Ultimas

Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna: #24 - Parte 2

Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna
#24 - Raven


Desde um brinquedo a campeão de pesos médios até miúdo rico para um ícone do grunge para terminar num líder de culto. Jim Morrison estava certo. Que viagem estranha que foi.

24. Raven



Nome Real -
Scott Levy

Gimmicks - Johnny Polo; Scott Anthony; Scotty the Body; Scotty Flamingo

Localização - Philadelphia, Pennsylvania

Estreia - 20 de Fevereiro de 1988

Títulos - ECW World Heavyweight (2); ECW World Tag Team (4 – 2 com Stevie Richards, 1 com Tommy Dreamer, 1 com Mike Awesome); EWF Heavyweight; HWA Tag Team (com Hugh Morrus); MEWF Mid-Atlantic Heavyweight; NWA Central States Heavyweight; NWA Pacific Northwest Heavyweight (3); NWA Pacific Northwest Tag Team (3 – 1 com Top Gun, 1 com Grappler, 1 com Steve Doll); NWA Pacific Northwest Television; 3PW Heavyweight; NWA World Heavyweight; UXW Heavyweight (5); USWA Tag Team (com Brian Christopher); WCW Light Heavyweight; WCW United States Heavyweight; WCW World Tag Team (com Perry Saturn); WWF/WWE Hardcore (27)

Outros - 2005 TNA King of the Mountain; Lutador com mais reinados de campeão hardcore da WWF/E; Ultimo campeão do NWA Pacific Northwest Television championship


A próxima paragem de Raven era a WCW, onde em 30 de Junho ele fez a sua estreia ao estar sentado na primeira fila num Nitro. Ele foi apresentado como sendo campeão mundial de uma outra companhia.

Em 21 de Agosto no Clash of Champions, Raven destrói por completo Stevie Richards e retornou de novo à primeira fila do evento. Constitui um grupo a que chamou de Flock. Stevie foi o primeiro a juntar-se a Raven. Raven iniciava uma feud com Diamond Dallas Page.




Raven vs Stevie Richards
WCW – Clash of Cahmpions


Em Outubro, a Flock ganha um novo membro, Perry Saturn sendo seguido por Scottt Vick e Billy Kidman. Semanas após semana, estes continuavam simplesmente a sentar-se na primeira fila dos shows.



Em Novembro, Raven enfrentou Scotty Riggs num combate sem desqualificação. Raven venceu Riggs com a ajuda de uma cadeira. Riggs entrava posteriormente no Flock. Por esta altura, Raven ainda não tinha contracto com a WCW. Os membros finais da Flock foram Lodim Reece e Horace Hogan. Raven assinava contrato com a WCW, onde tinha uma cláusula a dizer que todos os seus combates seriam hardcore (As conhecidas regras de Raven) e que só lutava quando quisesse.

A Flock começou a ganhar títulos, Perry Saturn derrotava Disco Inferno pelo título de televisão. No Spring Stampede de 19998, Raven derrotou Page para ganhar o título dos Estados Unidos, mas infelizmente o seu reinado nem um dia durou pois na mesma noite foi derrotado por Goldberg.




WCW – Raven vs Goldberg pelo título dos US


A perda do título afectou Raven, onde este culpava a Flock por isso, mais concretamente Perry Saturn. Isto levou a um combate entre Raven e Saturn no Fall Brawl e onde com ajuda de Billy Kidman, Saturn derrotou Raven e expulsou este da Flock.

Saído da Flock, Raven entra numa profunda depressão, recusando-se a combater. Regressa aos ringues para enfrentar Chris Jericho pelo título de Televisão, mas perde novamente. Raven deixa o ringue e culpa toda a WCW.



WCW - Raven vs. Chris jericho TV Title


Raven reapareceria em vídeos, onde afirmava que iria voltar para a sua família que era muito rica. Chris Kanyon encontrou-o na Florida e convenceu-o a regressar.

No inicio de 1999, Raven regressa à WCW juntamente com a sua nova acompanhante Chastity que era agora mencionada como sendo sua irmã. Cedo se envolve numa feud com Hardcore Hak (Sandman) e vê Chastity aliar-se a Hak.

Depois disso, Raven volta a fazer equipa com Saturn e em Maio tornam-se campeões de equipas ao derrotarem Chris Benoit/Dean Malenko e Kidman/Rey Mysterio Jr num combate ameaça tripla. Perderiam os títulos para DDP e Bam Bam Bigelow em 31 de Maio.



Em Agosto, Raven volta à WCW depois de um tempo fora da mesma e volta aliado a Vampiro e à Insane Clown Posse. No entanto as coisas no backstage não corriam de feição, Em 23 de Agosto, durante uma reunião no backstage, Bischoff chamava os lutadores pelo nome próprio em frente a todos os elementos do balneário. Bischoff disse a Raven que se não estava contente na WCW podia sair imediatamente da companhia. Raven abandona imediatamente a WCW e chama o seu advogado para colocar um processo contra a WCW.

Raven ainda tinha a cláusula de não competir e logo não podia ir para a WWF que estaria interessada nele. Isto permitiu a Raven combater de novo na ECW. A ECW nessa altura estava a promover um show na TNN onde os Dudleys Boys iriam fazer o seu último combate e iriam para a WWF. No episódio de 26 de Agosto de 1999, os Dudleys ganhavam os títulos de equipas e afirmavam que os iram levar para Vince McMahon como um presente. Tommy Dreamer vem à arena e rouba os títulos, salvando estes. Raven entra na arena e esta quase que vem abaixo. Raven em vez de atacar o seu adversário de sempre, este faz equipa com Dreamer e derrotam os Dudleys e ganham os títulos.







Dudley Boyz vs. Balls Mahoney & Spike Dudley (+ Farewell + vs. Raven & Tommy Dreamer)


Dreamer e Raven mantiveram os títulos até Janeiro e onde perderem os títulos para os Impact Players (Justin Credible e Lance Storm) depois ambos escolheram parceiros diferentes, Dreamer escolheu Masato Tanaka e Raven escolheu Mike Awesome. Tanaka e Dreamer venceram os títulos em 26 de Fevereiro e depois foram derrotados por Raven e Awesome em 4 de Março. No Living Dangerously em 8 de Março os Impact Players derrotaram quer a equipa de Raven quer a equipa de Dreamer e ganharam os títulos. Este seria o último combate de Raven na ECW.

Em Junho, Raven começava a trabalhar para a WWF. Em Setembro Raven fazia o seu debut no Unforgiven ao ajudar Tazz a derrotar Jerry Lawler num combate de cinto.



WWF Strapmatch
Tazz vs Jerry the King Lawler (Raven debut)


Após trabalhar um pouco de tempo com Tazz, Raven voltava às suas origens e depressa entra na luta pelo título Hardcore. Em 30 de Dezembro ele derrota Steve BlackMan e ganha o título. Uma vez que o título era defendido sobre regras 24/7, ou seja, alguém podia sofrer o pin a qualquer hora e a qualquer momento, desde que houvesse um arbitro que fizesse a contagem.



Devido a esta regra, Raven contrata uma pessoa para guardar as suas costas. Em Janeiro, uma mulher vestida de ninja começa a interferir nos seus combates para que Raven mantivesse o título. Em 21 de Março, a ninja finalmente revelou a sua identidade, esta era Tori. Em Abril, Raven já tinha no seu currículo 11 títulos Hardcore.



Raven vs Steve BlackMan
Hardcore Match


No Verão desse ano, começou a famosa Invasão. Raven ficou fora do angle até Paul Heyman reunir todas antigas figuras da ECW. Raven não teve rivalidade com nenhuma grande estrela da WWF. A sua maior rivalidade enquanto na WWF foi contra Perry Saturn. O resto do tempo na WWF foi em combates onde fazia equipa com Justin Credible.

Depois da Invasão, Raven não aparecia na programação da WWF devido à estipulação de quem perde-se nas Survivor Series era despedido. Raven nesse período assinou com a Les Thatcher’s Heartland Wrestling Association no Ohio onde fazia o booking e combatia ao mesmo tempo.



Raven regressou depois do draft extensional em Março de 2002 e a sua primeira acção foi derrotar Maven e ganhar o título Hardcore. Depois de ter perdido o título para Bubba Ray Dudley, este decide ser comentador no Heat. Regressa à Raw para combater e perder para Dreamer num combate onde a estipulação era quem perde-se abandonava a Raw. Raven dedicava-se agora em exclusivo ao Heat.



Raven vs. Tommy Dreamer
Loser Leaves Raw


Raven começou uma storyline onde lhe foi dado o poder criativo mas o angle foi deixado de parte e Raw foi despedido da WWF em 2003.

Dois dias depois, Raven faz a sua estreia na TNA ao atacar Jeff Jarrett e rouba-lhe o título da NWA. Raven exigiu lutar com Jarrett pois proclamava que o título era o seu destino.

Em Março, Raven mostra a sua nova criação, o Clockwork Orange match. Neste combate havia tudo que é hardcore.

Em Abril, Raven forma a stable Gathering e os seus primeiros convertidos foram Julio Dinero e Alexis Laree( Mickie James da WWE). O seguinte foi CM Punk.

A inclusão de Punk é curiosa pois se na TNA eram aliados por esta altura na Ring of Honor, Raven e Punk estavam numa rivalidade profunda que culminou com Punk a derrotar Raven num combate de jaula em Novembro.

Em 30 de Abril, Raven e Jarrett defrontavam-se pelo título, num combate bastante hypado pela TNA. Jarrett vence o combate.



Raven e a Gathering começam uma feud com James Mitchell e os seus discípulos da Nova Igreja. Em 17 de Setembro, Raven perdia para Shane Douglas num combate cabelo contra cabelo. Douglas vence o combate com a ajuda de Vampiro. Na hora de cortar o cabelo, James Mitchell aplica demasiada pressão na máquina e corta o couro cabeludo a Raven é claro este sangrou como um porco.

Após a Gathering ser derrotada num combate de coleira, Raven destrói todos os membros da Nova Igreja até por as mãos em James Mitchell.

Primeiro foi Sinn a ser atacado com murros de corrente, uma semana depois foi Slash num combate de coleira, o último foi Vampiro num Blood Gallows of Retribution. Finamente Raven derrotou Mitchell num Last Man Standing e termina de vez a rivalidade.





TNA – Raven vs Vampiro


Em 17 de Dezembro, novos problemas surgem para Raven quando os seus discípulos Punk e Dinero voltam-se contra ele, permitindo a Abyss que estava a lutar com Raven ganhar o comabte. Raven era expulso da Gathering e o novo manager da stable era Father James Mitchell.

Raven necessitando de aliados, alia-se a Terry Funk e a Sabu e assim derrota a Gathering.

Raven exige um novo combate pelo título e entra feud com o outro candidato ao título, Chris Harris. A feud viu várias vezes Harris impedir Raven de ganhar o título. A feud terminou sem sabor ao ser interrompida quando Harris se juntou a James Storm e fundaram os America Most Wanted.

A próxima rivalidade de Raven era com o seu velho amigo Sabu. Raven foi treinado pelo tio de Sabu o Sheik. De acordo coma storyline, Sheik fez prometer Sabu e Raven que nunca iriam lutar um conta o outro. Raven fez um aliado, Sonjay Dutt e batalhou Sabu até a rivalidade ter caído pois Sabu ganhou uma infecção e teve fora de acção um ano.

Desde ai, Raven entrou numa breve rivalidade com Jeff Hardy, mas seria no Slammiversary de 2005 que Raven encontraria o seu destino ao derrotar AJ Styles, Sean Waltman, Monty Brown, e Abyss num King of the Mountain match e ganhar o titulo da NWA.




King of the Moutain Match - "The Phenominal" AJ Styles vs. Raven vs. Abyss vs. "The Alpha Male" Monty Brown vs. Sean Waltman


Raven começou uma rivalidade com Abyss pelo título, mas á mesma se juntou Jeff Jarrett e Rhino. Sabu e Raven resolveram as suas diferenças até que no dia 15 de Setembro de 2005 com a ajuda dos AMW, Jeff Jarrett conquista o título de Raven.

Raven furioso vai pedir explicações ao presidente da comissão de autoridade Larrry Zbyszko. Após ser expulso do edifico semana após semana. Raven certa vez pegou num microfone e começou a insultar e a dizer mentiras sobre Larry, este não gostou e veio a publico dizer que iria fazer a vida negra a Raven até este assinar a sua rescisão de contrato.



No Genesis, Raven derrotou um mandatário de Larry, PJ Polaco mais conhecido por Justin Credible. No Turning Point, Raven derrotou Chris K( Kanyon) para finalmente no Final Resolution, Sean Waltman derrotar Raven num Clockwork Orange House of Fun e obrigar este a sair da TNA.





Clockwork Orange House of Fun
Raven vs Sean Waltman


Esta saída da TNA deveu-se a uma doença que Raven padecia na tiróide e que o impedia de ir aos shows devido a medicação que tomava.

Raven regressa à TNA em Abril no Lockdown e ataca Larry abrindo caminho para entrada do novo director Jim Cornette. No Victory Road em Junho, Raven derrotou Larry num combate cabelo vs cabelo e envia Larry para fora da TNA.

Em Novembro, Raven volta a fundar a Flock agora conhecido como Serotonin, este grupo tinha como membros para além de Raven, Kaz, Matt Bentley, Michael Shane e Havoc. O grupo não teve muita popularidade e após uns meses saiu de cena.

O combate final de Raven na TNA foi em Janeiro de 2008 no Turning Point onde ele e Abyss derrotaram Black Reign e Rellik num combate de pionéses. Raven saiu da companhia em Março de 2008.

Depois de uns meses sem dar notícias, Raven começou a lutar em shows independentes e abriu a sua própria escola de wrestling.

Raven foi notícia recentemente quando colocou a WWE em tribunal quando este emitiu um relatório onde referia que Raven e outros lutadores foram trabalhadores independentes e não como sendo contratados. O processo ainda está em tribunal.

Amem-no ou odeiam-no, temos de admitir que Raven teve sempre impacto onde esteve. Mostrou sempre que os seus conhecimentos de wrestling podiam ser benéficos para a companhia onde estava, se esta assim o permiti-se.

O seu carácter inovador, as suas acções extremas como raptar a família de Sandman, partir os dedos a Dreamer, permitiram este chegar à WCW como sendo único. Raven é único no wrestling também pela razão em que é o único lutador a deter os títulos da WCW, WWF, TNA e ECW. Raven foi capaz de se reinventar de modo a sem manter relevante no wrestling por mais de uma década e assim merece o seu lugar nesta lista dos melhores da era moderna.

Agradece-se feedback, de modo a termos uma ideia se a iniciativa está a ser positiva, porque se não houver ninguém a ler é melhor não andar a perder algumas horas na tradução dos textos.


Com tecnologia do Blogger.