Tomos de Eternidade
Passada uma semana eis-me de volta ás crónicas de Puroresu, e desta vez está na hora de falar do belo sexo, por vezes considerado o sexo fraco( embora eu não me metesse com uma destas damas. Não senhor...).
Fazendo uma pequena recapitulação. Durante os anos 90( especialmente entre 92-95, o famoso período interpromocional) o Joshi Puroresu verificou um crescimento como nunca antes fora visto, novas promoções surgiram ao longo da década, e no final do milénio, onde antes houvera apenas 2, existiam 7 promoções de Joshi, a AJW( a mais antiga), a GAEA Japan, a JWP, a LLPW, a ARSION, a NEO e a JDStar( que eu me esqueci na outra crónica. Esta promoção foi fundada em 1995 pela famosa Jaguar Yokota, que foi o principal nome da mesma até 98, altura em que saiu para fazer freelancing).
Contudo é preciso ver que estas 7 promoções acabaram por sobrelotar o mercado do Joshi, o que resultou num crescente declínio das variadas promoções. Isto sem esquecer que as mesmas foram incapazes de recriar as condições que se verificaram, quer na década de 80( com a loucura das Crush Girls), ou na década anterior( com o boom interpromocional). Assim as promoções entraram em progressivo declínio.
A primeira a enfrentar grandes dificuldades foi a ARSION. Embora tivesse tido um promissor começo em 1997, alguns problemas como a inconsistência do estilo de wrestling da promoção( começou como um híbrido de Lucha e Shoot Style, mas que depressa passou a ser usado apenas por algumas lutadoras), bem como a falta duma ás na promoção( apôs Mariko Yoshida ter deixado o lugar). Foi feita uma tentativa em 99 e 2000 de estabelecer Ayako Hamada( uma das filhas do lendário Gran Hamada) como a cara da promoção, mas esta não teve sucesso. A situação chegou a um tal ponto que Aja Kong( uma das fundadoras da promoção) decidiu abandoná-la devido a problemas com a gerência.
Numa tentativa de recuperar a atenção do público foi decidido trazer a famosa ex-Crush Girl Lioness Asuka, que em 99/00 tivera um grande feudo na GAEA contra a sua ex-parceira Chiguza Nagayo, de forma a tentar revitalizar a ARSION. Foi dado a Asuka poder de booker e ela decidiu mudar a promoção, pondo mais ênfase em storylines e dando mais espaço á comédia. Asuka também trouxe algumas amigas como a tag-team LCO para a promoção, aumentando o star-power da mesma, o que acabou por reduzir as oportunidades do roster original.
Mesmo assim estas mudanças não ajudaram a promoção, que em 2002 sofreu mais um golpe, a saída da Ayako Hamada para a GAEA, que estava ressentida com a direcção. No ano seguinte mais uma vez se mudou de booker, passando a ser Yumiko Hotta( uma ex-lutadora da AJW) que sofria do síndroma HHH circa 2002/2004, enterrava toda a gente menos ela, era considerada muito egoísta. Inclusivamente mudou o nome de ARSION para AtoZ. Mas a queda já era inevitável, e nesse mesmo ano a promoção fechou apôs cerca de 6 anos de existência.

Saltando agora para a clássica AJW.
Como já referi anteriormente a AJW sofreu um grande golpe em 1997 aquando do crash imobiliário Japonês, área onde a promoção tinha grandes investimentos. Estas dificuldades financeiras levaram á saída de várias estrelas, tendo algumas criado as suas promoções( Aja Kong e a ARSION, Kyoko Inoue e a NEO), bem como levando algumas lutadoras, e outras saltando para a grande rival GAEA. No final do milénio apenas Manami Toyota restava do famoso roster que tanto contribuíra para o sucesso dela na década anterior. Para além do mais a AJW sofreu do problema de não ter criado grandes nomes durante os anos 90, em parte devido á extinção da regra que impunha reforma mandatória aos 26 anos, o que impedia que os lugares de topo ficassem vagos á velocidade anterior. Contudo a AJW conseguiu criar algumas estrelas, em particular Sakie Maemura, Hikaru, Nanae Takahashi, Amazing( Awesome) Kong( que foi treinada no dojo da promoção) e Momoe Nakanishi, a última foi considerada a grande esperança da promoção, ganhando todas as grandes honras da promoção. Contudo Nakanishi entrou em conflito com a direcção em 2003, acabando por sair. A perda da sua maior estrela mais o facto da promoção ter perdido em 2002 o seu contrato televisivo complicou ainda mais a vida da famosa promoção.

Quanto á GAEA.
Esta começou muito bem o milénio com a conclusão do feudo entre as Crush Girls, que eventualmente levou ao regresso da famosa tag-team. Neste período a GAEA experimentou a fase hardcore da promoção, em grande parte devido ás D-FIX( Mayumi Ozaki e KAORU) famosas pela sua brutalidade no ringue.
Neste período a GAEA afirmou-se como a maior promoção de Joshi do país, tendo um roster extremamente talentoso, bem como a capacidade de usar todas as grandes freelancers( Aja Kong, Mayumi Ozaki, Manami Toyota, LCO, etc) do desporto.
Tudo parecia ir bem para a promoção, tinham o melhor roster do Japão, a concorrência estava cada vez mais longe, realizavam eventos mensais no Korakuen Hall, o Madison Square Garden do Puroresu. Por isso foi uma grande surpresa quando a 3 de Outubro de 2004 foi anunciado que a promoção fecharia no próximo mês de Abril, aquando do evento que comemorava os 10 anos de vida, a ser realizado no Korakuen Hall. Não consegui encontrar uma explicação para este súbito fecho, mas poderá ter a ver com a diminuição do mercado do Joshi, o que se traduz em menores lucros, contudo promoções mais pequenas ainda hoje estão activas, logo o motivo permanece um mistério para mim. Mas se considerarmos que o último evento da promoção foi no evento comemorativo dos 10 anos talvez simplesmente houvesse conflitos na gerência que não pudessem ser resolvidos, ou então pretendiam fechar a promoção com um BANG!!
E assim a 10 de Abril de 2005 a história da GAEA Japan chegou ao fim com a comemoração dos 10 anos de existência da mesma. Neste mesmo evento Chiguza Nagayo, a fundadora da promoção, competiu no seu combate de reforma acabando de vez com as Crush Girls( Lioness Asuka tinha-se reformado 7 dias antes devido a uma lesão de pescoço).
Tal acontecimento foi um grande golpe para o Joshi, uma vez que a maior promoção da altura fechou as portas sem ser dado um motivo certo. Mas para tornar ainda pior a situação, a lendária AJW fechou as portas APENAS COM UMA SEMANA DE DIFERENÇA da GAEA. No mesmo mês, num espaço duma semana o Joshi perdeu a sua maior representante, e a sua mais histórica representante. Neste cenário muitos pensaram que o Joshi estaria acabado. Seria?
Felizmente não, embora o Joshi tenha literalmente batido no fundo. Ainda existem promoções que vão conseguindo mantê-lo vivo, mas com dificuldade.
Dos anos 90 ainda existem a JWP( que actualmente é considerada a maior promoção do país. Penso eu), a LLPW, a NEO e a JDStar, bem como algumas promoções que foram nascendo neste século. A OZ Academy( da Mayumi Ozaki, que anteriormente era a agência dela), a Pro-Wrestling WAVE( da qual eu não sei nada), a IBUKI( fundada pela deusa do ringue Mariko Yoshida), Sendai Girls( fundada pelo Meiko Satomura apôs o fecho da GAEA), a Pro Wrestling SUN, uma promoção irmã da Zero-One MAX( á semelhança da relação entre o ROH e a Shimmer), a Ice Ribbon Project. Esta um projecto interessante, a promoção é mais uma escola dirigida pela Joshi wrestler Emi Sakura com a ajuda do Mr Gannosuke( ex-estrela da FMW) que treinam raparigas, algumas com 10 anos, ou menos. Houve algumas outras promoções pequenas que fecharam claro, exemplos são a Ms Style, The Woman, etc.
( MV dum evento da Ice Ribbon. O tipo que faz estas MV é excelente, combina os clips e música de forma quase que profissional. Só pela curiosidade de se ver míudas de 10-14 anos a competir. Algumas são muito boas no ringue. A promoção também utiliza freelancers masculinos, graças ao Mr Gannosuke)
Claro que os níveis de atendimento destas promoções são bastante pequenos, não chegando aos calcanhares dos números que se obtinham nas duas décadas anteriores, mas sempre vai mantendo o Joshi vivo.
Numa nota mais pessoal acredito que eventualmente o Joshi recuperará alguma da sua glória passada, esta é uma fase muito má para a modalidade, mas visto que o wrestling como um todo é um negócio de fases tal não é surpreendente ou inesperado.
Factos notáveis:
- No novo milénio surgiu um novo tipo de Joshi wrestler, a chamada Joshi Idol. Já desde a década de 70( com o Beauty Pair) que as Joshi wrestlers tinham saltado para a cultura popular, tornando-se ídolos de massa( especialmente as Crush Girls), e se levarmos em conta que muitas lutadoras eram bastante atraentes( sem necessitarem de toda a maquilhagem que a WWE usa nas divas) não demorou muito para algumas delas começarem a fazer trabalho de modelo( inclusivamente em langerie ou fato de banho), isto uns bons anos antes da WWE o fazer. Eventualmente foi criada a gimmick da Joshi Idol, uma wrestler mais interessada em ganhar reputação por meio de trabalho fotográfico em detrimento do trabalho de ringue. Isto levou a que as lutadoras mais sérias começassem a desprezar as Idol, enfrentando-as em violentos combates. Não se esqueçam que isto era uma gimmick.
- Eu não resisto a partilhar esta história para aqueles que ainda duvidam da dureza das lutadoras de Joshi. Como eu referi anteriormente a “Dangerous Queen” Akira Hokuto competiu na WCW em 96/97, durante esse período um dos wrestlers da WCW decidiu pregar-lhe uma partida envolvendo a bagagem dela( muitos wrestlers são uns brincalhões...), como esperado ela não achou piada. Ela então foi perguntar a outros trabalhadores quem tinha sido o engraçadinho, eles revelaram o nome. Aquilo que se conta que aconteceu foi que ela trancou-o num armário, e quem estava cá fora apenas ouvia berros de angústia, bem como ele a implorar: “ NA CARA NÃO!! NA CARA NÃO!!”. A “Dangerous Queen”fez jus á sua alcunha, e nunca mais lhe pregaram uma partida.
Combates:
Primeiro temos um confronto entre duas deusas( desculpa aí Rute!).
Mariko Yoshida vs Manami Toyota na ARSION 25/11/01. Aqui estão duas das minhas Joshi wrestlers preferidas a enfrentarem-se em combate individual. É um Dream-match!!
E além do mais temos aqui um enorme confronto de estilos, a Toyota é toda High-flying e senhora dos suplexes, enquanto a Yoshida é a "Shoot Mistress", contra-ataca TUDO, mas tudo o que a Toyota lhe atira( a Yoshida faz malta do género Kurt Angle, Chris Jericho, Edie Guerrero entre outros parecerem uns zeros-á-esquerda no que toca a wrestling puro) bem como estica a Toyota de formas muito dolorosas.
Combate de 4**** e meio, no mínimo.
E como eu adoro a Mariko Yoshida eis mais um combate dela, desta vez contra a Cheerleader Melissa, que actualmente trabalha na TNA como a Manager da Kong. Um desperdício se me perguntarem. ARSION, 15/01/??. A Melissa SOFRE neste combate.
E agora algumas caras mais conhecidas.
Amazing( Awesome) Kong vs Nattie Neidhart( Natalya), NEO, 5/05/05.
A Kong neste combate quase que desfaz a cara da Nattie.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Fazendo uma pequena recapitulação. Durante os anos 90( especialmente entre 92-95, o famoso período interpromocional) o Joshi Puroresu verificou um crescimento como nunca antes fora visto, novas promoções surgiram ao longo da década, e no final do milénio, onde antes houvera apenas 2, existiam 7 promoções de Joshi, a AJW( a mais antiga), a GAEA Japan, a JWP, a LLPW, a ARSION, a NEO e a JDStar( que eu me esqueci na outra crónica. Esta promoção foi fundada em 1995 pela famosa Jaguar Yokota, que foi o principal nome da mesma até 98, altura em que saiu para fazer freelancing).
Contudo é preciso ver que estas 7 promoções acabaram por sobrelotar o mercado do Joshi, o que resultou num crescente declínio das variadas promoções. Isto sem esquecer que as mesmas foram incapazes de recriar as condições que se verificaram, quer na década de 80( com a loucura das Crush Girls), ou na década anterior( com o boom interpromocional). Assim as promoções entraram em progressivo declínio.
A primeira a enfrentar grandes dificuldades foi a ARSION. Embora tivesse tido um promissor começo em 1997, alguns problemas como a inconsistência do estilo de wrestling da promoção( começou como um híbrido de Lucha e Shoot Style, mas que depressa passou a ser usado apenas por algumas lutadoras), bem como a falta duma ás na promoção( apôs Mariko Yoshida ter deixado o lugar). Foi feita uma tentativa em 99 e 2000 de estabelecer Ayako Hamada( uma das filhas do lendário Gran Hamada) como a cara da promoção, mas esta não teve sucesso. A situação chegou a um tal ponto que Aja Kong( uma das fundadoras da promoção) decidiu abandoná-la devido a problemas com a gerência.
Numa tentativa de recuperar a atenção do público foi decidido trazer a famosa ex-Crush Girl Lioness Asuka, que em 99/00 tivera um grande feudo na GAEA contra a sua ex-parceira Chiguza Nagayo, de forma a tentar revitalizar a ARSION. Foi dado a Asuka poder de booker e ela decidiu mudar a promoção, pondo mais ênfase em storylines e dando mais espaço á comédia. Asuka também trouxe algumas amigas como a tag-team LCO para a promoção, aumentando o star-power da mesma, o que acabou por reduzir as oportunidades do roster original.
Mesmo assim estas mudanças não ajudaram a promoção, que em 2002 sofreu mais um golpe, a saída da Ayako Hamada para a GAEA, que estava ressentida com a direcção. No ano seguinte mais uma vez se mudou de booker, passando a ser Yumiko Hotta( uma ex-lutadora da AJW) que sofria do síndroma HHH circa 2002/2004, enterrava toda a gente menos ela, era considerada muito egoísta. Inclusivamente mudou o nome de ARSION para AtoZ. Mas a queda já era inevitável, e nesse mesmo ano a promoção fechou apôs cerca de 6 anos de existência.

Saltando agora para a clássica AJW.
Como já referi anteriormente a AJW sofreu um grande golpe em 1997 aquando do crash imobiliário Japonês, área onde a promoção tinha grandes investimentos. Estas dificuldades financeiras levaram á saída de várias estrelas, tendo algumas criado as suas promoções( Aja Kong e a ARSION, Kyoko Inoue e a NEO), bem como levando algumas lutadoras, e outras saltando para a grande rival GAEA. No final do milénio apenas Manami Toyota restava do famoso roster que tanto contribuíra para o sucesso dela na década anterior. Para além do mais a AJW sofreu do problema de não ter criado grandes nomes durante os anos 90, em parte devido á extinção da regra que impunha reforma mandatória aos 26 anos, o que impedia que os lugares de topo ficassem vagos á velocidade anterior. Contudo a AJW conseguiu criar algumas estrelas, em particular Sakie Maemura, Hikaru, Nanae Takahashi, Amazing( Awesome) Kong( que foi treinada no dojo da promoção) e Momoe Nakanishi, a última foi considerada a grande esperança da promoção, ganhando todas as grandes honras da promoção. Contudo Nakanishi entrou em conflito com a direcção em 2003, acabando por sair. A perda da sua maior estrela mais o facto da promoção ter perdido em 2002 o seu contrato televisivo complicou ainda mais a vida da famosa promoção.

Quanto á GAEA.
Esta começou muito bem o milénio com a conclusão do feudo entre as Crush Girls, que eventualmente levou ao regresso da famosa tag-team. Neste período a GAEA experimentou a fase hardcore da promoção, em grande parte devido ás D-FIX( Mayumi Ozaki e KAORU) famosas pela sua brutalidade no ringue.
Neste período a GAEA afirmou-se como a maior promoção de Joshi do país, tendo um roster extremamente talentoso, bem como a capacidade de usar todas as grandes freelancers( Aja Kong, Mayumi Ozaki, Manami Toyota, LCO, etc) do desporto.
Tudo parecia ir bem para a promoção, tinham o melhor roster do Japão, a concorrência estava cada vez mais longe, realizavam eventos mensais no Korakuen Hall, o Madison Square Garden do Puroresu. Por isso foi uma grande surpresa quando a 3 de Outubro de 2004 foi anunciado que a promoção fecharia no próximo mês de Abril, aquando do evento que comemorava os 10 anos de vida, a ser realizado no Korakuen Hall. Não consegui encontrar uma explicação para este súbito fecho, mas poderá ter a ver com a diminuição do mercado do Joshi, o que se traduz em menores lucros, contudo promoções mais pequenas ainda hoje estão activas, logo o motivo permanece um mistério para mim. Mas se considerarmos que o último evento da promoção foi no evento comemorativo dos 10 anos talvez simplesmente houvesse conflitos na gerência que não pudessem ser resolvidos, ou então pretendiam fechar a promoção com um BANG!!
E assim a 10 de Abril de 2005 a história da GAEA Japan chegou ao fim com a comemoração dos 10 anos de existência da mesma. Neste mesmo evento Chiguza Nagayo, a fundadora da promoção, competiu no seu combate de reforma acabando de vez com as Crush Girls( Lioness Asuka tinha-se reformado 7 dias antes devido a uma lesão de pescoço).
Tal acontecimento foi um grande golpe para o Joshi, uma vez que a maior promoção da altura fechou as portas sem ser dado um motivo certo. Mas para tornar ainda pior a situação, a lendária AJW fechou as portas APENAS COM UMA SEMANA DE DIFERENÇA da GAEA. No mesmo mês, num espaço duma semana o Joshi perdeu a sua maior representante, e a sua mais histórica representante. Neste cenário muitos pensaram que o Joshi estaria acabado. Seria?
Felizmente não, embora o Joshi tenha literalmente batido no fundo. Ainda existem promoções que vão conseguindo mantê-lo vivo, mas com dificuldade.
Dos anos 90 ainda existem a JWP( que actualmente é considerada a maior promoção do país. Penso eu), a LLPW, a NEO e a JDStar, bem como algumas promoções que foram nascendo neste século. A OZ Academy( da Mayumi Ozaki, que anteriormente era a agência dela), a Pro-Wrestling WAVE( da qual eu não sei nada), a IBUKI( fundada pela deusa do ringue Mariko Yoshida), Sendai Girls( fundada pelo Meiko Satomura apôs o fecho da GAEA), a Pro Wrestling SUN, uma promoção irmã da Zero-One MAX( á semelhança da relação entre o ROH e a Shimmer), a Ice Ribbon Project. Esta um projecto interessante, a promoção é mais uma escola dirigida pela Joshi wrestler Emi Sakura com a ajuda do Mr Gannosuke( ex-estrela da FMW) que treinam raparigas, algumas com 10 anos, ou menos. Houve algumas outras promoções pequenas que fecharam claro, exemplos são a Ms Style, The Woman, etc.
( MV dum evento da Ice Ribbon. O tipo que faz estas MV é excelente, combina os clips e música de forma quase que profissional. Só pela curiosidade de se ver míudas de 10-14 anos a competir. Algumas são muito boas no ringue. A promoção também utiliza freelancers masculinos, graças ao Mr Gannosuke)
Claro que os níveis de atendimento destas promoções são bastante pequenos, não chegando aos calcanhares dos números que se obtinham nas duas décadas anteriores, mas sempre vai mantendo o Joshi vivo.
Numa nota mais pessoal acredito que eventualmente o Joshi recuperará alguma da sua glória passada, esta é uma fase muito má para a modalidade, mas visto que o wrestling como um todo é um negócio de fases tal não é surpreendente ou inesperado.
Factos notáveis:
- No novo milénio surgiu um novo tipo de Joshi wrestler, a chamada Joshi Idol. Já desde a década de 70( com o Beauty Pair) que as Joshi wrestlers tinham saltado para a cultura popular, tornando-se ídolos de massa( especialmente as Crush Girls), e se levarmos em conta que muitas lutadoras eram bastante atraentes( sem necessitarem de toda a maquilhagem que a WWE usa nas divas) não demorou muito para algumas delas começarem a fazer trabalho de modelo( inclusivamente em langerie ou fato de banho), isto uns bons anos antes da WWE o fazer. Eventualmente foi criada a gimmick da Joshi Idol, uma wrestler mais interessada em ganhar reputação por meio de trabalho fotográfico em detrimento do trabalho de ringue. Isto levou a que as lutadoras mais sérias começassem a desprezar as Idol, enfrentando-as em violentos combates. Não se esqueçam que isto era uma gimmick.
- Eu não resisto a partilhar esta história para aqueles que ainda duvidam da dureza das lutadoras de Joshi. Como eu referi anteriormente a “Dangerous Queen” Akira Hokuto competiu na WCW em 96/97, durante esse período um dos wrestlers da WCW decidiu pregar-lhe uma partida envolvendo a bagagem dela( muitos wrestlers são uns brincalhões...), como esperado ela não achou piada. Ela então foi perguntar a outros trabalhadores quem tinha sido o engraçadinho, eles revelaram o nome. Aquilo que se conta que aconteceu foi que ela trancou-o num armário, e quem estava cá fora apenas ouvia berros de angústia, bem como ele a implorar: “ NA CARA NÃO!! NA CARA NÃO!!”. A “Dangerous Queen”fez jus á sua alcunha, e nunca mais lhe pregaram uma partida.
Combates:
Primeiro temos um confronto entre duas deusas( desculpa aí Rute!).
Mariko Yoshida vs Manami Toyota na ARSION 25/11/01. Aqui estão duas das minhas Joshi wrestlers preferidas a enfrentarem-se em combate individual. É um Dream-match!!
E além do mais temos aqui um enorme confronto de estilos, a Toyota é toda High-flying e senhora dos suplexes, enquanto a Yoshida é a "Shoot Mistress", contra-ataca TUDO, mas tudo o que a Toyota lhe atira( a Yoshida faz malta do género Kurt Angle, Chris Jericho, Edie Guerrero entre outros parecerem uns zeros-á-esquerda no que toca a wrestling puro) bem como estica a Toyota de formas muito dolorosas.
Combate de 4**** e meio, no mínimo.
E como eu adoro a Mariko Yoshida eis mais um combate dela, desta vez contra a Cheerleader Melissa, que actualmente trabalha na TNA como a Manager da Kong. Um desperdício se me perguntarem. ARSION, 15/01/??. A Melissa SOFRE neste combate.
E agora algumas caras mais conhecidas.
Amazing( Awesome) Kong vs Nattie Neidhart( Natalya), NEO, 5/05/05.
A Kong neste combate quase que desfaz a cara da Nattie.
manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”