então que no dia a seguir ao 5 aniversário da criação do Toryumon, o Ultimo Dragon deixou a promoção levando com ele os direitos do nome até então usado. A promoção adoptou então o nome Dragon Gate.


(primeira abertura do Dragon gate, apôs a saída do Ultimo Dragon))

A promoção começou então a operar sem estar ligada ao seu fundador, mas na sua essência permaneceu inalterada uma vez que, tanto quanto sei, nenhum dos wrestlers saíram. A razão para a saída do Ultimo Dragon nunca foi completamente explicada, há quem diga que ocorreu um coup para o remover do lugar de presidente, há quem diga que ele simplesmente decidiu que ai concentrar-se exclusivamente na sua carreira de competidor e treinador, não dirigindo mais a promoção. A verdade é completamente desconhecida...

Algo que ajudou a mostrar o fim da era Toryumon foi quando a 3 de Outubro de 2004 Shingo Takagi fez a sua estreia sendo o primeiro aluno graduado, não do Toryumon Project, mas sim do Dragon Project, o primeiro wrestler a terminar o seu treino realizado no Dragon gate.
E agora contando os Stables.
Os CMAX conheceram o seu fim no final de 2004 apôs CIMA sair, que acabou por criar um novo stable em Janeiro de 2005, os Blood Generation que foram o stable mais dominante da história da promoção. Os Do Fixer terminaram o ano também com o seu líder Magnum Tokyo a distanciar-se do grupo, permitindo que este seguisse por um caminho mais sério com um novo líder, Ryo Saito. Tokyo por seu lado criou um stable irmão dos Do Fixer com Anthony W. Mori e o segundo graduado do Dragon Gate BxB Hulk, formando os PosHEARTHS. Também havia que considerar a derradeira encarnação dos M2K, os Final M2K que foram formados no verão de 2004 por membros das várias encarnações dos M2K. Finalmente os Aagan Iisou foram despedidos em Janeiro de 2005 devido a “problemas de comportamento”. Como no caso do Ultimo Dragon também não é conhecida a verdadeira razão.
Claro que não se pode esquecer o Sekigun do Dragon Gate, o qual ao longo da história da promoção teve inúmeras entradas e saídas.

E foram estas as divisões do Dragon Gate durante todo o ano de 2005, bem como grande parte de 2006. O que aconteceu depois será tema de uma crónica futura.


Factos Notáveis:

- O estilo de combate do Dragon Gate é famoso pela maneira como spots são encadeados uns a seguir aos outros, bem como pela sua espectacularidade. Tal é possível devido a todos os wrestlers estarem extremamente familiarizados uns com os outros, tendo sido treinados juntos, continuarem a treinar juntos, e terem treinado novos wrestlers no estilo. É o que permite á fantástica fluidez dos combates. Logo os combates mais impressionantes são os Tag de múltiplos homens enquanto os combates individuais não conseguem captar essa espectacularidade.

- Cada nova promoção Toryumon possuía os seus aspectos distintos. O Toryumon Japan baseava-se no estilo original do Ultimo Dragon, já o T2P utilizava um complexo sistema de elaboradas e inovadoras submissões conhecido como Llave, Chave em Espanhol. O T2P também utilizava um ringue hexagonal. Finalmente o Toryumon X era mais próximo da Lucha Libre pura.

- Falando do Toryumon X, com a saída do Dragon Gate a promoção não pode iniciar um feudo interpromocional e acabou por fechar em finais de 2004, tendo realizado apenas 5 eventos no seu ano de vida. Grande parte do roster abriu uma nova promoção, mas falarei dela noutra altura.

- Outra parte importante do Dragon Gate sempre foi a comédia. O principal comedy-wrestler da promoção é o Jobber Stalker Ishikawa. Famoso pelo seu bizarro ring-attire. Stalker Ishikawa tanto quanto sei apenas ganhou um ou dois combates em toda a sua carreira, que se iniciou em Dezembro de 1998. É particularmente famoso pelas suas Reckless Run Series, onde desafiava em combate individual grandes nomes do wrestling. Os combates geralmente acabavam com ele a desistir quando o adversário ia aplicar um finisher, ou a sua esposa a atirar a toalha para o salvar. Ainda assim o adversário acabava com ele mesmo já tendo ganho o combate.

( Stalker Ishikawa Z[uma nova versão] vs o gigante Yoshihiro Takayama. O Stalker não tem hipóteses. Grande squash)
Ainda assim o Stalker é dos wrestlers mais queridos do público.

- Outro famoso duo de comédia do Dragon Gate foram os Florida Brothers. Taku Iwasa e Raimu Mishima eram dois graduados do T2P que no Dragon Gate se tornaram Jobbers. Apôs muitas desventuras eles partiram em excursão para os Estados Unidos para treinarem... Regressaram completamente Americanizados chamando-se Michael Isawa e Daniel Mishima formando a famosa dupla. Os dois parodiavam o estilo sulista de wrestling, e ganhavam todos os combates por DQ enganando o árbitro com o spot “Ele bateu-me com a cadeira”. Eles ganharam todos os combates em 2004 com estes truques.

( um dos famosos spots dos Florida brothers, aqui enfrentam os Do Fixer)

- O Dragon Gate também possui uma enorme base de fans Feminina, devido em grande parte a muitos dos wrestlers serem considerados “Pretty Boys”.

Grande Comedy match, Florida Brothers vs Stalker Ishikawa e Kenichiro Arai, este disfarçado de Stalker. Notem que o árbitro está do lado dos Florida Brothers. Bom combate para rir.



Um combate de qualidade. CMAX( CIMA, Don Fuji e o regresso duma lesão do SUWA) vs Aagan Iison( Shuji Kondo, Brother YASSHI e Takuya Sugawara). Os Aagan Iison querem certificar-se que o regresso do SUWA é pouco vivido. 17/07/04.



E aqui está um grande combate. Blood Generation( CIMA, Naoki Doi e Shingo Takagi) vs Final M2K( Susumu Yokozuka, Masaaki Mochizuki e K-ness) de 23 de Feveriro de 2005.




manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.