Ultimas

Tomos de Eternidade

E hoje trago o capítulo final do feudo Vader vs Cactus Jack.

No combate anterior Vader tinha como objectivo, não apenas vingar a derrota da semana anterior, mas sim destruir Jack e acabar com a carreira dele. Razão pela qual Vader o plantou no chão de cimento com uma powerbomb. Um spot temível até para os padrões do Foley.
Foley não saiu incólume deste bump, uma vez que ficou momentaneamente paralizado no lado esquerdo do corpo.
Este spot teve como objectivo tirar a personagem Cactus Jack da televisão, de forma a dar-lhe tempo para recuperar de algumas lesões resultantes de variados bumps, bem como lhe dar tempo para estar com a família. Tinha-lhe nascido a filha se não me engano.

Foley queria que a sua ausência fosse tratada como um assunto extremamente sério, construindo assim um grande combate de desforra. Contudo a direcção da WCW decidiu fazer uma história onde, como resultado da powerbomb, Cactus Jack perdia a memória. Para tal gravou várias promos onde Cactus procurava descobrir quem era.

Em baixo está: "Cactus Jack lost in Cleveland".





Mick escreveu no livro dele que detestou esta decisão da WCW, uma vez que considerrava que estavam a transformar um feudo sério numa piada. Foley considerava que a WCW considerava este feudo "demasiado perigoso" para a televisão, razão pela qual o tentaram "amaciar".

Cactus Jack enventualmente recuperou a memória, atacando Vader apôs este derrotar Davey Boy Smith no Clash of the Champions em Agosto de 93. Vader e Cactus Jack retomaram o seu feudo colidindo no Halloween Havoc em Outubro, onde a gimmick do PPV era "Spin the Wheel, Make the Deal". Todos os combates eram decididos ao calhas rodando uma roleta. Para o confronto entre os dois calhou um Texas Deathmatch.

Este foi considerado o mais brutal combate que a WCW vira desde a sua criação em 88( e ainda hoje está muito perto do topo). As regras eram algo estranhas uma vez que, além de ser necessário obter um pin para o árbitro começar a contagem até 10( como um Last Man Standing), apôs o pin havia um período de espera de 30 segundos, apôs o qual o árbitro começava a contagem de ambos os combatentes, caso ambos estivessem no chão.






O combate como poderam ver não desiludiu, sendo tão violento e brutal como os anteriores( embora aqui o Foley não tenha saído lesionado).
Contudo esta mesma violência levou a que a direcção da WCW decidisse nunca mais opôr Vader a Cactus Jack num PPV, e terminaram de imediato o feudo.

Quais os resultados deste feudo.
Vader saiu com a sua aura de monstro solidificada, devido a ter conseguido destruir aquele que era visto como o mais louco e perigoso wrestler da WCW. Isto ajudou a tornar o seu feudo seguinte, contra Ric Flair( com um fabuloso combate no Starrcade, recomendável a todos), muito mais especial.
Cactus Jack saiu elevado deste feudo, tornando-se um dos faces mais populares da WCW, e com um estatuto que levou a uma eventual conquista dos títulos de tag-team. É um daqueles casos em que não é preciso vencer para ficar over.
Contudo a relação de Mick Foley com a WCW saiu danificada, uma vez que este não gostou da decisão de abortar o feudo, considerando que podia vir a ser um Money-feud. Bem como do conteúdo das promos da perda de memória.

E foi este o feudo Vader vs Cactus Jack de 93.
Em retrospectiva entristece-me que em 97 a WWE não tenha realizado Vader vs Mankind( eles apenas foram parceiros de tag), quando o último era um autênico lunático. Combates bem brutais poderiam ter saído daqui( um Cage match entre os dois teria um potencial enorme... ou uma Boiler Room Brawl).
Também notei que na WCW o Foley levava muitos mais bumps do que mais tarde na WWF( onde a carga acumulada já era bem maior), embora nenhum supere, obviamente, a queda da cela.

Bonús:
Deixo aqui o combate realizado num house-show na Alemanha em 94, onde o Mick Foley perdeu a orelha. Um espectador gravou-o, daí a pouca qualidade.




O Mick corta a orela quando fica com a cabeça enrolada nas cordas( que estavam demasiado apertadas), e aos 8,14 min dá para ver( se se tiver muita atenção) a orelha a cair, apanhando-a o árbitro de seguida.

Para a semana devo escrever uma crónica normal, mas a análise dum feudo regressará futuramente.

manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”
Com tecnologia do Blogger.