Ultimas

Turn on the Brightlights #6

Olá, bem-vindos à sexta edição do Turn on the Brightlight. Vamos então à habitual revisão da semana WWE.

RAW
Thumbs up: Promo de Jericho; Cena vs Priceless ; Main Event
Thumbs down: O Main Event a enterrar o midcard.
Nota: 6\10

Intercontinental Championship

Neste ultimo episódio da RAW, Beth Phoenix, o homem da relação no casal Glamarella, salvou o seu homem de um squash às mãos de D-Lo Brown. O que é que se ganha com isto? Acho que todos já percebemos que é a Glamazon que protege o italiano, e não o contrário. Parece-me que Santino perdeu um bocado a piada desde que tem o titulo, e sinceramente está a ocupar um lugar que podia estar bem melhor preenchido. Kofi Kingston é, juntamente com D-Lo Brown, um espectacular exemplo de como os bookers do programa de segunda-feira desaproveitam o seu mid-card. Espero que Santino seja só um veículo para uma futura feud entre D-Lo e o ganês-jamaicano pelo IC. D-Lo ainda não fez nada de significativo desde o seu regresso, para alem de mostrar grande carisma e intensidade. Kofi Kingston, depois do draft, ganhou o IC de forma manhosa e depois disso ganhou uma feud sem brilho a Paul Burchill. Estas feuds de 2 semanas começam, aliás, a ser habituais com o mano Burchill, esta semana promovido a jobber. Há aqui muito talento, é uma questão de o aproveitar. O papel de Santino não é a segurar cintos, é a dizer parvoíces. O estereótipo Italiano já foi campeão Intercontinental mais vezes que o Hall of Famer "Rodney The Piper"!

Belts, Belts, Yeah, Yeah

Os Cryme Tyme roubaram os titulos aos Priceless (apenas materialmente), e de certeza que não os vão leiloar ao publico. Esta storyline já vista e revista servirá obviamente para dar inicio a uma feud inevitável e que já estava em lista de espera à imenso tempo. Servirá tambem para que os titulos sejam defendidos pelos rapazes de segunda geração num PPV, espero eu. Entretanto, os mesmos rapazes jobaram para Cena, que assim começa a recuperar a sua imagem de super-homem depois das ultimas derrotas, e a ganhar credibilidade rumo ao Championship Scramble. Despachado o favor ao Rapper, venha então essa rivalidade entre ... as duas únicas Tag Teams da RAW?

RAW Championship Scramble

Naquilo que poderia ser um óptimo Adamle Original mas não foi promovido como tal (Boa, WWE!), temos um novo conceito de combate para o Unforgiven. Na sua versão RAW teremos JBL, Kane, Batista e Cena a lutar pelo titulo de CM Punk. Tudo bem, as hipóteses do campeão não parecem muitas à primeira vista, gera-se alguma expectativa. Vamos então analisar os contenders um a um.

JBL : Tenho esperanças que esta seja a ultima vez que vemos o "Bradshaw" num combate pelo titulo, porque sinceramente já cansa. Está mais que visto que não lhe vai por as mãos em cima, e está neste combate apenas porque Jericho ainda está ocupado com Shawn Michaels e Orton ainda não regressou. Sim, porque um combate de 5 homens sem um unico heel seria algo estranho.

Kane : Isto porque Kane não é exactamente um heel. È em teoria, mas não o é na prática. O povo gosta de Kane. Está perto de ser um daqueles faces honorários, nunca será uma heat machine. A maquina vermelha entra neste combate a meio de uma feud(?) com Rey Mysterio - ou será com Batista? Talvez seja com Batista enquanto Rey não volta, talvez Rey tenha sido apenas uma forma de entreter Kane com Batista... Confuso. Muita gente gostava de o ver sair campeão neste combate, mas isso não deverá acontecer.

Batista : Este sim é o candidato mais forte se o titulo realmente mudar de mãos. Vencer Cena limpinho é um push gigante até para o Animal, e não nos podemos esquecer que no fundo foi ele quem deu o titulo a CM Punk, para alem de ter perdido as suas oportunidades por culpa de Kane quando tinha o campeão completamente à sua mercê.

Cena : Não ganha, mas deverá ser campeão interino uma ou mais vezes durante o combate, o que dará uma excelente oportunidade a Vince para estudar a reacção do publico nessas situações e decidir por quanto tempo mais deverá manter Clark Kent afastado do titulo.

Teremos então aqui um combate de homens grandes em que CM Punk está em clara desvantagem. A aposta numa vitória do campeão seria uma forma bastante fácil de subir a sua credibilidade, mas qual seria a vantagem disso? A meu ver, nesta altura do campeonato, seja qual for o boost de credibilidade, Punk não tem força para segurar o titulo por muito mais tempo. Precisa de o perder, de se ver envolvido numa feud sem o titulo à mistura, de sair por cima e depois, sim, tentar recuperá-lo.


ECW
Thumbs up: 6-Man Tag Match
Thumbs down: As calças do Ricky Ortiz.
Nota: 6,5

Gavin Spears

Estreou-se esta terça-feira Gavin Spears, conhecido anteriormente por Shawn Spears na UFC. As razões da mudança são óbvias, até porque não me lembro de ver Shawn Michaels fazer um spear a alguem. Ahm... A estreia foi boa, tendo em conta que teve que jobbar para um homem que compra as suas calças a vendedores ambulantes em estações da CP na linha de Sintra. Um estilo algo old-school, a lembrar bastante Randy Orton, uma boa atitude e o bom pormenor de ter conseguido sacar um bom combate ao homem-do-cabelo-pior-que-o-Carlito. Esperemos que dure mais que Braden Walker.

Main Event e ECW Championship

Certo, o Mark Henry é um heel, mas tambem é o homem mais forte do mundo, certo? Precisar de ajuda duas vezes para vencer um "franganote" como Matt Hardy não ajuda muito à credibilidade do seu cognome. Mas pronto. O que se passa então aqui? Normalmente os title matches realizados nos shows semanais servem acima de tudo para encerrar um capitulo. Ficará Matt Hardy arredado do titulo? Que rumo dar a esta feud que parece não ter mais por onde ir? E qual é o segundo lutador da ECW com mais credibilidade para enfrentar o grandalhão? Ninguem?
Morrison? Teremos de esperar para ver. O Main Event foi no entanto um combate razoável, e Mark Henry está longe de ser tão mau no ringue como pintam. È claro é que não será Matt Hardy a conseguir um bom combate com ele.


SMACKDOWN!

Thumbs up: MVP vs Festus
Thumbs down: Baixa qualidade geral dos combates; Booking manhoso
Nota: 5,5

SMACKDOWN Championship Scramble


Ao contrário do que aconteceu na RAW, em que os participantes no scramble foram simplesmente nomeados pelo GM, assistimos no programa de sexta-feira a vários combates de qualificação, com a curiosidade de nenhum dos qualificados ter conseguido a vitória de forma considerada "limpa". Estas qualificações aconteceram no Smack porque ao contrário do que acontece na RAW, nenhum deles tem uma posição solidificada como Main Eventer. Se por um lado acaba por ser excitante e todos eles são bons workers, mais leves em relação aos do outro scramble, e com condições para dar um excelente espectáculo, as hipóteses de Triple H perder o titulo não são muitas, o que torna o combate algo previsível.

Brian Kendrick : Graças à fúria de Big Show, que por alguma razão obscura foi deixado de fora do scramble, THE Brian Kendrick tornou-se o primeiro participante confirmado. Muita gente tem criticado esta escolha. È verdade que o jovem escanzelado com tiques homosexuais ainda não conquistou estatuto suficiente, mas tambem é verdade que é fantástico no ringue. Não menos verdade, é muito provável que seja ele a receber o ultimo pin, e deverá ser por isso que lá está.

Shelton Benjamin : Merece? Claro. Shelton é incrivel no ringue, e como se viu neste ultimo show, está a melhorar bastante no microfone. O triangulo com Jeff Hardy e MVP continuará neste combate. A questão é : estará esta feud a três desenhada para continuar mais tarde, com Triple H a reter, ou terá sido lançada apenas tendo em vista o próprio scramble, podendo assim um dos 3 sair campeão?

Jeff Hardy : Se alguem ganhar o titulo a Triple H neste combate, será obviamente Jeff Hardy. Tem recebido um push muito subtil mas que lhe dá grande credibilidade e momentum para a qualquer altura atravessar a ténue linha que o separa do Main Event. Basta para isso convencer Vince de que realmente mudou o seu comportamento.

MVP : Outro que está quase, quase lá. O titulo não será para já, até porque tem andado por baixo, mas poderá servir por exemplo para impedir uma possivel vitória de Jeff Hardy, carburando ainda mais a feud entre os dois.

MOMENT OF THE WEEK

Ok, já se torna habitual os momentos da semana estarem relacionados com o Undertaker. È normal, afinal ele é o personagem mais over da WWE. No entanto este momento não foi nada de especial, antes levanta bastantes questões. Refiro-me, claro, ao final do ultimo episódio da Smackdown, em que Vickie pediu desculpas ao Deadman de joelhos, e este replicou que não queria desculpas, que vinha buscar a alma da pobre mulher. Quem é afinal Vickie? È face, é uma heel disfarçada de face, é uma heel arrependida, é apenas uma heel com medo? O rumo da personagem parece-me algo indefinido ou até confuso. Isto porque alguem que quer roubar almas é obviamente um heel, mas o Undertaker nunca o será, o que inverte de certa forma os papéis. Tal como disse Vince aos accionistas, "People are not black and white - They're shades of gray." (As pessoas não são a preto e branco, mas antes tonalidades de cinzento.) Este conceito está a ser muito bem aplicado, fora o facto da viúva Guerrero sair na fotografia como uma parvinha. E o que faz o Undertaker para se entreter antes de partir em busca do titulo de Triple H? Destrói a La Familia inteira? Não me parece uma tarefa muito difícil, ou entusiasmante para nós, espectadores. Espero pelas cenas dos próximos capítulos.

MOVE OF THE WEEK



Que grande combate, Punk vs Jericho! Se o campeão underdog sacasse mais combates assim talvez o seu reinado tivesse mais aceitação. Mas o mais importante neste combate, o mais importante no Codebreaker de Jericho, é a pequena semente que foi plantada para uma feud que poderá acontecer no futuro, quando Shawn Michaels estiver fora do caminho de Jericho. Esta rivalidade poderá acontecer em dois contextos distintos: Será pelo titulo de campeão de Punk, ou já sem o titulo, numa feud longa que poderá elevar bastante o Straightedge.

Quanto ao Codebreaker em si, este foi uma inovação de Y2J para reforçar o seu arsenal aquando do seu regresso épico (e depois desaproveitado pela WWE) com o gimmick Save_Us. Esta manobra, um Double Knee Running Facebreaker, é uma variação do golpe utilizado por Naomichi Marufuji (NOAH\ROH). Chris Jericho terá visto a manobra num show da ROH, optando por utilizar uma variação em corrida. Este move que visualmente parece o acasalamento entre um backcracker e um jawbreaker demorou um pouco a convencer, até porque as suas primeiras demonstrações foram algo frouxas. Jericho voltou a utilizá-lo recentemente com mais espectacularidade e sucesso, e em boa altura o fez. Há quanto tempo não vemos um combate acabar com um Walls of Jericho? O Codebreaker pode ser o finisher perfeito para o lado Heel de Jericho, partilhando com o RKO o mesmo factor "out of nowhere".

Notas Soltas

"The feeling has been tremendous..." Bela estreia de Primo Cólon.

Chavo pode ter-se tornado aborrecido no ringue, mas no microfone está em grande.

Kenny Dykstra - Será que a melhor maneira de promover o seu regresso é vê-lo levar um Pedigree todas as semanas?

A Feud de Finlay e Knox abrandou um pouco (em qualidade) na ECW, e foi bastante mal colocada no meio da Smackdown.
Com tecnologia do Blogger.