Ultimas

A história por detrás dos combates VI

Bret"The Hitman"Hart vs. "British Bulldog" Davey Boy Smith
Summerslam '92 pelo Título Intercontinental
29 de Agosto de 1992 - Estádio do Wembley, Inglaterra



O combate seguinte, aconteceu numa altura em que os títulos tinham valor e não como agora que estes valem o que valem. O combate aconteceu no SummerSlam de 1992 e opôs o campeão Intercontinental da altura, Bret Hart ao seu cunhado Davey Boy Smith, o British Bulldog.

Introdução:

Em antes de falar especificamente do combate, vou como que fazer uma introdução aos tempos antes do evento. Para começar devo falar de uma pessoa ligada aos dois intervenientes do combate, este é Dinamite Kid, este por aquela altura era casado com a irmã da esposa de Bret Hart e para além disso era primo de Davey.

No ano de 1986, Dinamite e Davey, os British Bulldogs faziam equipa na WWF e eram campeões de equipas, havendo de perder os títulos para a Hart Foundation de Bret Hart e Jim Neidhart, contra quem tiveram excelentes combates na época. A perda dos títulos deveu-se a uma lesão nas costas de Dinamite Kid.



Dinamite Kid e Davey Boy Smith com os títulos de equipas

Os problemas para Dinamite Kid começariam no ano seguinte e no arrasto desses problemas foi Davey Smith. Primeiro porque depois da lesão, Kid numa mais foi o mesmo. Quando este e Smith combateram na Wrestlemania III quem carregou a equipa foi Smith pois Kid era somente um lutador do estilo murro/pontapé, e que ocasionalmente aplicava um snap suplex ou uma diving headbutt. Para piorar a situação de ambos, veio a publico que ambos eram dependentes de painkillers e finalmente porque Kid fez muitos inimigos na WWF devido a sua agressividade em ringue mas principalmente porque ele e Davey Smith eram conhecido no balneário por mandarem boquinhas foleiras e pregarem partidas.

Recorde-se a passagem na autobiografia de Mick Foley em que este diz que quando jobber na WWF lutou num combate de equipas contra Dinamite Kid e depois desse combate, Foley esteve alguns dias sem puder comer comida sólida, para além de Kid o ler lesionado numa perna.

O pior incidente que Dinamite Kid teve foi quando este se envolveu num conflito em pleno balneário com Jacques Rougeau. Este incidente tem várias versões mas a mais badalada por assim dizer é por sinal uma versão em que Dinamite Kid e Davey Smith estão inocentes. A versão é a seguinte:

Durante um show, os irmãos Rougeau pediram a Curt Henning para este olhar pelas suas roupas no balneário enquanto estes combatiam, pois era partida dos Bulldog cortar a roupa dos outros lutadores enquanto estes estavam no ringue. Curt Henning durante a ausência deles não vai de modas e ele mesmo corta a roupa dos Rougeau e enfia-se na casa de banho. Quando os Rougeau voltam e viram aquela situação ficam passados da cabeça e Curt Henning justifica-se como estando na casa de banho e não tendo visto nada.

Os suspeitos principais, segundo os Rougeau eram os Bulldogs pois este era o seu modus operandi. Os Rougeau vão fazer queixa a Vince McMahon e mal Dinamite Kid sabe disso não vai de modas e vai pedir uma explicação a Jacques Rougeau mas o seu modo de tirar as satisfações é que não foi muito adequado e no final tinham levado na tromba quer Jacques ,quer o seu irmão Raimond que apesar de serem uns calmeirões, levaram forte e feito devido á formação que Kid teve em várias lutas. Assim os dois calmeirões vão para casa, com a tromba uma desgraçada e sobretudo com a honra manchada, por um franganote os ter posto naquele estado.

Já em casa, os Rougeau fazem queixa ao seu tio Johnny, um calmeirão veterano que diz que eles teriam de se vingar e isso aconteceu passadas duas semanas, onde no edifício onde os wrestlers estavam alojadas, Jacques apanhou Dinamite Kid e enfiou-lhe tamanho murro que Dinamite ficou sem quatro dentes e a boca ficou toda em frangalhos. Dinamite sangrou como um porco mas manteve-se de pé. Vince depois de tomar conhecimento disso despediu Jacques, Dinamite e terminou o contrato com Davey Boy Smith. E isto tudo à pala de Curt Henning.



Jackes Rougeau


Estando Davey e Dinamite fora da WWF estes regressam à Stampede Wrestling que estava na ruína mas o que se esperava ser um balão de ar para a companhia acabou por ser a desgraça desta pelos diferendos de booking que houve para decidir o que fazer com Davey e Kid. Stu Hart passado pouco tempo vende a federação a Vince McMahon mas com a condição de este integrar nos quadros da WWF, Davey, Kid e outros wrestlers mas por mais que Vince quisesse fazer isso não consegui pois naquela altura na WWF era só “gigantes” e que não se conseguiam adaptar ao estilo dos Bulldog sendo só Bret Hart quem conseguia isso.

Então, gorada que estava a hipótese Stampede e WWF, ambos rumam ao Japão e ai obtêm sucesso ao terem grandes combate com Chris Benoit, os Malenkos, Kawada, mas também foi ai que tiveram um grande susto principalmente, Davey Boy Smith, pois ai tiveram um grande acidente de automóvel, Smith foi o principal ferido pois não levava cinto de segurança e no acidente embateu com a cabeça no pára-brisas, acabando por ser cuspido do carro e andar quase 10 metros no ar até cair no pavimento. Smith levou 135 pontos na cabeça mas acabaria de recuperar.

Em Abril de 1990, a WWF e a AJPW fizeram um show conjunto o US and Japan Wrestling Summit no Tokyo Dome. Vince McMahon viu os Bulldogs em acção e foi falar com o líder da equipa o Dinamite Kid e em frente aos outros wrestlers convidou-o a voltar à WWF, Kid olhou para Vince e somente respondeu: “Nem que o Inferno congele”, deixando Vince embaraçado em frente aos outros wrestlers. Vince voltou-se para Davey Boy Smith e perguntou-lhe o mesmo ao que Davey respondeu que estava pronto para regressar. Dinamite Kid ficou tão zangado com esta situação que abandonou a equipa e nunca mais falou na vida com Davey.

Para confirmar o estado em que Dinamite Kid ficou, há um episódio em quando este estava retirado do wrestling e Davey foi lutar à Inglaterra, Kid virou-se para a família e disse para levarem bem a serio o que ia fazer ao Davey Smith. O máximo que Kid conseguiu fazer foi dirigir-se ao edifício do show e partir a mesa de merchandise onde estava o material do British Bulldog sendo imediatamente escoltado para o exterior, onde frustrado somente gritava que iria dar cabo de Davey por este o ter traído no Japão e andar a falar nas suas costas.

Davey ficou mais dois anos no Japão e voltou à WWF quando esta estava a apostar forte na Inglaterra, Bulldog regressou no show de Abril, UK Rampage derrotando IRS no main-event. Isto fez com que este fica-se com um herói do povo inglês.

Bret Hart esse vinha a ganhar o seu espaço na WWF, onde depois nos anos 80 andar a estabelecer-se no panorama de equipas, começava a lutar pelos títulos individuais, Bret tinha conquistado o título Intercontinental na Wrestlemania 8 ao derrotar Roddy Piper. No UK Rampage derrotou Rick Martel.

O porquê de acontecer este combate?

Na aquela altura o negócio era muito forte, as mudanças de título eram planeadas com meses de antecedência. A WWF para mostrar a sua grandeza e aproveitando os laços familiares entre Hart e Smith e também devido ao estatuto ganho por Smith no UK Rampage, decide mudar o SummerSlam desse ano de Washington para o estádio de Wembley em Inglaterra e em vez de Bret Hart lutar contra Shawn Michaels iria lutar contra o herói nacional inglês e seu cunhado, Davey Boy Smith.

A juntar a esta combinação: Cunhado vs Cunhado, público fervoroso e ambiente mágico, a WWF decide dar uma pitada de indecisão de apoio de Diana Hart. Esposa de Smith, irmã de Bret. Esta encontra-se num dilema, não sabe quem apoiar, a WWF explora e espreme isso ao máximo

O combate aconteceu no estádio de Wembley como foi dito, com uma assistência recorde de 78927 espectadores, a segunda maior de toda a WWF/E. Para terem uma ideia do apoio ao British Bulldog, nesse dia a WWF teve um recorde de vendas de merchandise de cerca de 1,5 milhões de dólares, o que ainda é um recorde e a maioria do que foi vendido era alusivo ao Bulldog.

Em antes do evento ter acontecido, British Bulldog tinha estado hospitalizado devido a uma infecção numa perna. Ou seja, o combate esteve ameaçado, mas este aconteceu. Entrando agora nos pormenores e introdução ao combate.

O combate:



Estádio do Wembley, aproximadamente 80000 espectadores assistem in loco, em casa as pessoas assistem e nos comentários estão a meu ver a melhor dupla de sempre de announcer`s da WWF/E, Vince McMahon e Bobby"The Brain"Heenan. British Bulldog entra em primeiro e a seu lado entra o ídolo inglês Lenox Lewis, a reacção é estrondosa. O estádio quase vem abaixo. De seguida entra Bret Hart para uma reacção também calorosa, mas Bret não tira o seu ar frio, mantêm-se como um cubo de gelo. A WWF mostra Diana, está apreensiva e no seu dilema.

Neste combate, seja qualquer que seja a manobra por lutador o outro tentar responder com igual ou superior impacto, excepto é claro no golpe final. A cada manobra de grande impacto, com outra se responde, se um aplica um superplex, outro responde com um sharpshooter, se um vai para uma closeline, outro responde na mesma moeda. Ou seja equilibro, meus amigos, equilíbrio até ao fim e a Diana sempre na corda bamba




Qual será a reacção do publico no final, lembrem-se é em Inglaterra, recordem os golos que se marcam em Inglaterra, será um boom desses ou será uma ovação mais contida? Vejam o combate e digam algo.






Quer se queira, queira não, o combate teve a honra de ser considerado o melhor da carreira do British Bulldog e colocou este definitivamente como sendo uma estrela, do outro lado transformou o mid card Bret em estrela main-event, sendo este combate considerado por ele como o melhor da sua carreira. O combate teve uma nota final de ****1/4.

Aqui termina esta análise deste enorme combate. Fiquem bem e comentários são bem-vindos.

Notas:

Peço desculpa mas os vídeos terão de ser em tráfego Internacional pois estou com problemas de estabilidade da internet, o que me impedem de subir vídeos.

Se quiserem ver algum combate aqui digam, embora haja já uma lista de espera.

Com tecnologia do Blogger.