Ultimas

Thoughts From The Darkside

Como a qualquer fã de Wrestling gosto de assitir a uma bom combate , seja ele entre High Flyers ou entre Powerhouses ou entre dois brigões de bar que só pensem em oferecer porrada de meia noite , como diria Jorge Botas . Mas há um estilo que sempre me deixou fascinado e que na minha opinião estará um pouco em «extinção» na Wwe

Na Wwe actualmente , temos uma grande variedade de estilos , das chamadas Powerhouses como Batista ou HHH , aos High Flyers como Rey Mysterio e Jeff Hardy, aos Wrestlers mais técnicos como William Regal , aos puros «Brawlers» como Jbl e John Cena , várias são as maneiras de classificar o trabalho «in ring» de um lutador .

Mas de todos estes estilos , um tem estado claramente em queda nos últimos anos na Wwe , em comparação a outras épocas .
Nos tempos em que a minha admiração pelo Wrestling começou , ou seja nos tempos da WWF na RTP , existiam nomes como Bret«Hitman» Hart , «Mr Perfect» Curt Henning , «Nature Boy» Ric Flair , Owen Hart , os Steiner Brothers entre outros que dentro das suas personagens tão diferentes , possuíam algo que os unia , que era o facto de todos eles serem excelentes tecnicistas dentro do ringue, verdadeiros artistas , demonstrando a grande arte do Wrestling Técnico , com as manobras de submissão que pareciam impossíveís de quebrar , os suplexes eficazes mas que ao mesmo tempo faziam as delicías da vista , os rápidos contrataques aos golpes do adversário mas sobretudo a capacidade de contar uma história recorrendo em várias ocasiões apenas á sua técnica .

Mais Tarde através das emissões da Wcw fiquei a conhecer uma nova geração de «artistas do ringue» , nomes como Chris Jericho , Eddie Guerrero , Dean Malenko , Chris Benoit , Perry Saturn e os Japoneses , The Great Muta , Jushin «Thunder» Liger e o Ultimo Dragon . Destes nomes vou destacar Chris Benoit que juntava á agressividade do Wrestling mais puro á noção mais desportiva do Puroresu e obviamente a uma excelente técnica apurada e trabalhada na famosa Hart Dungeon .

Nos tempos que correm na Wwe parece-me que alguns lutadores , especialmente alguns mais recentes , falta-lhes um pouco aquela noção de Wrestling no Tapete .
Actualmente na Wwe , este estilo mais amador do Wrestling , puramente técnico mas com uma dose de agressividade está ausente desde as tragédias envolvendo Benoit e Eddie Guerrero e a partida de Kurt Angle para a Tna .
Neste momento vejo dois praticantes deste estilo técnico , agressivo e brigão que tanto aprecio na companhia de Vince McMahon , são eles William Regal e Fit Finlay que neste momento estão perdidos na Wwe , especialmente Finlay que está envolvido numa rivalidade com um lutador cujo maior feito na Wwe foi o de levar com um Superkick de Hbk em cheio nos dentes nas Survivor Series de há dois anos .
Enquanto que Regal está ainda a cumprir os últimos tempos de «pena» devido á sua recente suspensão , o que deitou na verdade por terra um enorme «push» que estaria a levar .

Existem no entanto outros casos na Wwe que estão «camuflados» por outras funções como é o caso de Jamie Noble , um lutador que ainda antes do fim anunciado da divisão de Cruiserweights estava já programado para servir de «Jobber» para Monstros e Gigantes como Batista , Undertaker e o Great Khali .
A mudança para o Raw parecia não trazer nada de novo com mais alguns «jobs» para Kane e Snitsky mas eis que surge o que parecia ser uma rivalidade com William Regal , mas tudo não passou de uma ilusão já que na semana seguinte , num combate entre ambos , Noble voltou a servir de saco de pancada , deixando uma rivalidade que em termos de trabalho em ringue prometia bastante completamente arrasada . Noble para a maioria daqueles que não conhecem o seu trabalho na ROH ou no Japão não vêm o lutador que Noble verdadeiramente pode ser .
Mas verdade seja dita a sua altura não o ajuda muito , tendo em conta o pré-requesito que existe na Wwe , tirando raras excepções .

Numa outra perspectiva totalmente diferente , temos Montel Vontavious Porter ou simplesmente MVP .
Um lutador que por alguma razão ainda não saiu do «limbo» da Wwe , estando na fronteira entre o Upper Midcard e o Main Event .
Possuidor de inegáveis capacidades técnicas , Mvp tem uma maneira de estar no ringue que se conjugaria na perfeição com o estilo técnico que na minha opinião está em falta na Wwe .
Mas também devido á personagem que interpreta , o move-set deste lutador não reflecte aquilo que as suas capacidades técnicas poderiam permitir , inclusive no finisher em que embora me parece adequado á sua personagem convencida e arrogante , um finisher de submissão seria o complemento ideal para o «Half Man ,Half Amzaing» Mvp .

Muitos outros casos poderiam ser aqui falados como Shelton Benjamin , Matt striker (esse mesmo) entre outros mas ficará para outra altura . No entanto , a Questão que vos quero deixar é a seguinte :

- Estará a técnica da força a tornar-se superior á força da técnica ??

- Estarão as Powerhouses ou os High Flyers a sobreporem-se aqueles chamados de «artistas de ringue» ?


- Será este cada vez mais um estilo fora de Moda ?


Fiquem bem e cumprimentos
Com tecnologia do Blogger.