Highlight Reel III

Jericho - Olá a todos os leitores deste grande blog e Jerichoolics! Welcome to Highlight Reel! O meu convidado de hoje é pelo menos para mim a pessoa que sabe mais de wrestling em toda a blogosfera nacional e também é membro do Wrestling Noticias, ele é… Manjimortal.
Antes de mais, boa tarde!
Manjimortal - Boa tarde para ti também Jericho. E obrigado pelo elogio, embora o ache demasiado grande.
J - Em primeiro lugar vais ter que me explicar uma coisa a mim e a todos os leitores deste blog, porquê a escolha do nick Manjimortal?
M - O nome tem a haver com uma personagem duma série de literatura, a qual eu tenho muito gosto em ler. Na verdade o nome é um jogo do nome e características da dita personagem.
J - Bem, para perceberes assim tanto de wrestling já deves assistir a esta modalidade há muito tempo, conta-me o teu percurso, quando começas-te a gostar de wrestling, como descobriste e entraste na blogosfera e qual o teu trajecto nesta até ao dia de hoje?
M - Ora bem. Eu comecei a ver wrestling no longínquo mês de Setembro, do longínquo ano de 2004. A Raw foi a minha primeira grande experiência de wrestling, motivo pela qual a seguia religiosamente. A blogosfera descobri-a em finais de 2006 se não me engano. Descobri um blog (devo dizer que não me recordo do nome) que costumava postar os resultados e descrições dos eventos televisivos.
Apôs uns tempos a actividade do blog diminuiu e vi-me forçado a procurar alternativas. Descobri então o Galáxia Wrestling, que as suas interessantes crónicas, bem como os vídeos da Rute (bem dita seja. Que não se evoque o seu nome em vau!) tornaram-me um fã da blogosfera. A partir daí usei os links do Galáxia para descobrir novos blogs, entre os quais o Notícias claro.
Comecei a deixar uns comentários em algumas crónicas como anónimo. Mas apôs entrar em discussão com, penso que foi o Tallionis vi as limitações do anonimato, razão que me levou a registar-me como Manjiimortal.
Um dia em finais de Junho, numa crónica do Orton Legacy (na qual ele criticava a importância da psicologia de ringue) eu iniciei com ele uma amigável discussão na qual eu discordava com ele. Deixei uns quantos comentários consideravelmente longos nos quais em expunha a minha opinião. Estes chamaram a atenção do wrestling Noticias. E assim um dia recebi uma mensagem na minha conta no Youtube (o link que eu tinha deixado no profile), e o resto é história.
J - começo curioso... ainda mais surpreende-me o facto de só veres wrestling há 4 anos e saberes tanto sobre esta modalidade...
A meu ver, como já disse antes, penso que percebes muito de wrestling, penso que se houvesse um “Hall of Fame” na blogosfera obrigatoriamente que estarias lá, conheces inúmeras federações e wrestlers, qual é o sentimento quando fazes um daqueles “Tomos da Eternidade” fantásticos e depois tens poucos comentários?
M - O conhecimento advém de muita pesquisa. E neste caso a Wikipedia ajuda muito graças aos links postados em cada artigo, o que permite saltar dum ponto para o outro sem qualquer pesquisa. Mais uns sites ajudaram muito.
Para começar gostava de dizer que não acho que todas as edições dos "Tomos" sejam fantásticas. Por vezes eu faço a crónica, ponho toda a informação que pretendia e ainda assim sinto que há algo que está mal na crónica, há algo ali que eu não gosto. Mas como o tempo ás vezes é apertado não posso procurar o que me incomoda, enviando-as então como estão.
A questão dos comentários é por vezes chata. Eu gosto duma boa discussão, eu gosto que ponham questões, eu gosto que digam o que acharam dos combates que adicionei. Mas claro que não recebo todos estes pontos. Como consolo a grande maioria dos comentários são positivos o que sempre ajuda a alimentar o meu ego, deixando-me com vontade de escrever mais uma.
Ainda assim acredito que já obtive um pequeno número de leitores fiéis, o que me deixa muito contente.
J - No meu ponto de vista, e assim também acontece comigo, eu não percebo nada “Puroresu” e ao ler o Tomos é como estar a ler um livro e começar nas últimas páginas, não tenho bases, achas que é isso que acontece com a maioria dos leitores?
M - É compreensível. Está-se a descobrir um mundo novo de wrestling, e neste caso não são apenas duas ou três promoções de renome, há muito a descobrir. Muitas promoções, algumas das quais já não existem mas que ainda assim deixaram a sua marca no desporto, a FMW, a UWF. E claro que há todos os grandes nomes de todas as promoções, o que aumenta quase que exponencialmente a matéria a descobrir.
De forma a ajudar eu planeei os "Tomos" com uma ordem cronológica, começando com o Pai do Puroresu, Rikidozan, e avançando pelas décadas até ao presente. E o que acaba por se revelar uma bênção é o facto do wrestling no Japão apenas se ter iniciado há pouco mais de 50 anos. Se fosse mais tempo nem quero pensar no trabalho que seria.
J - Concordo... Que wrestler ou que combate do “Puroresu” é que indicas aos leitores para procurarem no youtube para poderem ver o melhor que este wrestling tem para oferecer?
M - Essa é uma pergunta difícil, depende dos gostos. Se se gosta de grandes confrontos de pesos-pesados a AJPW pré-êxodo, bem como a NOAH são boas escolhas. Se se gosta de grandes combates de Junior-heavyweights é a NJPW que se deve procurar. Se se adora spotfests malucos, combates a 150% á hora o Dragon Gate é para vocês. Os fãs da brutalidade podem procurar a FMW para ver os seus famosos
Deathmatches. Os que querem ir ainda mais longe, ao wrestling ultra-violento têm sempre a BJPW. A beleza do Puro é que satisfaz todos os gostos.
Em relação a wrestlers eu recomendo alguns. Jushin Liger que é a meu ver o melhor Junior da história da modalidade. Toshiaki Kawada, o derradeiro Badass do desporto. O Great Muta não é para todos, mas fãs do Untertaker gostaram da sua fantástica teatralidade( além de que ele facilmente o supera no ringue). O Kenta Kobashi é um wrestler muito fácil de gostar. O lendário Jumbo Tsuruta, na minha opinião o melhor wrestler puro que alguma vez pisou o ringue.
J - Já te passou pela cabeça criares um blog sobre “Puroresu” e de outras indys com outros grandes conhecedores desse tipo de wrestling, por exemplo, o Deadman666 ou o Fundertaker?
M - Não, não me vejo a administrar um blog. Aliás, uma das razões que me leva a admirar tanto o Gandhy é o trabalho e dedicação que ele põe no blog (isto sem esquecer que me faltam alguns conhecimentos técnicos). Além do mais um blog desses seria direccionado para um público muito específico, o que dificultaria a criação de novos fãs. Num blog mais generalista sempre é possível arranjar novos "seguidores"( estou a brincar) para a modalidade.
J - Já alguma vez pensaste em desistir de ver wrestling, de estar na blogosfera ou de sair do teu blog?
M - Há dias em que penso que este hobbie me tira demasiado tempo, mas nunca tive uma crise existencial que me desse a vontade de desistir. Tenho um projecto a acabar, bem como outros temas que ainda não explorei, e que pretendo falar deles.
Dificilmente abandonaria de todo a blogosfera. Há muitas personalidades interessantes, bem como crónicas de elevado valor para eu deixar de a consultar. Desistir de ver wrestling? Não, não pensei. Acredito que se vier a acontecer será devido a uma de duas condições. Ou deixo de o seguir durante uma longa temporada, e quando regresso não tenho pachorra para me actualizar, ou então um dia digo: " Chega de Wrestling!"; e deixo de assistir.
J - Correm cada vez mais rápido rumores que certos blogs pagam aos seus cronistas, já ouviste algo sobre isso?
M - Sim, mas não vejo como seria um negócio sustentável, um blog não tem fontes de rendimento (a não ser que tenha publicidade), logo estaria-se a pagar do bolso aos cronistas sem se receber qualquer compensação financeira.
É uma questão que tem vindo á baila recentemente. No entanto garanto que nunca recebi um cêntimo pelas minhas crónicas.
J - O Wrestling Noticias ao contrário de alguns grandes blogs não aposta numa politica de exclusividade, qual a tua opinião sobre isso?
M - Acho que é uma política que permite expandir os horizontes dos cronistas, que permite escrever para um público diferente, para um blog que possui uma notoriedade mais pequena. É uma boa experiência de aprendizagem. Claro que tem alguns riscos, mas também tem o seu valor.
J - Ok... Para alem dos teus magníficos “Tomos”, qual é o teu papel no WN?
M - Recentemente foi promovido a co-administrador do blog, mas tenho um papel (por minha escolha) mais reduzido, limito-me a emendar alguns erros que as crónicas possam ter, bem como moderar comentários. Mas nesse departamento os visitantes do blog são muito educados, logo facilita muito. Poderia fazer mais, mas como disse falta-me algum conhecimento técnico no que toca a códigos e afins. Bem como não tenho todo o tempo que gostaria.
J - Quais são os cronistas e informadores (o Tomos é um exemplo de um espaço informador) que destacarias para trazer para o WN, se dependesse de ti?
M - Não é assim um tema que alguma vez tenha reflectido. Mas o Last Rider do Fever é um personagem muito interessante, com um bom sentido de humor e uma escrita por vezes mordaz. Dá um sabor diferente ao blog e seria engraçado poder contar com ele. O Dias Ferreira do XBooker é outra pessoa muito esforçada que poderia ser uma boa ajuda. Estes são os nomes que mais me vêem á cabeça, pois como disse não uma questão na qual tenha reflectido profundamente.
J - Concordo contigo, esses dois são elementos que admiro muito, e por acaso são dois ex-convidados do Highlight Reel... Bem, não sei se sabes, eu tenho um blog chamado AWP Wrestling, que ainda não é grande mas pode vir a ser, e como o meu blog há muitos assim, que conselho dás aos trabalhadores dos blogs assim mais jovens e prometedores?
M - Que desenvolvam o seu estilo de escrita, que explorem temas que gostem e se sintam confortáveis, que sejam críticos do seu trabalho, mas que não se esqueçam que a perfeição (se for possível alcança-la) vem com a prática. E claro que sejam capazes de aceitar as críticas e que as vejam como uma forma de melhorarem as suas capacidades.
J - Infelizmente chegamos ao fim! E assim nos despedimos, muito obrigado pela tua presença neste espaço! Felicidades com o futuro!
M - Felicidades para ti também, e obrigado pelo convite para aparecer neste espaço. Boa sorte também com o AWP.
PS1: Força Portugal!
PS2: Mas porque é que todos dizem que eu fiz um heel turn? Eu continuo a ser bonzinho, não percebo isso... :'$