As Crónicas de Lance Storm XVIII
Recebi mais feedback com a minha crónica “Heels Fixes”, da semana passada, do que em qualquer outra que escrevi. A maioria das pessoas concordaram plenamente com o meu pensamento mas a crónica também gerou algumas questões. Por causa dessas dúvidas, esta semana decidi expandir a minha opinião sobre os heels.
Os mails mais comuns eram aqueles em as pessoas perguntavam-me qual era a minha opinião sobre Heels Cómicos. Heels Cómicos é um grande tema para abordar porque existem muitos altos e baixos ao ser um deles. É um papel muito comum e sou favorável a esse tipo de personagem, porque acho que o papel de heel cómico é muito útil e importante.
A chave para seres um bom heel cómico é fazeres com que sejas o centro das tuas próprias piadas. Tu queres que os fãs se riam de ti, não contigo. Quando os fãs se riem da desgraça dos heels ou o quanto palhaços acham que eles são, na generalidade eles estão a apreciar esse tempo e a divertirem-se consigo mesmo. Uma pessoa sente-se sempre melhor consigo mesma quando observa alguém a ser um palhaço ainda maior do que essa pessoa é.
Existem muitas pessoas por todo o mundo que desejariam ser mais fixes ou mais populares do que são. Ver um heel a ser um completo falhado e ser alvo de risota por todos os outros permite aos fãs pertencerem ao grupo dos fixes. Todos espectadores se riem e dizem o quanto esse heel é um palhaço e isso sabe bem. Ao ser-se o maior idiota na “sala” o heel cómico deixa toda a gente a sentir-se como se fossem os miúdos fixes.
Actualmente o melhor heel cómico presente nesta indústria é o Santino Marella. Ele é tão divertido e engraçado que estou sempre desejoso de ver os seus segmentos todas as semanas no RAW. Mais importante ainda do que ser divertido e engraçado o Santino fá-lo sem querer transparecer isso, isto é, quer dar a ideia de tudo o que diz e faz é a sério. O Santino faz de tudo para ter a certeza de que é o centro de todas as piadas. Não interessa o quanto idiota és, porque podes ver o Santino Marella e reconfortares-te com o facto de ele ser um idiota ainda maior.
Não me interpretem mal, para se ser um bom heel cómico não basta ser-se um idiota e um palhaço, tem que se ter mais habilidades. O timing das piadas e as expressões faciais do Santino são fantásticas. Ele faz promos tremendas e é um performer muito talentoso. Não é qualquer idiota que consegue ser membro dos 3 Stooges (Trio cómico dos tempos da avozinha), é necessário muito talento.
Uma vez que se tenha um heel cómico em mãos tem-se um produto muito útil. O que disse a semana passada sobre ter-se 2 pessoas com quem sair e se uma for mais fixe, o outro parece um falhado. Com o heel cómico, encontras-te numa situação em que tens 2 pessoas e uma é um autêntico idiota, a outra pessoa automaticamente é considerada fixe. Um bom heel cómico faz com que a audiência apoie qualquer baby face. Por causa disto os heels cómicos são adversários perfeitos para baby faces que sejam estreantes. É difícil o público estar com alguém que não conheça mas um heel como o Santino que está bem estabelecido faz com que o público apoie o tipo novo só para que este embarace o Santino. Ele é tão bom no seu papel que o público reza para que alguém apareça e lhe dê um murro na cara para o calar, por isso qualquer baby face que o faça sairá, com certeza, por cima.
O heel cómico é também muito útil porque é mais prescindível e não necessita de ser tão protegido quanto os outros heels. O seu heat não é gerado pelo facto de serem uma ameaça aos baby faces e também não necessitam de ser credíveis. O Santino tem sido usado para promover uma data de storylines e até foi batido por raparigas algumas vezes. Isto provoca sempre uma grande reacção por parte do público e como o heat do Santino é gerado através de actos cómicos essas derrotas não destroem a sua credibilidade e o seu valor para a companhia.
O heel cómico também é uma boa forma de mudar o ritmo de um show. O Vince sublinha várias vezes que a WWE é um espectáculo variado e isso talvez seja uma descrição muito boa. As pessoas vêem wrestling por várias razões. Alguns gostam da técnica, outros da violência, outros das mulheres e alguns das partes cómicas. Se tiveres 2 combates muito duros e violentos durante um show não os queres ver de seguida. Os fãs enjoam-se depressa de ver a mesma coisa. Um momento cómico entre esses 2 combates dá ao público uma pausa da acção que ocorreu e pode também elevar outros combates ou fazer com que se pareçam mais violentos em contraste com a vertente cómica.
Existe um ponto negativo ao ser-se um heel cómico, é o facto de não se conseguir ser um “Main Eventer”. Por causa da sua natureza cómica estes heels não têm muita credibilidade e nunca são levados a sério. O problema neste processo é que um combate a sério por um Título Mundial atrai dinheiro e o acto cómico simplesmente faz parte do entretenimento. Os heels cómicos não serão Campeões Mundiais porque raramente vencem combates. Ao ser-se heel cómico obtém-se grandes reacções por parte do público e faz-se com que o baby face saia por cima, mas caso o baby face seja derrotado, ele será derrotado por um idiota e no rescaldo do processo sai descredibilizado.
São poucos os baby faces que são derrotados por heels cómicos e o papel de heel cómico é feito para que os seus oponentes saiam por cima. Este tipo de papel é muito valioso e da uma certa estabilidade em termos de emprego, mas tem que se estar preparado para se perder uma data de combates e aceitar o facto de nunca se vir a ser um Main Eventer.
Lance Storm