Ultimas

Tomos de Eternidade

Actualização: Para complementar este excelente texto do Manjiimortal, tomei a liberdade de no final, colocar o combate em análise. Gandhy

A semana passada não tive tempo de escrever a crónica devido a ter de estudar para a universidade. O usual.
Esta semana trago de volta a análise de um combate, uma experiência que realizei á quase um ano, quando analisei os combates Cena vs Umaga em Dezembro.

Hoje trago outro grande combate de 2007.
26 de Agosto de 2007, WWE SummerSlam, WWE Championship match, John Cena© vs Randy Orton.


Este combate será facilmente relembrando por quem andava na blogosfera na altura, uma vez que, apôs um reinado de 11 meses, criou-se um fervor na blogosfera( bem como na internet em si) de que seria neste PPV que John Cena, adorado por muitos, odiado por muitos outros, iria perder o seu título, terminando assim um reinado cuja longevidade ultrapassara o de JBL, que na altura fora o mais longo desde o de Diesel(Kevin Nash) em 1995.
Muito deste fervor adveio dos dois Ortons da blogosfera( Legacy e Destiny), reconhecidos marks do lutador, que defendiam que o momento de brilhar do Randy Orton chegara.

Como fiz anteriormente( e mais recentemente no feudo Vader vs Cactus Jack) darei algum background para os elementos relevantes do feudo, tanto estando directamente ligados a ele, como indirectamente.

Primeiro.
Depois dum feudo com os DX( EU ODEIO OS DX!!! MORRAM E NUNCA MAIS VOLTEM!!!) em conjunto com o Edge, onde os dois saíram maioritariamente por baixo, tendo o Orton sofrido muitas derrotas, o Randy caiu numa espécie de limbo, onde estava no upper-card mas nunca conseguia obter sucesso de forma a avançar para o main-event. Um exemplo foi no main-event do Backlash, um Fatal Four Way entre Cena, Michaels, Edge e Orton, combate onde foi ele a sofrer o pin( para aqueles que se lembram o Orton destruiu um quarto de hotel uns dias antes do evento).
Apôs o Backlash, Orton revitalizou a sua gimmick de Legend Killer, tendo atacado e(kayface) causado uma contusão a Shawn Michaels, que o poria fora de acção indefinidamente.
Orton nesta face tornara-se uma gelada máquina de matar, totalmente concentrada nos seus objectivos, sem nunca deixar qualquer emoção transparecer. Aqui ele também trouxe um novo finisher, um remate á cabeça que ele utilizava para lesionar os adversários, de aqui em diante designado ROK( Randy Orton Kick).
Orton usou este temível ataque para mandar Rob Van Dam para fora da WWE, e de seguida Dusty Rhodes teve o mesmo destino.

E agora o campeão.
Desde que ganhara o título no Unforgiven no ano anterior, ao derrotar Edge num TLC match, Cena conseguira defender com sucesso contra tudo e todos os adversários, desde monstros( Umaga e Khali), a veteranos( Shawn Michaels), a estrelas em ascensão( Bobby Lashley) a múltiplos adversários( Backlash e Night of Champions). Muitas destas vitórias advieram da sua submissão, o temível STFU, que ele desenvolvera no final de 2005, e que já utilizara para vencer Edge e HHH, fazendo desta uma arma temível.
Também é de notar que 2007 fora um ano fantástico para Cena, a nível de qualidade de combates. Começando por aquele que foi na minha opinião o Match of the Year da WWE contra o Umaga no Royal Rumble, dois excelentes combates contra Michaels na Wrestlemania e RAW em Londres, um fantástico Fatal 4 Way, por muito considerado o melhor combate do ano da WWE, o melhor combate da carreira do Khali no Judgement Day, o melhor combate da carreira do Lashley no Great American Bash. E agora contra o Orton no Summerslam, do qual já direi a minha justiça.

Tudo começou a 23 de Julho de 2007, quando Orton foi nomeado pelo Coach(lembram-se dele?) como o Number 1 Contender para o Sumerslam um mês depois. Como seria de esperar Orton não demora muito a mostrar o que vale, dando um RKO a Cena nesse mesmo dia. Depois aliou-se a Carlito para enfraquecer Cena. Para contrabalançar Cena arranjou um parceiro inesperado, o selvagem Umaga!
Orton continuou a destruição do campeão, dando-lhe um RKO numa cadeira num Saturday Night Main Event, e na Raw antes do PPV deu-lhe dois RKOs, solidificando a eficiência do seu golpe.

E chegamos ao dia, ao combate.
Podem encontrar o combate no Hall of Fame do Wrestling Notícias, no lado inferior direito do template. São os últimos 3 vídeos, ainda postos pela grande Deusa, a Rute.

Desde o início que se nota a calma do desafiar, Orton é descrito como um Iceman, não mostrando emoções, apenas uma determinação quase mecânica.
Cena domina o início do combate por meio de headlocks e outras holds, o público que esteve quente durante todo o combate começa um cantíco de “Lets go Cena!!! Cena Sucks!!!”. Orton eventualmente consegue prender o seu headlock, recebendo por isso uma grande reacção. Ambos fazem um excelente trabalho de vender o headlock, normalmente um movimento que o Orton usa quando não tem mais nada( o infame “Ortonlock”), Cena tenta constantemente escapar á hold, mostrando o quanto ela o está a cansar, Randy por seu lado mostra o força que está a pôr na mesma, acrescentando constantemente mais pressão, espremendo a cabeça do campeão.
Cena consegue por várias vezes escapar, usando movimentos como o Back Suplex ou o Bulldog, mas Orton consegue sempre recuperar o controlo, por meio de coisas simples, um golpe na nuca, um dropkick. E de cada vez volta ao headlock, mantendo a sua estratégia de cansar progressivamente Cena. O selling que Cena faz do headlock é fantástico durante todo o combate, sem dúvida o melhor em história recente.
O público frequentemente apoia ambos os combatentes, com cantícos de “Lets go Cena!!! Lets go Orton!!!”.
Orton também desde cedo aponta a cabeça como alvo de ataque, amortecendo-a para o RKO ou o ROK. Orton também mostra que não é estúpido ao contra-atacar uma tentativa de Back Suplex num headlock, algo que Cena já tentara antes. Cena eventualmente recupera o suficiente para atingir a sua sequência de shoulder-blocks, spinning powerbomb e 5 Knuckle Suffle. Cena ameaça logo o FU mas Orton escapa, atingindo o Backbreaker e o Hanging DDT para a primeira grande nearfall do combate. Falha mas Orton continua tão calmo e gelado como no início.
Orton tenta então acabar com o combate, tentando o RKO, Cena escapa mas vai parar fora do ringue onde Orton o atira contra os degraus, conseguindo uma grande nearfall de seguida.
Cena recupera suficientemente a razão para escapar, e atingir o Diving Leg Drop depois de muito suspense. Tenta novamente o FU mas Orton escapa e derruba o campeão.
Orton, todo ele é determinação enquanto espera que Cena se ponha em posição para o RKO, ele mantém a calma, mas nos seus olhos vê-se a antecipação, ele é como uma serpente venenosa pronta a morder, mas ele hesita... e muda de estratégia, decide-se pelo ROK, o golpe que termina carreiras!
A cena é reminiscente dum jogo de futebol, o momento definitivo onde o jogador vai marcar o penalti!
Orton aponta á balisa, prepara-se... REMATA!!! Mas falha!?
Cena desvia-se, e PRENDE O STFU!!! Orton está no meio do ringue, sem para onde ir! Mas Orton não será negado, ele arrasta-se para as cordas, rasteja com todas as suas forças, resistindo á temível força duma hold que já derrotou Edge, HHH, Umaga, Shawn Michaels, Great Khali e muitos outros!
Orton alcança as cordas!!!
Cena tenta mater o momentum, MAS ORTON APANHA-O COM O RKO!!!
Orton tenta a cover, mas o seu pé está magoado depois de estar preso no STFU, Orton perde por isso segundos preciosos.Cover, 1, 2!!!!! Cena escapa!? Cena escapa!?
Pela primeira, pela primeira vez em todo o combate Orton está frustrado, está frustrado porque a alteração da sua estratégia custou-lhe a vitória! O gelo foi quebrado, derreteu com o calor das emoções! Orton levanta-se, cambaleia até Cena... FU!!!!!
Cover 1,2,3!!! Cena ganha e retêm o seu título.

Grande, grande, grande combate!!! Facilmente o melhor combate da carreira do Orton, e mais um grande combate para o John Cena em 2007( que grande ano foi para ele). A história foi simples, mas sólida. O Orton veio completamente concentrado para o combate, todo ele era gelo, era uma máquina implacável. Ele tinha um plano, cansar o Cena e amortecer a cabeça para os seus finishers. O Cena por seu lado fez o que sempre fazia, aguentava a ofensiva adversária, procurava a abertura necessária, e quando a tinha atingia forte e pesado.
O segmento do headlock, que constituiu grande parte do segmento de controlo do Orton, foi muito bem trabalhado, com um sell-job de elevadíssima qualidade da parte dos dois adversários. Cena vendia o quanto a hold o cansava, tentando escapar de várias maneiras. Orton punha o máximo de força na hold de forma a cansar o campeão. Fazia lembrar um combate nos anos 50, 60 ou 70, onde algo tão simples como um headlock era trabalhado até á exaustão.
O ponto fulcral, o ponto de viragem do combate, foi quando o Orton cometeu o erro de alterar a sua estratégia. Ele deixou de querer ganhar o combate, ele só precisava de um RKO para o derrutar. Mas ele mudou de ideias, ele pensou: “Eu vou acabar com a carreira do John Cena, vou tirar-lhe o título, bem como aquilo que ele mais ama. O wrestling.”; e em vez de seguir com o RKO, que lhe teria dado a vitória, ele foi com o ROK, para dar uma contusão ao Cena. Contudo, Karma é um gajo muita f*dido, e nesta ocasião o Orton deu, literalmente, um tiro no próprio pé, falhando o ROK, tendo o Cena prendido o STFU, enfraquecendo o pé que depois, não lhe permitiu fazer imediatamente a cover. O Orton ficou frustrado, perdeu a cabeça durante um momento, e nesse único momento o John Cena conseguiu capitalizar, provando o porquê de ser o campeão á tanto tempo.
Também é de notar que ambos fizeram um trabalho muito bom em construir os seus finishers, ameaçando-os várias vezes, aumentando em muito a reacção do público aos mesmos.
E o facto do John Cena ser um wrestler tão polémico ajuda todos os seus combates, uma vez que ninguém fica indiferente, quer o adorem, quer o odeiem. Estando sempre presente grandes quantidades de heat.

Além do mais neste combate eles conseguiram eliminar as 3 maiores fraquezas do Randy.
1- Fizeram o headlock significar alguma coisa através do selling mútuo. Normalmente o Orton prende o headlock quando não tem mais nada que fazer, não outras holds, não tem transições. Neste departamento o Cena mostrou mais variedade no início do combate.
2- O Randy tem um move-set infímo. Mais pequeno inclusivamente do que o Cena, razão pelo qual ele tem de o saber usar com o timing correcto. O que ele faz aqui, quer seja a quebrar o ímpeto do Cena, quer seja a causar dano na cabeça.
3- O Orton é sempre acusado de ser demasiado robótico na sua postura, na sua expressão, na sua maneira de falar. Como aqui ele estava a fazer o papel da máquina assassina e insensível, essa postura resultou muito bem a favor dele.

Outra coisa que se nota bem neste combate, são os pontos fortes do Cena, o selling e o timing para fazer as comebacks. O que faz dele um fantástico babyface. Isso mais o move-set reduzido que ele tem( embora não tanto como o Orton), fazem com que eu duvide que ele pudesse ser um heel eficaz, uma vez que heels necessitam de ter longos segmentos de controlo para o combate funcionar.
A coisa é que o Cena é demasiado bom a fazer o papel de babyface.

Este combate deu uma grande lição ao Orton. Mostrou que ele não conseguia vencer o Cena num confronto puramente de wrestling, ele precisava de o distrair de alguma forma.
E foi aí que o Sr Cena entrou em cena. Ao atacar o pai do John, acontecia-lhe o mesmo que ocorrera ao Orton durante o combate, o foco deixava de estar em ganhar, para passar para a destruição do adversário, o que eventualmente levaria a alguns erros, nos quais o Orton poderia capitalizar.
Foi o que ocorreu no Unforgiven, onde o Cena estava tão preocupado em atacar o Orton, que foi desqualificado. No PPV seguinte, o No Mercy, não tenho dúvidas que Orton ganharia o título, uma vez que a estipulação funcionava a favor dele. Mas o Cena lesionou-se... e nós ficamos privados deste grande feudo.
E quando pensamos que na Wrestlemania teríamos o novo capítulo desta rivalidade, o HHH meteu o seu descomunal nariz no assunto, e destruiu o maior main-event desde o The Rock vs Stone Cold Steve Austin na Wrestlemania X-Seven.

E aqui fico esta semana. Para a semana os Tomos regressam(espero).
Fiquem bem.

manjiimortal
“ Death is merciless. But let me tell you... Not being able to die is crueller still.”


Combate Randy Orton vs Cena SummerSlam
WWE Championship



Com tecnologia do Blogger.