Ultimas

Highlight Reel XV





Jericho – Welcome to WN is Jericho! Senhoras e senhores o meu convidado de hoje é nada mais nada menos que um dos melhores cronistas de sempre da nossa blogosfera: ’s Legacy! Sê bem-vindo!


Orton’s Legacy - muito obrigado pela hospitalidade!

J – Caro Legacy, diz-nos o teu nome verdadeiro, a tua idade, onde vives e o que fazes da tua vida?


OL - Um verdadeiro defensor dos oprimidos nunca revela a sua identidade verdadeira!
(vi isto esta semana no "quem quer ser um super herói?")
Mas como não sou herói para ninguém, chamo-me David Nisa, tenho 21 anos e acabo de me licenciar em publicidade

J – Porquê a escolha desse nick? O que te faz (ou fez) assim tão mark por Randy Orton?


OL - Simplesmente porque o Randy Orton é um exemplo que garante felicidade na vida a quem o segue, desde há 4 anos que adoptei a postura "Randy Orton" e desde aí que têm sido sucessos atrás de sucessos.
É um exemplo, uma forma de estar na vida!

J – Enfim, cada um tem o seu estilo de vida... Conta-nos o teu percurso, desde quando acompanhas wrestling, como entraste na blogosfera, tudo até aos dias de hoje…


OL - Via wrestling nas manhas da RTP, mas nunca com grande interesse...
Só me comecei realmente a interessar quando vi o Randy Orton a erguer-se nos grandiosos Evolution.
A partir daí foi paixão ao primeiro olhar, depois fiz um blog com o meu amigo Destiny, o Randy Knock Out onde expressávamos publicamente a nossa grande paixão por tão irrequieto pupilo.
Foi uma questão de dias ate nos convidarem para ingressar em variados blogs da especialidade.
Nunca tínhamos ouvido falar da "blogosfera"... só conhecíamos o Galáxia Wrestling e mal...

J – Aprofundando um pouco... Tu foste convidado para escreveres neste blog mas meses mais tarde saíste de uma forma muito controversa para o BGW, pelo que sei houve algumas discussões e os administradores deste blog não aceitaram bem a tua saída, podes-nos relembrar o que aconteceu?

OL - Claro que sim, após 8 crónicas no Wrestling noticias, o Galáxia Wrestling abriu uma vaga para um novo cronista (concurso de cronistas) e eu, é claro, transmiti o meu desejo ao mark3r de ingressar naquele projecto, o mark3r disse-me logo que eu não ia a concurso e que já estava la dentro. Teríamos apenas de falar em conjunto com o Gandhy e com o Wolve para não estar tudo limpo e acordado, assim, marcou-se uma mítica reunião cujos elementos foram: Orton’s Legacy (eu), Orton’s Destiny (que entretanto também mostrara intenções de ingressar no Galáxia), mark3r, Gandhy e Wolve.
Eu disse ao Gandhy que no galáxia wrestling teria uma maior diversidade de publico e que enquanto cronista, seria mais vantajoso para mim esse ingresso. Especialmente tendo em vista que gosto bastante de debater as minhas crónicas com um maior numero de leitores.
O Wolve disse que nos éramos as "estrelas" do WN e que ambos tinham grandes planos para nós.
Mas as variáveis "número de leitores" e "idade dos leitores" tiveram uma grande importância para mim e acabei por aceitar ir de corpo e alma para o galáxia.
O Wolve e o Gandhy ainda tentaram convencer-me a escrever nos dois blogs alternadamente, mas a minha decisão e a do Destiny estava tomada, no momento reagiram bem e disseram que compreendiam, apesar de ficarem com pena mas não foi isso que se verificou.
Eu escrevi um grande post de despedida no wrestling noticias com as minhas justificações e os meus agradecimentos, pedi autorização ao Gandhy para o postar. Até aí tudo bem mas para grande surpresa minha, no dia seguinte o Wolve apagara-o e demonstrava a sua raiva e a sua falta de respeito para com as nossas decisões, inclusivamente chegou a escrever-me no messenger: "és um egoísta"

J – Bem, isso é de facto uma história muito interessante e controversa... Sei também que posteriormente tiveste outra picardia com o Wolve por alturas da “Caça aos cronistas”, que se passou aí?


OL - Vamos lá a ver se me lembro... os membros mais antigos do galáxia wrestling estavam todos de saída a médio-prazo pelas mais diversas razoes pessoais e profissionais, e o mark3r, incumbiu-me, na passagem de testemunho, a fazer uma gestão dissimulada de toda a redacção, o blog estava em crise, mas nunca aparentou isso, foi por isso que estou muito orgulhoso da iniciativa "caça aos cronistas", conseguimos reestruturar toda a redacção sem que ninguém desse conta de que era isso que estávamos a fazer, com um discurso arrogante e motivador, totalmente encenado os resultados estão à vista, o galáxia continua a ser o melhor blog da especialidade.
O que aconteceu foi que os blogs mais pequenos nunca compreenderam (e ainda bem) os verdadeiros motivos da "caça" e argumentaram: o galáxia não tem necessidade de nos fazer isto e de nos "roubar" os melhores cronistas, a verdade é que tinha mesmo essa necessidade e simplesmente fizemos uso da imagem, das infra-estruturas e dos recursos humanos de que dispúnhamos.
O Wolve foi a voz que mais se levantou quando fui buscar ao wrestling noticias o Puskás e o Hellboy, acusou-me de tudo e mais alguma coisa, ofendeu-me enquanto ser humano (inclusivamente disse a uma pessoa que eu era um filho da put*) e é claro que eu não posso deixar que a fronteira entre a nossa função como bloggers fique difusa e se confunda com a nossa pessoa, aí perdi a cabeça e disse publicamente tudo o que achava a respeito do Wolve (e continuo a achar... não deveria era ter lavado a roupa suja publicamente)

J - E actualmente, está tudo bem entre ti e ele?


OL - nunca mais falei com ele... também nunca falei muito com ele... há pessoas e pessoas...e há relações profissionais e relações de amizade

J – Mudando um pouco de assunto... Qual foi a tua primeira reacção quando o Mark3r resolveu promover-te a administrador do Galáxia Wrestling?

OL - já estava a espera... o mark3r tem grande confiança comigo e sempre fomos muito francos e directos um com o outro, eu sabia que mais cedo ou mais tarde ele sairia e que o futuro do blog passaria ou por mim ou pelo Talionis.

J – Ao que se deveu o teu famoso “heel turn” enquanto membro do BGW?


OL - Como grande admirador e seguidor da conduta "Orton" a passagem de testemunho não poderia ser banal, eu e o mark3r temos tanta confiança que isso faz com que também tenhamos muitas discussões e picardias (bem interessantes por sinal), numa das discussões relativamente ao nosso papel enquanto cronistas, acabamos por expressar alguns pontos de vista discordantes na barra de comentários e certos leitores disseram: o quê? Mark3r vs Legacy? E nessa altura fez-se luz nas nossas cabeças e aproveitámos as achas para acender uma grande fogueira que culminou no nosso combate chibi pelo domínio do galáxia wrestling! Ter ficado o heel dessa "feud" foi uma escolha óbvia, dado que iria ganhar o combate e depois iríamos anunciar que tinha sido tudo uma grande brincadeira para a passagem de testemunho ter mais brilho e participação por parte dos leitores

J - Mas pelo que sei depois o Orton's Destiny envolveu-se e deu-se origem a umas famosas "wars"?

OL - Não, Não! isso foi antes! Como cronistas, eu e o Destiny atingimos um ponto de saturação e a única coisa que nos deu um grande animo para continuar foi a invenção de um novo estilo de crónica onde fazíamos um debate sobre determinado tema, ele defendia uma certa perspectiva e eu outra, no fim, e após os argumentos apresentados, os leitores votavam naquele que tinha razão e no final fazia-se a contabilização dos votos para saber quem tinha ganho.
Temas como: "John Cena é um bom campeão?", "deveria a WWE permitir manobras mais arriscadas?", etc.
Até que começámos a levar aquilo para um registo mais humorístico e foi aí que atingimos a nata das nossas “wars”. Um grande momento! Isto tudo num formato áudio com imagens cómicas a acompanhar.

J – Recentemente outros cronistas também fizeram um “heel turn”, sendo que o mais famoso foi o Last Rider, consideras isso uma imitação?


OL - Não, é claro que não... certamente também não fui eu que inventei este tipo de abordagem mais teatral, estamos sempre abertos a influencias exteriores e quando são boas influencias são importantes para fomentar a inovação, pegar em algo que já existe e dar o nosso cunho pessoal.
Bato sempre palmas quando alguém arrisca na inovação... mal ou bem, tem sempre o meu apoio. sou anti-rotinas e comodismos.

J - O que achas de Last Rider? Já foram feitas comparações entre tu e ele...

OL - Já? Eu já não acompanho a blogosfera actualmente... só quando determinado assunto sai da casca e é despejado por todo o lado... Como por exemplo aquela história do noites ferreira... como é que isso acabou?

J - Pois, isso leva-nos à próxima pergunta...ainda ninguém descobriu quem é o famoso "Noites Ferreira" mas pelo que sei tu afirmas que quem está por trás dele é Last Rider, quais são as tuas razões para essa certeza?

OL - Mas há desenvolvimentos dessa história? Ou seja, ele continua à solta a causar estragos?

J - Felizmente (ou não) nunca mais se leu nada dele...


OL - Bem... eu já vi algumas iniciativas inovadoras do Last Rider e posso afirmar que depois de mim, apenas ele e o Higuita inovaram na blogosfera. Juntando a isso o facto de ambos escreverem bastante bem, é óbvia a admiração que tenho pelos dois.
Vi algumas estratégias do Last Rider de entrar também pela vertente teatral, umas muito bem conseguidas, outras nem por isso... e quando vi esta "aparição" do noites ferreira pareceu-me um padrão muito similar... das duas uma: ou seria um gajo que ninguém conhece ou seria o Last Rider... ainda para mais tinha um registo de escrita muito próximo do dele... ma se ele ainda não admitiu, pelo que me estás a relatar, posso-me ter enganado... mas ia jurar que era ele!

J - Mudando um pouco de assunto... Das pessoas que convidei para este espaço aqui no Wrestling Noticias, contei-as todas e sete dizem que és um dos bloggers que mais admiram na nossa blogosfera, sentes-te orgulhoso?


OL - Não vou mentir. Claro que me sinto. Acima de tudo tentei inovar e mostrar faces de prismas ainda pouco exploradas, quer no campo da reflexão, quer do humor...
Em suma, dar algo de novo a um sem numero de leitores e faze-los ver certas particularidades, quer do wrestling, quer da vida, que se calhar ainda lhes tinha passado ao lado, pôrr as pessoas a pensar, influencia-las, e fazer com que essas leituras possam influenciar o seu comportamento no futuro!
É isso que tenciono fazer como criativo na publicidade, utilizar meios de comunicação de massas, como a televisão, a rádio ou os outdoors, e fazer as pessoas pensarem e modificarem certas perspectivas... influenciando de forma indirecta os seus comportamentos futuros.
Se me dizes que as pessoas gostaram do que leram, fico orgulhoso e espero que isso contribua de alguma forma para o seu futuro!

J – Apesar de tudo ainda há leitores que não vão com a tua cara e pelo que me dizem, nem com a tua voz, que tens a dizer sobre isso?

OL - nem eu vou com a minha voz... (Lol) mas é a que tenho! Há coisas mais importantes do que essas superficialidades, quanto a não irem com a minha cara... é obvio que criei alguns inimigos.
A minha faceta teatral é muito irreverente e provocatória e certas pessoas com certeza que não conseguiram distinguir a personagem da pessoa real (nem tinham essa obrigação)
Por exemplo.... No princípio desta entrevista comecei num tom totalmente teatral a falar da minha paixão pelo Randy Orton e numa forma de estar na vida, é obvio que isso é extremamente exagerado e estou novamente a interpretar uma personagem fazendo uso da hipérbole, mas com certeza irão haver leitores que vão dizer: este gajo só pode ser gay! - Pois não vão distinguir a hipérbole da realidade.

J – Bem, já conhecemos as pessoas que te admiram mas então e tu, quem admiras mais nesta blogosfera?

OL - Uma pergunta muito difícil... amigos, amigos... só tenho um. É o Talionis.
Depois conheci pessoas com quem tive boas conversas e uma boa dose de confiança online: o LIONHEART (Jorge Eusébio), o Mark3r (Artur), o M. Striker (Hugo), o Higuita (Carlos David), o Formiga, o Puskás, o Hellboy, o Kanellis.... Espero não me estar a esquecer de ninguém.
Essas foram as grandes pessoas que conheci durante estes tempos... depois, enquanto cronistas... admiro muito o CRCC, o Higuita, o LIONHEART, o Talionis, o Striker, o V1 e o Last Rider.
Como pessoas dedicadas a isto, só posso dizer dois nomes: Talionis e Rute.
Espera, esqueci-me do Jorge Botas! Não o considerei porque também esteve pouco tempo cá! Mas também é um bom amigo! E o Destiny é claro! Mas esse já conheço há vários anos…

J – Boas escolhas de facto... conheço alguns pelo MSN e parecem-me ser realmente bons tipos. Tu (mesmo estando afastado) és administrador do “maior” blog de wrestling de Portugal, muitos cronistas ambicionam lá chegar, diz-nos quais são os teus blogs de referência para fazeres contratações e quais os aspectos fundamentais para contratares um certo blogger?

OL - Os blogs de referência são 3: o Wrestling Noticias, o XBooker e o Wrestling Fever. Cada um com as suas qualidades e defeitos. De resto, não conheço grande coisa, mas acredito que existam pessoas com potencial para lá destes 3.
Para contratar um certo cronista só são necessárias duas coisas: um bom domínio da língua portuguesa (para se poder expressar) e a principal: muita criatividade e coragem.
para mim é a característica que distingue um cronista banal de um excelente.

J – Esses três blogs são realmente uma grande referência para o administrador do BGW, espero que brevemente tomes também o meu AWP como referência... Enfim, tu és administrador de um blog que pratica a famosa e controversa “politica de exclusividade”, que opinião tens sobre ela e porque razão a utilizam?

OL - Eu continuo administrador, mas a minha acção neste momento é escassa. Apenas faço uso da minha influência em momentos críticos ou quando o Talionis me pede ajuda nalguma coisa... o tempo não é muito... quanto à política de exclusividade.... Concordo a 100% com a mesma.
Eu tenho facilidade em escrever, mas mesmo assim considero muitas vezes complicado conseguir fazer uma crónica semanal para um blog... agora pergunto: como é que uma pessoa consegue manter a qualidade escrevendo varias crónicas por semana? Para mim isso não faz sentido. A favor da qualidade (porque escrever um texto não é uma brincadeira, como muita gente pensa e demonstra) e é por isso que às vezes lemos coisas de outras pessoas e sentimo-nos embaraçados...

J - Sim, mas apesar disso, equaciona este exemplo, imagina que me contratavas para o BGW para fazer crónicas, achas que não seria demais se me proibisses de postar entrevistas no WN em virtude dessa politica?

OL - Não te proibiria de nada, mas quem está no BGW sabe o ambiente de pertença e de fraternidade em que trabalhamos e decerto serias tu próprio a querer passar esse espaço também para o BGW. É simples! É como jogar num clube de futebol onde nos sentimos felizes... não faz sentido irmos jogar para outros clubes... a nossas casa é aquela!

J – Costuma-se dizer que a verdade vem sempre ao de cima e por acaso neste caso vem na última edição do Highlight Reel aqui no WN, há rumores de que vários blogs pagam aos seus cronistas e pelo que sei este “zunzum” é verdadeiro até porque já te fizeram uma proposta envolvendo dinheiro, podes-nos contar tudo?


OL - sim, é claro! o galáxia wrestling não paga a ninguém... somos amadores e defendemos que tem de permanecer assim para sermos isentos e para levarmos as coisas como um hobbie genuíno e não como uma obrigação mas de facto o Ricardo Barbosa ofereceu-me dinheiro para me transferir para o XBooker, 10% das verbas mensais da publicidade dos Google adds. É claro que recusei... sinto-me bem no galáxia e não é o dinheiro que me vai fazer querer mudar de sitio.

J – Mudando mais uma vez de tema... O Wrestling Noticias já desde à algum tempo que tem apresentado conteúdos bastante interessantes e a um nível de topo, muitos dizem que já ultrapassou o BGW, na tua opinião, qual é o que está melhor?


OL - Como te digo, já não acompanho a blogosfera actualmente... só passo mesmo pelo BGW algumas vezes e muito raramente pelos outros.. Mas se me dizes isso, fico feliz por sabe-lo!
Um pouco de concorrência é sempre bom para melhorar a qualidade de ambos os blogs!

J – Concordo plenamente... Bem, não sei se tens estado a acompanhar a actualidade do wrestling, mas se sim, o que estás a achar do momento actual da WWE?


OL - Não tenho acompanhado como gostaria... mas acho que está muito bem. É pena é o Triple H estar a fazer uso da sua influência na SmackDown.... ninguém entende este "descanso" do Edge.. e há tanto talento naquela brand... the Brian Kendrick, MVP, Shelton Benjamin, R-Truth, Jeff Hardy...
Na Raw, estou a apreciar o Chris Jericho campeão e a sua feud com o Shawn Michaels e estou a adorar este regresso do Randy Orton... gostava que ele se tornasse num “tweener” e tudo leva a crer que as coisas estão a caminhar nesse sentido.
ECW não acompanho.... O John Morrison deveria estar na SmackDown para evoluir na companhia dos outros.

J – Bem, chegámos ao fim da entrevista, agradeço o pequeno sacrifício que fizeste para a fazermos agora, gostei de te ter aqui neste espaço, desejo-te boa sorte na tua vida pessoal e blogosférica!

OL - Muito obrigado, o prazer foi todo meu! e gosto bastante deste teu espaço! Boa sorte com o mesmo!


PS: É verdade, esta é a última edição do Highlight Reel aqui no WN, enviei um email ao Gandhy explicando as minhas causas, à hora da postagem ainda não o recebi mas penso que compreenderá.
Em relação a este blog que me deu um “push” na blogosfera eu pego nas palavras de um wrestler que admiro muito: “I’m sorry, I love you”.
Com tecnologia do Blogger.