Stiff Words #10: Review filme "The Wrestler"

Depois de ter visto o filme The Wrestler acho que qualquer fã deste desporto não ficará indiferentes, acho que um misto de ideias se cria em nós. Não sei quantos de vós, já viram o filme, mas eu pessoalmente adorei o filme, embora tenha ficado deveras irritado com o final, ou pela ausência dele, tamanho era o meu estado de envolvimento a ver o filme.
Mas depois de ter terminado o filme e quando pensei melhor naquilo que vi é que realmente constatei que aquele final era o mais adequado.
O filme em minha opinião fala mais da dureza da vida de um wrestler independente e daquelas estrelas do passado que com a idade a sua carreira começou a cair em queda livre. Portanto aqueles que esperavam ver como é a vida de um wrestler tipo John Cenas, Batistas ficarão um pouco desiludidos, mas esse é o objectivo do filme, mostrar como é a vida e os sacrifico sdaqueles que arrebentam o corpo, mas sobretudo a vida para entreter 100 a 150 pessoas por noite, por um punhado de dólares.
O inicio do filme mostra o que disse na ultima frase, um punhado de dólares, um punhado de dólares que recebe um wrestler veterano. Os sete minutos iniciais do filme são perfeitos para mostrar o que é o quotidiano de um wrestler veterano: álcool, pobreza, ser um farrapo humano mas que no fundo só vê o wrestling como a sua salvação e tem a certeza que será o wrestling a tirá-lo do fosso, ou seja o wrestling é a luz no fundo do túnel onde está mergulhado.
Qualquer pessoa que goste de wrestling, fica logo agarrado ao filme com este inicio. Com isto chegámos a primeira parte de wrestling propriamente dito, com a primeira luta de Ram na JAPW. Aqui é mostrado um dos aspectos mais focados no filme, o respeito que os novos wrestlers tem pelos wrestlers veteranos. O modo como se prepara o show também não é posto de lado, como se prepara o combate, o dialogo entre amigos-adversários em que estes discutem como se irá desenrolar o combate, mas o que mais me tocou nesta parte é a cena em que o lutador coloca a lâmina para o blade job no equipamento e o próprio bleeding que o Ram faz durante o combate é mesmo impressionante e que põe qualquer um a pensar se conseguiam fazer aquilo ou não.


Quando disse em cima que um wrestler veterano tem a ideia que o wrestling é a luz no fundo do túnel onde está mergulhado, isto é confirmado de seguida quando é proposto a Ram um rematch para comemoração dos 20 anos do seu combate mais importante e é com essa crença que Ram se prepara, começa a cuidar da imagem e do físico. O cuidar do físico leva-nos a uma das cenas mais importantes do filme. Drogas. No filme, Ram compra vários medicamentos a um tipo que trafica disso e injecta-se de modo a melhorar o seu rendimento físico. a minha opinião é que essa cena era escusada, mas foi o modo de ligação para a parte seguinte do filme e tamém o modo de retartar um dos aspectos mais importantes do pro wrestling actual, o consumo de drogas.
Ram continua a sua preparação para o seu rematch. Chegamos à segunda luta de Ram no filme, um combate deathmach contra o famoso Necro Butcher na CZW. Eles sangram como tudo, é agrafos no corpo, é vidros partidos, é arame farpado, taxas espetadas no corpo. Aqui qualquer um se impressiona com o retirar dos agrafos do corpo e depois disto, terão de dar valor a um lutador de deathmatches, pois evidencia-se um pouco do que sofre um lutador deste tipo para entreter o publico. Ah e a educação do Necro Buther, fica bem presente, o que já tinha constatado na entrevista que este deu recentemente à SMV.


A partir desta parte, entramos na história sentimental do filme, pois Ram, derivado da sua vida de excessos, sofre um ataque cardíaco em pleno balneário da CZW e acorda no hospital com a informação que não pode fazer mais aquilo que gosta, ou seja nunca mais pode lutar, ou seja aquela luz ao fundo túnel acaba-se e este tem de encontrar uma nova solução.
A solução é voltar-se para a família que já abandonou à muito, pois este tem uma filha que raramente pôde estar com ela devido aos seus compromissos no mundo do wrestling. Volta-se para os amigos mas a única amiga que tem é uma stripper por quem se apaixona. Procura trabalho e começa a trabalhar num supermercado como talhante.
Esta parte do filme é a única que na minha opinião pode retratar a vida de um wrestler que esteja numa grande companhia como a WWE, ou seja nunca está presente na família, sempre na estrada, sempre ligado ao wrestling, sem tempo livre.
Ram começa a habituar-se a esta nova vida sem wrestling, começa-se a dar bem com a filha, bem com a sua amiga, mas tem uma recaída, vai ver um show de wrestling, tem uma noite de álcool, cocaína e falha a uma promessa que fez à filha. A sua amiga diz que só quer ser sua amiga, nada mais, a outra solução de Ram também se está a esvanecer, fica de novo na lama.
Durante o trabalho, um fã reconhece a ex-estrela e Ram não suporta isso e simplesmente colapsa mentalmente e sai do trabalho e mesmo impedido de voltar aos ringues, este quer voltar ao ringues para o seu rematch e está decidido a faze-lo, pois como diz Ram, um lutador só termina a sua carreira quando os fãs querem e não quando o lutador quer e que tudo o que ele faça será para agradar o publico, nem que para isso tenha de abdicar da sua família, do seu tempo e sobretudo da sua vida
.

Para terminar, deixo aqui umas pequena nota para vocês pensarem:.

- Não seremos nós fãs de wrestling uns sádicos, pois só queremos que o wrestler faça melhor e melhor, sabendo nós dos sacrifícios que eles fazem?
Bem termino esta análise, vejam o filme e para quem já viu, encorajo essas pessoas a dizerem qual foi a cena do filme que mais vos tocou. Por minha parte as cenas que mais em tocaram foi a cena do deathmatch e a cena da sessão de autógrafos vazia, esta última simplesmente faz qualquer fã deste desporto ficar a pensar o que sente uma antiga estrela deste desporto.