Ultimas

Sucesso a qualquer preço - "O meu golpe"

Li este artigo de opinião publicado no edição on-line do Jornal Record, e considerei-o bastante interessante fase a um tema que abalou os últimos dias na WWE.

A peregrina ideia dos guionistas da WWE de inventar uma história na qual Jeff Hardy tinha sido encontrado inconsciente num quarto de hotel caiu como uma bomba no seio da organização norte-americana. Lutadores, adeptos e até pessoas que não acompanham o fenómeno estiveram de olho nas televisões e sites para saber mais sobre o tema, certamente preocupados com a saúde e vida do experiente lutador.

Uma semana depois do terceiro aniversário da morte de Eddie Guerrero, alguém com poder na World Wrestling Entertainment decidiu que era engraçado cativar público com uma notícia desta estirpe. De facto, Hardy foi figura durante o dia e quando reapareceu dos “mortos” com uma caracterização a condizer para subir ao ringue, o “share” do evento bateu recordes.

Contudo, é notório que a crise que atravessa todos os sectores a nível mundial e que na WWE tem feito mossa, com despedimentos e cortes orçamentais, está a motivar um desejo cego por melhorias de audiência e vendas, fazendo com que esta triste invenção tenha tomado lugar.

É verdade que a WWE já fez destas várias vezes, com encenações de actos de terrorismo, racismo, necrofilia e até violação. Eram outros tempos e a mediatização do wrestling tinha necessariamente outra dimensão. Apesar de nessa fase até existirem algumas “alminhas” que acreditavam que o que se passava dentro e fora do ringue era verdade, a comunicação social não se intrometia como agora no fenómeno.

Actualmente toda a gente sabe que o wrestling é um espectáculo que move milhares, que tem guionistas que preparam as “story lines”, que os lutadores são actores que preparam os movimentos durante meses, que as lesões são inventadas para as estrelas terem férias e que o controlo de substâncias ilícitas é inexistente. Por estes motivos, quando a notícia da morte de um lutador chega à imprensa generalista, como foi o caso trágico de Chris Benoit, ninguém pensa que se trata de uma invenção.

Com esta brincadeira à volta do estado de saúde de Jeff Hardy, lutador que já teve vários problemas com droga e alcoolismo, a WWE não respeitou a memória de nomes como Owen Hart, Eddie Guerrero e Benoit, entre muitos outros. Passou das marcas e não teve pejo em afastar ainda mais todos aqueles que ainda davam algum valor à forma como o espectáculo é montado.

Triste mas verdade...

Autor: JOÃO SEIXAS
Data: Quinta-feira, 27 Novembro de 2008 - 01:45

Fonte: Jornal Record
Com tecnologia do Blogger.