Ultimas

Dicionário do Wrestling IV

O que é o Wrestling?

O pro-wrestling, nome mais usado para o termo "Professional wrestling", é uma divisão dentro do género da luta desportiva (conhecida por "wrestling", nome muitas vezes atribuído ao género pro-wrestling) que visa sobretudo o entretenimento dos fãs através da realização de combates entre atletas devidamente preparados.


O pro-wrestling difere dos outros géneros de luta, pois nesse dá-se mais importância à componente de espectáculo, de entretenimento, do que propriamente a uma competição a nível desportivo. É assim que dentro da prática desportiva deste desporto se alia a componente de espectáculo, havendo neste personagens interpretadas pelos lutadores, histórias/enredos semi-fictícios entre eles e combates entre rivais com final pré-determinado, para aumentar a sensação/excitação do adepto frente ao enredo.


O pro-wrestling reúne cada vez mais adeptos ansiosos por seguir passo a passo o enredo desta "novela desportiva", que enche recintos fechados como nenhum outro desporto ou espectáculo, vende merchandise aos milhões e os programas de TV atingem níveis de audiência cada vez maiores, liderando muitas vezes e projectando canais televisivos na ribalta. Os intervenientes nas melhores federações mundiais de pro-wrestling são conhecidos a nível mundial e muitos atingem mesmo o estatuto de super-estrela, participando em comerciais, filmes, programas de entertenimento. Os fãs são cada vez mais fanáticos, imitando o comportamento de seus ídolos do pro-wrestling e repetindo as suas "catch phrases" (frases favoritas) vezes sem conta em diversas situações.

O pro-wrestling atinge níveis altos de popularidade principalmente nos Estados Unidos da América (daí ter surgido a tradução para português de "luta livre americana), com federações como a World Wrestling Entertainment, a nº1 desta indústria a nível mundial. Tem também sucesso no México, país onde a modalidade é vista quase como uma "religião", conhecido como
lucha libre com federações nacionais como o Consejo Mundial de Lucha Libre (CMLL) e a AAA. No Japão o "puroresu", palavra japonesa para "pro-wrestling" atinge o seu auge de violência, principalmente com federações como a extinta Frontier Martial-Arts Wrestling (FMW) e a IWA - Japan, onde em muitos combates se usa arame farpado, vidros, chamas e todo o tipo de objectos designados "hardcore". Também no Japão o wrestling feminino tem uma tradição acentuada, com lutadoras jovens, geralmente entre os 16 e os 26 anos de idade, lutadoras essas que usam tácticas de alto risco e por isso terminam as carreiras ainda na casa dos 20. Os EUA decidiram a meio dos anos 90 adoptar também tais práticas (hardcore), principalmente em federações como a extinta Extreme Championship Wrestling (ECW), Xtreme Professional Wrestling (XPW), Combat Zone Wrestling (CZW - onde se atinge o limite) e algumas federações independentes como a AIWF. O pro-wrestling é também popular em termos televisivos na Alemanha, Inglaterra, Canadá, França, Austrália, etc.

As regras básicas do pro-wrestling são:

  • Os combates têm lugar num ringue quadrado envolto por três cordas de aço forradas com esjonja ou mesmo cordas reais forradas com fita adesiva e 4 postes de ferro.

  • À volta do ringue, do lado de fora, estão colocados uns finos colchões para amortecer quedas, que seriam perigosas demais se fossem directamente no cimento (que por vezes acontece). Algumas federações não usam estes colchões.

  • Protecções de ferro (guardrails) separam o local da acção dos espectadores.

  • Os intervenientes nos combates são os seguintes: lutadores que combatem entre si para conseguir a vitória; árbitro que aplica a lei do desporto e impede que se cometam irregularidades, para além de registar oficialmente o vencedor; apresentador que anuncia quem são os adversários e dá umas informações gerias sobre eles; comentadores, que comentam o que se passa no ringue.

  • Os lutadores podem vir acompanhados do seu manager ou sua valet, ou ainda outro ou outros lutadores, mas estes não podem intervir no combate, a não ser com conselhos.

Existem várias maneira de se obter a vitória:

  1. Acentando as espáduas do adversário no chão por três segundos, sendo o árbitro a registar os segundos que dura o acentamento, no máximo de três, através de pancadas no tapete;

  2. Aplicando no adversário um golpe de desistência, levando-o à submissão;

  3. Através do excesso de permanência fora do ringue de combate do adversário, o árbitro procede à contagem e se chegar a 10 ou 20 (10 nos Estados Unidos, 20 no México e Japão), sem interrupção, o lutador é desclassificado;

  4. Através da desclassificação do adversário por infracção grave de uma regra básica do wrestling;

  5. Se o adversário perder os sentidos em pleno combate;

  6. Por falta de comparência do adversário.

  • A maioria dos combates de wrestling é apenas composto por um round, designado por "fall". Em algumas promoções, como por exemplo no México, é mais usual combates de 2 of 3 falls, combates que têm um mínimo de duas falls e um máximo de três, e onde vence o lutador ou a equipa que obtiver duas vitórias pelos processos normais em duas falls.

  • Infracções às regras básicas do wrestling: uso de objectos estranhos, como cadeiras, soqueiras, mesas, paus, etc, mordidelas, golpes nas partes sensíveis, ataques aos olhos, arranhões, ataques ao adversário usando as cordas como apoio.

  • Se durante um combate um lutador se agarrar às cordas, o adversário terá que o largar. Se não o fizer, o árbitro contará até 5 e depois da contagem pode separá-lo do adversário à força.

  • Se durante um combate o lutador atacante se apoiar nas cordas para atacar o adversário, o árbitro contará até 5 para ele largar ou as cordas, ou o adversário, se chegar a contagem aos 5, o árbitro pode separá-lo à força da corda ou do adversário.

Podem ser disputados entre equipas de lutadores, geralmente duplas, sendo assim acrescentadas as seguintes regras básicas:

  1. Apenas dois lutadores, adversários, devem permanecer em combate; os companheiros de equipa devem permanecer do lado de fora, junto às cordas, e só podem entrar quando o companheiro de equipa lhes tocar, geralmente com a mão;

  2. Se permanecerem todos os membros da mesma equipa no ringue, o árbitro contará até 20 e depois desse tempo de permanência no ringue a equipa será desclassificada; podem aproveitar esse tempo para realizar golpes em conjunto, mas não podem ultrapassar o tempo de permanência;

  3. Vence a equipa cujo um dos membros vença um dos membros da equipa adversária como se fosse um combate singular.

Com tecnologia do Blogger.