Comentador de Bancada #1
Como neste momento não tenho uma crónica fixa, estou alterando de rubrica em rubrica, hoje, foi vez de um entrevista! (Sem querer tirar qualquer mérito ao meu célebre colega, Jericho).
O meu convidado será o "comentador" do que se passou no wrestling, nesta semana. Esta entrevista já foi feita algum tempo, por isso, não se admirem de verem alguma já muito batida...
O entrevistado é um consagrado Smart de Wrestling, não muito conhecido em sites e afins, apenas fóruns. Irei abordar alguns temas muito discutidos actualmente e, sem querem saber mais sobre wrestling, aconselho, vivamente, a lerem toda a entrevista!
Freddy: Boa tarde, Dani. Desde já, agradeço-te pelo teu tempo disponivel para esta entrevista.
BDani: É um prazer "estar aqui" para a entrevista Fred.
Freddy:Bem, não és muito conhecido por estas bandas, mas de wrestling sabes tu muito, não é verdade? Como começas-te a ver wrestling?
BDani: Cá sei os meus básicos (risos)... comecei a ver wrestling pela Sic Radical, à cerca de 3 anos salvo erro, tinha uns primos que estavam sempre a falar do assunto e a curiosidade acabou por "matar o gato"!
Freddy: Qual foi o primeiro show e combate que viste?
BDani:Lembro-me que o primeiro show foi uma Smackdown, em tempos da Storyline Batista/Eddie no Main Event, agora o primeiro combate que vi, não faço a mínima ideia! (risos)
Freddy: E qual é a tua ligação aos fóruns/sites de wrestling? Como te ligas-te a este vício?
BDani: Esta ligação começou nos tempos finais do BTuga (último mês talvez) em que comecei a comentar a zona de Wrestling do correspondente fórum! Acabei por me inscrever na E-Fed local onde estive por talvez 1/2 semanas até aquilo fechar! Depois estive, mais ou menos, 2 semanas numa E-Fed do "Maluco" até que perguntei ao Tommy(Kamiya) se ele conhecia alguma outra E-Fed... ele falou-me da NGW (Wars) e foi aí que começou tudo!
Freddy: NGW? O que é?
BDani: NGW representa New Generation Wrestling e é um site + fórum sobre o tema que tanto amamos! A administração é neste momento composta pelo Luís.JS (Grande Programador), TiagoHipo (Imperial no Fórum), Lois (Grande entendedor de Wrestling mesmo sendo "novinho") e eu mesmo, BDani!
Freddy: Sim... Passando introduções e apresentações, falaremos do tema base da nossa entrevista! Marks, Smarks e Smarts! Cada mais vejo Smarks e menos Smarts. Partilhas da mesma opinião?
BDani: Pessoalmente não sou muito adepto da divisão dos fãs da modalidade em grupos... não acho plausível dizer-se que o Zé é isto devido a tal ou que o André é aquilo pois fez tal! Muitas vezes acabamos por ver pessoal a falar e falar e não saber... temos os que dizem mal da TNA e nunca viram um episódio do Impact, os que dizem que a WWE tem estado mal e não vêm os episódios semanais, enfim... pessoal que diz calúnias pois se tenta "armar em esperto" e esse é que acaba por ser o problema por vezes!
Freddy: Uma boa resposta, sem dúvida. E Smarts, ainda os vemos?
BDani: Sim sim, sem dúvida que existe muita gente por aí fora que sabe muito do assunto, mas existem ainda mais que acham que sabem e acabam por não saber, mas é tudo uma questão de querer ou não aprender mais!
Freddy: Sendo tu, um Smart (podes negar mas é a verdade), que me tens a dizer do público em geral que a WWE/TNA têm? Falo apenas destas duas, pois são as mais vistas.
BDani: A WWE é o que todos sabemos, uma enorme máquina de merchandising que aumenta a cada dia e isso verifica-se no número de fãs no globo, que está a crescer rapidamente (apesar de não ser algo aparente aqui em Portugal)! A TNA tem uma massa estável de fãs e que não irá diminuir a curto e médio prazo, mas que se continuarem pelo caminho actual acabarão por não ganhar também fãs, acabando por estagnar... penso que iremos falar mais disso mais tarde na entrevista!
Freddy:Como tu me conheces bem, mas enganas-te numa coisa, não será mais tarde, será... agora! (risos). Bem, qual é a diferença entre o produto da TNA e o da WWE?
BDani: A WWE tem toda aquela história por detrás de si, que já vem desde os tempos da WWWF e das promoções regionais, a TNA é uma empresa ainda jovem e que ainda está a criar a sua história, o problema é que não estão a ir pelo melhor caminho na minha opinião! Eles estão a fazer de si uma versão "WWE-lite" o que acaba por lhes tirar a visibilidade como uma alternativa! Por outro lado penso que existem muitos erros da sua parte em tentarem marcar o seu produto como TNA! Por exemplo... olhamos para o John Cena e dizemos "WWE", agora, se olharmos para o Samoa Joe dizemos "Este gajo é espetacular! Quando é que ele vai para a WWE?"
Freddy: Infelizmente é a realidade. Digo, "infelizmente", pois conheces-me bem, e sabes o quanto gosto da TNA! O que queres dizer com WWE-lite?
BDani: Eles estão a fazer de si uma versão mini da WWE, que tem o seu show de 2 horas ao invés das 5 horas semanais de programação da WWE e acabaram por não conseguirem fazer de si um produto único, apesar de terem tido grandes oportunidades para tal, entre as quais destaco a X-Division que tinha tudo para ser a bandeira da TNA e tem sido cada vez mais "enterrada"!
Freddy: Vou ter de concordar contigo. Achas que ainda há hipóteses para TNA? Não te esqueças que a TNA ainda só tem 6 meses de shows televisivos...
BDani: Primeiramente desculpa contrariar-te, mas a TNA tem shows televisivos praticamente desde o início da sua existência (já desde os tempos da NWATNA), passou sim para "Prime-Time" à 6 meses! A TNA tem hipóteses sim, mas penso que aquilo precisa de um bom abanão e de um booker que esteja afastado das tendências da WCW, ou seja, alguém que não seja o Vince Russo!
Freddy: É sem dúvida o ponto bem visto. Vejo muita gente, talvez Smarks, a contrariar o produto da TNA, não o apreciando. Qual a tua opinião, quanto ao produto e quanto à opinião destes fãs de Wrestling?
BDani: Eu acho que a TNA tem um bom produto e tem um potencial fora de série... quer queiramos quer não, em termos de talento eles estão muitos degraus acima da WWE e isso é incontestável! Acho mesmo que o que falha mais ali é o booking e o "branding" da TNA, isto é, de fazer da TNA uma marca que quando vemos algo dela reconheçamos logo como "TNA"! Mas tal como já disse, potencial ali não falta... tem um óptimo Main Event (Angle, Booker, Joe...), jovens talentos prontos a lá chegar (Kazarian, Roode, Storm) rapazes fora de série em termos de talento e apoio dos fãs (Lethal, um favorito pessoal... Daniels (aka Curry Man), AJ Styles...), etc, etc...
Freddy: E concordas com as opiniões dos fãs de Wrestling? Em Portugal são cada vez menos as pessoas que vêm o show semanal, TNA iMPACT!
BDani: Pessoalmente, tenho visto os shows da TNA com cada vez menos frequência, pois aquilo tem me parecido cada vez mais do mesmo e começo a perder a "pica" em ver o iMPACT! Quando vejo é mesmo pelos favoritos que lá tenho (Angle, Styles, JAY LETHAL...)
Freddy: Porquê? Farto do produto?
BDani: Penso que a TNA pode ir muito mais longe... e quando estiver ao nível que sei que pode estar, aí sem dúvida que acompanharei a 100%
Freddy: Porquê? Farto do produto?
BDani: Isso só mesmo o tempo dirá, a TNA pode ser teimosa e manter-se com as tendências actuais ou tentar mudar drasticamente e fazer algo que tem falhado até agora, o seu "branding"! (Algo que a ROH por exemplo, com muito menos meios e tal, conseguiu fazer de forma exemplar... daí ser a Indy dominante hoje em dia!)
Freddy: ROH, uma Indy com um futuro promissor, não concordas?
BDani: A Ring of Honor não chegará nunca a ser uma empresa global, porquê? Porque esse não é o mercado para o qual apontam, eles apontam para os que querem uma verdadeira alternativa e nesse mercado eles são exemplares... sem dúvida que continuarão a crescer dentro do seu estatuto!
Freddy:Sem dúvida, mudando de assunto... Mike Adamle! O comentador mais controverso da WWE! Todos pensam que este, não o faz de propósito; é mesmo da pouco experiência! Discordo totalmente e sei que tu também. Queres dizer tu a razão?
BDani: Não digo que ele o faça de propósito! Mas acredito perfeitamente que tudo isto é uma jogada do Vince McMahon para colocar "o pessoal" a ver a ECW! Afinal o que é que todos adoramos ver? Comédia... Calinadas... Enganos, toda a gente adora ver alguém a enganar-se! Penso que é esse mesmo o objectivo do Vince, atrair "watchers" através dos enganos do Adamle!
Freddy: Exactamente! ECW, a Brand dos Talentos?
BDani: ECW, a brand de treino! Pode ser dito tudo o que se quiser mas a ECW foi criada com este intuito e será sempre assim... objectivo: treinar jovens estrelas para as big leagues! Todo o atleta experiente que para lá vai é para liderar e ensinar os jovens (Benoit, Finlay, Hardy...)
Freddy: Então e a FCW?
BDani: É completamente diferente! FCW serve para colocar talentos a longo prazo, onde serão estudados... 90% dos que lá chegam (ou antigamente à OVW) nunca chegam a estrear-se na WWE! ECW permite aos jovens ter TV Time, tentar sacar uma reacção dos fãs e se o conseguirem, acabarão por subir de brand e no card!
Freddy: PUNK WINS! PUNK WINS! PUNKS WINS! Uma frase que ficará na história!
BDani: Eu acho que nunca markei tanto na vida (risos). Estava a ver a Raw com o TiagoHipo, em directo, quando a música do Punk começa a tocar enchemos a janela de MSN de "OMFG"s, "HOLY SH**"s e afins! Adorei, não podia ser feito em melhor momento e coloca um jovem dedicado e com talento no topo, algo que não se vê todos os dias! Curioso ver que os actuais WWE e TNA Champions (Punk e Joe) à alguns anos tiveram aqueles lendários combates pelo ROH Championship! Uma plena prova dos talentos lançados pela Ring of Honor!
Freddy: Tirando esse markismo, que sinceramente, também o tenho (risos), achas que já há credibilidade para tal feito?
BDani: A partir do momento em que se faz o cash-in daquela mala, até o Funaki tinha credibilidade para ser World Champion! A WWE tem feito um óptimo trabalho em credibilizar o reinado até agora (a defesa com o JBL logo na mesma noite é um grande exemplo) e o Punk tem tudo para ser um excelente campeão!
Freddy: Muita gente tem contrariado esse feito, dizendo que não tem qualidades in-ring e in-micro suficientes o outros dizem que ainda é cedo demais...
BDani: Para quem diz que ele não tem qualidade no ringue ou em promos o suficiente apenas digo: "Deixem de ver Wrestling!". Para quem diz que é cedo demais... NUNCA é cedo demais, tivemos vários que ganharam títulos no seu primeiro combate e não deixaram de ser óptimos campeões! O The Rock venceu o seu primeiro título mundial em menos de 2 anos, apenas para exemplificar!
Freddy: Para finalizar esta excelente entrevista, que me tens a dizer sobre o novo e melhorado roster da Smackdown?
BDani: Acho que disseste tudo nessa pergunta: "Novo e melhorado"! É isso que define o roster da Smackdown neste momento... por um lado ganhou o Triple H, que só por si mesmo já vale tudo e mais alguma coisa, depois encheu-se de talentos magníficos como Shelton Benjamin, Carlito, Brian Kendrick e Jeff Hardy que podem ter grande futuro na SD (Particularmente o Kendrick) e até ganharam um gigante de estimação com o Big Daddy V (Risos)!
Freddy: Será desta que a Smackdown! deixará de ser a "B Brand"?
BDani: Não, não! A hierarquia da WWE é feita para que a SD seja a Brand B e será sempre assim no horizonte... mas que tem enorme qualidade, isso não haja dúvida.
Freddy: Melhor que a RAW?
BDani: (risos) Tal como já disse... aquela santa hierarquia está desenhada para que a Raw seja melhor que a Smackdown e que a Smackdown seja melhor que a ECW!
Freddy: Então, depois disto tudo, vejo que estás a gostar do "Booking" actual da WWE!
BDani: Estou sim senhor! A WWE tem pessoal do mais profissional que há e desde a crise recente nos ratings que o Vince tem metido a mãozinha no programa de forma sucessiva! E os resultados têm estado à vista!
Freddy: Há mais alguma coisa que queiras tornar público?
BDani: De facto as suecas são óptimas para um bom filme caseiro de por... (Censurado) De qualquer forma, penso que resta dizer que aconselho todos a tentarem conhecer mais sobre Wrestling, o seu passado, as origens do que se vê agora, ver alguns combates antigos de actuais estrelas da WWE... enfim, existe muita coisa interessante para estudar!
Freddy: Espero que tenhas gostado. Torno a agradecer o teu tempo e paciência! Quem sabe se isto não se torna a repetir mas por outros assuntos?
BDani: Quem sabe, quem sabe... foi um prazer para mim fazer parte desta entrevista!