Heyman Hustle #9
Aquela altura em que uma geração se vira para outros tipos de entretenimento e uma nova geração é atraída para se juntar à cultura do “Sports Entertainment”.
Quando a era das federações territoriais sucumbiu aos Hulkamaniacs, uma nova geração de fãs, uma nova geração de fãs substituiu a antiga.
Quando os Hulkamaniacs começaram a ir atrás das raparigas ou para a universidade, a Attitude Era, a nWo e a ECW estiveram na ribalta.
Quando esse período chegou ao fim, alguns dos fãs ficaram, enquanto um novo público aparecia, atraído pelas jovens estrelas como o John Cena que refrescavam o plantel.
É essa a razão pela qual o Cena é uma figura tão controversa para o público de hoje.
Metade dos fãs – que provavelmente o era na era pré-Cena - detestam-no.
A outra metade, um público mais jovem provavelmente atraído pelo produto por causa de personagens como o Cena, acham que ele é a personificação de uma nova geração no pro-wrestling.
Essa é a divisão geral, e continua ainda a afectar o público da empresa.
A WWE não sai da cepa torta. O mercado dos PPV's nos Estados Unidos não cresce o suficiente e enquanto os eventos internacionais e as vendas de merchandise rebentam com a escala, o produto em si está a tornar-se uma seca.
A Raw, por exemplo, é um show que se tende a arrastar. Até os grandes episódios não costumam ser grande coisa..
Não estou a embirrar com a WWE-PG. Os dias de spots perigosos e cadeiradas desprotegidas acabaram, especialmente numa era depois do Benoit na indústria do wrestling.
Sim, acreditem ou não, até este Promotor Extremo percebe as limitações do estilo que ele popularizou nos dias de hoje..
No entanto, isso não significa que os shows não possam ser rápidos e excitantes.
Nada tem uma sensação jovem e vibrante. Até o Ted DiBiase Jr. e o Cody Rhodes, que têm 20 e poucos anos e já são fantásticos nos seus papéis, têm cortes de cabelo e equipamento usado por lutadores que estão quase nos 40 anos.
O Randy Orton? Melhor jovem talento nos dias de hoje, que se tivesse 40 anos, mantia o mesmo equipamento e estilo.
Até quando a WWE tenta atrair jovens fãs, é sempre vencida pelo facto que ninguém lá parece estar a trabalhar para um novo público.
A razão disso é que demasiadas pessoas dentro da empresa estão a tentar agradar o Vince McMahon ao invés do público.
À alguns anos atrás, o Vince veio falar com a equipa criativa e disse: "Que banda é que deve abrir a Wrestlemania?"
Todos os tipos de nomes flutuavam, nenhum deles que ajudasse a WWE a manter a posição que tinha.
Quando sugeri os System Of A Down, só um dos membros da equipa criativa conhecia a banda.
Eu digo-vos: se a WWE quer atrair uma nova geração de fãs, precisa de perceber o que move a cultura pop actualmente, e o que vai estar na ribalta amanhã.
Falando nisso, eu gostava de saber como é que uma sala cheia de pessoas que só percebem o que é preciso fazer para agradar o Vince McMahon vai ter ideias que coincidam com os hábitos dos miúdos hiperactivos de hoje?
Como é que um grupo que está treinado para para ter uma ideia milagrosa quando o Vince não concorda com nada vai criar um novo movimento orientado pelos fãs do futuro?
Se a WWE quer abanar com o sistema, aqui fica uma sugestão...
Que encontre três pessoas no roster com que a juventude se pode identificar,, ou que ao menos se mantenham a par das ultimas modas.
Se alguém disser "Os Jonas Brothers são popularíssimos," mostrem-lhe a porta.
Os Jonas Brothers podem ter 17 triliões de visitas no seu MySpace ou Facebook, mas não atraem uma audiência masculina.
Custa muito para o Vince sentar-se com o Rey Mysterio e dizer: “Volta daqui a uma semana com três storylines de topo que continuem até à Royal Rumble”
Não fazia mal nenhum se o Vince oferecesse ao The Miz, que obviamente se mantém a par com as tendências actuais, um pequeno bónus para ter ideias em relação aos nomes, ao invés deste movimento estúpido e contra-produtivo de roubar nomes a outros géneros, como Kenny Dykstra e Dolph Diggler.
Porque é que não tentam ter alguma criatividade e identidade para que os fãs consigam ver o produto como algo original?
É completamente impensável que o Cody Rhodes ou o John Morrison tenham algumas sugestões em relação às suas personagens ou em relação aos equipamentos?
Quando o Vince tiver algumas ideias do Rey ou do Miz ou quem quer que seja, ele que leve essas ideias à equipa criativa e os desafie a criar novos e inovadores conceitos.
O problema é que a WWE, desde a concepção até à implementação de novas ideias, é uma treta porque tudo se baseia no “Culto a Um”
E esse “Um” é o Vince McMahon.
Arranjem ideias de pessoas que não sabem do que o Vince gosta e não gosta e se calhar ainda conseguem uma opinião que possa inovar completamente a indústria.
De que outra maneira é que o actual produto já estagnado vai evoluir para um programa divertido de se ver e onde se possa gastar o dinheiro bem gasto?
Qual é a catástrofe que vai trazer uma nova onda de fãs à WWE? Tudo no actual sistema está "dentro da caixa".
Está na altura de sair dessa caixa, criar qualquer coisa completamente diferente e espalhar a formula mágica WWE em cima...
...E também na perda de tempo em que se tornou o produto de hoje.