Top 25 Wrestlers da Era Moderna: #22 - Parte 1
Top 25 dos Wrestlers da Era Moderna
#22 - Rey Mysterio Jr.
#22 - Rey Mysterio Jr.
É verdadeiramente notável como um indivíduo com menos de um metro e setenta se torna uma das estrelas de topo da WWE. Rey Mysterio colocou-se na lista de pequenas pessoas que subiram a montanha do sucesso, não tendo o aspecto que Vince McMahon idealizou para os elementos da sua companhia.
22. Rey Mysterio Jr.
Nome Real - Oscar Gutierrez
Gimmicks - Rey Mysterio Jr.; Colibri
Localização - San Diego, Califórnia
Estreia – 30 de Abril de 1989 (com 15 anos de idade!)
Títulos - WWE World Heavyweight; WWE Tag Team (4 - 1 com Edge, 1 com Rob Van Dam, 1 com Eddie Guerrero, 1 com Batista); WWE/WCW Cruiserweight Championship (8; 5 in WCW, 3 in WWE); WCW World Tag Team Champion (3 - 1 com Billy Kidman, 1 com Juventud Guerrera, 1 com Konnan); WCW Cruiserweight Tag Team Champion (com Billy Kidman); AAA Mexican National Trios Champion (com Octagon and Super Muneco); AAA Mexican Welterweight Champion; WWA Lightweight Championship (3); WWA Tag Team Champion (com Rey Misterio); WWA Welterweight Champion (3); WWC World Junior Heavyweight Champion; IWAS Tag Team (com Konnan)
Outros - Vencedor da Royal Rumble de 2006; Membro do Hall of Fame da AAA - Classe de 2007; Membro do Hall of Fame de Tijuana - Classe de 2006; Lutador nº 4 na lista dos 500 da PWI 500 em 1999; Rookie de 1992 pela Wrestling Observer Newsletter,Melhor Highflyer desde 1995 a 1997 e entre 2002 a 2004, e Wrestler mais espectacular de 1996. Combateu no combate do ano de 2002 (Edge e Rey Mysterio vs. Chris Benoit e Kurt Angle pelo WWE Tag Team Championship no No Mercy de 2002)
É verdadeiramente notável como um indivíduo com menos de um metro e setenta se torna numa das estrelas de topo da WWE. Rey Mysterio colocou-se na pequena lista de pessoas que subiram a montanha do sucesso, não tendo o aspecto que Vince McMahon idealizou para os elementos da sua companhia. Rey juntou o seu nome a uma lista que engloba nomes como Bret Hart, Shawn Michaels, Chris Jericho, Chris Benoit e Eddie Guerrero.

Rey começou a sua carreira em San Diego. Treinado pelo seu tio, o original Rey Mysterio, fez a sua estreia numa pequena igreja em Tijuana contra Psicois, tendo ambos na altura a mesma idade de 15 anos. Ambos tiveram sempre uma grande química nos seus combates, combates esses que ocorreram em todos os lugares do Mundo, desde o Japão à ECW até a WCW, depois a sua rivalidade não continuou na WWE (excepto no combate que tiveram no primeiro One Night Stand). A sua estreia, devido a sua pequena idade, não foi de grande qualidade. De acordo com várias fontes, os pais de Rey tiveram de assinar um contrato em que se responsabilizavam por qualquer lesão que Rey pudesse contrair no ringue.
Rey Mysterio Jr vs El Hijo del Santo 2/3 Falls
Com a idade de 18 anos, o seu tio transmitiu-lhe o legado da família, sendo agora Rey conhecido por Rey Misterio Jr. Começando por lutar na AAA, começou logo a marcar impacto na sua rivalidade com Juventud Guerrera. Vendo o seu talento, o lutador e empresário Konnan, tratou de trazer Rey da AAA para a WCW juntamente com outros lutadores da AAA, era no fundo uma legião de luchadores.
Juventude Guerrera é aquele que deve centenas de dólares a Rey Mysterio pois segundo consta todos os wrestlers da WWE estão constantemente a ser contactados pela companhia via telemóvel. Enquanto Juvi estava na WWE, ele não tinha um cartão para o seu telemóvel, então Rey emprestou o seu cartão ao Juvi e quando este foi despedido da WWE continuou com o cartão, tendo agora Rey uma conta para pagar de várias centenas de dólares. Como Juvi não pagava a Rey este foi a um show da AAA e envergonhou Juvi em frente a todo o balneário,
No ano de 1994, Rey fez a sua estreia num PPV Americano ao aparecer no When Worlds Collide. Fazendo equipa com Latin Lover e Heavy Metal e lutando contra Fuerza Guerrera, Madonna’s Boyfriend e Psicosis. Esse era um PPV da AAA que era co-produzido pela WCW. Konnan é claro esteve no main-event. Este era o primeiro passo da tentativa de Eric Bischoff de tentar colocar luchadores na WCW de modo a diferenciar o seu produto do produto da WWF nas Monday Night Wars.
Até se estrear a tempo inteiro na WCW e mais concretamente no Nitro, Rey fez umas aparições na ECW, tudo isto conduzido por Konnan. Na ECW, teve combates épicos contra os seus longos rivais Juvi e Psicosis corria o ano de 1995, elevando assim mais o estatuto da ECW na altura. Por estas acções é que muitas vezes se diz que Heyman tinha mais olho para o negócio que Bischoff, pois vendo o espectáculo que os luchadores deram no PPV, Bischoff demorou a colocá-los na WCW e estes foram até à ECW.
Rey Mysterio jr vs Psicosis
ECW mexican death match
Rey fez a sua estreia na WCW em 1996 no PPV Great American Bash, contra Dean Malenko. Rey viu o seu apelido mudado para Mysterio. Malenko ganhou o combate e manteve o titulo de Cruiserweight mas Rey no combate seguinte entre eles no Nitro derrotou Malenko, para depois manter o mesmo titulo no PPV Bash at the Beach depois de derrotar Psicosis.
Dean Malenko vs Rey Mysterio Jr
WCW Cruiserweight Title
Os combates de grande qualidade que estes tinham nos PPV eram normalmente postos de lado devido à NWO, pois Kevin Nash controlava o angle. Durante o primeiro reinado de Rey que durou quatro meses ele derrotou Juvi e uniu o titulo de cruiserweight ao WWA Welterweight Championship. Rey haveria de perder depois o titulo para Malenko.

No ano seguinte, Rey continuou a trabalhar e a batalhar com Guerrera, Psicosis, Malenko, e Ultimo Dragon. Passou algum tempo a tentar colocar over Prince Iaukea mas sem sucesso. O seu combate titulo vs cabelo contra Eddie Guerrero no PPV Halloween Havoc é o combate mais recordado de sempre de Rey na WCW. Nesse ano, esse combate só teve concorrência por parte do combate Hart/Austin na Wrestlemania e pelo primeiro Hell in a Cell que ocorreram nesse ano também. Nesse combate, Rey ganhou e começou uma rivalidade com Eddie que anos mais tarde seria a última grande rivalidade de Eddie.
WCW Halloween Havoc 1997
Rey Mysterio vs Eddie Guerrero
O ano de 1998 de Rey foi dividido nos combates com Jericho pelo título de Cruiserweight e com Eddie e Juvie na stable LWO, que era um grupo de luchadores que Eddie tinha formado. Rey não pertencia à stable e só se juntou a esta porque Eddie o derrotou. Este envolvimento na LWO por parte de Rey levou a uma grande rivalidade com Eddie pelo título de Cruiserweight.
Rey perde-se a sua máscara no PPV Superbrawl. Por esta altura a LWO estava ser totalmente destruída pela NWO que estava de novo em cena devido ao booking erróneo que Bischoff estava a fazer. Rey foi o único que não despiu a camisola da LWO o que levou a que este e Konnan tivessem um combate no Superbrawl contra Lex Luger e Kevin Nash, o combate era titulo vs máscara.
Rey Mysterio sem máscara
Rey perdeu o combate e na noite seguinte Nash vangloriava-se por ter a mascara de Rey. Nessa mesma noite, Rey bloqueia uma Jackknife Powerbomb com murros e consegue fazer o pin em Nash. Com isto, Rey ficou com a gimmick de destruidor de gigantes. Rey obteve vitórias sobre Scott Nortn e Bam Bam Bigelow, para perder para Nash no PPV seguinte. Com este push, Rey ganhou de novo o titulo de cruiserweight, derrotando Kidman e tendo também vencido por desqualificação o campeão da altura o Nature Boy Ric Flair.
Rey e Kidman entravam numa rivalidade contra os IV Horsemen de Chris Benoit/Malenko e Raven /Saturn onde ganharam os títulos de equipas, para depois os perder para Raven e Saturn. Rey de seguida iria ajudar Randy Savage na sua rivalidade com Kevin Nash onde estava em disputa o título.
Rey posto isto entra para uma stable formada por Konnan a chamada The Filthy Animals e onde a rivalidade principal da mesma era contra o um grupo de comboys liderados por Curt Henning. Esta rivalidade levou a que a WCW gasta-se muitos milhões pois a WCW não entendia a sua audiência
Konnan e Rey Misterio, Jr. Vs. Curt Hennig e Bobby Duncum
Rey e Konnan continuaram, entrando Rey numa rivalidade com Kidman e com a sua namorada Torrie Wilson. Ao grupo de Rey juntou-se depois Eddie Guerrero.
O grupo obteve um grande push e este ainda aumentou mais quando Vince Russo entrou na companhia. O grupo entrava agora numa rivalidade contra a stable Revolution de Malenko, Saturn e Shane Douglas.
O envolvimento de Rey neste grupo levou a que este tivessem um novo reinado de campeão de equipas com Konnan, mas as lesões atacaram Rey. Quando Rey voltou à companhia , o grupo já era composto por Rey, Konnan, Juvy e Disco Inferno.

Rey mais tarde torna-se de novo campeão de equipas com Juvy e o grupo entra em feud com os Natural Born Thrillers, que incluía Sean O’Haire ae Chuck Palumbo. Durante essa feud Juvy foi despedido da WCW, sendo substituído por Kidman.
O grupo entrava agora em feud com Lance Storm e a Team Canada. Rey ainda tinha na sua posse o título de Cruiserweight que havia de perder para Chavo Guerrero no penúltimo PPV da WCW. Os títulos de equipas que estavam na sua posse e de Kidman foram perdidos para Elix Skipper e Kid Romeo no último PPV da WCW. Voltariam a ganhar de novo os títulos de equipas no último Nitro mas sem muito alarido pois Vince McMahon foi figura de proa no show.
Terminada a WCW, Rey não entrou imediatamente nos quadros da WCW, tendo ainda feito uns combates pelas companhias independentes, destacando-se os combates na IWA-MS envolvendo Eddie Guerrero e CM Punk. Em todos esses combates Rey combateu sem máscara. É claro que Rey perdeu a storyline da Invasão.
Parte 2 Amanhã